Débora Almeida contesta abertura de CPI na Alepe e pede reconsideração ao presidente da Casa

Durante a sessão plenária realizada nesta terça-feira (5), a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) fez um pronunciamento firme contra a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pela deputada Dani Portela, solicitando ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, que reconsidere a decisão.

Em sua fala, a parlamentar argumentou que o requerimento que deu origem à CPI não atende ao que determina o artigo 150 do Regimento Interno da Alepe, que exige a existência de um fato determinado para a criação da comissão. “Não existe fato determinado. O próprio regimento define que é preciso haver um acontecimento de relevante interesse público, devidamente caracterizado no requerimento. O que temos aqui é um apanhado genérico de acusações, sem provas concretas”, afirmou.

Segundo a deputada, o documento apresentado por Dani Portela mistura denúncias diversas, sem conexão clara e sem a apresentação de documentação comprobatória. Ela citou como exemplo a acusação de suposto aumento de gastos com publicidade na atual gestão estadual. “Em 2023, o Governo do Estado gastou R$ 90 milhões com comunicação institucional nos 184 municípios pernambucanos. Já a Prefeitura do Recife, no mesmo ano, gastou R$ 93 milhões apenas na capital. Fica evidente que os dados foram apresentados de forma distorcida”, destacou.

Débora Almeida encerrou seu discurso pedindo responsabilidade por parte dos parlamentares no uso de instrumentos como a CPI. “Não podemos transformar uma ferramenta tão séria em palco de narrativas sem conexão com a realidade. É nosso dever respeitar a Constituição, o regimento da Casa, a verdade e o interesse público”, concluiu.

A deputada reafirmou sua confiança na legalidade e na transparência da gestão estadual, liderada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), e reforçou a importância de zelar pelo bom uso dos instrumentos legislativos.

CRED: Matheus Augusto

SUSMUC realiza assembleia geral nesta quarta-feira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caruaru (SISMUC – Regional) convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral, que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 13h30, na sede do sindicato (Rua Padre Félix Barreto, nº 50 – Centro). O encontro tem como objetivo principal debater e deliberar sobre pautas de grande relevância para a categoria, incluindo análise e discussão do Projeto de Lei que cria o Piso para a categoria dos trabalhadores da Educação, aprimoramento dos serviços e informes gerais.

Estão sendo convocados, motoristas, lactaristas e auxiliares, merendeiras, auxiliares de educação, assistentes sociais, porteiros, servidores da URB, dentre outros. A diretoria do sindicato espera uma grande participação para que as decisões reflitam a vontade coletiva dos servidores. A assembleia é um espaço fundamental para a democracia interna do sindicato, permitindo que os associados exerçam seu direito de voz e voto nas decisões que impactam diretamente suas vidas profissionais.

Eduardo Mendonça, presidente do SISMUC, destaca a importância da participação de todos: “Nossa assembleia é o momento máximo da nossa união e da nossa força. É onde construímos, juntos, as pautas que levamos à mesa de negociação com a prefeitura. Contamos com a presença de cada um de vocês para que possamos sair ainda mais fortes, com deliberações legítimas e que realmente representem os anseios das categorias”, destacou.

Shopping Difusora lança campanha “Compre e Ganhe” para o Dia dos Pais com brinde exclusivo do Boticário

Com a chegada do Dia dos Pais, cresce a procura por um presente especial. Pensando nisso, o Shopping Difusora promove a campanha Pais Difusora: presente de verdade, porque ele merece. A cada R$800,00 em compras nas lojas participantes, os clientes têm direito a um perfume Malbec Bleu – 100 ml, do Boticário, mediante a apresentação das notas fiscais. A campanha ocorrerá do dia 01 a 10 de agosto e cada cliente poderá receber apenas 1 brinde por CPF durante toda a ação.

Para realizar a troca das notas pelo brinde, os clientes devem se dirigir até a Loja de Trocas, localizada no 2º piso do shopping, ao lado do Detran, que funcionará das 12h às 20h. As lojas participantes da promoção estarão com adesivos sinalizadores em suas vitrines. A campanha é limitada a 100 brindes por dia, caso o limite diário seja atingido, a Loja de Trocas poderá encerrar o atendimento antes do horário previsto.

A campanha traz não apenas vantagens exclusivas para quem compra no shopping, mas também reforça o compromisso do Difusora com a experiência do consumidor, além de oferecer lojas temáticas e opções de compras variadas, o Shopping Difusora também atua como principal referência de polo comercial em Caruaru, se destacando por sua visão estratégica e pelas parcerias com grandes marcas como o Boticário.

