Pré-candidato ao governo de Pernambuco, Ivan Moraes propõe plano estadual da cannabis

Foco é a produção e a distribuição de remédio

O ex-vereador do Recife Ivan Moraes, pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, defendeu a implementação de um plano estadual da cannabis. Proposta foi anunciada hoje nas suas redes sociais e tem como foco a produção e a destruição de remédio, estendendo-se também à confecção de materiais como cordas, roupas, tijolos e outros produtos.

“Por que a gente ainda não criou o plano estadual da cannabis? Não estou falando de mudar a lei. Podemos fazer convênios para que universidades e pequenas produtoras possam plantar. Que a gente possa utilizar o Lafepe para produzir remédio”, defendeu o pré-candidato.

Ele também defende que o remédio possa ser distribuído de graça pelo SUS e exportado para o mercado internacional. “Pernambuco está perdendo bilhões de dólares todos os anos. O que não dá pra fazer remédio dá pra fazer calça, camisa, sapato, cosmético, corda pra paraquedas, vela pra veleiro, tijolo…”, afirmou.

Enquanto vereador do Recife, Ivan Moraes foi coautor da Lei que institui bases para a elaboração da política municipal de uso e distribuição de remédios derivados da cannabis. A Lei, aprovada em dois turnos da Casa de José Mariano e sancionada pela Prefeitura do Recife, autoriza o poder Executivo a fazer parcerias com instituições que produzem medicamentos à base da cannabis e distribuí-los na rede municipal de saúde.

“Não é um tema partidário, não é um tema que polariza. Até porque os filhos e as filhas das pessoas conservadoras também precisam usar esses medicamentos”, disse o pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, quando da aprovação do projeto, que marcou um feito histórico no legislativo municipal por ter sido assinado por 26 mandatos.

Ao lado de deputados estaduais, governadora Raquel Lyra sanciona lei que autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão para obras em Pernambuco

Em mais um passo decisivo para avançar no desenvolvimento do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (16), a lei que autoriza a contratação de empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão junto a instituições financeiras. Durante a solenidade, que contou com a presença de deputados estaduais, a gestora reforçou que os recursos serão destinados a importantes obras de infraestrutura com impacto direto na mobilidade, na geração de empregos e no fortalecimento da economia pernambucana. Entre as intervenções prioritárias estão o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232, que devem destravar gargalos históricos da malha viária do Estado e melhorar a qualidade de vida da população.

“Quero agradecer à nossa base parlamentar que deu sua contribuição para a aprovação deste projeto. O Estado tem conseguido elevar sua capacidade de entrega para o povo, mas mesmo assim, temos que correr, porque Pernambuco tem pressa. Estamos trabalhando para que esse recurso chegue o quanto antes na vida das pessoas, nas nossas estradas, na entrega de água e nos nossos hospitais. Esse empréstimo somente é possível porque Pernambuco organizou a casa, porque conseguimos garantir nossa capacidade de endividamento e, mais do que tudo, a capacidade de execução dos recursos. O povo de Pernambuco sabe da nossa capacidade de trabalho e da nossa capacidade de entrega em cada recanto do nosso estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A lei sancionada pela governadora foi aprovada no último dia 10 de setembro pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Projeto de Lei nº 2692/2025 recebeu apoio expressivo dos parlamentares e contou com articulação da base do governo no Legislativo Estadual.

Os recursos serão utilizados para ações como execução de obras, aquisição de equipamentos e contratação de serviços de infraestrutura para os setores hídrico, urbano e rural, bem como a expansão e recuperação da malha viária, construção e equipagem de unidades de saúde, segurança pública e educação, além do investimento na modernização da gestão pública e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Presente na cerimônia, a deputada estadual e líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel, também destacou a relevância da medida. “Hoje é um dia histórico. A autorização de crédito no valor de R$1,5 bilhão vai trazer para Pernambuco muito mais desenvolvimento, fazendo com que as obras cheguem perto da população, porque esse é nosso objetivo. O Governo do Estado vem andando em várias localidades em todas as regiões do Estado, ouvindo a população e fazendo com que as ações cheguem mais perto do povo”, pontuou a deputada.

Outros dois projetos de operação de empréstimo estão em tramitação na Alepe. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 3057/2025 autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito de R$ 1,7 bilhão no âmbito do Programa de Investimento Intersetorial. O segundo projeto em tramitação – o PLO nº 3088/2025 – prevê a contratação de dois empréstimos, sendo um com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia dos Gasto Público do Estado de Pernambuco (PROGESTÃO), e outro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Pernambuco (PROFISCO III – PE). Juntos, eles somam um montante de US$ 152 milhões.

