Grupo que levou o frevo a Cannes agora é Patrimônio do Recife

Projeto de Lei de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) reconhece os Guerreiros do Passo como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade.

O grupo cultural Guerreiros do Passo, que levou a força do frevo recifense à estreia do filme O Agente Secreto no Festival de Cannes, acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife. A proposta foi aprovada nesta segunda-feira, 4 de agosto, na Câmara Municipal, por meio de um Projeto de Lei de autoria da vereadora Liana Cirne (PT).

A vereadora destacou o papel fundamental que os Guerreiros do Passo exercem na preservação e valorização do frevo, promovendo a cultura popular como instrumento de identidade e resistência.

“Os Guerreiros do Passo são guardiões de uma das expressões mais potentes da nossa cultura: o frevo dançado. É um reconhecimento mais do que merecido para um grupo que há anos conta a história do Recife com os pés e luta para manter viva essa tradição tão nossa”, afirmou Liana Cirne. 

A homenagem foi celebrada por Eduardo Araújo, coordenador geral e fundador do grupo, que fez referência ao Mestre Nascimento do Passo. 

“Se o Mestre Nascimento do Passo estivesse entre nós, temos certeza de que também se sentiria honrado por ver seus discípulos sendo reconhecidos dessa forma. No ano em que completam 20 anos, os Guerreiros do Passo celebram o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Recife como um marco simbólico que fortalece seu propósito e impulsiona novos caminhos. O grupo agradece à vereadora Liana Cirne pela iniciativa”, destaca Eduardo Araújo. 

O coordenador também destacou o papel que o grupo cumpre como representante da cultura recifense para o mundo.

“A participação recente do grupo em Cannes e Paris mostrou o potencial internacional do frevo e reforçou a importância dos Guerreiros do Passo como expressão da cultura popular. Reconhecimentos como esse são essenciais para garantir a continuidade e o incentivo a esse legado, que o grupo celebra com orgulho”. 

O Grupo Guerreiros do Passo é um coletivo cultural sem fins lucrativos, com 19 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e preservação da dança do frevo. 

Formado por discípulos do Mestre Nascimento do Passo, o grupo oferece aulas gratuitas e cria espetáculos em espaços públicos, mantendo vivo o legado do mestre e fortalecendo a cultura pernambucana. 

Com foco inicial na Zona Norte do Recife, especialmente no Bairro Hipódromo, expandiu suas ações para outras áreas da Região Metropolitana. Entre suas iniciativas estão o “Projeto Frevo na Praça”, a oficina de conserto de sombrinhas, o “Laboratório do Passo” e o “Quintal do Frevo”, espaço para ensaios e formação de instrutores. Em setembro de 2025, o grupo celebrará 20 anos de atuação.

33º FIG divulga balanço com números positivos de movimentação turística e retorno financeiro para Garanhuns

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi realizada entre os dias 10 e 27 de julho, reunindo quase 500 atrações culturais em 23 polos espalhados pela cidade. Durante os 18 dias de programação, mais de 2 milhões de pessoas passaram por Garanhuns, movimentando a economia local com um impacto estimado em R$ 200 milhões. A rede hoteleira da cidade registrou ocupação superior a 90%.

A Praça Mestre Dominguinhos contou com um bom índice de público durante sua programação, chegando a um público superior a 80 mil pessoas em algumas noites. Já em outros polos como a Lona de Circo Índia Morena, XVIII Virtuosi, Palco Estação, Teatro Adulto, Infantil e Alternativo e Dança houve lotação de público em diversas sessões, além do tradicional cortejo do Boi da Macuca que reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade. Assim, o FIG segue consolidado no calendário de eventos de Pernambuco como um dos mais importantes para o Estado.

“O FIG deste ano foi sem dúvidas o melhor de todos, tivemos a cidade repleta de turistas durante 18 dias. O que movimentou toda uma cadeia produtiva, gerando também mais emprego e renda para todos os garanhuenses. Além disso, tivemos a oportunidade de anunciar mais 15 atrações que estão confirmadas para a 34ª edição do Festival, em 2026”, afirma o prefeito Sivaldo Albino.

