Maioria do STF condena Braga Netto por abolição do estado de Direito

Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela condenação do general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O militar é um dos réus da trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022.

Com o entendimento de Fux, há maioria de três votos pela condenação do general. Os outros dois votos foram proferidos ontem (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

A maioria absolveu o militar dos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

General da reserva e vice na chapa de Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Braga Netto foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) da suposta participação na elaboração do plano Copa 2022, operação clandestina por militares kids-pretos, com planejamento voltado ao sequestro e homicídio do ministro Alexandre de Moraes.

Em um dos depoimentos de delação premiada, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, réu e delator da trama golpista, disse que Braga Netto entregou a ele dinheiro dentro da sacola de vinho para o financiamento das ações do plano golpista. Defesa de Braga Netto nega.

No voto proferido durante o julgamento, que ocorre na Primeira Turma da Corte, Fux entendeu que uma reunião entre Braga Netto, Cid e militares kids-pretos confirmam que o general planejou e financiou atos para ceifar a vida do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes.

“A morte violenta de um integrante da Suprema Corte seria um episódio traumático para a estabilidade política do país, gerando intensa comoção social e colocando em risco a separação dos poderes”, afirmou.

Fux também votou pela absolvição do general pelos demais crimes da trama golpista.

O ministro prossegue seu voto e analisa as condutas dos demais réus.

Quem são os réus

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Brasília (DF) 10/09/2025 - O ministro Luiz Fux chega para proferir seu voto  na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que realiza o quarto dia de julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais cinco aliados na ação penal da trama golpista.

Após cerca de 13 horas de voto, o ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Apesar do entendimento do ministro nas absolvições, o placar pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, que serão proferidos na sessão desta quinta-feira (11), a partir das 14h.

Bolsonaro

Fux rejeitou integralmente a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A PGR solicitou a condenação do ex-presidente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A pena poderia chegar a 30 anos de prisão.

No entendimento de Fux, Bolsonaro apenas cogitou medidas de exceção, e “não aconteceu nada”. No entendimento dele, a cogitação não é suficiente para punir o ex-presidente.

Sobre as acusações de responsabilidade pelos atos golpistas, Fux classificou como “ilações” da PGR a suposta ligação de Bolsonaro com os golpistas que depredaram a sede do Supremo, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

“Esses elementos jamais podem sustentar a ilação de que Jair Bolsonaro tinha algum tipo de ligação com os vândalos que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023”, declarou.

Mauro Cid

Apesar de também estar na condição de delator, Fux entendeu que Cid não atuou somente como ajudante de Bolsonaro e trocou mensagens com militares kids-pretos sobre medidas de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, ele participou de uma reunião na casa do general Braga Netto, em 2022, onde, segundo a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), teria sido repassado dinheiro para o financiamento de trama golpista.

“Todos aqueles que queriam convencer o então presidente da República da necessidade de adotar ações concretas para abolição do Estado Democrático de Direito faziam solicitações e encaminhamentos por meio do colaborador”, disse o ministro.

Além de réu na ação penal, Cid também é delator e deve ter a pena reduzida.

Pelo voto de Fux, o militar não deve ser condenado por organização criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado

Braga Netto

Fux votou ainda para condenação do general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Com o entendimento de Fux, há maioria de três votos pela condenação do general. Os outros dois votos foram proferidos ontem (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

A maioria absolveu o militar dos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

General da reserva e vice na chapa de Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Garnier

Fux absolveu o ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Conforme a denúncia, o almirante participou de uma reunião em que o ex-presidente apresentou minutas com estudos para decretação das medidas de exceção.

A ideia teria sido rechaçada pelos comandantes da Aeronáutica e Exército.

No entendimento de Fux, o militar não praticou atos executórios e que a mera presença em reuniões não é suficiente para a condenação.

“A conduta narrada na denúncia e atribuída ao réu Almir Garnier está muito longe de corresponder a de um membro de associação criminosa”, afirmou.

General Heleno

O ministro também se pronunciou pela absolvição do general do Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro.

