Em Itapissuma, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 31 milhões em ações para fortalecimento do litoral norte

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (19) mais de R$ 31 milhões em investimentos para infraestrutura, educação e fortalecimento do setor produtivo em Itapissuma, no Litoral Norte de Pernambuco. A gestora assinou ordens de serviço para a reforma do Polo Gastronômico de Itapissuma, conhecido como o Mercado da Caldeirada, no valor de R$ 4,6 milhões, e para a construção de uma creche no município, que terá investimento de R$ 4,4 milhões. Foi lançado ainda o 3º edital do Programa PE Produz e o edital do PE Produz Mais, que somam R$ 22 milhões para fomento aos Arranjos Produtivos Locais. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

“Aqui a gente tem um povo generoso e um turismo que pode crescer muito. O que vem pela frente é muito maior do que houve até aqui. Quando garantimos estradas, segurança e reforma dos espaços públicos, temos a possibilidade de transformar essa região em um grande polo turístico do Brasil. Esse projeto entregue hoje foi construído a muitas mãos, com muito diálogo, e tenho a certeza de que voltarei aqui mais vezes para comemorar outras tantas junto ao povo de Itapissuma”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A requalificação do Polo Gastronômico de Itapissuma contempla uma área de intervenção total de 2.600,00 m², que terá espaço de convivência e alimentação climatizados e uma área externa coberta. Uma parte do mercado foi destruída após um incêndio no ano de 2021 e será reconstruída Além da ordem de serviço da reforma, foi assinado um Termo de Compromisso para a construção do novo píer público em frente ao mercado.

A reforma do mercado vai fortalecer um dos principais polos do turismo do Litoral Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), como conta a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Ana Luiza Ferreira. “É isso que significa dizer que Pernambuco precisa crescer sem deixar ninguém para trás. E só se faz isso descentralizando investimento. A gente alinhou os setores prioritários e definiu como podemos ajudar esses projetos para que eles sejam cada vez melhores”, contou.

A comerciante Lidiane Pereira, considera que investimentos no Mercado da cidade permite melhor qualidade para a população. “Pra gente é uma honra ter a governadora aqui no nosso município, nos dando esse presente. É um presente pra nós, presente para nossos clientes”, contou.

O PE Produz é uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento dos arranjos produtivos e setores econômicos prioritários do Estado. Este 3º edital contará com R$ 16 milhões em investimentos, contemplando 57 projetos que beneficiam 70 mil pessoas. Já o PE Produz Mais destinará R$ 6 milhões para arranjos prioritários, como a Apicultura, Meliponicultura, Aquicultura, Pesca, Caprinocultura e Ovinocultura, contemplando outras 30 mil pessoas.

Presente no evento, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou o PE Produz como uma política pública que beneficia diretamente o trabalho dos produtores. “Entre todas essas realizações, temos o PE Produz com recursos que vão ser investidos na pesca e na aquicultura. Esse é o exemplo de um governo que estende a mão, compreende a vocação e estimula os pernambucanos pode faze na vida das pessoas”, comemorou o ministro.

A nova creche de Itapissuma integra o segundo bloco de licitações dos Centros de Educação Infantil (CEIs) que serão construídos no Estado. A iniciativa é liderada pela Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE), responsável pela elaboração do projeto, e com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), que ficará a cargo da execução.

Com um investimento de R$ 4,4 milhões, unidade terá 2.400 m² de área construída. “O nosso compromisso é o de entregar uma creche linda, que vai permitir que as mães de Itapissuma deixem seus filhos com a garantia de que eles vão ter cinco refeições por dia”, disse a secretária Simone Nunes.

A cidade de Itapissuma foi beneficiada nesta sexta-feira (19), com a autorização no Diário Oficial do Estado da licitação para construção de uma Escola Técnica Estadual (ETE) no município. O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou que os anúncios para a área na cidade mostram o compromisso com a educação. “Todas essas ações estão alinhadas com as diretrizes da governadora Raquel Lyra, no âmbito do programa Juntos pela Educação, que visa proporcionar ônibus escolares, creches e escolas de qualidade para toda a população”, destacou.

O deputado estadual Antônio Moraes, participou da agenda e celebrou o olhar da gestão com o litoral norte. “O Litoral Norte do Estado é uma região que sempre foi ignorada pelo poder público. Nunca uma gestão estadual olhou para essa região com a atenção que Raquel Lyra e Priscila Krause têm dedicado”, comemorou.

O prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca, também celebrou as ações estaduais na cidade. “Ela veio com a mão cheia de trabalho para o povo de Itapissuma, no Litoral Norte. Ela representa um futuro para as mulheres de Pernambuco. A gente tem que se juntar e fazer com que Pernambuco entenda que o que vale de verdade é o trabalho, feito com amor, com coração e com respeito”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause ainda receberam os Títulos de Cidadã Honorária de Itapissuma, da Câmara Municipal do município.

Governo de Pernambuco e Ministério de Portos e Aeroportos firmam termo de compromisso para investimentos em dragagem e arrendamento do Terminal de Passageiros do Porto do Recife

Aportes de mais de R$ 100 milhões vão ampliar competitividade, fortalecer o turismo e gerar empregos no Estado

Em mais um passo decisivo na modernização da infraestrutura portuária do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (19), o termo de compromisso com o governo federal para a dragagem dos canais interno e externo do Porto do Recife e lançou, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros. Juntas, as iniciativas representam impacto direto na economia, no turismo e na geração de empregos.

“Desde o início da nossa gestão, o Porto do Recife tem passado por um processo profundo de transformação. Uma empresa que antes era deficitária passou a apresentar resultados positivos, tornando-se superavitária. Isso impacta diretamente não apenas o turismo de Pernambuco, mas também cadeias econômicas estratégicas, como o polo cervejeiro e o polo de açúcar, garantindo maior competitividade logística. Estamos conseguindo investir em todas as áreas, criando as bases para um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento econômico. Pernambuco hoje registra o maior crescimento do PIB dos últimos 15 anos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância estratégica do Porto do Recife para a capital pernambucana. “Nós estamos desde o primeiro momento em parceria com o Governo do Estado. Por mais de dez anos, o porto aguardava a realização de uma dragagem essencial. Serão R$ 100 milhões destinados à recuperação da dragagem, o que permitirá o aumento do calado. Com isso, ampliaremos a capacidade de operação do porto, possibilitando a chegada de navios maiores”, pontuou o ministro.

O presidente do Porto do Recife, Paulo Nery, falou sobre o incremento que o equipamento ganha com a obra. “Esse aumento de capacidade nos permitirá receber embarcações maiores, com mais segurança e eficiência, fortalecendo a posição do Porto do Recife no sistema portuário nacional e aumentando sua atratividade para novos tipos de cargas e investimentos. Já entregamos a requalificação do Armazém 6, elaboramos o projeto executivo para a expansão da pavimentação e da drenagem do cais, e estamos avançando na modernização do sistema de combate a incêndio”, afirmou o gestor.

Já o edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros prevê R$ 2,3 milhões em melhorias ao longo de 25 anos de concessão, incluindo reforma completa das instalações, atualização de mobiliário e equipamentos, reforço da climatização, acessibilidade universal e ampliação das áreas de espera e atendimento.

“Fortalecemos o corpo técnico do Porto do Recife, garantindo competência necessária para atrair recursos federais, algo fundamental para a operação portuária e que vai melhorar significativamente a recepção dos turistas que chegam a bordo dos cruzeiros. Desde o início da gestão, tivemos o propósito de recolocar o porto na vida dos pernambucanos e na dinâmica econômica do Estado, e é isso o que está acontecendo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

Em seu discurso, o deputado estadual William Brígido destacou o caráter de execução da gestão. “É um governo que promete e cumpre. Que só assina quando o dinheiro está em caixa. Estamos assistindo Pernambuco avançar com força”, celebrou. Na mesma linha, o deputado federal Waldemar Oliveira também usou a palavra na solenidade para ressaltar as entregas estaduais. “É importante cuidar da população, mas também da infraestrutura, porque sem infraestrutura e sem gerar riqueza não conseguimos desenvolver o nosso Estado. Eu estou muito feliz, porque eu vejo o Governo de Pernambuco fazendo isso. É obra o tempo todo, e é entrega o tempo todo”, reforçou.

Anderson Correia celebra 22 anos do ICIA com conquistas históricas para a oncologia no Agreste

O vereador e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Correia (PP/UP), participou nesta sexta-feira (19) da celebração dos 22 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA). A solenidade foi realizada na sede da instituição, reunindo colaboradores, parceiros e apoiadores que ao longo das últimas duas décadas ajudaram a consolidar o ICIA como referência no enfrentamento ao câncer infantil.

