Ampliar o que é bom, faz bem!

Por Jorge Quintino, vereador de Caruaru

Caruaru vive um momento transformador na área da inclusão educacional. Com o trabalho desenvolvido pelo CAMPI (Centro de Atendimento Multidisciplinar e Psicopedagógico Inclusivo), temos hoje um modelo de referência no atendimento especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal. Mais do que um avanço em políticas públicas, o CAMPI representa um compromisso real com a dignidade, o cuidado e o futuro de nossas crianças.

A parceria entre o CAMPI e a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) é fruto de uma visão sensível e responsável sobre as necessidades da nossa população. Em pouco mais de um ano de atuação, os resultados falam por si: só no primeiro semestre de 2025, mais de 32 mil atendimentos foram realizados, beneficiando diretamente 750 estudantes. Cada número representa uma vida impactada, uma família amparada e uma escola que passa a contar com mais recursos para incluir e educar com qualidade.

O que torna o CAMPI tão importante é a sua atuação integrada. O centro não se limita ao atendimento clínico ou pedagógico: ele oferece suporte completo, envolvendo não apenas os estudantes, mas também suas famílias e os profissionais da educação. Essa abordagem é essencial para garantir um desenvolvimento contínuo e harmonioso dos alunos, além de fortalecer a rede municipal como um todo.

Diante desses resultados, é natural – e necessário – pensar na expansão desse projeto. Ampliar o que é bom faz bem, sim! Faz bem às famílias que hoje ainda aguardam por atendimento. Faz bem às escolas que precisam de suporte para lidar com a crescente demanda de alunos com necessidades específicas. E faz bem à cidade, que se consolida como uma referência regional em inclusão e cuidado.

Nosso compromisso, enquanto representantes do povo, é garantir que nenhuma criança fique de fora desse processo. E isso passa por investimento, estrutura e, acima de tudo, vontade política. Felizmente, contamos com uma gestão que tem demonstrado abertura e sensibilidade para esse diálogo, o que nos dá esperança e motivação para seguir adiante.

Acredito que quando políticas públicas são bem-sucedidas, devem ser valorizadas e multiplicadas. O CAMPI é um exemplo claro disso. E o meu papel como vereador é lutar para que esse serviço chegue ainda mais longe, alcançando cada bairro, cada escola, cada criança que precise.

Caruaru está no caminho certo. E juntos, vamos continuar construindo uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todos.

Jorge Quintino é vereador em Caruaru

Toritama realiza o 5º encontro de combate à violência contra a mulher

O auditório do Fórum de Toritama sediou na manhã desta sexta-feira (29) o 5º Encontro “Por uma Toritama Melhor, Sem Violência Contra a Mulher”. Presidido pela Promotora de Justiça, Dra. Wanessa Kelly, o evento reuniu um grande número de autoridades e representantes da sociedade civil para discutir o tema e apresentar avanços na área.

O encontro contou com a palestra da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), que abordou o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento das políticas públicas. Em seguida, a Secretaria Municipal da Mulher de Toritama, representada pela secretária Fernanda Florêncio e pela secretária executiva Ana Laíse, apresentaram uma prestação de contas das ações e dos resultados obtidos pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Na oportunidade o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), realizou a assinatura de novas leis municipais destinadas a fortalecer as políticas de proteção às mulheres. O evento também incluiu a entrega de troféus a parceiros institucionais e apoiadores da Secretaria da Mulher e do CEAM, em reconhecimento à sua contribuição. Além disso, foi entregue um aparelho telefônico para a Patrulha Maria da Penha, visando aprimorar o trabalho de proteção.

O evento teve a participação de diversas autoridades, incluindo o ex-prefeito e Secretário de Gestão Estratégica por Resultados, Edilson Tavares, do Juiz de Direito da Comarca de Toritama, Dr. Marcos Oliveira; o Defensor Público, Dr. Djalma Carvalho; o vice-prefeito, Gil Custódio; os secretários municipais Elaine Tavares (Assistência Social), Áureo Falcão (Educação), Júnior Mariano (Saúde) e Alex Monteiro (Ordem Social); além de representantes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar. Os vereadores Paulo Tavares, Mava, Zé Muela e Carlos da Saúde, bem como membros do Conselho Tutelar, também prestigiaram a cerimônia.

Comer bem e fortalecer o campo: “Direto da Roça Collab” promove inovação e sustentabilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura de Caruaru promoveu a palestra “Comer Bem e Fortalecer o Campo: Bem-vindo à Direto da Roça Collab” durante a abertura do Rec’n’Play, realizada na quinta-feira (28), em paralelo à inauguração do Armazém da Criatividade, no Espaço Cultural Tancredo Neves. O encontro ressaltou a relevância da economia solidária e circular, evidenciando de que forma as políticas públicas municipais podem impulsionar a agricultura familiar e ampliar as oportunidades para os produtores locais.

Um dos principais exemplos apresentados foi a loja colaborativa instalada no Shopping Difusora, que reúne 11 agricultores e agricultoras da região, oferecendo ao público produtos de qualidade, muitos deles orgânicos e de base agroecológica. A iniciativa funciona como vitrine e espaço de comercialização, aproximando campo e cidade.

Durante o encontro, foi ressaltado o processo formativo em gestão e empreendedorismo rural pelo qual passam os agricultores participantes, que inclui capacitação em marketing, rotulagem, etiquetagem e estratégias de agregação de valor. Esse trabalho busca não apenas ampliar a renda, mas também mudar a cultura da produção rural, estimulando inovação e acesso a novos mercados.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a iniciativa representa uma política pública pioneira. “Estamos promovendo economia solidária e circular por meio da agricultura familiar. A loja colaborativa é uma vitrine de produtos sustentáveis e de qualidade, que garante renda aos agricultores e leva para a população alimentos saudáveis e de boa procedência, fortalecendo o campo e aproximando-o da cidade.”

A palestra também abordou a soberania alimentar, mostrando como políticas de fomento contribuem para levar aos centros urbanos produtos saudáveis, sustentáveis e de procedência garantida. Dessa forma, a Direto da Roça Collab reforça seu compromisso com inovação, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar, colocando em prática uma política pública transformadora para a região.

Prefeitura de Caruaru investe em segurança viária com a implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres em frente aos CMEIs

Equipamento reduz a velocidade dos veículos e aumenta a segurança viária

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), segue investindo em segurança viária. Nos últimos dois meses, vem sendo implementadas 10 faixas elevadas para travessia de pedestres, em frente a algumas unidades de ensino do município.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Helena Martins Gomes (bairro Rendeiras), Justina de Freitas e Severino José de Oliveira (bairro Vassoural), Professora Maria de Lourdes (Vila Padre Inácio), Érika Patrícia (bairro Santa Rosa), prefeito Anastácio Rodrigues (bairro São João da Escócia), professora Lindomar Pinheiro; Irmã Rosália e professor Honório Inácio da Silva Filho (bairro Nova Caruaru) e Ivanise Flora (bairro do Salgado) são alguns locais de implementação das faixas elevadas.

A ação integra o projeto Travessia Segura, que visa garantir a segurança dos pedestres nas vias, com o objetivo de melhorar a sinalização, reduzir a velocidade dos veículos e promover a educação no trânsito.

Os benefícios da faixa elevada para travessia de pedestres:

– Atua como redutor de velocidade no trânsito;

– Proporciona mais acessibilidade e segurança para os pedestres principalmente em áreas sensíveis como escolas e hospitais.

A implementação de novas faixas elevadas de pedestres continua em toda a cidade, promovendo mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito para a população de Caruaru.

*PORTO DIGITAL*

Na última quinta-feira (28), foi inaugurada a nova sede do Porto Digital, em Caruaru. Para a chegada deste novo equipamento de tecnologia e inovação, a AMC também atuou com algumas intervenções para a melhoria no trânsito e, entre estas, uma faixa elevada para travessia de pedestres.

Governadora Raquel Lyra autoriza início da dragagem do canal interno do Porto de Suape e reforça competitividade de Pernambuco no comércio mundial

A governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta sexta-feira (29), ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para o início da dragagem do canal interno do Porto de Suape. Com investimentos no valor de R$ 217 milhões — sendo R$ 117 milhões oriundos do Governo de Pernambuco e R$ 100 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3), a obra vai ampliar a capacidade operacional do porto, permitindo a atracação de navios de grande porte e reforçando a competitividade de Pernambuco no comércio marítimo mundial. O prazo para conclusão da dragagem do canal, que será aprofundado para 16,2 metros, é de seis meses, prevendo a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

“Com essa dragagem, estamos garantindo que o Porto de Suape tenha a capacidade de trazer navios de maior porte, assim, eles podem vir repletos com a sua real potência. Isso é um compromisso de Pernambuco há pelo menos 10 anos. Ano passado, a movimentação de cargas em Suape foi a segunda melhor da nossa história e a gente tem garantido, desde o início do nosso mandato, investimentos importantes para permitir que o porto continue a crescer. Concluímos a dragagem do canal externo, hoje damos ordem de serviço para a dragagem do canal interno, e além disso, existem investimentos privados. Estamos permitindo que Suape se coloque no jogo de melhor porto para investimentos no Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A obra está dividida em duas etapas. A primeira é essencial para garantir a atracação, em segurança, de porta-contêineres de até 366 metros de comprimento, além de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, detalhou que, com a dragagem feita, o porto vai receber navios maiores que serão operados pela Maersk e APM Terminals. “Com isso, vamos poder ampliar as exportações e importações no Estado, colocando Pernambuco, mais uma vez, na rota da competitividade internacional do escoamento da produção dos portos brasileiros. Hoje, o Porto de Suape é um dos que mais cresce no país”, afirmou.

A segunda etapa contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, que serão aprofundados até 18,5 metros. Com essas intervenções, Suape passará a ter o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior do país para granéis líquidos. Os sedimentos retirados serão destinados a uma área de bota-fora já licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com todas as autorizações necessárias concedidas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou os ganhos imediatos que a obra trará para a operação portuária. “Isso significa aumentar de imediato em mais de 20% a capacidade operacional da área portuária. Os navios de grande porte, que antes precisavam entrar com meia carga, agora poderão entrar cheios. Ou seja, haverá economia de dinheiro, tempo e logística”, exemplificou o titular da pasta.

O conjunto das intervenções atende a padrões internacionais de segurança e a legislação ambiental, elevando Suape a uma posição de destaque no cenário global. “Suape é um porto de águas abrigadas, tem localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas marítimas e atracação das maiores categorias de navios em operação com capacidade máxima de carga”, enfatiza o gestor da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto.

Presente na solenidade, a deputada estadual Simone Santana celebrou o início das obras. “Estamos vivendo um momento de muita renovação, confiança e otimismo. Essa dragagem é uma obra estratégica para o futuro do Porto de Suape”, disse. O deputado estadual Romero Sales Filho complementou. “Esse é um governo que, ao iniciar uma obra, ela tem meio e principalmente tem fim, tem entrega. Entrega que a gente tem certeza que vai acontecer como essa dragagem”, finalizou.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais William Brígido e Jeferson Timóteo; as prefeitas Carol Jordão (Ribeirão) e Fátima Borba (Cortês); a vice-prefeita de Ipojuca, Irmã Marinalva; os presidentes do Porto do Recife, Paulo Nery, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta, e do Conselho de Administração de Suape, Paulo Sales; e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre.

Rodrigo Pinheiro leva case de sucesso no enfrentamento à violência contra a mulher para o Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Pará

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, nos dias 28 e 29 de agosto, do II Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Pará, levando para o encontro o case de sucesso do Núcleo Integrado de Oficiais de Justiça (NIOJ). A iniciativa é resultado da integração entre a Prefeitura de Caruaru, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o Governo do Estado e toda rede de enfrentamento a violência de Caruaru, e tem se destacado nacionalmente no enfrentamento à violência contra a mulher e na promoção da segurança como um todo.

Durante o congresso, o prefeito esteve ao lado de importantes representantes da categoria, como o coronel Waniçon Lima (chefe do Copom), Marcos Albuquerque (presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco), José Roberto (diretor financeiro do Sindojus e oficial de justiça de PE), além das oficialas Eugenize Neves e Natália Chaves, que integram o NIOJ. Também participaram das discussões o coronel Wilson Lima, a secretária municipal da Mulher, Luana Marabuco, e o Dr. Marco Albuquerque, CEO da Justiça.

O evento, realizado em Belém, contou com uma série de palestras e debates sobre os desafios e a atuação dos oficiais de justiça, com temas como riscos da função, aspectos processuais relevantes e o papel do oficial na execução penal. A participação de Caruaru foi um dos destaques, ao apresentar o modelo do NIOJ como referência de inovação e integração no combate à violência de gênero.

“Caruaru tem dado exemplo de como políticas públicas bem estruturadas, em parceria com órgãos de Justiça e segurança, podem salvar vidas e transformar a realidade das mulheres. É uma honra levar essa experiência para o Pará e mostrar que é possível avançar na proteção e no cuidado com quem mais precisa”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura da Vitória realiza 1º Festival Paralímpico no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão promoveu, nesta quinta-feira (28/08), o 1º Festival Paralímpico da cidade como encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência. O período é comemorado nacionalmente de 21 a 28 de agosto para promover ações de inclusão social e combater preconceito e discriminação contra esse público. O evento ocorreu no Parque Bela Vista e reuniu pessoas com e sem deficiência em práticas esportivas adaptadas e inclusivas.

Iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio de secretarias municipais como Saúde e Bem-Estar, Cultura, Turismo e Economia Criativa, Assistência Social, Juventude e Cidadania, Educação e da Mulher, o festival destacou o compromisso da gestão com a inclusão e a cidadania. O festival esportivo ofereceu modalidades como vôlei sentado, bocha adaptada, judô, golbol e basquete em cadeira de rodas.

A programação foi estabelecida pela Lei nº 13.585/2017, que institui o período como oportunidade para enaltecer a inclusão e os direitos do público-alvo. As ações envolveram ações nas escolas, atividades pontuais e conscientização sobre a relevância do momento.

Nesta quarta, a cerimônia de encerramento contou com representantes das secretarias envolvidas, a deputada federal Iza Arruda, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, do Ministério das Mulheres, Estela Bezerra, e paratletas renomados como Nanny Santos, Wanderson Santos, de Petrolina, e Hemerson Rafael, vitoriense, bem como outros ativistas da causa.

FLUAR divulga selecionados e traz filmes universitários de todo país

De 9 a 12 de setembro, Caruaru celebra o cinema universitário de todo o país

O primeiro festival de cinema universitário do Agreste, o FLUAR, divulgou a lista dos filmes selecionados para sua edição de estreia. O evento reúne produções de 14 estados brasileiros e, entre os pernambucanos, além de realizadores caruaruenses, conta com filmes de 8 cidades do estado, que estarão presentes nas mostras oficiais e especial.

A curadoria do festival é assinada por Adelina Pontual, Amanda Mansur, Pedro Severien e Edvaldo Santos, um time diverso e experiente que traz olhares atentos às novas produções do audiovisual brasileiro. Juntos, eles foram responsáveis por selecionar os filmes que irão compor as mostras, garantindo uma programação plural e conectada às potências narrativas vindas de diferentes regiões do país.

O FLUAR acontece de 09 a 12 de setembro, no Auditório do Armazém da Criatividade – Porto Digital, em Caruaru, localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, em frente à Praça da Criança.

Além das exibições, o festival também celebra os 10 anos do curso de Comunicação Social da UFPE – Caruaru e contará com oficinas gratuitas, realizadas em parceria com o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACO), dentro da Semana de Comunicação (Secom). A programação completa será divulgada em breve pelo Instagram: @cinefluar.

O FLUAR é uma iniciativa do Coletivo Oxidroide, com apoio do Curso de Comunicação Social da UFPE – Caruaru e incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco.

Acompanhe nas redes sociais:

Festival FLUAR: @cinefluar

Raquel Lyra assina ordens de serviço da construção da maternidade do município e restauração da PE-350

Em mais uma rodada de escuta da população por meio do Ouvir para Mudar 2025, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (28), mais de R$ 120 milhões em Serra Talhada, para investimentos em toda a região do Sertão do Pajeú. Entre as ações, estiveram as assinaturas das ordens de serviço para construção da Maternidade de Serra Talhada e a restauração da PE-350, o anúncio para construção de delegacias na região, e a construção de Complexo de Polícia Científica (IML) também no município.

“Nós chegamos ao Sertão do Pajeú com o Ouvir para Mudar e com o anúncio de novas obras na ordem de mais de R$ 120 milhões espalhados pela região. São ações que contemplam, por exemplo, a construção da nova maternidade. A ordem de serviço foi dada e as obras já devem começar na semana que vem. Esse é um compromisso nosso para garantir o direito de nascer em Pernambuco. É o trabalho que temos feito para fortalecer a saúde do Estado e assegurar uma melhor qualidade de vida a nossa gente. Vamos reformar os nossos hospitais, realizar pavimentação em cidades, permitir mais acesso à água. É mais uma soma de investimentos para além dos que a gente tem em execução”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A ordem de serviço para a construção da Maternidade de Serra Talhada recebe um aporte financeiro superior a R$ 65 milhões. A unidade vai dar maior suporte para a população sertaneja, como explicou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da Secretaria de Saúde, Anderson Oliveira. “É mais uma das cinco maternidades que a governadora anunciou e atenderá toda a terceira macrorregião de saúde, garantindo uma melhor condição para aquelas mulheres”, afirmou.

Na segurança, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou as autorizações para licitar novas delegacias nas cidades de Iguaracy e São José do Egito, e a construção do Complexo de Polícia Científica (IML) de Serra Talhada. “É o Juntos pela Segurança fazendo um Sertão do Pajeú mais seguro e com dignidade”, disse.

Já a requalificação da PE-350 atende a uma demanda da população e beneficia o acesso à Triunfo, como conta a diretora de Obras da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Alexandra West. “É um trecho, compreendido entre o entroncamento entre a PE-320 e o entroncamento com a PE-365, com extensão total de 9,3 km. É uma importante intervenção que visa promover o desenvolvimento urbano nas regiões beneficiadas e com o prazo de execução de 10 meses”, informou.

O deputado estadual Luciano Duque destacou que os investimentos mostram o compromisso da gestão com todas as regiões. “Esse espaço de escutar a população nos traz uma ferramenta de planejamento, onde a população é escutada e o Governo vai atrás dos recursos, transforma em obras e de fato vai mudar a vida e a realidade do povo”, frisou. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, apontou que é importante que a região receba novos investimentos. “Que seja mais um dia de alegria para a nossa terra, e a região merece ter todas essas melhorias”, pontuou.

Na área da educação, também foi assinada a autorização do projeto para requalificação, reforma e ampliação das 42 escolas estaduais que compõem a GRE Sertão do Alto Pajeú-Afogados da Ingazeira. A iniciativa contempla os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

A estudante Carla Cassandra aproveitou a oportunidade do Ouvir para Mudar para agradecer e exaltar as ações da educação em Pernambuco. “A governadora Raquel Lyra nos proporcionou uma oportunidade de vivenciar experiências únicas e transformadoras, por meio do Programa Ganhe o Mundo. E esperamos que o programa abranja cada vez mais alunos”, declarou.

*DIÁLOGO* – Esta foi a décima escuta do Ouvir para Mudar feita neste ano. “Pernambuco segue mudando, esse momento de escuta é um momento importante, é um instrumento de promoção da participação popular”, informou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques. 

Acompanharam a agenda a deputada estadual Roberta Arraes; os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Gilson Monteiro (Educação), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Túlio Vilaça (Casa Civil), Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), e mais integrantes do Governo de Pernambuco.

Também participaram os prefeitos Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Zé Pretinho (Quixaba), Gilberto Ribeiro (Flores), Luciano Torres (Ingazeira), Ismael Quintino (Santa Cruz da Baixa Verde), Rorró Maniçoba (Floresta), Luciano Bonfim (Triunfo), Joelson (Calumbi), Fredson Brito (São José do Egito), Araújo (Amaraji), Diógenes Patriota (Tuparetama), Manoel Messias (Custódia), Galego de Nanai (Cabrobó) e Dr. Evaldo (Mirandiba), entre outras autoridades.

*Em Serra Talhada, foram feitos os seguintes anúncios:*

*Desenvolvimento Urbano e Habitação*

* Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas do município de Quixaba;

* Assinatura de convênio para viabilizar a execução de obras remanescentes de pavimentação de duas vias no município de Tuparetama;

* Assinatura da ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução das obras e serviços de restauração da Rodovia PE-350, trecho entre a sede do município de Triunfo e a PE-20, no município de Triunfo.