No voto favorável ao general, Fux disse que não é possível “punir rascunhos privados”.

Durante busca e apreensão autorizada pelo STF, a Polícia Federal apreendeu uma agenda de Heleno com anotações contra o sistema eleitoral e citações sobre ações da Abin.

Paulo Sergio Nogueira

O ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira também foi absolvido por Fux.

No entendimento de Fux, não há provas de que o ex-ministro tenha participado de uma organização criminosa.

Anderson Torres
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres também entrou na lista de absolvições de Fux. Para o ministro, Torres não tinha proximidade com militares e não há provas de que ele teria aderido à tentativa de golpe.

Alexandre Ramagem

Último réu que teve a condenação analisada por Fux, também foi absolvido. No entendimento do ministro, Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), não deve ser condenado pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Atualmente, Ramagem é deputado federal. Por estar na função, ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes imputados pela PGR.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Na abertura da Feneaf, Raquel Lyra autoriza compra de veículos e sementes para produtores pernambucanos em pacote de R$ 27,5 milhões

Na abertura da II Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco (Feneaf), nesta quarta-feira (10), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de compra de 40 veículos no valor de R$ 3,5 milhões e autorizou a licitação para aquisição de 1.200 toneladas de sementes, sendo milho, sorgo, feijão e milheto, com recursos de R$ 24 milhões. Os investimentos somam R$ 27,5 milhões, contribuindo para o fortalecimento da agropecuária e o desenvolvimento sustentável do campo pernambucano. A feira, realizada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, foi aberta oficialmente pela governadora, que, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, descerrou a placa comemorativa dos 90 anos do órgão. O evento segue até o domingo (14), com entrada gratuita.

“Estamos trabalhando de forma muito intensa no incentivo e no fomento à agricultura familiar, que é responsável por cerca de 70% de tudo o que chega à nossa mesa. E, quando fortalecemos a agricultura familiar, garantimos que as famílias possam permanecer no campo. Para isso, é preciso política pública por meio da distribuição de sementes, aração de terras, construção de barragens, perfuração de poços e manutenção de estradas. Estamos nos dedicando para entregarmos todo o conjunto”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Os veículos que serão adquiridos serão direcionados para as atividades do IPA e no desenvolvimento agrário, distribuídos nas regiões de Pernambuco. Já as 1.200 toneladas de sementes, serão partilhadas nos municípios do Sertão ainda este ano e nas cidades do Agreste e Zona da Mata no próximo ano, abrangendo a safra 2025/2026.

A Feneaf conta com a participação de 520 produtores, distribuídos em 250 estandes, montados em 4.600 m² de área construída. A feira possui quatro pavilhões com expositores de 113 municípios de Pernambuco. A expectativa de público é de 25 mil pessoas. “Esse evento consolida a visão que a gestão estadual tem demonstrado em relação ao setor agropecuário. Aqui na Feneaf, em sua segunda edição, estão reunidos pequenos criadores e produtores, ação importante para a geração de renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.

Para o presidente do IPA, Miguel Duque, a feira ressalta os investimentos feitos pelo Estado de Pernambuco. “Temos 520 agricultores presentes, que estão aqui para gerar desenvolvimento e renda. E o impacto da feira não é só a venda aqui, são também as conexões” afirmou. Representando todos os prefeitos presentes, Severino Silvestre, prefeito de Passira, no Agreste Setentrional, enalteceu mais uma edição do evento. “Hoje estamos aqui cuidando da agricultura familiar, da apicultura, de todo o segmento dos agricultores. Gente de mão calejada, mas os que mais produzem para o nosso estado”, declarou o gestor.

Vanda Moura, de 48 anos, produtora orgânica de Buíque, no Vale do Catimbau, que vende mel, geleias, pólen e própolis, comemorou mais uma edição da feira. “Já participamos de outras edições e está sendo maravilhoso conquistar nossas vendas. Esperamos que melhore ainda mais”, disse a produtora.