Na ocasião, Correia entregou uma Moção de Aplausos à instituição pelos serviços prestados e aproveitou para destacar as conquistas recentes alcançadas por meio de sua atuação parlamentar. Entre elas, a habilitação do ICIA no Sistema Único de Saúde (SUS), que fez com que a entidade começasse a atender 24 horas e com bloco cirúrgico em funcionamento, com serviços de assistência integral e multidisciplinar em leitos de UTI Pediátrica tipos II e III.

Outro avanço histórico foi a ampliação dos leitos de UTI pediátrica no Agreste. Até pouco tempo, a região dispunha de apenas 10 leitos, número que foi dobrado, chegando a 20, resultado das articulações feitas pelo parlamentar junto ao Poder Público. Essa habilitação também garantiu um repasse anual de cerca de R$ 9 milhões ao Instituto, fortalecendo sua estrutura e capacidade de atendimento. Além disso, Correia garantiu uma emenda da Bancada do Partido Progressista, liderada pelos deputados Eduardo e Lula da Fonte, no valor de R$ 1,3 milhão, destinada diretamente ao ICIA, assegurando recursos para a manutenção e para os serviços do bloco cirúrgico.

“Hoje é um dia de muita celebração. O ICIA completa 22 anos cumprindo o propósito de salvar vidas e se consolidando como uma das principais referências no Brasil no combate ao câncer infantil. Tenho orgulho de ter feito parte dessa história, trabalhando por quase 10 anos no Instituto antes de entrar na vida pública, e agora de poder contribuir como parlamentar para que ele continue crescendo e atendendo cada vez mais pessoas e salvando vidas”, destacou Correia.

Um Centenário e Meio de Democracia

Por Jorge Quintino

Neste ano de 2025, a Câmara Municipal de Caruaru completa 176 anos de existência. São quase dois séculos de história, debates, conquistas, avanços e, sobretudo, de compromisso com a democracia. Celebrar essa data é reconhecer a importância do Poder Legislativo na construção da identidade política e social do nosso município.

A Câmara de Caruaru foi instalada em 1849, em um Brasil ainda imperial, marcado por profundas transformações políticas e sociais. Desde então, tem sido uma das instituições mais longevas e respeitadas do nosso estado, acompanhando o desenvolvimento da cidade, suas lutas e desafios. A cada legislatura, novos representantes são escolhidos pelo voto popular — o maior símbolo da democracia — para dar voz ao povo caruaruense.

Como vereador eleito para o segundo mandato, sinto-me honrado por fazer parte desta história. Tenho consciência de que cada cadeira no plenário representa não apenas uma liderança política, mas o desejo de milhares de cidadãos que confiam no trabalho sério, transparente e comprometido com o bem comum. Ser legislador é, acima de tudo, servir à população com responsabilidade e ética.

Não posso deixar de destacar, neste marco histórico, a figura do presidente da Câmara, vereador Bruno Lambreta. Bruno tem se consolidado como um verdadeiro articulador e pacificador dentro desta Casa. Já ocupou a presidência da Câmara em duas oportunidades e, em ambas, conduziu os trabalhos com equilíbrio, diálogo e firmeza. Seu perfil conciliador é respeitado por todos os parlamentares. Sua forma de comandar democraticamente garante estabilidade institucional e fortalece a relação entre os poderes. É motivo de satisfação pessoal manter uma relação de amizade e parceria institucional com o Presidente Bruno e com todos os colegas vereadores.

Da mesma forma, é importante reconhecer o trabalho do prefeito Rodrigo Pinheiro, que vem exercendo uma gestão séria, comprometida e próxima da população. Rodrigo tem dado visibilidade a pautas historicamente esquecidas , demonstrando sensibilidade e responsabilidade social. Além disso, tem sido um parceiro constante desta Casa Legislativa, fortalecendo o diálogo com os vereadores e garantindo que as demandas da população encontrem eco na administração municipal.

Os 176 anos da Câmara também nos convidam à reflexão sobre o papel do Legislativo nos dias atuais. Vivemos tempos de transformações rápidas, novas demandas sociais e desafios complexos. A digitalização da política, a transparência pública, a participação cidadã e a busca por mais eficiência nos serviços públicos exigem de nós, parlamentares, um novo olhar: mais escuta, mais diálogo e mais ação.

