No Agreste Setentrional, governadora Raquel Lyra prestigia a tradicional Vaquejada de Surubim

A governadora Raquel Lyra acompanhou, na noite desta sexta-feira (19), a tradicional Vaquejada de Surubim, no Agreste Setentrional. No Parque J. Galdino, a gestora destacou a importância da festa para a identidade cultural do Estado e também a sua relevância na movimentação turística e econômica da região. A Vaquejada de Surubim segue até o próximo domingo (21).

“Depois de fazer eventos lindos de São João e de comemoração pela sua emancipação política, Surubim se veste de festa mais uma vez para a sua tradicional vaquejada. É bom demais ver a nossa gente se divertindo e recebendo milhares de turistas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Evento com mais de 80 anos de tradição, a Vaquejada de Surubim tem um papel importante para o desenvolvimento econômico do Agreste do Estado, gerando emprego e renda para a população. Por meio da Secretaria de Defesa Social, em 2025 o Governo de Pernambuco reforçou a segurança na cidade para a festa e, apenas entre sexta-feira e domingo, está garantindo que cerca de 300 homens e mulheres entre policiais militares, civis e bombeiros estejam nas ruas.

Segundo o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, o apoio do Governo do Estado é importante para garantir suporte aos que visitam o município no período do evento. “A Vaquejada de Surubim é uma das mais antigas do Brasil, e uma festa como essa tem que ter um esquema de segurança muito grande. Por essa razão agradecemos demais o apoio do Governo do Estado nesse evento tão grandioso. A gestão da governadora Raquel Lyra tem investido muito nessa área e a gente vê como esse trabalho está se refletindo na vida do povo”, disse o prefeito.

Acompanharam a governadora os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Hercílio Mamede (Casa Militar), além dos prefeitos Juliana de Chaparral (Casinhas), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério), Biu Abreu (Orobó), Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho) e outras lideranças políticas da região.

Governo de Pernambuco abre chamada pública para contratar operação de crédito de R$ 1,5 bilhão

O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições financeiras para a captação de recursos e mais transparência na administração estadual

O Governo de Pernambuco abriu, neste sábado (20), uma chamada pública voltada a instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional para a contratação de operações de crédito no valor de R$ 1,513 bilhão. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. A gestão estadual está apta a contratar esse empréstimo após a Assembleia Legislativa aprovar o Projeto de Lei nº 2992/2025 e a governadora Raquel Lyra sancionar a lei que trata da autorização para a captação dos recursos. O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições para a captação dos recursos e ampliação da capacidade de investimento público.

“Vamos buscar a operação financeira mais vantajosa para Pernambuco e assim tirar do papel projetos e obras importantes para o povo pernambucano nas mais diversas áreas. A captação e a utilização desses recursos serão feitas com base em um planejamento muito bem elaborado, que tem como alicerce principal a transparência no uso dos recursos públicos. Com o dinheiro em caixa, seguiremos mudando a vida da população, com importantes obras de infraestrutura. São obras que vão transformar Pernambuco para melhor e que também irão gerar ainda mais emprego e renda, com impacto direto na nossa economia”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além de ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos, a iniciativa do Governo de Pernambuco faz parte de um esforço, iniciado em 2023, para ampliar, modernizar e fortalecer os mecanismos de governança no Estado.

“Nesse processo, será escolhida a instituição que ofertar as melhores condições financeiras na captação destes recursos. É mais um passo para o fortalecimento da solidez fiscal, transparência pública e ampliação da capacidade de investimento do Governo de Pernambuco”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

*CAPAG -* Na última quarta-feira (17), o Estado obteve destaque duplo na avaliação fiscal que é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Pernambuco conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ainda garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento.

Esse foi o melhor resultado do Estado desde a criação da metodologia da CAPAG, em 2016. Com isso, Pernambuco mantém plena elegibilidade para contratar operações de crédito com garantia da União e amplia a capacidade do Estado para novos financiamentos a partir de 2026.