“Aproveito ainda para destacar e agradecer a participação importante de diversos órgãos parceiros nesta edição; entre eles a Neoenergia, Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, AMSTT, Sesc e Sebrae. Além de todos os nossos patrocinadores desta edição, entre eles o Governo do Estado, Banco do Nordeste | Governo Federal, Esportes da Sorte e Boticário”, completa.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Orçamento que realizou uma pesquisa com turistas de 18 estados brasileiros e de dois países, e no geral apresentaram índice de 90,6% de satisfação com o evento, aprovando o FIG 2025. Deste total os munícipes descreveram o evento em: Excelente (37,1%), bom (49,4%), regular (12,4%) e ruim (apenas 1,1%). Já os turistas classificaram o FIG como: Excelente (54,5%), bom (38,7%), regular (6,1%) e ruim (apenas 0,7%).

Outros 59,4% dos turistas confirmaram que estariam presentes mais de três dias no evento, com gastos médios diários que podiam passar de R$ 500 (15,5%), e 30,8% afirmando que estariam dispostos a investir de R$ 200 a R$ 500 durante a o dia do evento. Com boa movimentação, bares e restaurantes tiveram incremento de 30% a 40% no faturamento e o comércio apresentou melhoria no movimento na ordem de 15%.

O FIG 2025 se despediu do público com 15 atrações confirmadas para o próximo ano: Raphaela Santos, Anderson Neiff, Jota Quest, Belo, Hungria, Wesley Safadão, Roupa Nova, Ferrugem, Filipe Ret, Anavitória, Biquíni, Delacruz, Claudia Leitte, Luiza Possi e Cheiro de Amor. O cantor Tarcísio do Acordeon, que já havia sido anunciado anteriormente, também integra a programação do ano que vem.

Homenagem – O Festival homenageou o xilogravurista pernambucano J Borges, e teve a identidade visual desta edição desenvolvida pelo seu filho, Bacaro Borges. J. Borges foi um dos artistas populares mais renomados do país. Nasceu em 1935, no município de Bezerros (PE), e é um dos precursores da xilogravura brasileira.

“O FIG mais uma vez foi bem-sucedido, e tivemos um alto nível artístico em todos os polos. Por esta razão já estamos empenhados em fazer ainda melhor no próximo ano. Além disso, o público de turistas e excursionistas sempre acaba, absorvendo muito mais do que entretenimento. A curadoria entende que a programação do FIG reflete também um pouco da identidade do nosso povo”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.

A 33ª edição do Festival foi uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe. Conta ainda com o apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Primeira horta escolar da rede municipal é implantada em escola de tempo integral no Alto do Moura

Na tarde desta segunda-feira (4), a Escola de Tempo Integral Poeta Lídio Cavalcanti, localizada no Alto do Moura, inaugurou a primeira horta escolar da rede municipal de Caruaru. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Caruaru por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), marca o início de um projeto que une educação, sustentabilidade e alimentação saudável.

Além de promover o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos, como macaxeira e batata-doce biofortificadas, entre outras cultivares, a horta tem um papel pedagógico essencial: envolver os estudantes no cuidado com o espaço, por meio de aulas práticas e atividades de conscientização sobre o meio ambiente e a importância da alimentação orgânica.

Toda a estrutura foi montada com materiais recicláveis, como pneus, garrafas PET e paletes de madeira, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e acessíveis. A proposta é que esse modelo sirva de referência para que outras escolas da rede também recebam hortas educativas.

Pedro Henrique, aluno do 4º ano, de 10 anos, se mostrou animado com o projeto.

“A horta é orgânica, e eu gostei muito porque a gente aprende mais fazendo. É divertido e bom para a nossa saúde também.”