Por isso, acredito que este marco histórico deve ser celebrado, mas também servir como ponto de partida para um novo ciclo de protagonismo legislativo. Uma Câmara mais próxima das comunidades, que incentive a participação popular, que fiscalize com independência e que proponha leis verdadeiramente transformadoras.

Ao comemorarmos mais de um centenário e meio de democracia representativa em Caruaru, renovamos também nosso compromisso com os valores republicanos: liberdade, igualdade, justiça e respeito ao cidadão. Que esta data inspire todos nós, vereadores, servidores, lideranças e cidadãos, a seguir construindo uma cidade mais justa, mais humana e mais democrática.

Parabéns à Câmara de Caruaru pelos seus 176 anos! E que venham muitos mais, sempre guiados pela voz do povo e pela força da democracia.

*Jorge Quintino é Vice-presidente da Câmara de Caruaru.*

Ministro das Comunicações fala sobre regulamentação das big techs: “é um tema que tem a atenção do governo do presidente Lula”

Apesar de toda a turbulência vivida neste momento nos bastidores do poder em Brasília, pautas importantes conseguem se sobressair e atrair para sai a atenção merecida. Uma dessas pautas é a ‘regulação das big techs’, vista pelos seus defensores como uma necessidade para coibir abusos e garantir um ambiente digital mais justo e principalmente, mais seguro. Em outros países do mundo esse assunto já foi amplamente debatido e já conta com legislação específica.

Em entrevista concedida a Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, falou sobre o assunto. “Entendo que esse assunto precisa sim, ser discutido, é um tema que tem a atenção do governo do presidente Lula e que tem sido tratado diretamente pela Casa Civil da Presidência da República”, disse o ministro.

Segundo ministro, o projeto de lei sobre ‘adultização infantil’, também conhecido como PL 2628/2022, aprovado pela Câmara dos Deputados no último mês de agosto representa um avanço significativo. O projeto tem como principal objetivo proteger crianças e adolescentes de conteúdos e comportamentos inadequados, especialmente em ambientes digitais. “Trata-se de um debate muito importante para o futuro da comunicação no país”, cravou ele.

Em Brasília ao lado do presidente Lula, governadora Raquel Lyra recebe os projetos aprovados em Pernambuco para drenagem e contenção de encostas

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Novo PAC Seleções para drenagem e contenção de encostas. Por meio de projetos elaborados e apresentados pelo Governo de Pernambuco, obras em municípios do Estado foram contempladas no Novo PAC com investimentos federais que somam mais de R$ 712 milhões. Os recursos serão destinados a obras de contenção de encostas e drenagem urbana, com o objetivo de garantir mais segurança às famílias que vivem em áreas historicamente afetadas por deslizamentos durante o período de chuvas. Entre os municípios beneficiados estão Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Itamaracá.

“Esse anúncio do Novo PAC Seleções representa um passo muito importante para o futuro de Pernambuco. Com o apoio do Governo Federal, vamos poder tirar do papel projetos estruturadores que vão garantir mais segurança e qualidade de vida para milhares de pernambucanas e pernambucanos que vivem em áreas de risco. São investimentos que chegam para transformar realidades históricas de vulnerabilidade, prevenindo tragédias causadas por deslizamentos e alagamentos, e devolvendo esperança e dignidade a tantas famílias”, afirmou a governadora Raquel Lyra, acompanhada de secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Para o presidente Lula, é essencial governar para todos os estados brasileiros. “Esse PAC é uma demonstração de como é possível governar de forma republicana. Eu repito sempre, a gente não olha a bandeira do partido que o prefeito pertence. O que importa para a gente é que esse projeto está sendo feito”, cravou o presidente.

Através de projetos do Governo de Pernambuco, quatro municípios pernambucanos receberão investimentos já aprovados e que irão ser licitados para a realização das obras. Na cidade de Olinda, R$ 44.407.000,00 milhões serão investidos na implementação do Parque dos Coqueirais para a revitalização e recuperação da foz do Rio Beberibe. Em Jaboatão do Guararapes, serão realizadas obras de contenção de encostas em áreas de risco, um montante de R$ 431.607.500,00 milhões. Na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, serão investidos R$ 37.465.000,00 milhões em contenção de encostas em áreas de risco. Já na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte pernambucano, será implementado o sistema de drenagem urbana e infraestruturas verdes, no valor de R$ 198.994.453,00 milhões.

