Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, irá receber intervenções estruturais e de conservação. A licitação para contratação de empresa responsável pela execução da obra foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (26). A obra de preservação será conduzida Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, com valor de R$ 1,2 milhão.

“A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

A licitação marca um novo capítulo para um dos mais importantes símbolos religiosos e arquitetônicos de Olinda. Fechada desde 2015, a igreja passará por serviços de requalificação para que seja reaberta à população. As intervenções incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio. A previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço.

“A requalificação da Igreja de São Pedro Mártir é mais um passo no compromisso da gestão com a valorização do nosso patrimônio histórico. Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

A restauração da Igreja de São Pedro Mártir de Verona integra um conjunto de ações que o Governo de Pernambuco tem realizado por meio da Fundarpe para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre os projetos em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Cine Theatro Guarany, o restauro e requalificação do Cinema São Luiz, além dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.

*Sobre a igreja* – A Igreja de São Pedro Mártir de Verona é um dos templos mais emblemáticos de Olinda, localizada no Amparo, próximo à Praça do Carmo. A irmandade de São Pedro Mártir foi instituída em 1711, e a atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz. De estilo predominantemente barroco, o templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional. Ao longo do tempo, tem sido palco de celebrações religiosas e manifestações culturais, sendo parte integrante da identidade histórica e espiritual de Olinda.

Festival Pernambuco Meu País: governadora Raquel Lyra dá largada à maratona cultural com programação em 10 cidades

“Gente de todas as idades, hotéis lotados, restaurantes, o povo feliz podendo apreciar a nossa cultura”, foi o que constatou a governadora Raquel Lyra ao abrir, nesta sexta-feira (25), a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, no Sertão Central. Esta é a primeira parada da nova edição da itinerância cultural promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundarpe.

“Muitas vezes, a população que está aqui não tem acesso à cultura. Então a gente reúne, por meio do Festival Pernambuco Meu País, gastronomia, música, artesanato, todo mundo junto, fazendo um evento lindo que começa hoje aqui em Salgueiro. É um prazer poder estar aqui e inaugurar esse festival que no ano passado foi um sucesso. Temos mais de 80% da grade contratada através de edital, pagando em dia, todo mundo podendo trabalhar num momento que normalmente seria de baixa na cultura e a gente poder permitir que essas pessoas possam viver da sua arte”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com mais de 15 polos distribuídos, Salgueiro recebe, até o domingo (27), shows de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul, além de grupos de circo, dança, literatura, moda, cultura popular e teatro. A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, também integra a programação nesta primeira semana, com atrações dentro da tradicional Festa dos Estudantes.

Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival representa a consolidação de uma política cultural descentralizada. “Isso reafirma o sucesso que foi a edição de 2024. Esse ano chegando em dez cidades, neste final de semana estamos aqui em Salgueiro, e em Triunfo junto à 67ª Festa dos Estudantes. Desde a quinta-feira, começou uma mobilização, a cultura aqui na cidade e a nossa cultura popular como a grande protagonista”, disse a secretária.

Além da agenda artística, o festival oferece uma série de ações formativas com o programa Forma PE, que promove oficinas, rodas de conversa e ações práticas voltadas à profissionalização de artistas e produtores culturais. Outro destaque é o espaço Rede PE, que reúne serviços públicos para o público do festival, com atendimento de órgãos como Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Funcultura, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).

De acordo com Renata Borba, presidente da Fundarpe, o sucesso da iniciativa se deve à escuta ativa dos territórios. “É o Governo de Pernambuco descentralizando as políticas públicas do Estado, também na área de cultura. Estamos chegando em Salgueiro com dança, com moda, circo, literatura, com gastronomia e muita cultura popular. É para o pernambucano conhecer a nossa cultura”, afirmou a gestora.

Após Salgueiro e Triunfo, o festival seguirá para outras cinco regiões do Estado, passando por dez cidades, promovendo, até o início de setembro, uma maratona cultural inédita em alcance e diversidade. Um dos impactos mais notáveis do festival é no turismo. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, a expectativa é das melhores.

“Já passamos de 90% de ocupação só aqui em Salgueiro. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, trazendo um polo multicultural, mostrando ao povo um Pernambuco diferente, com músicas, com atrações nacionais, atrações locais, mostrando a nossa cultura, resultado da capacidade do Governo do Estado, de investimento turístico na cultura”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, reforçou os impactos positivos da primeira edição recebida pela cidade. “A descentralização do Pernambuco do Meu País une todos os sertões. Demonstra a importância do resgate cultural, mostrando a força que tem a cultura sertaneja. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios, o comércio varejista está com muita gente”, disse o prefeito.

SEGURANÇA – Durante os dias de festa, Salgueiro conta com um esquema especial montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). São mais de 500 profissionais mobilizados para garantir a tranquilidade do evento, com tecnologia de ponta e atuação integrada das forças policiais.

O policiamento conta com viaturas quatro rodas, motocicletas, drones e plataformas elevadas, além de reforço no patrulhamento ostensivo, com rondas constantes e atuação estratégica nos principais pontos de circulação e no monitoramento aéreo. Equipes da Corregedoria da SDS também estão presentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar integra a operação atuando na prevenção.

Vacinação nas férias segue até este domingo (27) em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue promovendo a ação itinerante de vacinação nas férias, com aplicação dos imunizantes contra a Influenza (gripe) e o Papilomavírus Humano (HPV) em pontos estratégicos da cidade.

A iniciativa, iniciada no dia 13 de julho, segue até este domingo (27), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal principalmente entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso da população aos imunizantes durante o período de recesso escolar.

Neste sábado (26), a vacinação acontece no Parque de Diversões Santo Antônio, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, das 16h às 20h. No domingo (27), a ação será encerrada na Praça da Unique, das 16h às 19h30.