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou o papel educativo e social da ação. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural tem desenvolvido inúmeras ações voltadas à produção de alimentos, com base em uma política forte de segurança alimentar e nutricional. Por meio de práticas de agricultura urbana, estamos implementando uma série de hortas comunitárias e institucionais. Nesta horta escolar, contamos com um sistema agroflorestal que inclui alimentos biofortificados, plantas medicinais e temperos, oferecendo aos alunos uma verdadeira vitrine do que podem reproduzir em seus próprios quintais. É uma experiência prática que alia sustentabilidade, saúde e aprendizado.”

Governadora Raquel Lyra empossa novos conselheiros estaduais de saúde e reforça compromisso com o SUS em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta segunda-feira (4), os novos membros do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), que atuarão no biênio 2025-2027. Ao todo, 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, foram oficialmente nomeados para compor o colegiado, cuja missão é formular estratégias e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a posse.

“Este conselho tem uma representatividade e uma força muito grande, num tema que é sensível e caro ao povo pernambucano. Temos hoje o maior nível de investimento em saúde da nossa história, com foco total na responsabilidade de cuidar de todos que precisam. Estamos com reformas em grandes hospitais, já inauguramos mais de 600 leitos em unidades de saúde, credenciamos novos serviços e seguimos trabalhando pela descentralização da assistência. O conselho tem um papel fundamental para que possamos ser mais eficientes nos gastos e mais rápidos nas respostas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Conselho Estadual de Saúde é formado por 50% de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. A gestão do CES-PE para o novo biênio foi definida por meio de uma comissão eleitoral instituída com regimento próprio e calendário amplamente divulgado.

Com reuniões mensais ordinárias, o colegiado acompanhará a execução da política estadual de saúde e deliberará sobre os rumos do sistema, inclusive no plano econômico e financeiro. “Este é um momento emocionante e histórico. É a primeira vez que o Governo do Estado dá posse pessoalmente ao Conselho Estadual de Saúde. Hoje é um dia que marca a renovação de um ciclo e também reafirma a importância do controle social para o SUS, uma verdadeira materialização da participação popular e da gestão democrática promovida pelo Governo do Estado”, destacou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Presidente eleito do CES-PE, Gutemberg Félix Ferreira, servidor do Estado e militante da área de vigilância em saúde, destacou o compromisso com o SUS. “Não acho que isso seja um espaço de poder, mas de responsabilidade. Nosso dia a dia é o fortalecimento do SUS, não temos outra bandeira”, declarou. Recém-empossada, Roberta Jorgea, diretora geral de Gestão Participativa da SES, disse que o conselho é um instrumento essencial para a construção das políticas públicas. “Não existe SUS sem o controle social. É com muita satisfação que integramos esse espaço, sempre com foco no interesse da coletividade”, afirmou.

Presente no evento, o deputado estadual João Paulo também celebrou o papel do SUS e defendeu ações voltadas à prevenção. “O SUS é muito importante para o povo brasileiro, mas tão importante quanto ele é a saúde preventiva, nas comunidades, nas equipes de saúde da família, fazendo trabalho preventivo”, pontuou.

Pernambuco gera mais de 5 mil empregos em junho e se destaca com salário médio acima da média do Nordeste

O estado de Pernambuco continua a trajetória de crescimento na geração de empregos formais, registrando um saldo positivo de 5.179 novas vagas com carteira assinada no mês de junho. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, é fruto de 52.697 admissões e 47.518 desligamentos, consolidando um semestre positivo para o mercado de trabalho local.

“Os números divulgados nesta segunda-feira pelo governo federal confirmam aquilo que quem está dentro da gestão estadual vê a todo momento: Pernambuco está crescendo novamente, de maneira constante e sustentável. Para mim, como governadora, é de uma satisfação sem tamanho constatar que a nossa gente está voltando a ter a sua carteira assinada, está tendo a sua dignidade devolvida, como nunca deveria ter deixado de ser. E muito mais está por vir, essa é a missão de todo o time do Governo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

No acumulado do primeiro semestre de 2025, o desempenho do Estado é ainda mais forte, alcançando a terceira colocação na região com um total de 25.366 empregos gerados. Com este resultado, o total de empregos gerados na atual gestão do Governo do Estado chega a 136.417. Outro indicador de destaque foi o salário médio de admissão, que atingiu R$ 1.937,41 em junho. O valor representa um crescimento real de 1,5% em relação ao mês anterior e de 1% sobre o mesmo período do ano passado, superando também a média regional do Nordeste (R$ 1.933,77).

A liderança feminina na geração de empregos é um dos grandes destaques do ano. No acumulado de janeiro a junho, já são 16.956 postos de trabalho criados para as pernambucanas, o que representa 67% do total de vagas geradas no Estado. Em junho, a tendência se manteve, com 2.677 carteiras assinadas para mulheres, contra 2.502 para homens. “Os números divulgados hoje apontam para uma tendência de crescimento da geração de emprego no Estado. Apenas no mês de junho, foram mais de 5 mil posições geradas com carteira assinada, e no primeiro semestre nós acumulamos mais de 25 mil oportunidades criadas, das quais 67% foram destinadas a pessoas do sexo feminino, mães de família que estão aproveitando esse momento tão positivo para Pernambuco, sobretudo no setor de serviços”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.

Com o desempenho, Pernambuco ficou na quarta posição de geração de empregos no Nordeste em junho, atrás apenas da Bahia, do Ceará e do Maranhão.

“Os números de junho confirmam que Pernambuco está no caminho certo. É extremamente positivo ver o Estado manter um ritmo constante de geração de empregos formais, especialmente com o setor de serviços e a indústria puxando esse crescimento. Em um cenário nacional ainda desafiador, ver Pernambuco criar mais de 5 mil vagas em apenas um mês e ultrapassar 66 mil novos postos no acumulado de 12 meses mostra a força do nosso mercado de trabalho e a eficácia das políticas públicas e dos esforços do setor produtivo. É um resultado que merece ser celebrado”, destacou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

O setor de Serviços foi, mais uma vez, o grande motor da economia pernambucana, respondendo pela criação de 2.128 vagas. O resultado foi puxado principalmente pelo dinamismo das áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

A Indústria seguiu como o segundo maior gerador de postos, com um saldo de 1.394 vagas, com forte influência da indústria de transformação e destaque para o fabrico e refino de açúcar. O setor de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também teve um desempenho robusto, com 960 novos postos. A Agropecuária contribuiu com 401 vagas, impulsionada pelo cultivo de uva, enquanto a Construção Civil somou 296 novos empregos formais.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Complexo Senac Caruaru comemora 10 anos com ações gratuitas

O centro educacional também investe em projeto pioneiro de controle de emissão de carbono

O aniversário de dez anos do Complexo Senac em Caruaru foi comemorado na terça (29.07) com serviços oferecidos para a comunidade gratuitamente. Foram realizadas oficinas nas áreas de Saúde e Bem-estar, Beleza e Gastronomia. O look vencedor do Desafio de Moda Autoral 2025, ocorrido durante a Fenearte, do aluno de pós-graduação do Senac, Nill Barbosa, estava em exposição e chamou a atenção de quem passava pelo local.

Juliana Holanda é gerente de um Hotel Fazenda em Cupira, no Agreste, e participou das oficinas de drinks sem álcool e de morango do amor. “O Senac é de primeira linha na parte de cursos, por isso vim aprimorar as técnicas e sei que saio daqui com mais experiência”, afirmou. Já a cabeleireira Thalita Morgana, de Caruaru, esteve na oficina de penteados. “Sou ex-aluna do centro e, como amo penteados, aproveitei a oportunidade para me aperfeiçoar e amei a experiência”, explicou.

O Senac está em Caruaru desde 1988, mas em julho de 2015 se mudou para o bairro Indianópolis, com uma estrutura maior. A mudança trouxe conforto, espaço e modernidade para seus alunos e colaboradores. O complexo inclui o Centro de Educação Profissional Dr. Luiz Pessoa, com 3.656 m² divididos em 28 ambientes, entre espaços pedagógicos e de convivência; e o Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, que possui mais de 4.000 m², com três auditórios, além de outros dois espaços para eventos. A estrutura é utilizada para cursos de Formação, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior e ações extensivas, como workshops, palestras e congressos.

Para a gerente do Senac em Caruaru, são muitos motivos para comemorar os dez anos de atividade no complexo. “Esse empreendimento trouxe novas oportunidades, novos segmentos para que pudéssemos ampliar a oferta de cursos e fortificar a missão do Senac de proporcionar uma educação transformadora, por meio de uma proposta inovadora e disruptiva, que contribui com o mercado local e da região. O Senac vem, a cada ano, se reinventando, pois é uma instituição que está sempre em busca de inovação e tecnologia para proporcionar o melhor à população”, ressaltou Michelliny Almeida, gerente do Senac Caruaru.

*Sustentabilidade* – Por ter todos os níveis de ensino e pela estrutura do complexo, Caruaru foi contemplada com a realização de três projetos-piloto do Senac na área de Sustentabilidade. Eles fazem parte do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE (PRINTS), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e seu Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD). Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE Bernardo Peixoto, uma ação inovadora e pioneira que vai contribuir para o desenvolvimento da região. “O programa fortalece a colaboração entre academia, mercado e tecnologia, criando oportunidades e incentivando o crescimento sustentável. Com suas iniciativas, o PRINTS consolida o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE como um agente de impacto e referência em práticas inovadoras alinhadas à sustentabilidade”, afirmou.

Os três projetos desenvolvidos em Caruaru foram baseados no três pilares da Sustentabilidade 3D – Descarbonização, Digitalização e Descentralização – são eles: o PRINTS-Carb, que desenvolve um modelo de compensação de carbono; PRINTS-Res que foca na implementação de soluções que reduzam desperdícios e promovam a reciclagem no Complexo Senac Caruaru; e o PRINTS-TD que visa digitalizar os processos acadêmicos e administrativos do Senac em Caruaru.

O projeto de gestão de carbono conta com um equipamento desenvolvido pela equipe do Senac, que mede a emissão desse elemento químico, por curso, para que sejam realizadas ações de neutralização ou de redução dos impactos da emissão. Por exemplo, a unidade tem uma usina fotovoltaica, já sendo considerada uma ação de compensação. O plantio de árvores na unidade é outra iniciativa para compensar o que é emitido de carbono. Ação que ultrapassa os muros do complexo, com os colaboradores, alunos e familiares que levam conscientização para casa.

DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor

Brasília (DF), 02/08/2025 - Morando do amor.
Foto: Receitas já/Divulgação

Popular nas redes sociais como “morango do amor”, o bombom de morango envolvido em calda de caramelo pode trazer riscos à saúde dos dentes. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alertou na última semana que alimentos duros e pegajosos podem quebrar dentes, além de danificar próteses e aparelhos ortodônticos.

“Além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando a sobremesa, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce”, alertou, em comunicado.

A orientação é, em caso de acidente, buscar um consultório odontológico para que seja realizado o atendimento de urgência. O CFO também elencou pontos de atenção para que o “morango do amor” possa ser consumido com segurança.

Cuidados especiais

Para evitar fraturas ao morder o doce, é possível escolher as partes mais finas do caramelo. Durante a mastigação, a pessoa deve usar os molares (os dentes de trás) que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos.

“O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos”, orientou o CFO.

Como a receita ainda tem alto índice de açúcar, o conselho alerta para o risco de cáries. “A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes”, informou.

“Escove os dentes logo após ingerir o morango do amor, com atenção especial à limpeza interdental. É fundamental que sejam removidos todos os resíduos, especialmente do caramelo que é mais grudento e pode permanecer alojado na superfície dental”, explicou.

Por fim, pacientes com facetas, próteses fixas ou removíveis e aparelhos ortodônticos não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. A orientação é buscar por receitas parecidas, sem incluir o caramelo.

“Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral”, alertou o conselho.

Segundo semestre no STF terá trama golpista e novo presidente

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana os julgamentos do segundo semestre com a previsão de concluir a análise das ações sobre a trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Além disso, o semestre também será marcado por mudanças na presidência da Corte. Em setembro, o ministro Edson Fachin vai suceder a Luís Roberto Barroso no comando do tribunal.

