Com solicitação atendida, Anderson Correia celebra ordem de serviço de escola estadual no Xique-Xique

Durante a nova etapa do programa “Ouvir para Mudar”, realizada nesta sexta-feira (22), na Escola Vicente Monteiro, no Centro de Caruaru, o vereador Anderson Correia (PP) comemorou uma importante conquista para a educação da cidade: a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) no bairro Xique-Xique.

O anúncio, recebido ao lado do Secretário de Educação de Pernambuco, Gilson José Monteiro Filho, atende a uma solicitação apresentada pelo gabinete de Correia. A nova unidade vai beneficiar não apenas os moradores do Xique-Xique, bairro que vem crescendo ano após ano, mas também estudantes de comunidades vizinhas, como Vila Andorinha e Nina Liberato.

O parlamentar destacou a relevância do investimento e agradeceu à governadora Raquel Lyra pela sensibilidade em atender sua demanda.

“Recebo essa notícia com muita alegria e gratidão. Agradeço ao governo Raquel Lyra por atender nosso pedido e por entender que investir em educação é investir no futuro de Caruaru. Educação está entre as prioridades do nosso mandato, e essa escola vai transformar a vida de muitas famílias do Xique-Xique e de bairros vizinhos”, afirmou Correia.

Além da atuação no Xique-Xique, Correia também tem direcionado esforços para a zona rural do município. Recentemente, apresentou requerimento solicitando a construção e implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na comunidade de Terra Vermelha, ampliando o alcance das ações voltadas ao fortalecimento da educação em Caruaru.

“Meu compromisso é lutar todos os dias para que a educação esteja ao alcance de cada criança e jovem da nossa cidade, seja na área urbana ou na zona rural. Esse é o caminho para garantirmos oportunidades e um futuro melhor para todos os caruaruenses”, destacou Correia.

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra inaugura nova Estação de Tratamento de Água em Caruaru

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (22), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, em Caruaru, no Agreste Central. Construída no bairro Encanto da Serra, a obra recebeu investimentos de quase R$ 4,4 milhões, dentro do programa Águas de Pernambuco, e entrou em operação em fase de testes. O novo equipamento vai ampliar a segurança hídrica da região, reduzir os impactos da crise do Sistema Jucazinho e beneficiar diretamente milhares de famílias caruaruenses.

“Temos trabalhado muito para garantir que essa realidade de falta d’água mude em Pernambuco. E isso não se faz com passe de mágica, mas com muito trabalho, e desde o primeiro momento estamos garantimos recursos para essa finalidade. Estamos indo a Brasília, fazendo operações de crédito e derrubando o que era gasto ruim para colocar em investimento bom. Tudo isso para conseguirmos entregar mais água não só para Caruaru, mas para o Estado inteiro”, disse a governadora Raquel Lyra.

A ETA Bela Vista foi implantada junto ao reservatório EQ3 e terá capacidade de tratar 200 litros de água por segundo. De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, com a conclusão definitiva da obra será possível eliminar o rodízio em bairros como Cidade Alta, Adalgisa Nunes, Wirton Lira, Morada Verde e Bela Vista, que hoje enfrentam o regime de seis dias com água e seis dias sem.

“Caruaru dependia basicamente das barragens de Jucazinho e do Prata. O problema é que Jucazinho secou. O pouco de água disponível está sendo direcionado para outras cidades. Agora, pretendemos inverter esse fluxo, levando água do São Francisco e, por meio da limpeza das tubulações, direcionar a água que antes abastecia Caruaru para os demais municípios, melhorando assim o fornecimento em toda a região”, afirmou.

O novo equipamento também poderá auxiliar cidades atendidas pelo Tramo Norte de Jucazinho, como Casinhas, Frei Miguelinho, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. Além da unidade principal, a ETA contará com uma Estação de Tratamento de Efluentes, responsável pelo tratamento dos resíduos gerados.

Segundo o diretor presidente da Compesa, Alex Campos, o reforço chega em um momento em que a companhia já vem ampliando a oferta de água em Caruaru. Com a entrada em operação da ETA Bela Vista e a conclusão dos novos trechos da Adutora do Agreste, a região passará a receber 1.200 litros por segundo da Transposição do Rio São Francisco.

“Inicialmente, essa obra tinha o objetivo de atender Caruaru. Mas os desafios climáticos e hídricos da região exigiram que ela fosse muito além. Vivemos momentos difíceis, e é por isso que não podemos depender apenas das chuvas. A etapa de Bela Vista tem um papel fundamental nesse sentido: garantir segurança hídrica mesmo em cenários de escassez. Caruaru não precisa mais depender do Sistema de Jucazinho para sobreviver”, frisou.