Fo

Ossesio Silva dá posse à Executiva Estadual do Movimento Republicanos 60+ do Rio de Janeiro

O deputado federal pernambucano e presidente nacional do Republicanos 60+, Ossesio Silva, juntamente com o presidente estadual do Republicanos/RJ, o deputado federal Luis Carlos Gomes, deram posse, neste sábado (20), à Executiva Estadual do Movimento Republicanos 60+ do Rio de Janeiro.

O evento, realizado no Hotel Atlântico Business, na capital do Estado, contou com as presenças da deputada estadual/RJ e secretária Nacional Adjunta do Movimento Mulheres Republicanas, Tia Ju, da vereadora e secretária do Movimento Mulher/RJ, Tânia Bastos, lideranças e outras autoridades.

Em seu discurso, Ossesio Silva reforçou a importância do movimento na promoção de políticas públicas para uma vida ativa e mais saudável. “Envelhecer é um privilégio. Mas envelhecer com dignidade é um direito! Este movimento nasceu para lembrar que esse direito precisa ser garantido, respeitado e ampliado”, disse Ossesio.

“O Movimento Republicanos 60+ é como uma ponte com espaço para formulação de ideias, com cobrança legítima e mobilização para garantir que o envelhecer seja visto não como um problema, mas como uma vitória da vida. Que esta posse seja o início de uma caminhada longa, firme e transformadora aqui no Rio de Janeiro”, concluiu Silva.

Foram empossados, a secretária estadual do Republicanos 60+ do Rio de Janeiro, a Sra. Janaina Mussalem Dias Barbosa, o secretário executivo Estadual, Renato Costa de Oliveira, a primeira-secretária, Catia Maria Fonseca da Cruz, o segundo-secretário, Renato Rizzi Lippi, a tesoureira, Andreza Fonseca da Cruz Silva Quadros, além das primeira e segunda vogais, Helena Monteiro e Bruno da Silva Nascimento, respectivamente.

Romero Sales Filho consolida grupo político em Buíque e amplia conquistas para o campo

Deputado estadual esteve no município, entregou poços completos e reforçou a união das principais lideranças locais, garantindo mais de R$ 1 milhão em investimentos só neste ano.

O deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) esteve em Buíque neste fim de semana em uma agenda marcada por conquistas e pela consolidação de um dos grupos políticos mais fortes da cidade.

Ao lado da presidente da Câmara, vereadora Aline de André de Toinho, do vice-presidente Cidinho de Cícero Salviano, dos vereadores Salomão e Peba da Ribeira, do ex-vereador Edil França e de André de Toinho, Romero participou de um almoço na casa de Toinho, liderança histórica e pai de Aline e André, e encerrou o dia prestigiando a tradicional Cavalgada Mala Show.

Somente em 2025, já foram assegurados para Buíque mais de R$ 1 milhão em investimentos, entre poços, tratores, ambulâncias e equipamentos. Parte desses recursos já chegou: poços artesianos completos, com bomba e caixa d’água instaladas, prontos para uso imediato. Outros, como tratores e ambulâncias, estão destinados e aguardam entrega. No total, já são mais de 40 poços destinados para Buíque ao longo da história do mandato.

Romero agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo destrave de pautas importantes e destacou os esforços conjuntos com o pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, que também soma forças nesse trabalho.

As transformações já são sentidas de perto: famílias que antes caminhavam quilômetros para buscar água hoje a têm no quintal de casa; pecuaristas que pensavam em vender seus rebanhos diante do custo dos carros-pipa agora têm nova perspectiva; agricultores que dependiam apenas da chuva podem produzir o ano inteiro.

“Nossa missão é servir. Ver a alegria e a gratidão no rosto das pessoas por terem água em casa, para o gado e para plantar, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo: transformar vidas e construir um futuro melhor para o povo de Buíque”, afirmou Romero.

Marília Arraes defende ampla mobilização popular contra a PEC da Blindagem

Conhecida por seu trabalho e defesa da democracia, da soberania nacional e das pautas progressistas, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, é presença confirmada, amanhã no ato público em protesto contra a PEC da Blindagem, na área central do Recife. A mobilização, que acontecerá em dezenas de cidades brasileiras e deve reunir milhares de pessoas, incluindo lideranças políticas e artistas.

