Senador Humberto Costa assume Secretaria de Relações Internacionais do PT

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito, neste sábado (23), secretário de Relações Internacionais do PT, cargo da Executiva Nacional do partido. A escolha, consensual, foi feita pela direção nacional do partido e consolida o nome de Humberto, que está deixando a presidência nacional da legenda, como uma importante liderança petista do Brasil.

O senador também assume, no próximo mês, a presidência da Mesa do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e tem atuado para ampliar as relações do partido e do governo Lula no contexto global.

Para Humberto, a missão agora é reforçar o alinhamento do partido com o presidente Lula e contribuir para ampliar o espaço do Brasil como um ator estratégico no cenário internacional, fortalecendo a soberania nacional e o multilateralismo.

“Assumir esta função é contribuir diretamente para a estratégia liderada pelo presidente Lula de projetar o Brasil como protagonista na defesa da democracia, da paz e do desenvolvimento sustentável. Vamos intensificar o diálogo do PT com partidos, governos e organismos internacionais para consolidar parcerias estratégicas”, afirmou o senador.

Humberto disse que também tem como missão ampliar a presença internacional do partido e apoiar as ações diplomáticas do governo federal, expandindo a participação do Brasil em fóruns multilaterais e promovendo uma agenda de integração regional e cooperação global. “Nesse cenário extremamente complexo em que vivemos hoje, é extremamente necessário juntar forças para defender a democracia, as instituições e a construção de um mundo melhor e mais justo onde todos os possam ser respeitados em sua soberania”, disse Humberto.

Crescer e Aprender: novo espetáculo do Mundo Bita traz educação e diversão para as crianças na programação do Rolê REC’n’Play Caruaru

Em um ambiente de imaginação e aprendizado, as crianças serão convidadas a embarcar em uma nova aventura educativa no “Show do Bita – Crescer e Aprender”, apresentado dentro da programação infantil do Rolê REC’n’Play, em Caruaru. O espetáculo gratuito acontece no sábado (30), às 16h, e traz a temática da educação, incentivando os pequenos e pequenas a explorarem o mundo e a natureza através de 20 músicas, algumas delas inéditas e outras já queridas pelo público, como “Fazendinha” e “Viajar pelo Safari”.

A inspiração para o show veio de uma enquete realizada nas redes sociais, evidenciando a importância da participação do público na criação do conteúdo. Com uma duração de 1h10, o espetáculo promete envolver toda a família em uma experiência lúdica e educativa, centrada em uma cenografia colorida que transforma a sala de aula em um espaço imaginativo e vibrante.

O “Show do Bita – Crescer e Aprender” enfatiza a importância da educação inclusiva e democrática, adaptada às necessidades da nova geração infantil. O espetáculo aborda como as escolas podem ser um espaço de solidariedade, inclusão e construção de amizades, mostrando às crianças que a educação é uma etapa essencial para seu crescimento e desenvolvimento social.

O show destaca a relação entre crianças e educação de forma rítmica e divertida. Entre as músicas novas, a criançada poderá cantar e dançar ao som de “Criança rima com a educação”, além de clássicos de outras temporadas, como “Sábia Coruja”, lançada na temporada “Bita e os Animais 3”.

Chaps, criador da animação e da produtora Mr. Plot, destaca a importância do novo show: “A educação é um tema central para o crescimento das crianças e para o futuro da nossa sociedade. Queremos que as crianças entendam que aprender pode ser divertido e que a escola é um lugar onde podem criar laços e se desenvolver de forma plena”.

Com quase 20 bilhões de visualizações e 13 milhões de inscritos no canal do Youtube, o Mundo Bita continua a ser um fenômeno entre as famílias, conquistando diferentes gerações com sua mistura única de música, diversão e conteúdo educativo. O “Show do Bita – Crescer e Aprender” reforça esse compromisso, trazendo uma nova perspectiva sobre a importância da educação na vida das crianças.