Representando o município, o secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, falou do significado da entrega. “Sabemos da importância que essa entrega tem para a nossa região, pois a questão da água passou muitos anos paralisada por aqui. O Governo de Pernambuco vem realizando ações históricas no Estado”, declarou.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra anuncia investimentos no Hospital Regional, novas delegacias e reformas em escolas para o Agreste

Investimentos somam cerca de R$ 300 milhões que irão beneficiar a população com melhorias na saúde, educação, mobilidade, segurança e infraestrutura hídrica_

Em mais uma rodada do Ouvir para Mudar, desta vez realizada em Caruaru, nesta sexta-feira (22), a governadora Raquel Lyra firmou 26 assinaturas para novas obras e serviços em diversas áreas para o Agreste Central. O pacote soma investimentos de cerca de R$ 300 milhões que vão impactar diretamente a vida da população com melhorias em água, saúde, educação, segurança e mais iniciativas. Entre as assinaturas, estão a modernização do Hospital Regional do Agreste, a requalificação de 61 escolas estaduais da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, novas delegacias e investimentos em barragens e dessalinização de água para ampliar o abastecimento no Agreste.

“Chegamos a Caruaru para anunciar cerca de R$ 300 milhões em obras que vão beneficiar a população do Agreste Central. Por exemplo, em R$ 110 milhões para a obra do Hospital Regional do Agreste, que vai levar mais dignidade para as pessoas. Também terão mais de 20 quilômetros de estradas garantidos, reformas nas escolas para que os alunos, professores e comunidade tenham melhores condições, além de construção de novas delegacias. Estamos assinando documentos que vão virar objeto de trabalho, entrega, obra e serviço para a população do nosso Estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

SAÚDE – Na área da saúde, os investimentos contemplaram a assinatura de termos aditivos para aquisição de equipamentos hospitalares destinados à UPA Caruaru, ao Hospital São Sebastião e à UPAE Caruaru. Também foi autorizada a ampliação do serviço de hemodinâmica do Hospital Mestre Vitalino e a manutenção predial do Hospital Regional do Agreste, que ainda passará por uma ampla reforma e ampliação, num investimento de R$ 110 milhões.

“Vamos ter diversos investimentos importantes para unidades de saúde na região e a reforma, com expansão, do Hospital Regional do Agreste, que vai ganhar cerca de 200 leitos”, celebrou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

EDUCAÇÃO – A governadora autorizou o projeto de requalificação, reforma e ampliação de 61 escolas estaduais da GRE Agreste Centro Norte. Também assinou ordem de serviço para a construção da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Xique-Xique, em Caruaru, e autorizou a construção de duas novas Escolas Técnicas, em Caruaru e Pesqueira.

“Teremos escolas requalificadas e climatização em todas elas até o final deste ano. Isso é só o começo de muita coisa boa que a educação está trazendo para o Estado de Pernambuco”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

SEGURANÇA – Foram autorizadas novas estruturas do Juntos pela Segurança, incluindo a construção de delegacias em Riacho das Almas, Panelas, Bonito e Bezerros, a implantação da Seção do Corpo de Bombeiros de Bonito e a construção do novo Batalhão da Polícia Militar em Bezerros.

“Somando essas ações, o total investido ultrapassa R$ 27 milhões, destinados à melhoria da segurança pública na região, com o objetivo de oferecer melhor atendimento à população, garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da área e continuar reduzindo os índices de criminalidade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

RECURSOS HÍDRICOS – Foi assinada a licitação de recuperação da Barragem Amora Grande, em Gravatá e Chã Grande. Além disso, a governadora assinou a ordem de serviço de R$ 4 milhões para a instalação de 20 sistemas de dessalinização de água, beneficiando municípios como Caruaru, Bezerros, Alagoinha, Gravatá, Riacho das Almas, Belo Jardim, Pesqueira e Sanharó.

MOBILIDADE – Na mobilidade, foi autorizada a licitação para a restauração da PE-180, em um trecho de 21,82 quilômetros entre Belo Jardim e São Bento do Una, e a publicação do edital para a execução da restauração do pavimento de 7,8 quilômetros da PE-071, no trecho entre a BR-232 de Gravatá a Chã Grande.

Representando os prefeitos da região, Padre Joselito, de Gravatá, enalteceu as ações do Governo do Estado. “Quem tem a capacidade de ouvir, aprende mais, acerta mais e erra menos. O Governo de Pernambuco vem fazendo acontecer”, disse.

Esta foi a oitava escuta do Ouvir para Mudar feita neste ano. “Aqui em Caruaru, tudo que foi demandado lá atrás, nós já estamos cumprindo. Além disso, muitas rodovias no entorno de Caruaru foram recuperadas e, na área da primeira infância, já temos quatro creches sendo construídas na cidade”, frisou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabricio Marques.

“Pernambuco tem creche, cozinha comunitária, quase mil ônibus entregues. Foi anunciado aqui o investimento na saúde para o Hospital Regional do Agreste, que é muito importante. Parabéns pelo compromisso do Governo do Estado”, comentou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

A participação popular é uma das bases do Ouvir para Mudar. Para a estudante Maria Ramos, é possível ver os resultados em todas as partes. “O trabalho do Governo de Pernambuco se caracteriza pela busca da justiça, igualdade e compromisso com a sociedade, especialmente com a educação”, registrou.