Para Talita Passos, gerente de marketing do Shopping Difusora, a campanha valoriza ainda mais o consumidor. “A promoção ‘Compre e Ganhe’ tem uma mecânica simples e é uma forma de presentear não só os pais, mas cada cliente nosso. Também ressalta a força do shopping em ações promocionais relevantes, destacando o Difusora como referência no comércio local”, detalha Talita.

O Shopping Difusora funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 21h; e aos domingos e feriados, das 11h às 20h. Os horários e as novidades de cada operação podem ser conferidos no site shoppingdifusora.com.br ou no Instagram @shoppingdifusora.

Estacionamento da Viúva recebe revestimento asfáltico e está próximo de ser entregue à população

Mais um importante equipamento do Parque 18 de Maio está próximo de ser entregue à população. O Estacionamento da Viúva, um dos mais estratégicos para comerciantes e clientes que frequentam a Feira de Caruaru, está recebendo o revestimento asfáltico. Uma das últimas etapas antes dele ser entregue à população, totalmente requalificado.

A previsão é que a aplicação do asfalto seja concluída até esta quarta (6), possibilitando, por exemplo, que todo o equipamento seja utilizado já na quinta (7), durante a Feira da Moda de Caruaru – com o trecho com asfalto concluído utilizado apenas por carros de passeio e o que ainda não recebeu o revestimento asfáltico por ônibus, por exemplo.

O Estacionamento da Viúva é utilizado, diariamente, por milhares de feirantes e compradores que circulam pelo Parque 18 de Maio. Por isso, os trabalhos estão sendo executados em metade dele (mantendo a outra parte à disposição da população). Concluídas as obras, o trecho será liberado para uso e o asfalto será aplicado no restante do equipamento.

O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Lima, destaca a importância das intervenções realizadas no local. “Chegamos a uma etapa importante dessa obra, que é a aplicação do revestimento asfáltico em toda a área do estacionamento. Com a drenagem já implantada, os serviços agora avançam para reta final do cronograma. Seguimos acompanhando de perto, para fazer essa entrega o mais rápido possível”, informa o secretário.

Caruaru lidera geração de empregos no interior de Pernambuco no primeiro semestre de 2025

Serviços, indústria e construção puxam saldo positivo; mulheres e jovens entre 18 e 24 anos ocupam a maioria das vagas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, comemora os dados do primeiro semestre de 2025 divulgados pelo Caged. O município liderou o ranking de novos empregos gerados no período, no interior de Pernambuco, com a criação de 2.167 postos formais de trabalho. Os números reforçam a importância econômica de todos os setores e o fomento ao desenvolvimento da Capital do Agreste do estado.

O setor de serviços foi o principal responsável pelo bom desempenho, com 1.120 novas vagas criadas. A indústria também teve participação relevante, com 649 novos empregos, seguida pelo setor da construção civil, que abriu 417 postos de trabalho.

A construção civil, inclusive, apresentou crescimento de 9,26% no número de trabalhadores empregados em relação ao início do ano, alcançando agora um total de 4.919 profissionais ativos no segmento.

Dentro do setor de serviços, os maiores destaques foram: alimentação (268 novas vagas), educação (187) e saúde (184), demonstrando uma recuperação ampla e diversificada da economia local.

O perfil dos novos trabalhadores contratados revela equilíbrio de gênero: 1.077 homens e 1.090 mulheres foram admitidos no período. A juventude também se destacou, com 1.607 novos empregos destinados a pessoas entre 18 e 24 anos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, fala sobre o protagonismo de Caruaru na geração de empregos: “Caruaru vem se consolidando como a cidade que mais gera empregos no interior de Pernambuco desde 2023, um reflexo da força da nossa economia diversificada e dos esforços da gestão do Prefeito Rodrigo Pinheiro. No primeiro semestre de 2025, temos um destaque para os setores de serviços, indústria e construção civil, que juntos impulsionam o crescimento sustentável do município e geram cada vez mais oportunidades e aumentam a renda da população.”

Danilo Cabral demitido da Sudene: veja nota

*NOTA DE DANILO CABRAL*

Fui comunicado de meu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador.

Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Waldez Góes pela confiança, e à valorosa equipe da Sudene pelo trabalho conjunto que realizamos.