“O que está acontecendo no Brasil é muito grave e a mobilização popular é extremamente importante para que possamos barrar absurdos como essa PEC e outras pautas que só interessam a uma minoria e são verdadeiros atentados contra os interesses coletivos. Tenho mais de 20 anos de vida pública e como cidadã, militante política e ex-parlamentar jamais poderia deixar não só de participar, mas de estimular a participação do maior número possível de pessoas”, destacou Marília.

No Recife, o ato contra a PEC da Blindagem acontece na Rua da Aurora, a partir das 14h.

Caruaru promove ação ambiental em celebração ao Dia da Árvore

Projeto Caruaru Mais Verde será lançado com atividades de educação ambiental na Praça Chico Porto

O projeto Caruaru Mais Verde realiza na próxima segunda-feira (22), das 8h30 às 10h30, uma ação ambiental na Praça Chico Porto, bairro Maurício de Nassau, em comemoração ao Dia da Árvore. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), e parceria do Shopping Difusora.

O evento inclui trilha de educação ambiental, atividades lúdicas, distribuição de mudas, mostra da Direto da Roça Collab e apresentações culturais. Durante a ação, será lançado o projeto Caruaru Mais Verde, que prevê palestras, oficinas e eventos culturais voltados à conscientização ambiental.

“O projeto chega para fortalecer as ações de Educação Ambiental já existentes na cidade e esperamos todos para compartilhar esse momento conosco”, afirmou André Buarque, coordenador do projeto.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, reforçou a importância da iniciativa. “As árvores são essenciais para a vida, e celebrar essa data com as crianças é investir no futuro sustentável do nosso município.”

Para o secretário de Sustentabilidade e Bem- Estar Animal, Renato Lyra, é importante estimular a população a participar ativamente desse processo de arborização. “Seja plantando, preservando ou aprendendo mais sobre sustentabilidade, nossa missão é transformar essa consciência em atitudes que garantam uma cidade mais verde para as próximas gerações”, enfatizou.

*Câmara aprova e Super Refis 2025 já está em vigor em Caruaru

Programa permite quitação de débitos municipais com descontos de até 100% em juros e multas, parcelamento em até 36 vezes e pagamento online ou presencial

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), informa que o Super Refis 2025 já está em vigor. Aprovado pela Câmara Municipal, o programa oferece condições especiais para a quitação de débitos municipais, tributários e não tributários, abrangendo pessoas físicas e jurídicas, inclusive empresas em recuperação judicial.

O programa contempla todos os débitos vencidos até a adesão, incluindo a possibilidade de reparcelamento de dívidas anteriores, débitos administrativos ou judiciais e débitos de outras secretarias e autarquias, como a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB), no caso das multas ambientais, e a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), referente às diárias de veículos retidos. Também estão inclusos débitos como o uso de chão de feiras livres e mercados, que contam com condição especial dentro do programa.

Os contribuintes podem quitar seus débitos à vista, com redução de 100% em juros e multas, ou parcelar o saldo restante em até 12 vezes mediante pagamento de entrada de 30%. Há ainda opções de parcelamento com descontos proporcionais em mais parcelas, sempre com valores mínimos acessíveis. O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito, PIX, TED ou Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

A adesão ao Super Refis 2025 pode ser feita presencialmente na Secretaria da Fazenda ou de forma online pelo portal Caruaru Digital, e o contribuinte também pode ser representado por procurador legalmente constituído.

Ressalta-se que, embora o programa inclua débitos da URB e da AMC, a negociação desses débitos deve ser feita diretamente com essas autarquias.

O programa estará disponível até 31 de outubro de 2025 e a adesão exige confissão dos débitos e aceitação das condições previstas na lei.

Caruaru Shopping celebra o Dia do Teatro com o espetáculo infantil “Casa de Brinquedos”

No próximo dia 21 de setembro, o Caruaru Shopping promoverá uma programação especial em homenagem ao Dia do Teatro. A partir das 16h, na Nova Praça de Eventos, o público poderá assistir ao espetáculo infantil “Casa de Brinquedos”, uma peça cheia de magia e emoção.