Também está previsto um desfecho para o caso Marielle Franco, sete anos após o assassinato da vereadora.

A primeira sessão de julgamento no plenário após o recesso de julho será na próxima quarta-feira (6). A Corte deve analisar a constitucionalidade da lei do estado do Rio de Janeiro que autoriza o transporte de pets de assistência emocional nas cabines de voos operados no estado.

Na sexta-feira (1°), durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do plenário, os ministros fizeram uma defesa conjunta da Corte e do ministro Alexandre de Moraes após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções financeiras contra Moraes, com base na Lei Magnitisky, norma norte-americana que prevê a aplicação de restrições financeiras para quem é considerado violador de direitos humanos.

Golpe

Em setembro, a Primeira Turma da Corte deve decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados serão condenados pela tentativa de golpe de Estado no país para reverter o resultado das eleições de 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi dividida em quatro núcleos.

O núcleo 1, que tem como réu Bolsonaro e seus aliados, é o mais adiantado. A PGR já fez o pedido de condenação dos acusados.

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do Bolsonaro e os demais réus trama golpista ocorra em setembro.

O julgamento dos núcleos 2, 3 e 4 deve ocorrer até dezembro deste ano.

Caso Marielle

O caso Marielle também pode ser julgado no segundo semestre deste ano.

Em maio, a PGR pediu ao Supremo a condenação dos acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Na manifestação, a procuradoria defendeu a condenação do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.

Rivaldo Barbosa teria participado dos preparativos da execução do crime. Ronald é acusado de realizar o monitoramento da rotina da vereadora e repassar as informações para o grupo. Robson Calixto teria entregue a arma utilizada no crime para Lessa.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Nos depoimentos prestados durante a instrução, os acusados negaram participação no assassinato.

Novo presidente

Em setembro, Luís Roberto Barroso deixará a presidência do STF após cumprir mandato de dois anos. O ministro Edson Fachin ocupará o cargo. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A data da posse ainda não foi marcada.

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Nas férias de julho, a dentista Tuanny Monteiro Noronha, de Brasília, viajou com o marido para o Paraguai e a Argentina. Nos dois países vizinhos, algo em comum com o dia a dia ao qual ela já está habituada no Brasil: o pagamento de contas por meio do Pix, o sistema instantâneo de transações financeiras preferido dos brasileiros.

O modelo, criado pelo Banco Central e implantado em 2020 no Brasil, está se disseminando rapidamente em outros países por meio de soluções oferecidas por empresas privadas, especialmente as chamadas fintechs, instituições especializadas em serviços financeiros e tecnologia.

“No Paraguai, em quase todos os lugares aceitavam, nas lojas grandes aceitavam sempre”, conta a odontóloga sobre a experiência vivida em Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, e é reconhecida como um grande centro internacional para compras de produtos eletrônicos.

“Lá eu já sabia que o Pix estava difundido porque fui com o objetivo de realizar compras, mas a presença é quase total mesmo, mais de 90% das lojas”, relata.

Já em Buenos Aires, capital argentina, Tuanny conta que quase todos os restaurantes por ela visitados também oferecem a possibilidade do pagamento via Pix. “Eram poucos que não tinham essa opção.”

Brasília (DF), 01/08/2025 - Tuanny Noronha preferiu pagar compras e refeições no Pix durante a viagem com o marido, Rodrigo Noronha, por Paraguai e Argentina.
.
Foto: Tuanny Noronha/Arquivo pessoal
Tuanny Noronha preferiu pagar compras e refeições no Pix durante a viagem com o marido, Rodrigo Noronha, ao Paraguai e Argentina – Foto: Tuanny Noronha/Arquivo pessoal

A rigor, o Pix não permite transferências internacionais diretamente para contas bancárias de outros países, apenas entre contas abertas no Brasil.