Outras cidades pernambucanas também foram contempladas no Novo PAC Seleções 2025, com projetos apresentados pelas gestões municipais. São elas: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Floresta, Limoeiro, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Serra Talhada, Palmares, Ribeirão e São Vicente Férrer.

No anúncio, o ministro das Cidades, Jader Filho, explicou que serão 235 municípios, em 26 estados, com investimentos de R$ 11,7 bilhões. “Nós temos em contenção de encostas R$ 1,4 bilhão, atendendo a 102 municípios em 20 estados da federação. Em drenagem, nós temos R$ 10,3 bilhões divididos em 174 municípios em 26 estados brasileiros”, afirmou Jader Filho. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também participou do lançamento. “Então, ao todo, na chamada no ano passado e deste ano, o senhor [presidente Lula] está colocando em encosta e drenagem R$ 25 bilhões”, disse Rui Costa.

Pernambuco conquista nota B+ na Capacidade de Pagamento e mantém excelência na qualidade da informação contábil

Pernambuco obteve destaque duplo na avaliação fiscal realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgada nesta quarta-feira (17). O Estado conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ao mesmo tempo, garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento.

“Por meio do trabalho sério dos muitos homens e mulheres que fazem o Governo de Pernambuco, nós estamos conseguindo colocar as contas do Estado no azul, organizar a casa e, consequentemente, aumentar a nossa capacidade de entrega à população. Quando Priscila (Krause) e eu chegamos ao Palácio do Campo das Princesas encontramos o Executivo praticamente quebrado, mas esse jogo está virando. Com a confiança do Tesouro Nacional nós podemos contratar operações de crédito que estão levando desenvolvimento para cada recantinho da nossa terra, nos fazendo voltar a crescer sem deixar ninguém para trás”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O desempenho representa o melhor resultado do Estado desde a criação da metodologia da CAPAG, em 2016, e reafirma o compromisso da gestão pública pernambucana com a solidez fiscal, a transparência e a responsabilidade na condução das contas públicas.

A CAPAG avalia periodicamente a saúde financeira de estados e municípios a partir de três indicadores: Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez Relativa. O relatório destaca que Pernambuco cumpriu integralmente as metas do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, incluindo três pontos centrais: Poupança Corrente, com indicador de 92,52% (meta atendida); Disponibilidade de Caixa Líquida, com mais de R$ 197 milhões, superando em quase quatro vezes o mínimo exigido; Despesa com Pessoal, mantida em 51,27% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo do limite de 60%.

Esses indicadores também atestam o cumprimento integral das metas do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), como a adequada gestão da poupança corrente, a disponibilidade de caixa líquida em patamar seguro e a despesa com pessoal dentro dos limites legais. O desempenho da liquidez, em especial, contribuiu para assegurar o cumprimento das exigências previstas e reforçar a solidez do resultado final.

Outro ponto de destaque foi a realização de um leilão de pagamento de dívidas no valor de R$ 70 milhões, referente ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado, em junho de 2025, cumprindo exigência prevista na Lei Complementar nº 159/2017.

Além disso, Pernambuco manteve-se na elite nacional em qualidade da informação contábil, obtendo nota A no Ranking do ICF da STN, que avalia precisão, consistência e transparência dos dados enviados ao Siconfi. O desempenho superior a 95% reforçou a nota B+ na CAPAG, já que a metodologia incorpora o resultado do ranking de informações fiscais.

Com essa classificação, Pernambuco mantém plena elegibilidade para contratar operações de crédito com garantia da União. Entre elas, já está autorizada uma operação de R$ 1,5 bilhão para investimento em importantes obras de infraestrutura, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O resultado também amplia a capacidade do Estado para novos financiamentos a partir de 2026.

Para o secretário da Fazenda de Pernambuco, o desempenho simboliza a seriedade da atual gestão. “Esse resultado reflete a seriedade da gestão da governadora Raquel Lyra e o empenho de toda a equipe da Secretaria da Fazenda, que tem trabalhado com disciplina e compromisso. Mais do que uma conquista técnica, essa classificação mostra que estamos construindo um Estado mais equilibrado, capaz de investir no presente e garantir um futuro mais sustentável para os pernambucanos.” destacou.