Presente na abertura, a deputada estadual Débora Almeida afirmou que ações como essas demonstram a atenção da gestão estadual com os pernambucanos. “O Governo do Estado tem feito a diferença na vida da população com acesso à água, estradas, maquinário, segurança e tudo o que é necessário para que possamos produzir com dignidade e garantir os melhores alimentos”, disse a deputada. Também presente, o deputado estadual Doriel Barros ressaltou a representatividade de mais uma feira. “Quero dizer que essa feira representa muito para o povo do campo de Pernambuco. Ela mostra a riqueza que temos no meio rural, a diversidade do nosso estado e a capacidade da nossa população de ser criativa”, comentou Doriel Barros.

*Sobre o IPA* – Comemorando 90 anos de criação, o IPA atua nas áreas de pesquisa, extensão rural e infraestrutura hídrica, figurando como referência no fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado.

Raquel Lyra lança mais um bloco de licitações para construção de 35 creches; confira cidades contempladas

Projetos contemplam prédios com 5 e 10 salas. O investimento é de aproximadamente R$ 236 milhões

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (10), o lançamento do quarto bloco de licitações para a construção de mais 35 Centros de Educação Infantil (CEIs) distribuídos em 30 municípios de todas as regiões de Pernambuco. A iniciativa, que integra o Juntos pela Educação, auxilia as cidades pernambucanas na expansão da rede pública para alunos de zero a cinco anos, por meio de convênios com o Estado, articulados pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). O investimento para a construção deste bloco é de aproximadamente R$ 236 milhões. O prazo de execução das obras é de 12 meses.

“O investimento em educação desde os primeiros anos é uma prioridade do nosso governo, por isso estamos lançando mais um bloco de licitações para a construção de creches em todo o Estado. Por meio do Juntos pela Educação nós vamos levantar os imóveis, equipá-los e pagar pelo funcionamento deles por um ano inteiro, tudo para garantir que os nossos pequenos se desenvolvam de maneira adequada. É dessa forma que seguimos crescendo sem deixar ninguém para trás”, declarou a governadora Raquel Lyra.

“É com muita alegria e orgulho que anunciamos mais um lote de creches que serão construídas em todas as regiões de Pernambuco. Essa é uma conquista que só é possível graças ao regime de colaboração entre o Governo do Estado e os municípios, fortalecendo a rede pública e garantindo mais acesso à educação infantil. Investir na primeira infância é investir no futuro, e cada nova unidade representa um espaço de acolhimento, aprendizado e cuidado que vai transformar a vida de milhares de crianças pernambucanas”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Com o anúncio deste quarto bloco, Pernambuco chega a 192 creches com licitações em curso, totalizando um investimento de mais de R$ 1,1 bilhão. A execução e fiscalização das obras ficam a cargo da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). A meta do Governo do Estado é alcançar 250 unidades licitadas, criando 60 mil novas vagas para a educação infantil em todo o Estado, consolidando uma rede pública mais estruturada e acessível a todos.

As unidades seguem dois modelos de projeto, desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos de Pernambuco (Sepe), de acordo com a área dos terrenos disponíveis e a demanda de cada localidade. O modelo com 10 salas requer um terreno de 60 x 40 metros e possui área construída de 1.396,45 m². Já o modelo com 5 salas exige um terreno de 30 x 40 metros e conta com área construída de 790,55 m². Ambos os projetos serão totalmente acessíveis e adequados aos cuidados com a primeira infância.

“A governadora Raquel Lyra não para de trazer novos investimentos para Pernambuco. Agora, com o anúncio de mais um bloco com 35 creches, em diversos municípios do Estado. Com isso, chegamos à marca de 192 novas creches, o que representa um investimento de mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos na educação infantil. Isso nos dá a certeza de que esse processo de mudança vai virar a chave da educação em Pernambuco”, afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

Os anteprojetos incluem sala multiuso, solário, playground com piso emborrachado, áreas verdes para contato com a natureza e baterias de banheiros planejadas para a faixa etária atendida. A infraestrutura contempla ainda cozinha, despensas, área de apoio para funcionários e espaços de serviços. As construções também incorporam o uso de energia renovável e propostas para reuso de água, reforçando o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a qualidade dos equipamentos públicos.

*Confira a lista de municípios beneficiados*

Abreu e Lima (2), Afogados da Ingazeira, Água Preta, Altinho, Betânia, Cabo de Santo Agostinho (3), Canhotinho, Carnaíba, Correntes, Cumaru, Escada, Ingazeira, Ipojuca, Itacuruba, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lajedo, Panelas, Petrolândia, Petrolina (2), Recife, Ribeirão, Santa Maria do Cambucá, São Caetano, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata (2), Tamandaré, Vitória de Santo Antão, Xexéu.

Nota de Pesar – Carlos Toscano pelo vereador Jorge Quintino

É com profundo pesar que o Vereador Jorge Quintino recebe a triste notícia do falecimento de Carlos Toscano, ocorrido na cidade de Caruaru.

Carlos Toscano foi uma figura de grande relevância em nossa comunidade, deixando um legado de dedicação, integridade e compromisso com as causas sociais. Sua partida deixa um vazio imensurável não apenas entre os familiares e amigos, mas em toda a sociedade caruaruense, que perde um cidadão exemplar.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviviam com Carlos. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortar os corações enlutados e conceder paz espiritual a todos.

Vereador Jorge Quintino

Câmara Municipal de Caruaru

Caruaru perde tabelião Carlos Toscano

Tabelião público de 1963-2025, Bacharel em Direito, Secretário de assuntos jurídicos, vereador, presidente do Rotary Clube Caruaru e do Clube Intermunicipal, membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras e do Instituto Histórico de Caruaru.

– Candidato a vice prefeito na primeira campanha de José Queiroz.

– Professor universitário (Fafica)

– Casado há 62 anos com Vilma Barros Toscano de Carvalho, mesmo tempo que tem de tabelionato.

Governadora Raquel Lyra prestigia exibição especial de “O Agente Secreto” que marca retomada da capacidade total do Cinema São Luiz

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (10), a sessão especial para exibidores do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, no Cinema São Luiz. A sessão antecedeu a pré-estreia nacional do longa, que irá acontecer na noite desta quarta, e marcou o retorno do equipamento cultural à sua plena capacidade de público, após etapas de modernização realizadas pelo Governo de Pernambuco. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora afirmou que o momento simboliza a força do maior programa de recuperação de patrimônio histórico já executado no Estado.

“Cultura é decisão política, e política pública carece de dinheiro. Temos feito o maior investimento da história do Estado na recuperação do nosso patrimônio histórico e cultural. No Recife, a recuperação do Cinema São Luiz e estamos recuperando prédios históricos, como o Diário de Pernambuco, a Fábrica Tacaruna e o Liceu de Artes e Ofícios, além da recuperação de patrimônio religioso de vários segmentos. No interior, fizemos a reforma do Cine Theatro Guarany, em Triunfo. Tudo isso, acreditando que esse é o nosso diferencial, é o que temos para mostrar ao mundo, nossa história e nossa cultura, e vemos isso retratado em ‘O Agente Secreto’”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de R$ 4,9 milhões do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, o Cinema São Luiz já passou por recuperação do forro de gesso decorado, sistema de esgotamento de águas pluviais e modernização de projeção e som. A etapa em andamento prevê R$ 2,9 milhões para melhorias prediais, acessibilidade e novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.

Para o diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, o reencontro com o São Luiz foi especial, já que o cinema, inaugurado em 1952, aparece como cenário no longa. “Estar no São Luiz é a melhor sensação de todas. Sempre digo que é uma sorte estar num Estado que apoia a cultura e consegue manter esse patrimônio vivo. É um movimento orgânico de Pernambuco, feito por muitas pessoas ao longo dos anos, e é muito importante pertencer a esse lugar que historicamente faz parte da cultura”, afirmou o diretor.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou que a exibição coroou um processo de revitalização que devolve ao público um espaço renovado. “Após as reformas, estamos operando pela primeira vez com a capacidade plena do São Luiz. Hoje “O Agente Secreto” chega oficialmente a Pernambuco e traz com ele a força do audiovisual local, que tem levado o nome e a cultura do Estado para o Brasil e para o mundo. É mais uma prova de que o Governo de Pernambuco entende a cultura como potência e como economia criativa”, pontuou.