Confira todas as assinaturas feitas durante o Ouvir para Mudar em Caruaru:

*DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO*

– Assinatura de autorização de licitação para extensão do sistema de iluminação pública da BR-232 no município de Pombos – 9ª etapa do Ilumina PE.

*SEGURANÇA*

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Riacho das Almas.

– Assinatura de autorização de licitação para Construção da Delegacia de Panelas.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Bonito.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Bezerros.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Seção do Corpo de Bombeiros de Bonito.

– Assinatura de autorização de licitação para construção do Batalhão da Polícia Militar de Bezerros.

*MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA*

– Assinatura de Autorização de licitação para obra de restauração da PE-180, trecho de 21,82 km entre o entroncamento da BR-232 em Belo Jardim e a PE-193 em São Bento do Una.

– ⁠Autorização para exercício de obras e serviços de engenharia para a restauração do pavimento da PE-071, no trecho entre a BR-232, em Gravatá à Chã Grande

*RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO*

– Assinatura de Ordem de Serviço para Recuperação da Barragem Amora Grande em Gravatá e Chã Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para Adequação da ETA Bezerros para Recebimento da Adutora do Agreste.

– Assinatura de autorização de licitação para Implantação de Estação Elevatória e Adutora para Melhoria do Abastecimento de Água no município de São Bento do Una.

– Assinatura de autorização de licitação para a realização da obra de Melhoria da ETA São Caetano para Incremento da Vazão da Adutora do Agreste.

– Assinatura de Ordem de Serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção durante 12 meses de 20 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Caruaru, Bezerros, Alagoinha, Gravatá, Riacho das Almas, Belo Jardim, Pesqueira e Sanharó.

– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 50 L/S em São Caitano

– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 100 L/S, em São Bento do Una.

*EDUCAÇÃO*

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 61 escolas estaduais que compõem a GRE Agreste Centro Norte.

– Assinatura de Ordem de Serviço para Construção da EREM de Xique-Xique no Município de Caruaru.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica de Caruaru.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica de Pesqueira.

*SAÚDE*

– Assinatura de Termo Aditivo para a aquisição de equipamentos hospitalares para a UPA Caruaru, como digitalizador de imagens radiográficas, ventiladores, camas e berços.

– Assinatura de Termo Aditivo para Aquisição de Equipamentos hospitalares para o Hospital São Sebastião, como camas, ventiladores e câmara fria.

– Assinatura de Termo Aditivo para aquisição de parque tecnológico para a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE Caruaru, incluindo microscópio cirúrgico, ultrassom, sistema de vídeo endoscopia flexível, dentre outros.

– Assinatura de Termo Aditivo para ampliação do serviço de Hemodinâmica para procedimentos cardiovasculares no Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos (HMV).

– Assinatura de Ordem de Serviço para Manutenção Predial, preventiva e corretiva do Hospital Regional do Agreste em Caruaru.

– Assinatura de autorização de licitação para reforma e ampliação do Hospital Regional do Agreste.

Representando órgãos estaduais, estiveram Carlos Porto (Arpe), José Anchieta (CPRH), Paulo Lira (Cehab), Wagner Bezerra (Polícia Científica), Eduardo Loyo (Empetur), Rivaldo Melo (DER), Francisco Amaral (Perpart), Douglas Nóbrega (Compesa, representando Alex Campos) e Rubens Júnior (Copergás).

Raquel Lyra assina ordem de serviço para a Maternidade de Garanhuns e anuncia investimentos de R$ 140 milhões para o Agreste Meridional

Obras muito aguardadas pela população do Agreste Meridional começarão a sair do papel após 15 ordens de serviço assinadas pela governadora Raquel Lyra no Ouvir para Mudar desta sexta-feira (22), em Garanhuns. Uma das obras é a construção da Maternidade de Garanhuns, com investimento de R$ 58,2 milhões, em parceria com o governo federal, para garantir dignidade para as mulheres da região. Também na saúde, foi assinado um contrato para requalificação do Hospital Dom Moura, com investimento de R$ 4,76 milhões. Outras obras nas áreas de educação, segurança pública, mobilidade e recursos hídricos e saneamento também receberam ordem de serviço, superando a marca de R$ 140 milhões investidos na região.

“Hoje, foram anunciados mais de R$ 140 milhões em investimentos. Mas já passaram por aqui mais de R$ 300 milhões, que vão desde obras em estradas, como a PE-300, até novos projetos que começam hoje, voltados para ampliar a malha viária, melhorar a saúde e garantir mais acesso à água. A gente retorna a Garanhuns para realizar uma escuta qualificada da população. Porém, mais do que isso, voltamos para entregar novas ações e novos serviços. Desde o primeiro ano do nosso mandato, viemos a Garanhuns para ouvir a população e garantir que tudo o que fizéssemos, em termos de obras e ações, estivesse alinhado com as reais necessidades da nossa gente”, afirmou a governadora.

Na educação, foram anunciadas duas novas escolas para Garanhuns. A primeira é a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regina Pacis, que contará com uma quadra poliesportiva. O investimento é de R$ 9,1 milhões. A segunda, a Escola Técnica Estadual (ETE) Caetés, terá um aporte de R$ 24,5 milhões.

“Este é um dia feliz e simbólico. Porque esse povo esperou durante muito tempo. Hoje, podemos dizer que a licitação do IML está caminhando, que as estradas estão sendo feitas, que as obras estão saindo do papel. Muitas já foram concluídas, muitas estão em andamento. Estamos arrumando o que foi deixado de lado e vamos arrumar muito mais. O povo do Agreste merece o melhor”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

Outras 52 escolas, distribuídas entre os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha, receberam um projeto para requalificação. Em uma ação pioneira, também foram anunciados R$ 3 milhões para financiamento de projetos de pesquisa no campo das ciências humanas.

“Essa escuta é essencial. É o principal insumo para a construção da nossa gestão. No caso específico desta rodada, o foco é a construção do orçamento de 2026. Falando agora especificamente do Agreste Meridional, temos aqui uma população de quase 700 mil pessoas, cerca de 7% da população de Pernambuco. São 26 municípios que, juntos, somam um PIB aproximado de R$ 10 bilhões. Além dos investimentos diretos, o Governo do Estado tem atuado também em políticas estruturantes, como a reforma do ICMS, que representa um importante avanço para o equilíbrio fiscal e o fortalecimento das finanças dos municípios”, pontuou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

*RECURSOS HÍDRICOS* – Nos investimentos para água e saneamento da região, foram anunciadas entregas que juntas somam R$ 24,4 milhões, para garantir a distribuição para toda a população do Agreste Meridional. A primeira foi para a implantação da Estação Elevatória de Água Tratada da Comunidade Rural de Manuíno, em Itaíba, um convênio entre a Compesa e a prefeitura. A ação vai beneficiar 480 pessoas e tem um investimento de R$ 100 mil. A segunda, para instalação de 18 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Garanhuns, Pedra, Buíque, Iati e Itaíba, representa um investimento de R$ 3,6 milhões. A terceira, para conexão dos poços de Tupanatinga com a Adutora do Agreste, vai beneficiar 125 mil pessoas, recebendo investimento de R$ 15 milhões.

Por fim, foi autorizada a licitação para obra de retrofit do Sistema Mundaú e ETA Garanhuns, beneficiando 125 mil pessoas diretamente. O investimento é de R$ 5,7 milhões. “Foi sob a atual gestão que fizemos a retomada de poços perfurados há 13 anos e que nunca haviam sido instalados. Também implantando o maior programa de dessalinização da história do Brasil, com 400 dessalinizadores instalados durante, garantindo água potável e de qualidade para comunidades rurais. Cada equipamento custa cerca de R$ 200 mil, e o investimento total será de R$ 80 milhões”, ressaltou o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

O deputado federal Fernando Rodolfo ponderou que o Governo De Pernambuco tem sido um grande parceiro dos municípios. “Foram anunciadas obras importantes e entregas que são o desejo da população por muitos anos”, declarou. O deputado estadual Izaías Régis, por sua vez, destacou que a gestão estadual tem valorizado a interiorização. “As ordens de serviço anunciadas aqui hoje representam um grande avanço para a nossa região”, reforçou.

Por sua vez, o prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, que preside o Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), também pontuou o momento de mudança vivenciado em Pernambuco. “Lá no meu município, nós tínhamos um acesso que por mais de 80 anos foi desejado. Hoje, mais de 80% do trajeto está feito. Tenho certeza que no próximo mês estaremos lá para comemorar a entrega”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Gilson Monteiro (Educação), Ana Maraíza (Administração), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cacau de Paula (Cultura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Ivete Lacerda (Esportes).

Também compareceram os deputados estaduais Débora Almeida, Claudiano Martins, Doriel Barros e Dannilo Godoy; os prefeitos Dr. Elton Martins (Águas Belas), Dr. Edézio (Bom Conselho), Saulo Maruim (Brejão), Nivaldo Martins (Caetés), Zé Elias Filho (Calçado), Camila Souza (Iati), Pedro Pilota (Itaíba), Clelson Peixoto (Jucati), Rivanda (Jupi), Branco de Geraldo (Jurema), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Thatianne Macêdo (Palmeirina), Júnior de Rivaldo (Saloá), Wilson Lima (São João), Arnóbio Marques (Terezinha); além dos vice-prefeitos Socorro Duarte (Lajedo), Emília Leonel (Paranatama) e Cícero Brabo (Capoeiras).

*Confira todas as assinaturas e anúncios feitos Ouvir para Mudar Garanhuns:*

– Assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade de Garanhuns. Investimento de R$ 58.200.000,00.