Também estavam presentes na assinatura os deputados estaduais Nino de Enoque; Cleiton Collins; Doriel Barros; Izaias Regis; João Paulo; Adalto Santos; Luciano Duque; William Brigido; Gustavo Gouveia; Wanderson Florêncio; Joaquim Lira; Joel da Harpa; Danilo Godoy; Roberta Arraes; Jeferson Timóteo; Renato Antunes; Claudiano Filho; ⁠Romero Sales filho; Henrique Queiroz Filho; Antônio Moraes; Jarbas Filho e Doriel Barros.

Deputado Romero Albuquerque pede retorno do programa “Todos com a Nota” em Pernambuco

O deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) apresentou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) uma solicitação à governadora Raquel Lyra para reativar do programa “Todos com a Nota”.

A iniciativa, segundo o parlamentar, permite que consumidores troquem notas fiscais por ingressos de partidas de futebol, acumulando pontos a cada real gasto em compras. O objetivo é estimular o hábito de exigir o documento fiscal, fortalecendo a arrecadação estadual e, ao mesmo tempo, premiando os cidadãos com experiências esportivas.

A proposição seguirá o trâmite regimental da Casa e será comunicada oficialmente à governadora Raquel Lyra, conforme determina o regimento interno da Assembleia Legislativa.

Todos Com a Nota – O programa foi lançado em 2007 pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o objetivo de incentivar a cidadania fiscal e combater a sonegação de impostos. A iniciativa permitia que os consumidores acumulassem pontos ao solicitarem a emissão de notas fiscais durante suas compras, que poderiam ser trocados por ingressos para partidas de futebol .

Em julho de 2022, na gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB), o programa passou a funcionar por meio de um aplicativo para dispositivos Android e iOS, permitindo aos usuários acumular pontos e trocar por ingressos de forma mais prática e moderna .

Fundação de Cultura de Caruaru e Secretaria de Cultura de Pernambuco realizam reunião para fortalecer parcerias culturais

O encontro abordou eventos, patrimônios e ações conjuntas entre os governos municipal e estadual

Representantes da Fundação de Cultura de Caruaru participaram, nesta segunda-feira (15), de uma reunião com a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, para dialogar sobre parcerias e ações conjuntas entre os governos municipal e estadual. Estiveram presentes o presidente da Fundação, Hérlon Cavalcanti, o vice-presidente, Márcio Santos, e o gerente de programação, Leonardo Leite.

Durante o encontro, foram discutidas pautas como a realização de eventos tradicionais, a exemplo do Motofest, as serestas de Natal e Semana Santa, a Semana Viva Gonzaga e o Pré-Carnaval Multicultural, que tem aberto o calendário pernambucano. Também foram abordados temas como a valorização do Patrimônio Vivo de Caruaru, a importância da comunicação institucional por meio da PrefTV e o fortalecimento de equipamentos culturais da cidade, como o Museu do Forró e o Museu do Barro.

Segundo o presidente da Fundação, o momento foi importante para reforçar a parceria entre as gestões. “A reunião foi bastante produtiva. Apresentamos uma pauta com diversos projetos e eventos culturais, reforçando a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caruaru para o fortalecimento da nossa cultura”, afirmou Hérlon Cavalcanti.

Durante o encontro, a secretária Cacau de Paula também foi convidada a participar da Semana Viva Gonzaga, que será realizada em dezembro e deve atrair novidades para a valorização da cultura tradicional.

Prefeitura divulga empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo

Inscrições foram realizadas entre 21 de agosto e 7 de setembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), em parceria com o Sebrae, divulga as empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo, programa voltado para a qualificação e capacitação de negócios de moda e confecção do município.

O Caruaru Moda Mundo oferece um ciclo gratuito de mentorias para os 10 empreendimentos selecionados. Vale destacar que ao longo das seis edições anteriores a iniciativa já impulsionou 60 empresas locais, fortalecendo o setor e contribuindo para a expansão de marcas da região.

Confira a lista das empresas selecionadas:

1- By Marcelo Medeiros

2 – Empire Clothing

3 – Estilo de Ser Kids

4 – Helena Bela

5 – Jack Store

6 – Lilo Lica Moda Bebê

7 – Lolomalu Ctothing

8 – Morena Canela

9 – Pequeno John

10 – WBS COMFY

A 7ª edição do Caruaru Moda Mundo é uma realização da Prefeitura de Caruaru e do Sebrae, com o apoio da ACIC e do Porto Digital/Armazém da Criatividade. A iniciativa reforça o compromisso do município em impulsionar o setor de moda e confecção, um dos mais importantes para a economia local.

Prefeitura divulga empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo

Inscrições foram realizadas entre 21 de agosto e 7 de setembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), em parceria com o Sebrae, divulga as empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo, programa voltado para a qualificação e capacitação de negócios de moda e confecção do município.