Mas, ao menos desde 2023, e, principalmente no último ano, o uso do Pix como meio de pagamento no exterior está sendo viabilizado a partir de parcerias diretas entre fintechs brasileiras, que oferecem a chave Pix, e empresas credenciadoras, também chamadas de adquirentes, que são aquelas instituições financeiras responsáveis pelas maquininhas de pagamento de cartão de crédito e débito.

“Funciona assim: o lojista pega a maquininha, digita o valor em moeda local, em pesos argentinos, por exemplo, se você estiver em um estabelecimento desse país vizinho, e o QR Code do Pix sai na tela. A pessoa escaneia o QR Code do Pix e o valor é automaticamente convertido para o real de forma instantânea, com o IOF [Imposto sobre Operações Financeiras] já embutido”, conta o empresário Alex Hoffmann, CEO e cofundador da PagBrasil, empresa de Porto Alegre especializada em processamento de pagamentos digitais.

“E aquele valor que aparece no QR Code da maquinha, já em real, é o valor final da compra pelo cliente. Ou seja, o câmbio é totalmente garantido no ato do pagamento, diferente, por exemplo, do cartão de crédito, onde tu faz uma compra e não sabe qual é o valor da cotação que vai ser convertida porque é a cotação da data do fechamento da fatura”, acrescenta Hoffmann.

Serviço intermediário

Para o Pix funcionar no exterior é necessário que as duas pontas da transação – o usuário recebedor e usuário pagador – tenham contas em instituições participantes do Pix no Brasil e conta em real ou, alternativamente, um estabelecimento do exterior pode receber por meio de um prestador de eFX (facilitadoras de pagamentos internacionais). Nesse caso, o usuário pagador efetua um Pix por meio de sua conta no Brasil para este agente eFX, que então procede com uma remessa internacional para o estabelecimento, de forma instantânea. É justamente esse o serviço ofertado pela PagBrasil e outras empresas que atuam nesse mercado e que têm ajudado a expandir o uso do Pix fora do Brasil.

“Com a notoriedade do Pix e sua ampla adoção pela população brasileira, tem sido cada vez mais comum as instituições ofertarem soluções voltadas ao mercado internacional. Já vemos o Pix sendo aceito nessa formatação em diversos locais como Chile, Argentina, Estados Unidos, Portugal, França, entre outros”, afirma o Banco Central.

“Entretanto, nos modelos que atualmente envolvem o Pix em transações com outros países, o Pix é utilizado tão somente em um estágio da transação [doméstico]”, complementa a assessoria do BC.

A instituição ainda não tem planos de criar um Pix internacional, o que demanda adoção de complexos tratados internacionais com diferentes países, mas há estudos para conectar a rede Pix com o sistema Nexus, uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo Banco de Compensações Internacionais (o Banco Central dos bancos centrais) para viabilizar transferências rápidas de recursos entre países.

Rápido e prático

Usado por cerca de 75% da população brasileira, o que dá cerca de 160 milhões de pessoas, o Pix é disparado o principal método de transferência de recursos entre contas. Desde o ano passado, segundo dados do próprio BC, ele responde por quase metade do total de transações de pagamento realizadas no Brasil, muito à frente de pagamentos com cartões de crédito ou débito, por exemplo.

“Como não é seguro hoje em dia circular com dinheiro em espécie, o uso do Pix facilita, inclusive no exterior”, observa Tuanny Noronha.

Outra opção recorrente de uso do Pix fora do país acontece por meio de empresas financeiras que oferecem serviços de transferência internacional de dinheiro e conta multimoeda. Neste caso, o usuário faz um pagamento Pix que gera crédito nessa conta internacional, em que é possível escolher diferentes moedas, utilizando o câmbio internacional, e gastar na forma de cartão digital de débito, usando o aplicativo instalado no celular.

Brasília (DF), 01/08/2025 - Em viagem a Paris, a jornalista Verônica Soares usou o Pix para comprar crédito em reais e trocar por euro em plataforma digital

Foto: Verônica Soares/Arquivo pessoal
Em viagem a Paris, a jornalista Verônica Soares usou o Pix para comprar crédito em reais e trocar por euro em plataforma digital – Foto: Verônica Soares/Arquivo pessoal

A jornalista Verônica Soares, que também mora no Distrito Federal, está de férias em Paris, capital da França, e realizou transações em Pix para a sua própria conta em um desses aplicativos multimoeda.