– Autorização de assinatura de contrato para a prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Investimento de R$ 4.760.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para construção da nova EREM Regina Pacis com quadra poliesportiva, no município de Palmeirina. Investimento: R$ 9.139.514,84.

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 52 escolas estaduais que compõem a GRE Agreste Meridional. Municípios contemplados: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Caetés. Investimento: R$ 24.558.489,65.

– Assinatura de ordem de serviço para implantação da estação elevatória de água tratada da Comunidade Rural de Manuíno, em Itaíba, um convênio entre a Compesa e a prefeitura. A ação vai beneficiar 480 pessoas e tem um investimento de R$ 100.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 18 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Garanhuns, Pedra, Buíque, Iati e Itaíba. Investimento de R$ 3.600.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para conexão dos poços de Tupanatinga com a Adutora do Agreste. A ação vai beneficiar 125 mil pessoas, recebendo um investimento: R$ 15.000.000,00.

– Assinatura de autorização de licitação para obra de retrofit do Sistema Mundaú e ETA Garanhuns. População beneficiada: 125 mil pessoas. Investimento: R$ 5.700.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para contratação de obras de conservação e manutenção de vias urbanas, incluindo serviços de recomposição de pavimentação, recuperação e limpeza de dispositivos de drenagem e controle de vegetação no município de Lagoa do Ouro/PE. Investimento: R$ 567.171,43.

– Assinatura de convênio de execução da pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas do trecho por trás do quadro de gado no município de Capoeiras. Investimento: R$ 1.642.185,53.

– Assinatura de ordem de serviço para a execução de obras e serviços de engenharia para restauração da rodovia PE-240 (Lagoa de São José/Rainha Isabel), com extensão de 11,07 km no município de Bom Conselho. Investimento: R$ 15.470.000,00.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Venturosa. Investimento: R$ 1.635.116,47.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Calçado. Investimento: R$ 1.627.212,68.

– Autorização de publicação de edital de apoio a projetos de pesquisa na área de Humanidades, Artes e Letras. Investimento total: R$ 3.000.000,00.

*COMPLEXO COLINAS* – A governadora Raquel Lyra também lançou, nesta sexta-feira (22), ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a pedra fundamental do Complexo Colinas, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O empreendimento, que também se estende ao município de Brejão, representa um investimento de R$ 268 milhões em geração de energia limpa, fruto de uma parceria público-privada (PPP) inédita no setor entre as empresas Kroma Energia, Elétron Energy e a Compesa. O empreendimento atenderá demandas de fornecimento de água em todo o Estado, gerando uma economia de R$ 1,1 bilhão por ano para a estatal pernambucana.

Ação conjunta da Polícia e Receita Federal apreende 13 quilos de skunk no aeroporto dos Guararapes

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu em flagrante, na manhã de hoje, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu em Jaboatão dos Guararapes-PE, durante operação de vigilância relacionada ao combate ao tráfico interestadual de entorpecentes.

As investigações apontaram que um indivíduo ex presidiário receberia uma encomenda possivelmente contendo drogas no bairro do Zumbi do Pacheco. Após diligências preliminares e trabalhos de campo foi possível prender o suspeito em posse do entorpecente, cerca de 13 kg de skunk, substância com alto valor comercial devido ao elevado teor de THC.

Além da droga, foi apreendido um aparelho celular que estava na posse do investigado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.

PF diz que Bolsonaro teve acesso à defesa de general Mário Fernandes

Brasília (DF), 09/06/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Policia Federal (PF) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo da defesa do general Mário Fernandes, um dos réus no processo da trama golpista. O militar está preso desde novembro do ano passado.

A suspeita consta no relatório no qual a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, foi encontrado no aparelho do ex-presidente um documento semelhante ao apresentado pelos advogados do militar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação apontou que o arquivo original entregue à Corte e o encontrado no celular possuem o mesmo número de páginas e foi protocolado pela defesa cerca de uma hora após a criação do arquivo no celular do ex-presidente.

“Tendo em vista a notória semelhança entre o conteúdo do arquivo encontrado no aparelho celular do ex-presidente com aquele protocolado nos autos da PET 12.100/DF pela defesa do réu Mário Fernandes, evidencia-se que Jair Messias Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo relacionado à defesa do general Mario Fernandes”, diz o relatório.

Bolsonaro e os demais réus estão impedidos de manter contato e trocar informações entre si, de acordo com as medidas cautelares previstas na ação. “A submissão prévia de documentos contendo teses de defesa do réu Mario Fernandes, ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, revela a continuidade, mesmo após as medidas cautelares determinadas pelo juízo, da estrutura hierárquica e do vínculo subjetivo entre os investigados”, diz o relatório.

Durante o governo Bolsonaro, o general ocupou o cargo de secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi responsável, segundo a PF, pela elaboração de um arquivo de Word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento “voltado ao sequestro ou homicídio” do ministro Alexandre de Moraes, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A PF também aponta que Mário Fernandes afirmou que Bolsonaro deu aval para um plano golpista até 31 de dezembro de 2022. Em um áudio enviado a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Fernandes disse que o ex-presidente teria dito a ele que a “ação” poderia ocorrer até o último dia do mandato.

Em depoimento prestado no mês passado, o general Mario Fernandes negou ter a intenção de executar o plano golpista. Segundo ele, o arquivo encontrado era pessoal e retratava somente um “pensamento digitalizado”.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Pré-colapso: Compesa detalha ações para dar suporte aos municípios atendidos pela Barragem de Jucazinho

Confirmando todas as previsões dos institutos meteorológicos, o inverno na região do Agreste, na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe que alimenta a Barragem de Jucazinho, não houve chuvas suficiente para recuperar os níveis de acumulação de água no manancial. A quadra chuvosa dessa região já está se encerrando e a barragem continua em situação de pré-colapso, estando hoje com 2,49% da sua capacidade máxima (204 milhões de metros cúbicos). De acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa, o volume atual do reservatório, cerca de cinco milhões de metros cúbicos, pode chegar até o mês de janeiro.

“Nossos estudos e simulações matemáticas indicam que conseguiremos manter a exploração da Barragem de Jucazinho até o início do próximo ano, apesar do elevado índice de evaporação que é comum em épocas mais quentes”, ressalta o gerente de Produção da Compesa, Augusto Dantas. Ele destacou que a retirada da cidade de Caruaru do Sistema Jucazinho foi crucial para que as demais cidades continuem recebendo água pela rede de distribuição, ação que foi concluída em março deste ano.

Porém, desde o mês de janeiro, quando os níveis Jucazinho baixaram consideravelmente, devido à escassez de chuvas na região, a Compesa iniciou uma série de investimentos de enfrentamento à crise hídrica buscando minimizar os impactos sobre os municípios atendidos por este sistema.

Para atender as cidades do Tramos Sul, que compreendem Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, a Companhia iniciou os testes em uma inversão saindo da Estação de Tratamento de Água – ETA Salgado, que desde março está recebendo água do Rio São Francisco. Esta água está seguindo pela Adutora de Jucazinho fazendo o sentido contrário, para atender a estes municípios. Além desse investimento, Bezerros e Gravatá também receberão o reforço no abastecimento através da conclusão das obras da Adutora de Serro Azul.

Para reforço do abastecimento, também foram iniciados os testes da Estação de Tratamento de Água – ETA Bela Vista, localizada em Caruaru, e que tem a possibilidade de colocar água da Adutora do Agreste nas cidades abastecidas pelo Tramo Norte por Jucazinho, que são: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama. Ainda para atender as cidades do Tramo Norte, está prevista para outubro a entrega da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Alto Capibaribe, localizada no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, que terá capacidade para produzir 200 litros de água por segundo e está recebendo investimentos na ordem de R$ 13,97 milhões.

Em março, foram investidos R$ 4,4 milhões em uma obra emergencial, entregue em tempo recorde, que interligou a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho para transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado. Com essa medida, Caruaru deixou de ser atendida por Jucazinho e a vazão que atendia ao município foi destinada a Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, que também dependem de Jucazinho. A iniciativa beneficiou 850 mil pessoas.

Em abril, a Compesa realizou intervenções emergenciais para a exploração da reserva técnica do manancial como a instalação de duas balsas flutuantes para captar a água e implantou uma nova tomada de água que foi ancorada na parede da Barragem. O volume de chuvas esperado para este período de inverno, com a esperança de recuperação do manancial, não aconteceu e as previsões são que a água armazenada chegue até janeiro.

ADUTORA DO AGRESTE

A celeridade às obras da Adutora do Agreste é ainda outra ação crucial para a região. O trecho da obra do Lote 4B da Adutora do Agreste que compreende Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama, envolve o assentamento de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 quilômetros já foram executados e até o início de 2026 deve entrar em fase de testes. Esse trecho será interligado à Adutora do Alto Capibaribe que foi inaugurada em dezembro de 2024 e garantirá a continuidade do atendimento a estes oito municípios que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho.

Especificamente para atender as cidades de Bezerros e Gravatá, a Compesa já executou 64% da obra do Lote 5B da Adutora do Agreste, que levará água da Estação de Tratamento – ETA Salgado, em Caruaru, até os dois municípios. Esse lote está recebendo um investimento de R$ 92 milhões.

PF diz que Bolsonaro burlou STF e encaminhou 300 vídeos pelo WhatsApp

Brasília (DF), 26/04/2023 - Fachada da sede da Polícia Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou mais de 300 compartilhamentos de vídeos no WhatsApp durante o período em que já estava proibido de usar redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

A informação consta no relatório no qual a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, no dia 3 de agosto, data na qual foram realizadas manifestações favoráveis ao ex-presidente em todo o Brasil, Bolsonaro enviou a apoiadores vídeos com divulgação dos eventos e sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Na ocasião, Bolsonaro já estava proibido por Moraes de usar suas próprias redes sociais e de terceiros.

Ao analisar o caso, a PF disse que o compartilhamento das mensagens se assemelha às ações de “milícias digitais”.

“A título exemplificativo de demonstração do modus operandi equiparado às milícias digitais, a investigação detalhou o compartilhamento e a dinâmica de algumas das mensagens apresentadas na tabela anterior, referente as manifestações em Salvador/BA, em que as mensagens em questão foram compartilhadas ao menos 363 vezes pelo WhatsApp do ex-presidente”, disse a PF.

Os investigadores concluíram que Bolsonaro burlou as determinações do Supremo.

“Diante da grande quantidade de arquivos, a investigação pontuou os principais conteúdos compartilhados no dia 03.08.2025 pelo investigado Jair Bolsonaro, com o objetivo de utilizar redes sociais de terceiros, para burlar a ordem de proibição a retransmissão de conteúdos imposta pela justiça”, completa o relatório.

Desde o dia 4 de agosto, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados ontem pelo ministro Alexandre de Moraes.

Governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 200 milhões em investimentos para Mata Sul

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (21), um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 200 milhões para a Zona da Mata Sul, durante a edição do Ouvir para Mudar de Palmares. Entre as ações estão a requalificação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, as obras da segunda etapa da PE-123, além da implantação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Barreiros e a criação de novas delegacias de Polícia Civil. A gestora anunciou, ainda, que mais 2,2 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar de Pernambuco serão convocados nesta sexta-feira (22) para iniciar as aulas no Curso de Formação.

“Esse processo de escuta da nossa população é essencial para que sejamos mais eficientes nos nossos gastos e para que possamos ajudar de verdade quem mais precisa. Mas é claro que não chegamos aqui de mãos vazias, viemos anunciar mais de R$ 200 milhões em investimentos. São delegacias novas, escolas técnicas, estradas. Estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com uma região que foi esquecida por muito tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Na área da educação, a governadora autorizou o projeto de requalificação, reforma e ampliação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, contemplando municípios como Palmares, Barreiros, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, por exemplo. Além disso, foram autorizadas licitações para a construção de duas Escolas Técnicas Estaduais: uma em Catende, com aporte de R$ 25 milhões, e outra em Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 27 milhões.

“Temos a autorização de licitação de mais duas escolas técnicas, fora que todas as escolas dessa regional vão receber reforma, ampliação e requalificação, de modo que a gente consiga ter uma infraestrutura melhor para as unidades e caminharmos rumo à educação que almejamos”, afirmou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A agenda também apontou investimentos de R$ 31,1 milhões dentro do Juntos pela Segurança, com a autorização de licitação para construção do BIESP de Barreiros, orçado em R$ 14 milhões, além de três novas delegacias nos municípios de Amaraji, São José da Coroa Grande e Ribeirão, num investimento de R$ 6,2 milhões. Outro destaque foi o anúncio do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que contará com investimento superior a R$ 11,1 milhões.

A governadora também anunciou a convocação de mais 2,2 mil alunos para o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, nesta sexta-feira (22). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como os novos investimentos serão benéficos para a população. “Nós estamos com unidades das polícias e dos bombeiros funcionando em prédios muito antigos ou adaptados, que não atendem às necessidades do efetivo nem da população. Esses investimentos geram mais motivação para o trabalho e, consequentemente, melhor prestação de serviço para a sociedade. É o Juntos pela Segurança e o Governo do Estado fazendo um Pernambuco melhor”, disse o secretário.

Na área de abastecimento, por exemplo, foi assinada a autorização da licitação para a construção da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração em Ribeirão, com investimento de R$ 16,5 milhões, beneficiando 48 mil habitantes.

Já na prevenção contra deslizamentos, foi autorizada a recuperação de taludes em Palmares, no valor de R$ 14,9 milhões. Obras semelhantes também foram anunciadas em Barreiros, Cortês e Joaquim Nabuco, somando mais de R$ 35 milhões. Além disso, estão previstos serviços de pavimentação em municípios como Rio Formoso, Cortês e Barreiros.

Na mobilidade, a governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para a segunda etapa da rodovia PE-123, trecho de 9,14 quilômetros que liga Belém de Maria à Vila do Entroncamento, beneficiando mais de 50 mil moradores de Belém de Maria, Cupira e Lagoa dos Gatos. O investimento é de R$ 19,1 milhões.

*OUVIR PARA MUDAR* – O Ouvir para Mudar já passou pelos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta e Carpina, e chegou agora à Mata Sul como parte de uma política de gestão participativa e descentralizada. De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, a iniciativa tem garantido à população a oportunidade de dialogar diretamente com o Governo do Estado.