O Caruaru Moda Mundo oferece um ciclo gratuito de mentorias para os 10 empreendimentos selecionados. Vale destacar que ao longo das seis edições anteriores a iniciativa já impulsionou 60 empresas locais, fortalecendo o setor e contribuindo para a expansão de marcas da região.

Confira a lista das empresas selecionadas:

1- By Marcelo Medeiros

2 – Empire Clothing

3 – Estilo de Ser Kids

4 – Helena Bela

5 – Jack Store

6 – Lilo Lica Moda Bebê

7 – Lolomalu Ctothing

8 – Morena Canela

9 – Pequeno John

10 – WBS COMFY

A 7ª edição do Caruaru Moda Mundo é uma realização da Prefeitura de Caruaru e do Sebrae, com o apoio da ACIC e do Porto Digital/Armazém da Criatividade. A iniciativa reforça o compromisso do município em impulsionar o setor de moda e confecção, um dos mais importantes para a economia local.

Polícia Federal realizou operação para combater tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Nota à Imprensa

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta data, a Operação Pepperoni, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas e os crimes de lavagem de dinheiro associados a essa prática criminosa.

O inquérito policial, instaurado no ano de 2024, apontou que um dos principais investigados esquematizou e liderava um grupo especializado na distribuição de entorpecentes e na utilização de empresas de fachada para dissimular a origem ilícita de recursos obtidos com a prática criminosa.

Ademais, também foram identificados operadores logísticos e financeiros do grupo, responsáveis por armazenar, transportar e movimentar recursos provenientes do esquema.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva nas cidades de São Paulo/SP, Salgueiro/PE, Barbalha/CE e Jardim/CE.

As ordens judiciais têm como finalidade a coleta de novas provas, a interrupção das atividades ilícitas e a prisão dos principais integrantes do grupo investigado.

O nome da operação, “Pepperoni”, faz referência ao empreendimento comercial utilizado pelo principal investigado para lavar recursos ilícitos e justificar rendimentos de origem criminosa.

Governadora Raquel Lyra comanda aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE

Até 2026, serão mais de 7.000 novos novos profissionais atuando nas polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2025), promovida pela Polícia Militar (PMPE) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A recomposição das tropas da PM é um dos compromissos do programa Juntos pela Segurança, política pública estadual que vai investir R$ 1 bilhão no setor. Até 2026, mais de 7 mil novos profissionais de segurança chegarão às ruas do Estado para atuar nas polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

“O Juntos pela Segurança dá início, mais uma vez, a uma turma de formação e habilitação de praças da Polícia Militar. Hoje são 2.246 homens e mulheres. Esses alunos passarão por este curso de de sete meses, serão treinados pelas nossas forças operacionais de polícia e, se Deus permitir, em abril do ano que vem, nós vamos estar nessa Arena garantindo a maior festa da segurança pública de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

Com 2.246 matriculados, sendo 1.927 do sexo masculino e 319 do sexo feminino, os novos alunos fazem parte da meta de reestruturação das forças de segurança, visando a ampliação de forma significativa da força policial nas ruas de Pernambuco. “O dia de hoje demonstra o compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra de fortalecer os efetivos policiais e de bombeiros. A promessa de nomear mais de 7 mil policiais e bombeiros até meados do próximo ano está sendo rigorosamente cumprida. Por conta de ações como essa, inclusive, estamos há 16 meses consecutivos com redução nos homicídios no Estado”, disse o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O período de realização do curso compreende aproximadamente sete meses, com uma carga horária total de 1.080 horas/aula, distribuídas em 39 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. A primeira turma do concurso finalizou com 2.299 policiais militares formados, no dia 12 de agosto, e os novos policiais já estão atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife.

“Esta segunda turma representa a continuidade do mesmo concurso, totalizando quase 2.300 novos policiais, a última chamada deste processo seletivo. Hoje, eles participaram da aula inaugural, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. Além disso, já passaram pela ‘Semana Zero’, um período administrativo de acolhimento e orientação, durante o qual receberam equipamentos”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.

Para a oradora da segunda turma, Gabriela Gonçalves, o momento é de realização de um sonho. “Este é um momento de concretização de um sonho não só meu, mas de todos os que estão aqui. Foram noites de luta e conquistas. Estamos muito felizes e esperamos colaborar com a população pernambucana e agregar valor à Polícia Militar de Pernambuco”, disse.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Joel da Harpa destacou a iniciativa do governo estadual. “Essa ação não resolve apenas uma questão estrutural de governo. A decisão de um governo de completar um efetivo de polícias resolve também um problema que é gigante no nosso país, que é de dar oportunidade às pessoas”, afirmou. “Hoje, cada policial tem sua arma, tem o seu colete, vai para as ruas em condição de defender o pernambucano e a pernambucana. E isso fala de autoestima, isso fala de valorização”, completou o deputado estadual Renato Antunes.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho destacou a importância das mudanças para Pernambuco. “Dar oportunidades é dar esperanças de novos sonhos e fazer com que o nosso Estado possa crescer cada vez mais e se torne um estado de verdadeira mudança”, cravou. “A governadora Raquel Lyra sabe valorizar os servidores públicos, serão mais de 7 mil novos policiais que serão colocados nas ruas em apenas quatro anos de governo”, frisou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