A história se passa em uma casa repleta de brinquedos que ganham vida. Juntos, eles descobrem que o ursinho Sol perdeu sua alegria e brilho, e decidem embarcar em uma jornada para ajudá-lo a recuperar sua luz.

“A apresentação traz uma mensagem inspiradora sobre amizade, empatia e cuidado com o próximo, encantando crianças e adultos”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembrando que o evento é gratuito e aberto ao público.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianápolis.

Rodrigo Pinheiro visita prefeito de Camocim, exalta Raquel Lyra e mostra força no Agreste

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), segue ampliando sua presença política no Agreste pernambucano. Na tarde desta sexta-feira (19), ele esteve em Camocim de São Félix, onde foi recebido pelo prefeito Sóstenes Rubano (PSD). A visita reforça a articulação regional de Rodrigo, que destacou a importância da união entre cidades vizinhas em torno de pautas comuns e do apoio à governadora Raquel Lyra.

Sóstenes fez questão de enaltecer a parceria, afirmando que a aproximação entre Camocim e Caruaru fortalece não apenas os municípios, mas todo o estado. “Para que Camocim continue avançando, você é sempre bem-vindo aqui, Rodrigo, e eu tenho certeza que a parceria Camocim-Caruaru vai dar certo e a gente vai continuar avançando, não só em Camocim e Caruaru, mas também em Pernambuco, junto com a nossa governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito, ao lado de Rivaldo, seu vice-prefeito.

Na ocasião, Rodrigo retribuiu com palavras de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de Raquel Lyra. “É sempre tempo de agradecer a parceria que temos com prefeitos vizinhos, e Camocim não é diferente. Nossa governadora Raquel vem transformando a vida das pessoas em todo o estado, do Sertão à Região Metropolitana, com seriedade e transparência. Tenho certeza de que, em 2026, será reeleita para que Pernambuco continue no rumo certo”, afirmou.

Ossesio Silva participa com Raquel Lyra e Silvio Costa Filho da assinatura de benefícios para o Porto do Recife

Ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD) e do Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos/PE), o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos/PE) participou, nesta sexta-feira (19), da assinatura do termo de compromisso para a realização da dragagem do Porto do Recife e do lançamento do edital para arrendamento do empreendimento.

O evento foi realizado no Terminal Marítimo do Recife e contou com a presença de outras autoridades. “O Porto do Recife tem um papel estratégico para a economia e, por conta disso, estamos avançando com obras fundamentais, como a dragagem, a requalificação do molhe e o leilão do terminal de passageiros, que vai transformar o Recife em um hub turístico e logístico”, disse Raquel Lyra.

“O setor portuário brasileiro vive o melhor momento da sua história, com crescimento recorde na movimentação de cargas e contêineres, investimentos estratégicos em Suape e na Transnordestina, e hoje temos um olhar todo especial para transformar o Porto do Recife em um ‘porto-cidade’, que vai integrar diversas operações de carga e potencializar o turismo. Nossa meta é torná-lo um hub de cruzeiros no Nordeste, o que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para Pernambuco e para o Brasil.”, disse o Ministro Silvio Costa Filho.

Aproveitando o momento, a governadora ainda lembrou as novas conquistas de sua gestão. “Nosso governo garantiu a maior operação de crédito da história para obras de abastecimento de água, lançou o programa Morar Bem Pernambuco, que viabilizou mais de 12 mil casas, e criou o Mães de Pernambuco, que hoje apoia 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade com renda extra para alimentar seus filhos.” concluiu.

*Raquel destaca lealdade e amizade de Ossesio Silva*

Na oportunidade, a governadora Raquel Lyra expressou, em público, seu apreço ao parlamentar. “Tenho uma imensa gratidão ao deputado Ossesio Silva, um amigo leal que sempre esteve ao meu lado nas horas mais difíceis da minha trajetória política. Sua solidariedade, sua presença e sua confiança foram fundamentais para mim, e hoje é uma alegria enorme poder caminhar junto com ele em favor do povo de Pernambuco. Sou muito grata porque ele sempre me ajudou, me incentivou e trabalhou por mim; gratidão é dívida que não prescreve. Obrigada, Ossesio, você mora no meu coração”, afirmou Raquel.