Deixo o cargo com a convicção do dever cumprido. A SUDENE VOLTOU.

Agradeço também a todas as manifestações de apoio e solidariedade recebidas nos últimos dias. Continuarei atuando em favor do desenvolvimento do Nordeste — especialmente de Pernambuco, minha terra natal — com o olhar firme na superação das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

A luta por Pernambuco é minha missão de vida. Seguiremos juntos.

Polícia Federal investiga organização criminosa responsável por fraudes de mais de R$ 5 milhões contra a Previdência Social

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira (05/08/2025) a Operação Apófis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes contra a Previdência Social, com possível envolvimento de servidores públicos. As investigações tiveram início em 2023, a partir de levantamentos realizados pelo Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado de Pernambuco, que apontaram a existência de uma suposta articulação criminosa envolvendo um servidor público e terceiros, que teria causado um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.

O esquema investigado consiste na manipulação dos sistemas informatizados do INSS para viabilizar a contratação fraudulenta de empréstimos consignados em nome de aposentados e pensionistas, sem o conhecimento ou autorização dos mesmos, em geral, por solicitação de instituições financeiras, supostamente em conluio com servidores públicos da autarquia previdenciária.

Na data de hoje, 65 policiais federais e 5 servidores do quadro técnico do Ministério da Previdência Social estão dando cumprimento a 13 (treze) mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Ponta Grossa. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, que também determinou o afastamento cautelar do servidor investigado de suas funções e o bloqueio de seu acesso aos sistemas do INSS, além da proibição, para vários investigados, de ingresso em qualquer unidade do INSS e a proibição de contato com servidores, agentes públicos ou prestadores de serviço vinculados ao INSS.

Os crimes investigados incluem corrupção ativa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações, violação de sigilo profissional, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz referência à figura mitológica do Egito Antigo, Apófis, considerada a personificação do caos – uma alusão aos danos causados à Previdência Social pelos esquemas fraudulentos identificados.

Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer

Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu nesta segunda-feira (4) novas medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A prisão domiciliar foi decretada por tempo indeterminado.

Com a decisão (acesse aqui a íntegra do documento): 

Bolsonaro vai permanecer com tornozeleira eletrônica;
O ex-presidente está proibido de receber visitas sem autorização do STF e de usar telefone celular;
Somente os advogados de Bolsonaro e as pessoas que moram com o ex-presidente podem ter contato com ele. Estão nessa situação a ex-primeira dama Michele Bolsonaro e a filha do casal.

As pessoas que forem autorizadas a visitar o ex-presidente não poderão usar o celular, tirar fotos ou gravar imagens.

Continuam mantidas as cautelares decretadas no mês passado contra Bolsonaro:

Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.
Receber visitas de investigados nas ações penais da trama golpista.
Proibição de aproximação e acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros.

Entenda

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

Na decisão proferida hoje, o ministro destacou que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados ontem (3). Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.

As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL de São Paulo, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo. Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via Pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Apocalipse invisível: Como a extinção dos insetos está destruindo o mundo que conhecemos

Por Marcelo Rodrigues

Nossos dias estão repletos de notícias alarmantes sobre o aquecimento global, desmatamento e poluição. Entretanto, existe uma crise silenciosa que avança sem grandes manchetes, mas que carrega consigo o potencial de desestabilizar a teia da qual dependemos para sobreviver. Estamos nos referindo ao desaparecimento gradual, porém constante, dos insetos. Esses pequenos seres, frequentemente desprezados ou vistos como insignificantes, desempenham funções vitais para a saúde do meio ambiente e, por conseguinte, para a nossa própria sobrevivência.

Em muitos lugares ao redor do mundo, relatos de moradores e estudos científicos convergem para uma constatação perturbadora – os insetos estão desaparecendo. Abelhas que antes zumbiam em nossos quintais, borboletas que coloriam o ar com suas danças, e besouros que trabalhavam incansavelmente sob nossos pés, agora são memórias distantes ou raras aparições. A queda não é apenas numérica; a variedade de espécies está encolhendo, deixando para trás um vazio ecológico profundo.

Dados recentes apontam que a biomassa de insetos está diminuindo a uma taxa alarmante de 2,5% ao ano. Para colocar isso em perspectiva, significa que em uma década perdemos um quarto de toda a população mundial de insetos. Na Alemanha, estudos demonstraram uma redução de 75% na biomassa de insetos voadores em apenas 27 anos. No Brasil, pesquisadores observam declínios similares, especialmente em regiões de agricultura intensiva e centros urbanos.