Prefeito de Belo Jardim é o mais novo cidadão pernambucano

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco nesta segunda-feira (15) para a entrega do título de Cidadão Pernambucano ao prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil). Natural de Sousa, na Paraíba, o prefeito recebeu a homenagem por iniciativa da deputada estadual, Débora Almeida (PSDB).

“É uma alegria estar concedendo esse título ao prefeito Gilvandro. Na sua trajetória sempre se pautou pela defesa das pessoas mais necessitadas, a sua gestão é pautada pelo compromisso e dedicação ao povo de Belo Jardim. São quase cinco décadas que nosso estado conta com os serviços prestados. Além disso, pelo ser humano que ele é”, ressaltou a parlamentar.

“A cidade tem no prefeito um gestor público muito dedicado em trazer melhorias para toda a população. É um compromisso muito forte e determinação em buscar o melhor para todos”, complementou a deputada.

“É com muita honra e orgulho que recebo esse título, não gosto de estar nos holofotes. Tenho muito amor por Pernambuco e pode ter certeza de que esta casa não irá se decepcionar com o título que recebo hoje. Não sou daqui, mas vim para ficar!”, destacou o prefeito Gilvandro. “Gosto muito do povo e fazer política é um sacerdócio, temos que estar 24 horas a disposição da população e tenho muito orgulho de ser prefeito de Belo Jardim, estamos desenvolvendo cada vez mais a nossa cidade. Serei sempre um parceiro para o desenvolvimento de Pernambuco”, finalizou o homenageado.

CRED: Matheus Augusto

Ana Beatriz Barbosa palestra em evento do IEL em Caruaru

Reconhecida como uma das maiores referências nacionais no tratamento de transtornos mentais, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa estará em Caruaru no próximo dia 18 de setembro. Autora de best-sellers que somam mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, ela será uma das palestrantes do III Seminário de Gestão do Agreste, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e pelo Sebrae-PE, no auditório do Centro de Convenções do Senac. Os ingressos foram esgotados com um mês de antecedência.

Além de escritora, Ana Beatriz Barbosa é apresentadora do podcast PodPeople e, desde 2009, atua como consultora do programa Mais Você, da TV Globo. Graduada e com residência em Psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é membro da Academia de Ciências de Nova York e ministra cursos sobre ansiedade, hiperatividade, comportamento de risco e transtorno obsessivo-compulsivo.

No seminário, a psiquiatra, que reúne mais de 6 milhões de seguidores apenas em uma rede social, abordará o tema “A importância do equilíbrio emocional nas tomadas de decisões”. Sua palestra vai mostrar como líderes emocionalmente inteligentes podem melhorar o desempenho e a estabilidade de suas equipes, além de destacar a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

O evento contará ainda com a participação do empreendedor e autor best-seller Caio Carneiro, debate, momentos de networking e coffee break. “Estamos muito felizes com o sucesso do seminário. Será uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional com nomes que são referência nacional, tanto pela prática quanto pelo conhecimento teórico. O fato de todas as vagas terem sido preenchidas há um mês demonstra a relevância do evento para o Agreste”, ressalta a coordenadora de Operações do IEL, Julienny Mary.

O III Seminário de Gestão do Agreste é uma realização do IEL-PE e do Sebrae-PE, apresentado pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Governo Federal. Conta ainda com o patrocínio da FIEPE, Copergás, Vitamassa e Rochedo, além do apoio da FIEPE Jovem, Sindicatos, Comitê de Liderança Feminina da FIEPE (Comfem), CNI, Grupo Asa Branca, CBN Caruaru e Fecomércio-PE.

Programação:

18h00 às 18h50 – Credenciamento, coffee break e networking

18h50 às 19h00 – Abertura do evento

19h00 às 20h00 – Palestra: Ana Beatriz Barbosa – A Importância do Equilíbrio Emocional nas Tomadas de Decisões

20h00 às 21h00 – Palestra: Caio Carneiro – Líderes que Inspiram: Como Gerenciar Emoções no Time

21h00 às 21h20 – Moderação e debate

21h20 às 21h30 – Encerramento

Serviço – III Seminário de Gestão do Agreste

Data: 18 de setembro de 2025

Horário: A partir das 18h

Local: Centro de Convenções do Senac Caruaru – Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis