Ação conjunta da Polícia e Receita Federal apreende 13 quilos de skunk no aeroporto dos Guararapes

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu em flagrante, na manhã de hoje, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu em Jaboatão dos Guararapes-PE, durante operação de vigilância relacionada ao combate ao tráfico interestadual de entorpecentes.

As investigações apontaram que um indivíduo ex presidiário receberia uma encomenda possivelmente contendo drogas no bairro do Zumbi do Pacheco. Após diligências preliminares e trabalhos de campo foi possível prender o suspeito em posse do entorpecente, cerca de 13 kg de skunk, substância com alto valor comercial devido ao elevado teor de THC.

Além da droga, foi apreendido um aparelho celular que estava na posse do investigado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.

PF diz que Bolsonaro teve acesso à defesa de general Mário Fernandes

Brasília (DF), 09/06/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Policia Federal (PF) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo da defesa do general Mário Fernandes, um dos réus no processo da trama golpista. O militar está preso desde novembro do ano passado.

A suspeita consta no relatório no qual a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, foi encontrado no aparelho do ex-presidente um documento semelhante ao apresentado pelos advogados do militar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação apontou que o arquivo original entregue à Corte e o encontrado no celular possuem o mesmo número de páginas e foi protocolado pela defesa cerca de uma hora após a criação do arquivo no celular do ex-presidente.

“Tendo em vista a notória semelhança entre o conteúdo do arquivo encontrado no aparelho celular do ex-presidente com aquele protocolado nos autos da PET 12.100/DF pela defesa do réu Mário Fernandes, evidencia-se que Jair Messias Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo relacionado à defesa do general Mario Fernandes”, diz o relatório.

Bolsonaro e os demais réus estão impedidos de manter contato e trocar informações entre si, de acordo com as medidas cautelares previstas na ação. “A submissão prévia de documentos contendo teses de defesa do réu Mario Fernandes, ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, revela a continuidade, mesmo após as medidas cautelares determinadas pelo juízo, da estrutura hierárquica e do vínculo subjetivo entre os investigados”, diz o relatório.

Durante o governo Bolsonaro, o general ocupou o cargo de secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi responsável, segundo a PF, pela elaboração de um arquivo de Word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento “voltado ao sequestro ou homicídio” do ministro Alexandre de Moraes, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A PF também aponta que Mário Fernandes afirmou que Bolsonaro deu aval para um plano golpista até 31 de dezembro de 2022. Em um áudio enviado a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Fernandes disse que o ex-presidente teria dito a ele que a “ação” poderia ocorrer até o último dia do mandato.

Em depoimento prestado no mês passado, o general Mario Fernandes negou ter a intenção de executar o plano golpista. Segundo ele, o arquivo encontrado era pessoal e retratava somente um “pensamento digitalizado”.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Pré-colapso: Compesa detalha ações para dar suporte aos municípios atendidos pela Barragem de Jucazinho

Confirmando todas as previsões dos institutos meteorológicos, o inverno na região do Agreste, na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe que alimenta a Barragem de Jucazinho, não houve chuvas suficiente para recuperar os níveis de acumulação de água no manancial. A quadra chuvosa dessa região já está se encerrando e a barragem continua em situação de pré-colapso, estando hoje com 2,49% da sua capacidade máxima (204 milhões de metros cúbicos). De acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa, o volume atual do reservatório, cerca de cinco milhões de metros cúbicos, pode chegar até o mês de janeiro.

“Nossos estudos e simulações matemáticas indicam que conseguiremos manter a exploração da Barragem de Jucazinho até o início do próximo ano, apesar do elevado índice de evaporação que é comum em épocas mais quentes”, ressalta o gerente de Produção da Compesa, Augusto Dantas. Ele destacou que a retirada da cidade de Caruaru do Sistema Jucazinho foi crucial para que as demais cidades continuem recebendo água pela rede de distribuição, ação que foi concluída em março deste ano.

Porém, desde o mês de janeiro, quando os níveis Jucazinho baixaram consideravelmente, devido à escassez de chuvas na região, a Compesa iniciou uma série de investimentos de enfrentamento à crise hídrica buscando minimizar os impactos sobre os municípios atendidos por este sistema.