A função desses seres minúsculos, mas formidáveis, vai muito além da polinização, embora isso por si só já seja um pilar para a agricultura global. Cerca de 75% das culturas alimentares mundiais dependem, em algum grau, da polinização por insetos. Sem eles, alimentos básicos como maçãs, amêndoas, café e chocolate poderiam se tornar raridades caras. Insetos são recicladores naturais, responsáveis por transformar matéria orgânica morta em nutrientes que alimentam o solo. São agentes de controle biológico, mantendo em cheque populações de outros insetos que, sem seus predadores naturais, poderiam se tornar pragas devastadoras.

Além disso, são um elo crucial na cadeia alimentar, servindo de alimento para uma ampla variedade de animais, desde aves até pequenos mamíferos. Estima-se que 60% das espécies de aves dependem de insetos como fonte primária de proteína, especialmente durante a época reprodutiva.

O desaparecimento deles sinaliza uma deterioração mais ampla do planeta. A perda de habitats devido ao desmatamento e urbanização desenfreada, o uso indiscriminado de agrotóxicos – particularmente os neonicotinoides -, e as alterações nos padrões climáticos estão entre as principais razões apontadas para a queda nas populações de insetos. A poluição luminosa das cidades também desorienta insetos noturnos, interferindo em seus ciclos reprodutivos e migratórios.

A ausência desses “pequenos heróis” pode parecer insignificante à primeira vista, mas suas implicações são profundas. A redução na polinização afeta diretamente a segurança alimentar, com consequências que se estendem desde a economia até a fome. A degradação do solo, resultante da diminuição da atividade de insetos decompositores, compromete a fertilidade da terra, impactando a agricultura e os ecossistemas naturais.

Diante desse quadro sombrio, é imperativo que despertemos para a urgência da crise. Medidas como a criação de corredores ecológicos urbanos, jardins polinizadores, a redução no consumo de produtos que contribuem para a destruição de ecossistemas naturais, e a adoção de métodos agrícolas menos agressivos aos insetos podem ajudar a reverter essa tendência. Iniciativas simples, como plantar flores nativas em varandas ou evitar o uso de pesticidas domésticos, fazem diferença.

A desaparição silenciosa dos insetos é um chamado à ação urgente. É um sinal de que as atividades humanas estão afetando de forma irreversível a natureza. Cabe a nós, como guardiões do futuro, reagir a esse chamado, reconhecendo a importância desses seres muitas vezes subestimados e trabalhando para garantir que continuem a contribuir para a riqueza e a diversidade da Terra.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Prefeito Rodrigo Pinheiro acompanha início das obras de construção da Ponte José Gonçalves Simões, no Alto do Moura

A nova ponte é um pedido antigo da população. Obras foram iniciadas na manhã desta segunda (4)

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, deu ordem de serviço, na manhã desta segunda (4), para a construção da Ponte José Gonçalves Simões (Gonzaga), no Alto do Moura. No total, serão investidos mais de R$ 5 milhões no equipamento e a previsão é que a inauguração ocorra no próximo aniversário de Caruaru, em maio de 2026.

A ponte terá 60 metros de comprimento e substituirá a passagem molhada que  encontra-se no local. O equipamento contribuirá para a mobilidade, facilitando a chegada e a saída ao Alto do Moura – pela BR-232. Uma alternativa bastante utilizada no dia a dia, mas também em épocas de fluxo intenso, como o período junino.

Já na manhã desta segunda (4), começaram a ser executados no local trabalhos de levantamento topográfico, limpeza do terreno (nas duas laterais da futura ponte) e a construção da estrada de serviços – parte essencial do serviço. A via será utilizada como desvio para os veículos que circularão pelo local durante a execução das obras.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esteve no local pela manhã e destacou a importância deste novo investimento que está sendo realizado no Alto do Moura. “A gente volta de um pequeno recesso iniciando obras e vistoriando outras. Será um mês de agosto de grandes anúncios aqui para a cidade de Caruaru”, apontou o prefeito.

“Mais um problema histórico [a passagem molhada do Alto do Moura] que a gente começa a resolver. A nossa gestão não tem problemas de memória e a gente sabe trabalhar e fazer obras de qualidade. E, claro, chegar onde nenhum outro gestor chegou aqui na cidade de Caruaru”, complementou Rodrigo, destacando a resolução de um problema que perdurava há décadas.