*Recursos Hídricos*

* Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 20 sistemas de dessalinização de água, durante 20 meses, nos municípios de Serra Talhada, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Tabira, Triunfo e Tuparetama;

* Assinatura de ordem de serviço para aquisição e instalação da ETA de Ultrafiltração 50 L/S para o município de Tabira;

* Assinatura de autorização de licitação para Ampliação da ETA Tabira, beneficiando cerca de 57 mil habitantes;

* Implantação da ETA Itã e interligação ao Sistema Adutor do Pajeú, em Carnaíba, beneficiando cerca de 45 mil habitantes;

* Assinatura de ordem de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais, e complementação do Sistema de Abastecimento de Água da Sede Municipal em Flores.

*Saúde*

* Assinatura de Termo Aditivo para aquisição de equipamentos e mobiliários para o Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada;

* Assinatura de ordem de serviço para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada;

* Assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade de Serra Talhada.

*Segurança*

* Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Iguaracy;

* Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José do Egito;

* Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Polícia Científica (IML) de Serra Talhada.

*Educação*

* Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 42 escolas estaduais que compõem a GRE Sertão do Alto Pajeú-Afogados da Ingazeira. Municípios contemplados: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Inova PE: governadora Raquel Lyra inaugura nova sede do Porto Digital em Caruaru e consolida o Agreste como polo de inovação

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (28), a nova sede do Porto Digital em Caruaru, instalada no histórico prédio da Fábrica Caroá. O espaço passa a abrigar o novo Armazém da Criatividade e consolida o Agreste como território estratégico para o ecossistema de inovação de Pernambuco. A iniciativa integra o maior investimento já destinado ao polo tecnológico do Estado, no valor de R$ 44,5 milhões, fruto do contrato de gestão firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, por meio do programa Inova PE.

“A gente traz para o interior, de forma muito mais intensa, um novo polo de tecnologia. São mais de 150 empresas, startups e colaboradores que estarão trabalhando aqui. O melhor de tudo é fortalecer o ecossistema que já existe na região, ampliando nossa capacidade de unir a economia tradicional do Agreste com a tecnologia avançada que a nova economia exige”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O novo espaço conta com 2.500 m² de área e capacidade para receber mais de 500 pessoas simultaneamente. A estrutura abriga laboratórios multiuso, auditório, salas de treinamento, coworking, estúdio audiovisual e ambientes empresariais plug and play, ampliando as condições de desenvolvimento para startups, empresas e estudantes do Agreste.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, pontuou que o investimento está inserido no eixo de empreendedorismo inovador. “Esse eixo engloba o contrato de gestão com o Porto Digital e o Armazém da Criatividade. Esse equipamento sai do Polo Comercial e vem para o centro da cidade, para se conectar com os empreendedores e se consolidar como um distrito de inovação. O objetivo é fomentar todos os negócios inovadores da cidade”, detalhou.

A entrega foi celebrada com a realização da primeira edição do Rolê REC’n’Play no interior, que oferecerá, até este sábado (30), mais de 150 horas de atividades gratuitas para a região. Com o tema “O futuro nos conecta”, o Rolê REC’n’Play proporcionará oficinas, workshops, palestras e arenas temáticas sobre computação criativa, análise de dados, inteligência artificial, realidade virtual, robótica, e-sports e cultura digital.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a importância simbólica e histórica da inauguração em Caruaru. “Para Caruaru e para o Porto Digital, essa é uma entrega incrível, sonhada em 2014 e que, 11 anos depois, se torna realidade aqui. A construção de um futuro diferente no centro da cidade, com a nossa cara, a cara de Caruaru, representa não apenas um marco histórico, mas também emocional para todos que participaram desse processo”, enfatizou.

Presente no evento, a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, enfatizou o impacto transformador do novo espaço para o município e toda a região. “O que vemos acontecendo aqui, neste espaço, é algo grandioso. Desde que cheguei, minha mente não para de processar a quantidade de coisas boas que teremos em Caruaru – uma cidade de enorme importância para o Agreste – e que também vão beneficiar muitas outras localidades”, frisou.