A produtora Emille Lesclaux apontou a importância das parcerias institucionais para a realização do longa. Segundo ela, filmar um projeto que se passa na década de 70 trouxe o desafio de encontrar locações adequadas, especialmente no caso do Cinema São Luiz, que ainda estava em obras. “Agradeço muito à equipe da Secretaria de Cultura e da Fundarpe pelo diálogo permanente para viabilizar as filmagens, e de forma especial à equipe do São Luiz, que sempre foi parceira nesse processo”, disse.

A diretora-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, destacou o fortalecimento da produção cultural no Estado. “É uma honra para o Governo de Pernambuco, que tem apoiado cada vez mais a cultura, o patrimônio público e o audiovisual pernambucano. Nossos editais tiveram o maior aumento da história, mais de 20%, os editais do audiovisual passaram a ter um teto de R$ 1 milhão, que era uma demanda antiga. Enfim, é essa construção coletiva de dar oportunidade para nossos fazedores de cultura e preservar o nosso patrimônio edificado”, afirmou.

Também acompanharam a sessão a secretária estadual Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), os deputados estaduais João Paulo, Rosa Amorim e Débora Almeida; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

*FILME* – “O Agente Secreto” tem como protagonista Wagner Moura, vencedor do prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes 2025, e direção do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que também recebeu o troféu de melhor direção no mesmo evento. O elenco reúne ainda Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Gabriel Leone. A trama se passa no Recife de 1977 e acompanha um professor de tecnologia que busca superar um passado marcado pela violência, mas acaba vigiado pelos próprios vizinhos após se mudar para a cidade na semana do Carnaval. As filmagens aconteceram em locais icônicos da capital pernambucana, entre eles, o Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

Escola em Tempo Integral de Caruaru é premiada em edital internacional

ETI Ceciliana Gross terá aporte de 5 mil para realização da segunda edição do “Feira da Grosslanca Solidária”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, através da Escola em Tempo Integral, Irmã Ceciliana Gross, foi contemplada no edital Agentes da Transformação, uma iniciativa internacional do Teach for All, em parceria com a Fundação Lemann e o Ensina Brasil, com um aporte de R$ 5 mil para a realização da segunda edição, prevista para novembro deste ano.

A escolha foi realizada através do projeto “Feira da Grosslanca Solidária”, desenvolvido pelo alunos das turmas do 7º ano, o projeto tem como principal finalidade a resposta pedagógica, social e cultural, unindo metodologias ativas, protagonismo estudantil, pertencimento e equidade. Tendo como inspiração a Feira da Sulanca de Caruaru – símbolo da identidade cultural e resistência -, os estudantes, após arrecadarem, durante dois meses, itens de higiene, vestuário e brinquedos, idelizaram bancos similaires aos da feira e executaram a vivência dos comerciantes, desde o processo de higienização, categorização e precificação dos itens, tudo com um moeda fictícia, chamada de “GROSS”. No dia da feira, assumiram papéis de gestores, vendedores, caixas e comunicadores. Além disso, realizaram aulas reversas, ensinando aos colegas conceitos como consumo consciente e economia circular.

Para a professora de Educação Financeira, Laila Teles, o surgimento de um projeto como este motiva ainda a continuar com o caminho da eeducação. “Fico extramente feliz que através das minhas aulas, os estudantes puderam desenvolver este grandioso projeto. A primeira edição já nos trouxe muitos bons frutos, e na segunda, tenho certeza que será ainda maior”, frisou Laila.