*Confira o repertório do espetáculo:*

1. Fazendinha

2. Canção pro Universo

3. Esplêndida Fauna

4. Criança rima com educação

5. Meu pequeno coração

6. Magia das Cores

7. Minha Pipa

8. Página por página

09. Eu quero ver você me pegar

10. Xic, Xic, Xic

11. Hora da Escola

12. Aos nossos professores

13. Sábia Coruja

14. A diferença é o que nos une

15. O Porquinho

16. Chuva Chove

17. Viajar pelo Safári

18. Voa, voa, passarinho

19. Parabéns do Bita

Bis:

20. Dinossauros

*ROLÊ REC’N’PLAY*

Entre os dias 28 e 30 de agosto, Caruaru será palco da primeira edição no Agreste do REC’n’Play, evento consagrado no calendário da capital pernambucana. O festival ganha uma edição especial chamada Rolê REC’n’Play, que traz como tema central: “O Futuro Nos Conecta”. Realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, o evento marcará a inauguração da nova sede do Porto Digital Caruaru, localizada no Armazém da Criatividade — antigo prédio da Fábrica Caroá.

Dando início a uma nova fase do Porto Digital no Agreste pernambucano, o Rolê REC’n’Play é uma extensão do festival REC’n’Play, que chega à sua sétima edição na capital pernambucana no mês de outubro. Mantendo a mesma essência, essa nova versão, agora em Caruaru, apresenta uma programação diversificada que une tecnologia, cultura local e experiências interativas. As ativações serão organizadas em quatro trilhas principais: Cidades e Sociedade, Tech, Negócios e Economia Criativa. Serão *mais de 100 atividades gratuitas*, distribuídas em mais de *150 horas de programação*, com experiências imersivas, oficinas, palestras, debates, atrações culturais e ativações tecnológicas para todos os públicos.

*INSCRIÇÕES*

Os interessados em vivenciar essa experiência já podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://role.recnplay.pe. Com um único cadastro, os participantes terão acesso à programação completa de educação, negócios, experiências e entretenimento. A inscrição é válida para todo o evento. No entanto, a participação em cada atividade estará sujeita à lotação das salas, respeitando o critério de ordem de chegada.

*O REC’N’PLAY*

Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.

*SERVIÇO*

*Rolê REC’n’Play Caruaru*

Quando: 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Porto Digital Caruaru (Armazém da Criatividade)

Endereço: R. Jorn. Aníbal Fernandes, Centro, Caruaru – PE

Mais informações, programação e inscrições:

http://role.recnplay.pe

“Ano que vem vamos percorrer Pernambuco e que seja feita a vontade de Deus e dos pernambucanos”, diz Juliana de Chaparral

Uma força política em ascensão, que cresce a cada dia e que tem potencial para chegar ainda mais longe. Dessa forma podemos definir o atual status político/eleitoral do casal Cleber e Juliana de Chaparral, prefeitos de Surubim e Casinhas, respectivamente.

Filiada ao União Brasil, Juliana tem o nome cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na eleição do próximo ano, no entanto, devido ao grande número de apoios que o seu projeto tem atraído nas últimas semanas, aventa-se agora a possiblidade de ela disputar um mandato de deputada federal em 26.

Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios, Juliana falou sobre o assunto. “Posso dizer que estamos prontos, preparados e Deus está cuidando de tudo. Seja na Assembleia ou na Câmara Federal, representarei com muita honra o povo de toda essa região”, disse ela e emendou, “Na hora certa Deus vai nos mostrar, mas estamos fazendo a nossa parte e colocando o nosso nome a disposição do povo de Pernambuco. Ano que vem vamos percorrer Pernambuco e que seja feita a vontade de Deus e dos pernambucanos”.

Arena da Inclusão: governadora Raquel Lyra reforça importância do acolhimento e do cuidado para as pessoas com deficiência e seus familiares

O evento, realizado na Arena de Pernambuco, integra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

“Consegui bastante coisa aqui: levei ele ao psiquiatra e para a terapia. Esse evento já foi uma grande ajuda”, contou a vendedora Silvana Alexandre, mãe do pequeno Silas, de três anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2. Assim como ela, milhares de famílias participaram da Arena da Inclusão, neste sábado (23), na Arena de Pernambuco. A iniciativa integra a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que oferece uma série de ações e serviços até o próximo dia 29. Presente no evento, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, destacou a importância do cuidado e da inclusão no cotidiano das famílias pernambucanas.

“Hoje tivemos a Carreta da Mulher, atividades de recreação, ações de inclusão, atendimento para elevar a autoestima, como massagens, além de serviços da Defensoria Pública e do Balcão de Direitos, com emissão de documentos, inclusive carteira de identidade para pessoas com TEA. É o Estado chegando à vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Arena da Inclusão assegurou atendimentos médicos em diversas especialidades, além da realização do Registro Estadual do Autista (REAC). Também foram ofertados serviços de cidadania, como emissão de documentos, entre eles a Carteira de Livre Acesso e a Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), orientações jurídicas, cortes de cabelo e atendimento de diversos órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), Detran, Compesa e Defensoria Pública.

A diretora presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, destacou a importância do evento para aproximar o Estado das famílias. “A grandeza desse evento está em reunir diversas ações do Estado em um só lugar, trazendo mais praticidade para pessoas com deficiência e seus familiares”, disse.

Entre os participantes da Arena da Inclusão, está Fátima Almeida, mãe de Nazaré Almeida. Ela ressaltou a importância de iniciativas como o PE Conduz para sua filha, que sofre de paralisia cerebral. “É um trabalho maravilhoso. Além da fisioterapia, eles atendem também quem faz hemodiálise e ainda têm a rota do lazer. Fomos para tantos lugares que eu nunca pensei que iria conhecer”, contou.

Também presente no evento, o deputado federal Eduardo da Fonte falou sobre a importância da Arena de Pernambuco ser utilizada como um centro de inclusão. “Tenho certeza de que vamos conseguir transformar a Arena em um espaço diário de acolhimento às crianças e às famílias”, frisou. “O Governo de Pernambuco tem esse projeto que fortalece a Arena como um equipamento inclusivo, aproximando as pessoas, oferecendo assistência. Só quem procura esse atendimento sabe a importância dessas ações”, reforçou o deputado estadual Henrique Queiroz Filho.

*Semana Estadual* – O Governo de Pernambuco deu início, na última quinta-feira, à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com a participação de diversos órgão estaduais, entre eles a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com o tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos”, a semana terá exposições, caminhadas, debates, formações, apresentações culturais e outras atividades até 29 de agosto.

O tema deste ano reafirma o compromisso do Estado na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Durante a semana, por exemplo, as 1.072 escolas da rede estadual de ensino vão promover atividades que têm como foco o combate ao capacitismo e a promoção da inclusão.

Também acompanharam a governadora na Arena da Inclusão o deputado federal Lula da Fonte e os deputados estaduais France Hacker e Pastor Cleiton Collins.

Em Gravatá, Festival Pernambuco Meu País dá início à programação com noite dedicada às vertentes do forró e adesão total do público

Nesta sexta-feira (22), em Gravatá, o Festival Pernambuco Meu País deu início à programação de imersão na cultura pernambucana com noite dedicada às vertentes do forró, ritmo fincado nas raízes do Nordeste. Com shows de Fagner Chagas, PV Calado, Mara Pavanelly, Dorgival Dantas e Tarcísio do Acordeon, o quinto município-sede do evento demonstrou adesão total do público ao lotar o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, com o palco Pernambuco Meu País.

“Viva o Festival Pernambuco Meu País! Um evento criado para o povo, em um momento em que Pernambuco pulsa cultura, tradição e história. Tragam a família e venham celebrar com a gente: hoje é dia de forró, amanhã tem samba, e no domingo tem muito mais. Minha gratidão a todos que ajudaram a construir esse espetáculo incrível”, celebrou a governadora Raquel Lyra, em fala oficial na abertura.

Por volta das 18h30, o espetáculo Pernambuco Meu País, responsável por abrir oficialmente a programação do festival nos municípios-sedes desta edição, emocionou ao trazer diversos artistas do Estado que, juntos em cena, homenagearam mestres e mestras da tradição pernambucana. Com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado, a obra encantou o público por celebrar a identidade cultural e a força nordestina.

“Nos inspiramos nas tradições populares e em nossos mestres, que nos apresentam espetáculos inusitados, com regras, estéticas e formas próprias de brincar. Queríamos homenagear essa maneira simples e eficaz de fazer arte, que é tão característica das nossas brincadeiras populares”, detalhou Maria Paula, em coletiva.

Em seguida, foi a vez da cultura local subir ao palco, com o gravataense Fagner Chagas, que trouxe a sanfona e zabumba, mesclando com instrumentos eletrônicos, e um repertório repleto de hits com o melhor do forró tradicional. Muito pé de serra e bailarinos a caráter – em homenagem ao cangaço –, o cantor chamou o público para cantar junto com faixas clássicas, como “É Proibido Cochilar”, “Seis Cordas”, “Forrobodó”, “Pedras Que Cantam” e versões de músicas originalmente de outros estilos em forró, como “Anunciação”, de Alceu Valença.

Logo em seguida, a pegada do forró estilizado tomou conta do palco Pernambuco Meu País, com o recifense, mas radicado em Caruaru há mais de dez anos, PV Calado. Ninguém ficou parado com um giro nos sucessos do estilo nas plataformas de streaming e homenagens aos mestres do forró, além das canções autorais do artista, como o hit “Deixa Eu Te Esquecer Primeiro”.

Com o público já embalado pelo ritmo, foi a vez da cantora Mara Pavanelly passear por grandes clássicos, explorando junto ao seu repertório a força do forró eletrônico. Com trajetória marcante em grupos como Forrozão Tropykália, Garota Safada e Furacão do Forró, Mara Pavanelly apresentou seu projeto solo em um show nostálgico e cheio de energia.

Trazendo sua poesia cantada, sanfona sempre em mãos e um xote romântico, Dorgival Dantas emocionou o público de Gravatá ao subir ao palco com “Tarde Demais”, fazendo o público responder em coro ao verso “agora posso estar de frente a você”, num dos momentos mais marcantes da noite. O artista seguiu o show com um repertório de sucessos que atravessou gerações, com faixas como “Destá”, além de apresentar um pout-pourri animado em ritmo de quadrilha, com releituras de clássicos como “Anna Júlia”, do grupo Los Hermanos.

Também com a sanfona em mãos, coube a Tarcísio do Acordeon encerrar a noite com a energia e o ritmo pulsante do piseiro, abrindo seu show com o hit “Proteção de Tela”. O artista comandou uma apresentação vibrante e cheia de emoção. Entre solos marcantes, sucessos autorais e homenagens aos clássicos, ele surpreendeu ao chamar Mara Pavanelly de volta ao palco para cantar “Planeta de Cores”. O público seguiu firme até o início da madrugada, cantando junto hits como “Meu Sonho” e “Quatro Semanas de Amor”, num encerramento à altura da grande celebração ao forró promovida pelo festival.

Neste sábado (23), o palco Pernambuco Meu País segue animando e ecoando música para toda a cidade a partir das 18h30, com atrações como Afoxé Omim Sabá, Lucas dos Prazeres, Gerlane Lops, Diogo Nogueira e Alexandre Pires. Nos intervalos, o DJ João Guerra promete mandar a energia do público lá em cima em um set especial no Som na Rural. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.

*Sobre o Festival Pernambuco Meu País*

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

EBP Caruaru oferece revisão gratuita de bateria para carros e motos

Será realizada, neste sábado (23), das 9h às 12h, uma ação gratuita para a população que possui carro ou moto e que precisa fazer a verificação da bateria de seus veículos.

Os alunos dos cursos de Mecânica de Carro e de Moto, com a supervisão dos professores, estarão realizando um diagnóstico geral da bateria, com verificação por scanner e orientações gerais. Tudo de forma gratuita.

A ação acontece em frente a Escola Brasileira de Profissões (EBP Caruaru), na rua Nunes Machado, 270, no bairro Nossa Senhora das Dores.

“Oferecer serviços gratuitos para a população é uma forma da nossa escola contribuir para um trânsito mais seguro”, explica a coordenadora pedagógica da EBP Caruaru, Laura Gomes.

*Mecânica de Automóveis* – O curso profissionalizante de Mecânica de Carro e de Moto oferecido pela EBP Caruaru tem certificado reconhecido em todo território brasileiro, com professores qualificados, é 90% prático e com preparação para atuar no mercado de trabalho. Jovens a partir dos 14 anos já podem ingressar no curso que abordará sobre injeção eletrônica completa, parte elétrica, freios, revisão geral, regulagem de válvulas comum e por seleção de pastilhas, montagem e desmontagem, entre outros.

*Aulas-teste* – Qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, que tiver interesse em conhecer, na prática, as aulas de mecânica da EBP Caruaru, pode agendar uma aula-teste gratuita pelo telefone (81) 98162.9812.

*Descontos Especiais* – Os profissionais que já atuam na área (em oficinas, autopeças, locadoras de veículos, revenda de automóveis, etc) e quiserem se aperfeiçoar, ou suas equipes, tem descontos especiais para os cursos de mecânica de carro e de moto.

Ouvir para Mudar: Governo de Pernambuco anuncia a instalação de 38 novos dessalinizadores no Agreste do Estado

Na última sexta-feira (22), a governadora Raquel Lyra autorizou, durante a passagem da caravana Ouvir para Mudar pelo município de Garanhuns, no Agreste Meridional do estado, a contratação da empresa de engenharia Acquapura Ltda, para a execução de serviços de fornecimento, implantação e manutenção de 18 sistemas de dessalinização de água em comunidades rurais da região. Os equipamentos serão instalados nos municípios de Garanhuns, Pedra, Buíque, Iati e Itaíba.

Já em Caruaru, também durante a plenária do Ouvir para Mudar no Agreste Central do estado, a gestora autorizou a contratação de obras de implantação de outros 20 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Caruaru, Bezerros, Alagoinha, Gravatá, Riacho das Almas, Belo Jardim, Pesqueira e Sanharó.

O investimento total previsto para a implementação dos 38 sistemas é de cerca de R$ 7.600.000,00 (sete milhões e seiscentos mil reais) – recursos advindos de operações de crédito junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento / Caixa Econômica Federal) e a previsão de conclusão dos serviços é até dia 31 de dezembro de 2025.

“A dessalinização é uma tecnologia social que adotamos como solução de abastecimento para populações difusas em comunidades rurais de nosso semiárido. Este compromisso com o abastecimento rural é fruto do olhar diferenciado para o homem e a mulher do campo, que é a marca desta gestão. No governo Raquel Lyra, estamos executando o maior programa de dessalinização do país, com a entrega prevista de mais 400 novos sistemas, possibilitando que quem vive na nossa zona rural possa ter acesso a água de qualidade”, afirmou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento do estado.

Um sistema de dessalinização funciona a partir da instalação de poços, que são perfurados em rochas cristalinas e que, em 80% de nosso território, produzem água salobra, imprópria para o consumo humano. O dessalinizador, então, extrai o sal e potabiliza esta água. Este processo é alimentado por energia solar, produzida a partir de painéis fotovoltaicos que são instalados em cada sistema de dessalinização implantado. “Isso torna o sistema, além de sustentável, porque é alimentado por energia limpa, também auto suficiente, independente e com menor custo de operação, uma vez que os equipamentos são localizados em regiões onde o sol incide o ano inteiro, sendo possível eliminarmos despesas com contas de energia”, complementou o gestor.

Desde seu início, em janeiro de 2023, a atual gestão do Governo do Estado já entregou e recuperou ou realizou a manutenção em 300 dessalinizadores. No total, esta solução de saneamento rural já beneficia 106,8 mil pessoas, nas regiões Agreste e Sertão do estado. Até 2026, a expectativa é de que mais 400 equipamentos sejam entregues, ampliando a oferta de água nesta modalidade de tecnologia social.

Prefeitura de Caruaru promove melhorias no trânsito para a chegada do Porto Digital

Ações de segurança viária, mobilidade e acessibilidade foram implementadas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), promove melhorias no trânsito para a chegada do Porto Digital, que estará instalado no prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, no bairro Nossa Senhora das Dores (Centro).

Foram implementadas ações de segurança viária, mobilidade e acessibilidade para contribuir com o funcionamento do espaço. Faixa elevada de pedestres, revitalização da sinalização vertical e horizontal, 30 novas vagas para estacionamento rotativo (zona azul), vagas para idoso e PcD, área para embarque/desembarque e área protegida para pedestre formam este conjunto de requalificação no trânsito para o Porto Digital, um importante equipamento para o desenvolvimento de Caruaru.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou as ações no trânsito do município: “Estamos sempre investindo no trânsito, com a capacitação dos agentes, equipamentos de trabalho, aperfeiçoando a mobilidade urbana e a segurança viária. Tudo isso é pensado com muita responsabilidade e estudo, para atender sempre a população de Caruaru”, finalizou o prefeito.

Fotos: Divulgação/AMC

Ruas serão interditadas por causa do jogo Central x Maranhão-MA, pelo Campeonato Brasileiro da Série D

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir das 10h deste domingo (24), trechos da Avenida Agamenon Magalhães e da Avenida Professor José Leão serão fechados em decorrência do jogo Central x Maranhão-MA, pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D 2025. As vias serão liberadas após o término do jogo, por volta das 18h.

Em Gravatá, governadora Raquel Lyra acompanha o Festival Pernambuco Meu País e destaca força da cultura pernambucana

O município de Gravatá, no Agreste Central, se tornou o grande centro das atenções da cultura pernambucana com a edição do Festival Pernambuco Meu País. Nesta sexta-feira (22), a festividade contou com a presença da governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, que participaram da primeira noite de shows no palco principal, instalado no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O evento segue na cidade até este domingo (24), com apresentações musicais, de dança, teatro e diversas linguagens artísticas.

A gestora cumprimentou o público em sua chegada e reforçou o compromisso com a valorização da cultura pernambucana. “Ver de perto essa festa acontecendo no meio da rua, com as pessoas podendo brincar com tranquilidade, é maravilhoso. O Festival Pernambuco Meu País é uma demonstração da força da nossa arte, nossa cultura, nossas tradições e movimentos culturais. E o melhor de tudo é que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão presentes, garantindo que todos possam aproveitar com muita segurança. Esse é um evento que reforça o quanto nós somos, de fato, um país, e o quanto a nossa cultura fala sobre quem somos”, destacou Raquel Lyra.  

A vice-governadora Priscila Krause considera que o festival está consolidado no calendário pernambucano. “É uma iniciativa

maravilhosa e que chegou para ficar. O Festival Pernambuco Meu País nasceu grande e está ficando cada vez maior. Hoje vemos toda a nossa pernambucanidade nos shows e nas atividades culturais que seguem até domingo”, declarou.

Durante todo o final de semana, a cidade serrana vai receber mais de 130 atividades e mais de 10 polos de vivência cultural gratuitos espalhados em vários pontos da cidade.

“Gravatá é um lugar com uma programação cultural e turística bastante intensa ao longo do ano, com muitos eventos, e o Festival Pernambuco Meu País se soma a esse calendário. São três dias de evento e a expectativa é de hotelaria cheia, restaurantes e bares movimentados, com todo mundo vivendo essa grande festa”, contou a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.

Na noite de abertura, passaram pelo palco Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Fagner Chaves, Mara Pavanelly, entre outros artistas. O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, avalia que o Festival fortalece o turismo no interior. “O festival está trazendo muitas pessoas nesse momento oportuno, entre agosto e setembro, um período que já está um pouco fora da alta temporada turística do município. Isso demonstra que o Governo do Estado vem investindo em eventos e apresentando uma proposta alternativa dentro da cena cultural, movimentando a cadeia econômica do turismo no interior”, comentou.

Para o deputado federal Eduardo da Fonte, a iniciativa do Governo do Estado permite que toda a população tenha acesso à cultura. “É fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco que possamos levar a cultura, divulgar o nosso Estado e valorizar as particularidades de cada uma das suas regiões”, disse. Já o deputado estadual Joãozinho Tenório pontuou que o festival contribui para a economia do Estado. “Além do festival cultural, que resgata a nossa cultura e a autoestima do nosso povo, há também o aquecimento da economia. A gente vê o povo feliz nas ruas, a rede hoteleira lotada, restaurantes cheios, gerando muitos empregos”, frisou.

Além do pátio de eventos, a programação ocupa espaços como o Mercado Municipal, a Praça Joaquim Didier e o Memorial de Gravatá, com audiovisual, economia criativa, teatro, literatura e artes visuais. O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, agradeceu pelo município ter sido contemplado com a festa. “O município fica bastante agradecido ao Governo do Estado. Gravatá é uma referência, as pessoas gostam do clima da cidade, especialmente neste período, e nada melhor do que um festival que vem divulgar a cultura pernambucana e fortalecer todas as expressões culturais”, pontuou. Na próxima semana, de 29 a 31 de agosto, o Pernambuco Meu País estará em Arcoverde; e também de 28 a 31 de agosto, em Riacho das Almas, durante o Festival do Frio do Vitorino. 

Acompanharam a agenda o deputado federal Lula da Fonte; os deputados estaduais Adalto Santos, Júnior Tércio, Claudiano Martins Filho, France Hacker, Jefferson Timóteo, Wanderson Florêncio; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Yanne Teles (Criança e Juventude), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); além de Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Também estiveram presentes os prefeitos Silvestre (Passira), Lucielle Laurentino (Bezerros), Dió Filho (Riacho das Almas), Edmilson Cupertino (Moreno), Diego Cabral (Camaragibe), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Professora Elcione (Igarassu), Rorró Maniçoba (Floresta), Araújo (Amaraji), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), entre outras lideranças políticas.