Rock na Calçada celebra 10 anos com programação que une rock e rap no Recife Antigo

Festival destaca atrações da cena autoral pernambucana e anuncia DJ Ari Falcão na discotecagem em vinil

Dez anos depois de sua estreia, o Festival Rock na Calçada (RNC) volta ao coração do Recife Antigo para reafirmar sua vocação como espaço de resistência, experimentação e difusão da música independente no Nordeste. A edição comemorativa acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, na Rua da Moeda, e traz duas novidades: o protagonismo da cena rap, com shows de Vampira081, Frenezzi MC, Schnneider, MC Fantasma e Dandara MC, e a participação do DJ Ari Falcão, referência da discotecagem em vinil no Recife.

“É celebração, resistência e memória viva de uma década do Rock na Calçada. Este ano, além do rock and roll, reforçamos nosso compromisso em fomentar a cena rap nordestina, que também é parte fundamental da cultura urbana. Ter MCs e DJ Ari Falcão no lineup mostra como o festival continua conectado com a rua e com quem produz música autoral no presente”, afirma Du Lopes, coordenador do festival.

A programação reunirá ainda artistas de diferentes gerações e estilos como Milton Raulino, Lodo Groove, Telefunkens, Gomes e Ego Eris.

*A força do rap no Rock na Calçada*

A partir das 21h, o Rock na Calçada reunirá cinco vozes que simbolizam a potência do rap nordestino e fazem uso da palavra ritmada e poética. Natural de Maceió (AL) e radicado em Pernambuco desde 2023, o MC Fantasma construiu sua trajetória com letras de protesto e conscientização. Além da música, atua em frentes sociais e culturais, levando o hip hop às escolas e ajudando artistas a se profissionalizarem.

Poeta de Igarassu (PE), Vampira081 conquistou notoriedade nas batalhas de rima com versos certeiros que unem emoção, denúncia e coragem. Aos 19 anos, é uma das vozes mais promissoras do rap local.

Criado em Olinda (PE), Schnneider iniciou a carreira em 2012 no freestyle. Ex-integrante do coletivo Do Código Clã, segue carreira solo com DJ HTTP. Com influências que vão de Cordel do Fogo Encantado a Tyler, the Creator, lançou trabalhos como o EP Degradê (2023). “É uma honra estar na line up do festival de dez anos do Rock na Calçada, trazendo a cena do Recife e do underground”, ressalta o MC.

Do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, Frenezzi mistura amor, festa e realidade em suas letras. Desde 2022 lançou singles como Diálogo, Drip de Favela e N!ke, além do EP Entre o Inferno & o Céu (2025).

Mulher preta e lésbica de Abreu e Lima (PE), Dandara MC iniciou carreira em 2018 com Por todas as Dandaras. Já se apresentou em eventos como Expo Preta, Fenearte e Festival das Juventudes, e prepara um EP audiovisual homônimo.

*DJ Ari Falcão nos intervalos*

A discotecagem da noite será conduzida por DJ Ari Falcão, com um set especial de rock 100% vinil. Reconhecido por defender a cultura da mídia física, coleciona mais de 3 mil discos e desenvolve projetos como Cadê Meu Disco Voador?, Vinil For All e Samba n’Agulha. No RNC, assume os intervalos a partir das 20h, mantendo a Rua da Moeda em movimento.

*Outras atrações do RNC 10 anos*

Lodo Groove – Criada em 1996, no auge do movimento mangue, a Lodo Groove renasce após mais de duas décadas. A banda retorna com alfaias elétricas, guitarras percussivas e o pulsar urbano do manguebeat em versão atualizada, reafirmando a força da tradição reinventada e ressignificada pela cidade. O grupo se apresenta no palco do Rock na Calçada a partir das 18h.

Milton Raulino – Cantor, compositor e ator, Milton Raulino trilha desde 2016 um caminho entre teatro e música. Seus singles Suave (2023), Sem Perder (2024) e Comparsa (2024) marcam o início de uma trajetória que se amplia com o álbum Quem é do mar, ama, previsto para novembro. Sua performance une a canção brasileira a influências do pop eletrônico dos anos 70 e 80.

Telefunkens – Fundada em 2024, a Telefunkens é um projeto instrumental que mistura afrobeat, funk setentista, jazz e samba-rock. O resultado é uma música vibrante e dançante, construída a partir da diversidade de trajetórias dos músicos, que já passaram por bandas de rock, metal, stoner, noise e manguebeat.

Gomes – Cantor e compositor pernambucano, Gomes faz seu show às 23h, uma mistura de música eletrônica com ritmos tropicais em produções que transitam entre brega, reggaeton, UK garage e funk. Revelado pelo selo Zelo Estúdio, foi destaque do RADAR Spotify Brasil 2024. O álbum Puro Transe marca sua estreia e consolida sua pesquisa sonora no diálogo entre Nordeste e mundo.

Ego Eris – Encerrando a noite, às 0h, a Ego Eris traz um mergulho sombrio nas ruas de Recife, com sonoridade que une post-punk, darkwave e psicodelia. Formada por Breno Romero (voz), Marc Nero (guitarra e voz) e Astroblack (baixo), a banda cria um universo particular, onde cadência e obscuridade se transformam em catarse coletiva.

*Uma década dedicada à música independente*

O Rock na Calçada segue com seu propósito inicial de difundir a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste, além de reverenciar nomes do rock nacional e internacional em apresentações gratuitas em espaços públicos.

A edição comemorativa conta com apoio institucional da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura.

*Para acompanhar as novidades, siga o Instagram @rocknacalcada.*

*SERVIÇO:*

Festival Rock na Calçada 2025 – 10 anos

Sexta-feira (19), a partir das 18h

Rua da Moeda, Bairro do Recife – PE

Acesso gratuito

Mais informações: linktr.ee/rocknacalcada | Instagram @rocknacalcada

*Programação do Rock na Calçada 2025 – 10 anos:*

18h – Lodo Groove

19h – Milton Raulino

20h – Telefunkens

21h – Vampira081, Frenezzi MC, Schnneider, MC Fantasma e Dandara MC

23h – Gomes

0h – Ego Eris

*DJ Ari Falcão nos intervalos a partir das 20h

SESI-PE prorroga prazo de inscrição para edital com 690 bolsas de estudo gratuitas

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) prorrogou até esta sexta-feira (19/09) o prazo de inscrições para o processo seletivo que oferece 690 bolsas de estudo integrais para 2026, destinadas ao Novo Ensino Médio ou ao Projeto Inova Médio. As vagas contemplam estudantes com até 17 anos completos até 31 de dezembro de 2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde também está disponível o edital completo. Para Caruaru e Belo Jardim, estão sendo disponibilizadas 45 e 30 vagas, respectivamente.

As provas acontecerão no dia 19 de outubro de 2025 e os processos seletivos serão realizados por avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. De acordo com a unidade ofertante, os alunos poderão optar pelos itinerários formativos de Aprofundamento, Ensino Médio Integrado e Inova Médio.

Os estudantes que escolherem o itinerário formativo V (Formação Técnica e Profissional), poderão realizar, em parceria com o SENAI-PE, os cursos de Eletromecânica; Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Eletrotécnica; Logística; e Informática para Internet. No Projeto Inova Médio, metade das vagas será reservada para mulheres, com o objetivo de aumentar a representatividade da mulher dentro dessa área.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes de trabalhador da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas por unidade:

Araripina – 40

Belo Jardim – 30

Cabo – 80

Camaragibe – 30

Caruaru – 45

Escada – 35

Goiana – 90

Ibura – 45

Moreno – 80

Paulista – 40

Petrolina – 90

Vasco – 85

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Vereador Jorge Quintino propõe criação de Plantão Psicológico nas escolas municipais de Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou, na Câmara Municipal de Caruaru, um requerimento solicitando a implantação de um *Plantão Psicológico em todas as escolas da rede municipal*. A proposta prevê a presença de um profissional de Psicologia ao menos uma vez por semana em cada unidade escolar, para oferecer acolhimento e atendimento emergencial.

Para o vereador, a medida é vista como necessária diante do aumento dos casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e outras demandas emocionais que afetam estudantes, professores e servidores. _“A escola precisa ser também um espaço de cuidado. Muitos alunos e profissionais estão em sofrimento, e não podemos fechar os olhos para isso. O plantão psicológico é uma medida simples, mas que pode salvar vidas e transformar realidades”,_ afirmou o vereador.

A iniciativa também usou como respaldo uma legislação federal aprovada em 2019 que estabelece que estados e municípios devem garantir a atuação desses profissionais nas escolas, de modo a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, além de possuir caráter preventivo, podendo evitar o agravamento de quadros emocionais tanto de alunos como de professores.

O projeto agora segue para análise das comissões.