Em sua primeira edição, o projeto alcançou grandes números, como a arrecadação de 657 itens básicos; aproveitamento de 100% dos estudantes em diversas funções; aprendizagem significativa: matemática, português e educação financeira aplicados na prática; Fortalecimento socioemocional: estudantes tímidos ou desacreditados se descobriram potentes, ganhando confiança e autoestima; valorização da cultura local: a Feira da Sulanca foi ressignificada como espaço de aprendizado e orgulho comunitário; pertencimento e equidade: jovens em casas de passagem ou em extrema vulnerabilidade participaram em condições de igualdade e a rede fortalecida: a escola inteira se envolveu, incluindo famílias e funcionários.

“A conquista representa não apenas um investimento financeiro, mas o reconhecimento nacional e internacional da potência criativa e transformadora dos estudantes de Caruaru, que criaram a Grosslanca como resposta pedagógica de tudo que é trabalhado dentro do âmbito escolhar, colocando em prática todo o aprendizada e, assim colhendo os frutos, com o um projeto tão enriquecedor e inspirador para todos que fazem a educação do município”, pontuou o secretário Executivo de Educação e Esportes, Lúcio Farias.

Além do edital Agentes da Transformação, a GROSSLANCA Solidária está inscrita em outras cinco premiações: Prêmio Professor Porvir, Prêmio Led Luz na Educação, Educador Transformador, Desafio Liga Jovem do Sebrae e Educador do Ano.

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Caruaru são premiadas em duas categorias no concurso do Ministério Público do Trabalho de PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, conquistou duas colocações na etapa estadual do concurso de Erradicação do Trabalho Infantil. Com o projeto “MPT nas Escolas”, que tem por finalidade selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais, produzidos pelos estudantes das escolas públicas, o município levou o 1º lugar na categoria Música e o 3º lugar na categoria Poesia.

Os escolhidos receberão a premiação em Recife ainda neste mês de setembro, através da coordenação estadual do Ministério Público do Trabalho, pelas mãos da Procuradora do Trabalho, Eulídia Pinto.

Os alunos em destaque fazem parte da Escola Municipal Joel Pontes, com o estudante João Pedro Barbosa, do 5º ano, vencedor do primeiro lugar, e da Escola Municipal Professor Luiz Pessoa da Silva, com a aluna Maria Eduarda da Silva Souza, também no 5º ano, que levou na categoria Poesia.

Para o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço, o projeto é mais um case de sucesso no qual os alunos da Rede Municipal de Ensino podem mostrar suas habilidades e aperfeiçoa-las ainda mais. “Por meio de todo ensinamento e dedicação dos docentes, podemos ver os resultados como este, em que duas categorias do concurso foram preenchidas com alunos das nossas escolas. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Kaio.

Com a música “Sonhar é trabalhar com o coração”, o premiado está concorrendo automaticamente da etapa nacional do concurso, que acontece em Brasília.

Central de Sustentabilidade arrecada quase uma tonelada de resíduos recicláveis durante festival Pernambuco Meu País em Caruaru

O Transforma Caruaru e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) divulgam o balanço do trabalho da Central de Sustentabilidade instalada no Festival Pernambuco Meu País, evento que reuniu milhares de pessoas no último final de semana em Caruaru, promovido pelo Governo do Estado.

A Central de Sustentabilidade arrecadou quase uma tonelada de resíduos para reciclagem durante os três dias de evento. Foram 10 catadores, duas iniciativas sociais: Instituto Mãos Amigas e Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru, que receberam camisas, EPIs, alimentação e hidratação para trabalhar durante os três dias, recebendo, ao final, cestas básicas.

“A parceria entre Transforma Caruaru, Secretaria de Serviços Públicos, Prefeitura de Caruaru, Secretaria do Meio Ambiente e Governo do Estado, com duas iniciativas sociais e 10 agentes ambientais, resultou em quase uma tonelada de resíduos para serem reciclados, cuidado com o social e gerando uma economia circular positiva para população em vulnerabilidade social. Um verdadeiro sucesso a central de Sustentabilidade. São ações e resultados como esses que estimulam as pessoas à conscientização dos cidadãos e nos fazem acreditar que estamos cuidando agora do nosso futuro”, ressaltou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.