“Realizamos uma grande rodada aqui na região em 2023 e agora estamos retornando para prestar contas à população sobre as demandas que foram apresentadas, aquelas que o Governo do Estado já executou, estão em execução ou receberão, agora, ordem de serviço para serem iniciadas. São resultados que mostram o impacto direto das políticas públicas implementadas nas vidas das pessoas”, explicou Fabrício.

Presente no evento, o deputado federal Clodoaldo Magalhães reforçou a importância das entregas para a população. “Os prefeitos e prefeitas, independentemente de partido político, estão finalmente vendo entregas efetivas e convênios concretos que antes não existiam no nosso Estado”, afirmou. Já o deputado estadual France Hacker destacou as ações do Executivo na região. “A Mata Sul pernambucana reconhece que tudo que era para ter sido feito em muitos anos, está sendo feito em três”, apontou.

O prefeito de Palmares, Júnior de Beto, falou da importância do município receber a ação. “Só transformamos a cidade ouvindo as pessoas, e é dessa forma que o Governo de Pernambuco vem trabalhando e administrando o nosso Estado. Isso mostra compromisso e dignidade”, disse o prefeito.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ivete Lacerda (Esportes), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Zilda Cavalcanti (Saúde), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Yanne Teles (Criança e Juventude), além de outros integrantes do governo estadual.

Também compareceram o deputado federal Fernando Rodolfo; o deputado estadual Joaquim Lira; os prefeitos Ridete Pellegrino (Jaqueira), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Dona Graça (Catende), Miruca (Água Preta), Dr. Leandro Ribeiro (Gameleira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Carol Jordão (Ribeirão), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Elias Meu Fii (Pombos), Araújo (Amaraji), Marlos Henrique (Maraial), Jeyson Falcão (Primavera), Berg de Hacker (Rio Formoso) e Fátima Borba (Cortês), assim como vereadores e outras autoridades políticas locais.

Veja, abaixo, as ações anunciadas pela governadora Raquel Lyra durante o Ouvir para Mudar de Palmares:

*DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO:*

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação em intertravado no município de Rio Formoso.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação asfáltica e capeamento ao acesso Agrovila/Barra de Jangada no município de Cortês.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de recapeamento asfáltico no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para contratação de empresa de engenharia para serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas no bairro Cuiabá e Carecão do município de Joaquim Nabuco.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Palmares.

– Assinatura de Ordem de Serviço da execução da obra de contenção de encosta da Rua Cassimiro Alves, no município de Cortês.

*MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA:*

– Assinatura de Ordem de Serviço para construção de 9,14km da 2ª etapa da Rodovia PE-123, de Belém de Maria.

*RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO:*

– Assinatura de autorização de licitação para Retrofit das Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água (ETA) São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para Construção da Estação Elevatória de Água Bruta em Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para Implantação de Adutora para Abastecimento do Distrito de Pirituba, no município de Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação para Ampliação e Melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 100 L/S, em Ribeirão.

*MULHER:*

– Assinatura de autorização de licitação para aquisição de 6 ônibus para Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

*SEGURANÇA:*

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Amaraji.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Delegacia da Polícia Civil de Vitória do Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação do BIESP de Barreiros.

*EDUCAÇÃO:*

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 51 escolas estaduais que compõem a GRE Mata sul.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Catende.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Vitória do Santo Antão.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

STF lança portal com dados de todas as sessões de julgamentos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou, no início da sessão plenária desta quinta-feira (21), o lançamento do Portal de Sessões de Julgamento, um painel que reúne, em um único ambiente, informações sobre todos os julgamentos colegiados da Corte – presenciais, virtuais ou de repercussão geral. A nova ferramenta pode ser acessada a partir da página inicial do portal do STF.

Barroso explicou que não será mais necessário consultar cada processo individualmente para acompanhar o andamento das votações, já que a plataforma consolida, em uma única tela, todos os julgamentos, com a possibilidade de aplicar diversos filtros de pesquisa. “O portal atende a uma antiga demanda de advogados, da imprensa e do público em geral por consultas mais rápidas, completas e personalizáveis”, destacou.

Novo formato

Antes do lançamento, os dados desses três tipos de deliberação estavam distribuídos em diferentes locais no site. Agora, além de integrar as informações, o painel apresenta um novo formato para o acompanhamento das sessões virtuais. O sistema, mais simples, oferece diversos filtros de pesquisa, facilitando a localização de sessões ou processos específicos.

Entre os filtros disponíveis estão: período da sessão (data de início e fim), relator, classe e número do processo, colegiado (Plenário ou Turma), tipo de sessão e existência de pedidos de vista ou de destaque.

Na parte dedicada aos julgamentos virtuais, o painel exibe tanto as sessões já encerradas quanto as que estão em andamento. Ao selecionar uma sessão específica, é possível visualizar a lista completa de processos em análise, com respectivo placar e votos proferidos.

O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do STF. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o acesso das partes e da sociedade às informações processuais, focando na transparência, na organização e na experiência do usuário, com o propósito de facilitar o acompanhamento das atividades jurisdicionais da Corte.