Para atender as cidades do Tramos Sul, que compreendem Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, a Companhia iniciou os testes em uma inversão saindo da Estação de Tratamento de Água – ETA Salgado, que desde março está recebendo água do Rio São Francisco. Esta água está seguindo pela Adutora de Jucazinho fazendo o sentido contrário, para atender a estes municípios. Além desse investimento, Bezerros e Gravatá também receberão o reforço no abastecimento através da conclusão das obras da Adutora de Serro Azul.

Para reforço do abastecimento, também foram iniciados os testes da Estação de Tratamento de Água – ETA Bela Vista, localizada em Caruaru, e que tem a possibilidade de colocar água da Adutora do Agreste nas cidades abastecidas pelo Tramo Norte por Jucazinho, que são: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama. Ainda para atender as cidades do Tramo Norte, está prevista para outubro a entrega da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Alto Capibaribe, localizada no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, que terá capacidade para produzir 200 litros de água por segundo e está recebendo investimentos na ordem de R$ 13,97 milhões.

Em março, foram investidos R$ 4,4 milhões em uma obra emergencial, entregue em tempo recorde, que interligou a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho para transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado. Com essa medida, Caruaru deixou de ser atendida por Jucazinho e a vazão que atendia ao município foi destinada a Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, que também dependem de Jucazinho. A iniciativa beneficiou 850 mil pessoas.

Em abril, a Compesa realizou intervenções emergenciais para a exploração da reserva técnica do manancial como a instalação de duas balsas flutuantes para captar a água e implantou uma nova tomada de água que foi ancorada na parede da Barragem. O volume de chuvas esperado para este período de inverno, com a esperança de recuperação do manancial, não aconteceu e as previsões são que a água armazenada chegue até janeiro.

ADUTORA DO AGRESTE

A celeridade às obras da Adutora do Agreste é ainda outra ação crucial para a região. O trecho da obra do Lote 4B da Adutora do Agreste que compreende Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama, envolve o assentamento de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 quilômetros já foram executados e até o início de 2026 deve entrar em fase de testes. Esse trecho será interligado à Adutora do Alto Capibaribe que foi inaugurada em dezembro de 2024 e garantirá a continuidade do atendimento a estes oito municípios que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho.

Especificamente para atender as cidades de Bezerros e Gravatá, a Compesa já executou 64% da obra do Lote 5B da Adutora do Agreste, que levará água da Estação de Tratamento – ETA Salgado, em Caruaru, até os dois municípios. Esse lote está recebendo um investimento de R$ 92 milhões.

PF diz que Bolsonaro burlou STF e encaminhou 300 vídeos pelo WhatsApp

Brasília (DF), 26/04/2023 - Fachada da sede da Polícia Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou mais de 300 compartilhamentos de vídeos no WhatsApp durante o período em que já estava proibido de usar redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

A informação consta no relatório no qual a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, no dia 3 de agosto, data na qual foram realizadas manifestações favoráveis ao ex-presidente em todo o Brasil, Bolsonaro enviou a apoiadores vídeos com divulgação dos eventos e sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Na ocasião, Bolsonaro já estava proibido por Moraes de usar suas próprias redes sociais e de terceiros.

Ao analisar o caso, a PF disse que o compartilhamento das mensagens se assemelha às ações de “milícias digitais”.

“A título exemplificativo de demonstração do modus operandi equiparado às milícias digitais, a investigação detalhou o compartilhamento e a dinâmica de algumas das mensagens apresentadas na tabela anterior, referente as manifestações em Salvador/BA, em que as mensagens em questão foram compartilhadas ao menos 363 vezes pelo WhatsApp do ex-presidente”, disse a PF.

Os investigadores concluíram que Bolsonaro burlou as determinações do Supremo.

“Diante da grande quantidade de arquivos, a investigação pontuou os principais conteúdos compartilhados no dia 03.08.2025 pelo investigado Jair Bolsonaro, com o objetivo de utilizar redes sociais de terceiros, para burlar a ordem de proibição a retransmissão de conteúdos imposta pela justiça”, completa o relatório.