“O Pix facilitou muito a dinâmica da conversão do real para o euro. Na primeira vez que estive aqui, tive que trocar o real por euro numa casa de câmbio no Brasil para trazer para a viagem. Agora, faço um pix da minha conta do meu banco convencional para um aplicativo, e converto instantemente para o euro, sem precisar passar por casa de câmbio. Tudo muito prático e rápido, usando o celular para fazer os pagamentos”, destaca a comunicadora.

Expansão do Pix

Alex Hoffmann, da PagBrasil, conta que a ideia do Pix Internacional surgiu quando ele foi passar um réveillon em Punta del Este, o balneário mais famoso do Uruguai, há dois anos. “O público lá nessa época é 80% formado por brasileiros. Fazia muito sentido ter possibilidade do uso do Pix como meio de pagamento”. Poucos meses depois, o serviço já estava em operação no país vizinho e hoje está bastante disseminado por lá, segundo o empresário.

Panamá, 25/07/2025 - Loja em aeroporto do Panamá com cartaz que fala sobre aceitar pagamento Via PIX para brasileiros. Foto: Marcelo Brandão/Agência Brasil
Loja em aeroporto do Panamá aceita pagamentos via Pix – Foto: Marcelo Brandão/Agência Brasil

Na capital argentina e no Paraguai, em locais como lojas de departamento, restaurantes, feiras, bares e diversos pontos com alto fluxo de turistas brasileiros, também é certo encontrar a opção de pagamento no Pix, conta Hoffmann. Mas o modelo já se expandiu para países como Espanha, Portugal, França, Chile, Panamá e, mais recentemente, os Estados Unidos (EUA).

Na maior economia do planeta, a PagBrasil e a Verifone anunciaram há poucas semanas um acordo para oferecer a modalidade de pagamento via Pix com conversão em tempo real de dólar para o real.

“A Verifone é a maior adquirente dos Estados Unidos. Ela tem 75% dos lojistas dos grandes lojistas americanos, processa US$ 8 trilhões por ano.”

O objetivo é aproveitar a gigantesca presença de visitantes brasileiros nos Estados Unidos todos os anos. Só no ano passado, o número de turistas do Brasil que viajaram aos EUA chegou a 1,9 milhão, segundo dados do Escritório Nacional de Viagens e Turismo do país norte-americano. Esse número deve ultrapassar 2 milhões de visitantes este ano, com gastos superando a marca de US$ 4,9 bilhões.

A expectativa é que, nos locais mais procuradores pelos brasileiros nos EUA, como Flórida e Nova York, a opção de pagamento via Pix deverá estar cada mais disseminada, sobretudo em grandes lojas e parques temáticos.

Sistema “imparável”

Recentemente, o presidente norte-americano, Donald Trump, determinou a abertura de investigação contra o Brasil por supostas práticas desleais, incluindo como alvo justamente o modelo de transações do Pix. A medida, no entanto, dificilmente deve parar o avanço dessa tecnologia, avalia Alex Hoffmann.

“Eu não consigo ter uma bola de cristal, mas eu acredito e espero que não haja interferências nisso, porque a gente está falando de ingresso de divisas nos EUA. Então, se o governo norte-americano for pragmático, ele vai ver que nós estamos incentivando o turismo de brasileiros viajando pros Estados Unidos e gastando lá com Pix”, argumenta.

“E não tem como parar a história. O Pix é imparável pela qualidade dele. É o sistema de transferências e de pagamento mais versátil do mundo. O Pix tem essa camada de transferência, mas ele também é QR Code no ponto de venda, é Pix automático agora, para pagamento com recorrência. Dá para pagar por aproximação e, em breve, vai ter o Pix garantido que vai permitir parcelamento, como acontece com cartões de crédito. Não tem nenhum sistema de transações no mundo mais abrangente e melhor que este”, completa Hoffmann.