Desde o dia 4 de agosto, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados ontem pelo ministro Alexandre de Moraes.

Governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 200 milhões em investimentos para Mata Sul

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (21), um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 200 milhões para a Zona da Mata Sul, durante a edição do Ouvir para Mudar de Palmares. Entre as ações estão a requalificação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, as obras da segunda etapa da PE-123, além da implantação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Barreiros e a criação de novas delegacias de Polícia Civil. A gestora anunciou, ainda, que mais 2,2 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar de Pernambuco serão convocados nesta sexta-feira (22) para iniciar as aulas no Curso de Formação.

“Esse processo de escuta da nossa população é essencial para que sejamos mais eficientes nos nossos gastos e para que possamos ajudar de verdade quem mais precisa. Mas é claro que não chegamos aqui de mãos vazias, viemos anunciar mais de R$ 200 milhões em investimentos. São delegacias novas, escolas técnicas, estradas. Estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com uma região que foi esquecida por muito tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Na área da educação, a governadora autorizou o projeto de requalificação, reforma e ampliação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, contemplando municípios como Palmares, Barreiros, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, por exemplo. Além disso, foram autorizadas licitações para a construção de duas Escolas Técnicas Estaduais: uma em Catende, com aporte de R$ 25 milhões, e outra em Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 27 milhões.

“Temos a autorização de licitação de mais duas escolas técnicas, fora que todas as escolas dessa regional vão receber reforma, ampliação e requalificação, de modo que a gente consiga ter uma infraestrutura melhor para as unidades e caminharmos rumo à educação que almejamos”, afirmou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A agenda também apontou investimentos de R$ 31,1 milhões dentro do Juntos pela Segurança, com a autorização de licitação para construção do BIESP de Barreiros, orçado em R$ 14 milhões, além de três novas delegacias nos municípios de Amaraji, São José da Coroa Grande e Ribeirão, num investimento de R$ 6,2 milhões. Outro destaque foi o anúncio do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que contará com investimento superior a R$ 11,1 milhões.

A governadora também anunciou a convocação de mais 2,2 mil alunos para o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, nesta sexta-feira (22). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como os novos investimentos serão benéficos para a população. “Nós estamos com unidades das polícias e dos bombeiros funcionando em prédios muito antigos ou adaptados, que não atendem às necessidades do efetivo nem da população. Esses investimentos geram mais motivação para o trabalho e, consequentemente, melhor prestação de serviço para a sociedade. É o Juntos pela Segurança e o Governo do Estado fazendo um Pernambuco melhor”, disse o secretário.

Na área de abastecimento, por exemplo, foi assinada a autorização da licitação para a construção da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração em Ribeirão, com investimento de R$ 16,5 milhões, beneficiando 48 mil habitantes.

Já na prevenção contra deslizamentos, foi autorizada a recuperação de taludes em Palmares, no valor de R$ 14,9 milhões. Obras semelhantes também foram anunciadas em Barreiros, Cortês e Joaquim Nabuco, somando mais de R$ 35 milhões. Além disso, estão previstos serviços de pavimentação em municípios como Rio Formoso, Cortês e Barreiros.

Na mobilidade, a governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para a segunda etapa da rodovia PE-123, trecho de 9,14 quilômetros que liga Belém de Maria à Vila do Entroncamento, beneficiando mais de 50 mil moradores de Belém de Maria, Cupira e Lagoa dos Gatos. O investimento é de R$ 19,1 milhões.

*OUVIR PARA MUDAR* – O Ouvir para Mudar já passou pelos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta e Carpina, e chegou agora à Mata Sul como parte de uma política de gestão participativa e descentralizada. De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, a iniciativa tem garantido à população a oportunidade de dialogar diretamente com o Governo do Estado.

“Realizamos uma grande rodada aqui na região em 2023 e agora estamos retornando para prestar contas à população sobre as demandas que foram apresentadas, aquelas que o Governo do Estado já executou, estão em execução ou receberão, agora, ordem de serviço para serem iniciadas. São resultados que mostram o impacto direto das políticas públicas implementadas nas vidas das pessoas”, explicou Fabrício.

Presente no evento, o deputado federal Clodoaldo Magalhães reforçou a importância das entregas para a população. “Os prefeitos e prefeitas, independentemente de partido político, estão finalmente vendo entregas efetivas e convênios concretos que antes não existiam no nosso Estado”, afirmou. Já o deputado estadual France Hacker destacou as ações do Executivo na região. “A Mata Sul pernambucana reconhece que tudo que era para ter sido feito em muitos anos, está sendo feito em três”, apontou.

O prefeito de Palmares, Júnior de Beto, falou da importância do município receber a ação. “Só transformamos a cidade ouvindo as pessoas, e é dessa forma que o Governo de Pernambuco vem trabalhando e administrando o nosso Estado. Isso mostra compromisso e dignidade”, disse o prefeito.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ivete Lacerda (Esportes), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Zilda Cavalcanti (Saúde), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Yanne Teles (Criança e Juventude), além de outros integrantes do governo estadual.

Também compareceram o deputado federal Fernando Rodolfo; o deputado estadual Joaquim Lira; os prefeitos Ridete Pellegrino (Jaqueira), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Dona Graça (Catende), Miruca (Água Preta), Dr. Leandro Ribeiro (Gameleira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Carol Jordão (Ribeirão), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Elias Meu Fii (Pombos), Araújo (Amaraji), Marlos Henrique (Maraial), Jeyson Falcão (Primavera), Berg de Hacker (Rio Formoso) e Fátima Borba (Cortês), assim como vereadores e outras autoridades políticas locais.

Veja, abaixo, as ações anunciadas pela governadora Raquel Lyra durante o Ouvir para Mudar de Palmares:

*DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO:*

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação em intertravado no município de Rio Formoso.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação asfáltica e capeamento ao acesso Agrovila/Barra de Jangada no município de Cortês.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de recapeamento asfáltico no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para contratação de empresa de engenharia para serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas no bairro Cuiabá e Carecão do município de Joaquim Nabuco.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Palmares.

– Assinatura de Ordem de Serviço da execução da obra de contenção de encosta da Rua Cassimiro Alves, no município de Cortês.

*MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA:*

– Assinatura de Ordem de Serviço para construção de 9,14km da 2ª etapa da Rodovia PE-123, de Belém de Maria.

*RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO:*

– Assinatura de autorização de licitação para Retrofit das Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água (ETA) São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para Construção da Estação Elevatória de Água Bruta em Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para Implantação de Adutora para Abastecimento do Distrito de Pirituba, no município de Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação para Ampliação e Melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 100 L/S, em Ribeirão.

*MULHER:*

– Assinatura de autorização de licitação para aquisição de 6 ônibus para Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

*SEGURANÇA:*

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Amaraji.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Delegacia da Polícia Civil de Vitória do Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação do BIESP de Barreiros.

*EDUCAÇÃO:*

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 51 escolas estaduais que compõem a GRE Mata sul.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Catende.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Vitória do Santo Antão.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

STF lança portal com dados de todas as sessões de julgamentos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou, no início da sessão plenária desta quinta-feira (21), o lançamento do Portal de Sessões de Julgamento, um painel que reúne, em um único ambiente, informações sobre todos os julgamentos colegiados da Corte – presenciais, virtuais ou de repercussão geral. A nova ferramenta pode ser acessada a partir da página inicial do portal do STF.

Barroso explicou que não será mais necessário consultar cada processo individualmente para acompanhar o andamento das votações, já que a plataforma consolida, em uma única tela, todos os julgamentos, com a possibilidade de aplicar diversos filtros de pesquisa. “O portal atende a uma antiga demanda de advogados, da imprensa e do público em geral por consultas mais rápidas, completas e personalizáveis”, destacou.

Novo formato

Antes do lançamento, os dados desses três tipos de deliberação estavam distribuídos em diferentes locais no site. Agora, além de integrar as informações, o painel apresenta um novo formato para o acompanhamento das sessões virtuais. O sistema, mais simples, oferece diversos filtros de pesquisa, facilitando a localização de sessões ou processos específicos.

Entre os filtros disponíveis estão: período da sessão (data de início e fim), relator, classe e número do processo, colegiado (Plenário ou Turma), tipo de sessão e existência de pedidos de vista ou de destaque.

Na parte dedicada aos julgamentos virtuais, o painel exibe tanto as sessões já encerradas quanto as que estão em andamento. Ao selecionar uma sessão específica, é possível visualizar a lista completa de processos em análise, com respectivo placar e votos proferidos.

O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do STF. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o acesso das partes e da sociedade às informações processuais, focando na transparência, na organização e na experiência do usuário, com o propósito de facilitar o acompanhamento das atividades jurisdicionais da Corte.

Consumo em supermercados cresceu 4% em julho, aponta Abras

Supermercado

O consumo nos lares brasileiros nos supermercados registrou alta de 4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (21).

Em relação a junho, o crescimento do consumo foi de 2,4%, enquanto no acumulado do ano até julho, o indicador apresentou elevação de 2,6%.

Os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O crescimento interanual de 4% reflete um movimento sustentado pela melhora da renda e do mercado de trabalho. No recorte mensal, julho costuma apresentar retração por causa das férias escolares, quando muitas famílias optam por consumir fora de casa. Este ano, esse efeito foi menos intenso, tanto em relação a junho quanto ao mesmo período de 2024”, explicou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Segundo a entidade, a elevação do consumo em julho está atrelada a indicadores do mercado de trabalho, como a melhoria da renda e a taxa de desemprego, que recuou para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor nível desde 2012, contra 6,9% no mesmo período de 2024.

Bolsa Família

O levantamento da Abras mostra que a diminuição das pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família em julho, em razão do aumento da renda familiar e da queda do desemprego, não causou retração do consumo das famílias. Em julho, quase 1 milhão de famílias deixaram de receber o benefício. Foram destinados R$ 13,16 bilhões a 19,6 milhões de beneficiários, contra R$ 14,2 bilhões pagos a 20,83 milhões em julho de 2024.

“O menor volume de recursos destinados ao programa de transferência de renda indica que as famílias que passaram a se sustentar apenas com a renda do trabalho mantiveram a autonomia financeira e ainda fortaleceram o seu poder de compra no varejo alimentar”, destacou Milan.

Preços

A cesta de 12 produtos básicos da Abras recuou 0,44% em julho, em comparação a junho. O preço médio nacional caiu de R$ 353,42 em junho para R$ 351,88, em julho. No mês, seis itens registraram retração: arroz (2,89%), feijão (2,29%), café torrado e moído (1,01%), queijo muçarela (0,91%), macarrão sêmola de espaguete (0,59%) e farinha de trigo (0,37%).

Quatro produtos apresentaram quedas residuais: carne bovina (0,06%), farinha de mandioca (0,01%), margarina cremosa (0,06%) e leite longa vida (0,11%). Os únicos aumentos foram observados no açúcar refinado (0,63%) e no óleo de soja (0,46%).

Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

O Presidente eleito Jair Bolsonaro, fala com a imprensa após reunião com os futuros comandantes das Forças Armadas, no Comando da Marinha, em Brasília.

Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões nas suas contas bancárias entre março de 2023 e junho deste ano.

Os valores fazem parte do relatório de inteligência financeira, que foi usado pela Polícia Federal (PF) no inquérito que indiciou Bolsonaro e um de seus seu filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

“No período de 01/03/2023 a 07/02/2024, foram movimentados R$ 30.576.801,36 em créditos e R$ 30.595.430,71 em débitos, cujos resumos por tipo de lançamento constam nas tabelas a seguir”, escreveu a PF.

O relatório não cita ilegalidades quanto à origem dos recursos movimentados por Bolsonaro, mas relata cerca de 50 comunicações de movimentações atípicas envolvendo o ex-presidente e pessoas ligadas a ele, como o filho, Eduardo, e a esposa, Michele Bolsonaro.

Das 50 comunicações, quatro informaram operações suspeitas em contas de Bolsonaro e outras quatro nas contas de Eduardo. Outras 42 operações foram feitas em contas de terceiros.

Segundo os investigadores, as movimentações “apresentam indícios de possíveis práticas de lavagem de dinheiro ou outros ilícitos, tendo os principais investigados como vinculados às referidas movimentações”.

Entre as operações atípicas envolvendo Bolsonaro, consta o repasse de R$ 2 milhões para bancar a estadia de Eduardo nos Estados Unidos. A transferência foi feita no dia 13 de maio deste ano.

O repasse já era de conhecimento público e foi confirmado pelo próprio Bolsonaro. O dinheiro faz parte do montante de R$ 19 milhões recebido em doações de apoiadores, via Pix, entre 2023 e 2024.

O Coaf registrou outra operação de R$ 2 milhões da conta de Bolsonaro para Michele Bolsonaro. De acordo com a PF, a quantia foi omitida pelo ex-presidente no depoimento prestado durante as investigações.

No caso de Eduardo, foi encontrada uma operação de câmbio de R$ 1,6 milhão para uma conta no banco Wells Fargo, nos Estados Unidos. A operação foi realizada no dia 26 de maio deste ano.

“Adicionalmente, a empresa [corretora]declarou, na mesma comunicação, que o valor teria como origem uma doação realizada por seu genitor, Jair Bolsonaro, conforme indicado em extrato bancário encaminhado à corretora”, completou o relatório.

As informações financeiras também apontam que Bolsonaro teve despesas de R$ 6,6 milhões com dois escritórios de advocacia.

Defesa

A Agência Brasil entrou em contato com a defesa de Bolsonaro e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Mais cedo, os advogados do ex-presidente disseram que foram surpreendidos com o indiciamento.

Curso de Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram é realizado em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec) e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), concluiu, nesta quarta-feira (20), o curso Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram, realizado no Centro de Qualificação Profissional Rosanópolis.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação beneficiou 25 participantes. O objetivo foi promover inclusão produtiva e geração de renda por meio da qualificação profissional, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores interessados em atualização ou requalificação.

Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas de fotografia e produção de conteúdo digital voltadas para o mercado da moda, utilizando apenas o smartphone como ferramenta.

São João de Caruaru é finalista em Prêmio PMI-PE Melhores do Ano 2025

O São João de Caruaru está na final do Prêmio PMI‑PE Melhores do Ano 2025, na categoria Projeto. Promovida pelo Project Management Institute de Pernambuco (PMI-PE), a premiação evidencia as melhores iniciativas em gestão de projetos no estado, reconhecendo elementos como organização, inovação e impacto social.

A indicação foi feita para o Escritório de Projetos (PMO) da Prefeitura de Caruaru, responsável pela organização, estruturação e gestão das festividades juninas. Durante a realização do evento, a equipe atua diretamente em etapas como a efetivação dos processos formais de licitações, decretos e normativas, a sistematização da segurança e da mobilidade e o ordenamento das estruturas físicas e atrações dos polos rurais e urbanos.

Neste ano, o projeto do São João de Caruaru é o único finalista que faz parte da iniciativa pública, concorrendo com grandes cases do setor privado e evidenciando a capacidade de transformar um evento tradicional em um modelo de governança e execução. Os concorrentes serão avaliados a partir dos critérios de superação de desafios, estrutura utilizada, boas práticas em gestão de projetos, benefícios gerados e lições aprendidas.

“Estamos muito felizes porque já estamos entre os três melhores projetos deste ano na categoria. É um trabalho conjunto com todos os secretários e, em especial, com o nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, que vem liderando e apoiando incondicionalmente essa transformação, entendendo o valor que o gerenciamento de projetos têm, entregando para sociedade e fortalecendo o sistema econômico e de projetos em Caruaru”, comemorou o líder do PMO da Prefeitura, Márcio Gomes.

A premiação final acontecerá durante a 15ª Conferência de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 11 de outubro.