A vacina contra a Influenza está disponível para os públicos prioritários, crianças, idosos e gestantes. Já a vacina contra o HPV é voltada para adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Copa Caruaru 2025 encerra com sucesso e consolida evento como um dos maiores do esporte amador de Caruaru

A Copa Caruaru 2025 chegou ao fim na última sexta-feira (25), após 25 dias de intensas disputas, arquibancadas cheias e muita vibração. Realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, a competição foi um verdadeiro sucesso, reunindo 786 atletas e dirigentes em 63 equipes, que disputaram as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete.

Durante esse período, o Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé e outras quadras de escolas municipais se transformaram em palcos de emoção e superação, com jogos acirrados e grande participação do público. A entrada gratuita permitiu o envolvimento da comunidade e valorizou ainda mais o esporte local.

“Encerrar mais uma edição da Copa Caruaru é celebrar não apenas vitórias em quadra, mas o crescimento de uma cidade que acredita no poder da educação e do esporte como ferramentas de transformação social. Caruaru tem avançado em todas as áreas, e no esporte não tem sido diferente. Estamos formando cidadãos, incentivando o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito. O esporte é educação em movimento, e é por isso que seguimos firmes, integrando cada vez mais as nossas ações. Nosso compromisso é seguir fortalecendo cada vez mais os projetos esportivos da cidade, porque acreditamos que investir no esporte é investir em um futuro melhor para todos”, afirmou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço.

Além do destaque esportivo, a Copa Caruaru também cumpriu um importante papel social. Cada equipe doou uma cesta básica no ato da inscrição, e mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada e destinada ao São João Solidário, através do Transforma Caruaru.

“A Copa Caruaru é mais que uma competição: é uma celebração do esporte, da solidariedade e do talento local. Tivemos ginásio cheio, jogos emocionantes e, principalmente, um legado positivo para a cidade. Nossa equipe, foca nesse momento, em mais um importante evento promovido pela secretaria, os Jogos Escolares, que vão acontecer em agosto. Será mais uma edição de sucesso, com recorde de inscrições”, ressaltou Adson Leonel, secretário executivo de Esportes de Caruaru.

Governadora Raquel Lyra entrega títulos de propriedade e inicia construção de 112 moradias populares em Salgueiro

Reforçando o compromisso do Governo do Estado com o direito à moradia digna, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (25), 190 títulos de propriedade a famílias do bairro da Cohab, em Salgueiro, no Sertão Central, e autorizou a construção de 112 novas moradias no Residencial Salgueiro 116 – Módulo 1, empreendimento viabilizado por meio da parceria entre o programa Morar Bem PE e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Quando entregamos uma escritura, não estamos entregando um papel, mas sim reconhecendo um direito. O Governo de Pernambuco chega na vida daqueles que nunca foram vistos e nem sequer foram reconhecidos pelo nome. Muitas pessoas que passaram a vida inteira para construir esse sonho, para colocar cada milheiro de tijolo para poder fazer a obra, que não tiveram sequer o direito de, em vida, receber esse título. Agora colocamos isso como prioridade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A regularização foi coordenada pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e integra a modalidade fundiária do Morar Bem PE — maior programa estadual de habitação de interesse social da história de Pernambuco.

Também foi assinada pela governadora Raquel Lyra a autorização para o início da construção do Residencial Salgueiro 116 – Módulo 1, que contará com 112 unidades habitacionais voltadas a famílias de baixa renda. Com investimento total de R$ 17,2 milhões, o projeto terá apoio da Caixa Econômica Federal e aporte do Governo de Pernambuco, que doou o terreno e investiu R$ 124 mil em obras complementares de infraestrutura.

“São moradias para famílias de alta vulnerabilidade aqui de Salgueiro, sem contar no empreendimento, que tem R$ 17 milhões investidos aqui na cidade e que vai gerar emprego de carteira assinada”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

O presidente da Perpart, Francisco Amaral, reforçou o impacto da entrega dos 190 mil títulos de propriedade em Salgueiro. “No ano passado, foram entregues 617 títulos. E hoje, mais 190 famílias foram beneficiadas pelo Programa Morar Bem. Esse título de propriedade representa a dignidade e a segurança jurídica, onde a família, depois de 30, 40 anos que reside nas casas, finalmente vai ter a escritura da casa própria, aquele documento tão sonhado. É um desenvolvimento econômico, é um desenvolvimento sustentável também da população”, afirmou o presidente.

*PAVIMENTAÇÃO* – Ainda nesta sexta-feira (25), foi assinado um convênio entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Salgueiro, viabilizando a pavimentação em paralelepípedos de 20 ruas, distribuídas em oito bairros do município. O investimento total é de R$ 4,08 milhões, sendo R$ 3,87 milhões repassados pelo Estado e R$ 204 mil de contrapartida municipal.

As ruas contempladas estão localizadas nos bairros Santa Margarida, Novo Horizonte, Divino, Cohab, Riachinho, São Vicente, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. A pavimentação será feita com pedras graníticas extraídas na própria região, garantindo durabilidade e movimentando a economia local com geração de emprego e renda.

As ações em Salgueiro integram o conjunto de 83 contratos retomados pela Seduh com prefeituras de todo o Estado, totalizando R$ 168,5 milhões em investimentos para conclusão de obras estruturantes. “É o resultado de muito trabalho. A independência de Pernambuco parece que só chegou agora, e isso se concretiza aqui hoje. Nossa gratidão e respeito ao Governo de Pernambuco, que tem trabalhado incansavelmente”, comemorou o prefeito do município, Fabinho Lisandro.

“Estivemos aqui em junho do ano passado entregando 617 títulos de propriedade, dando dignidade às pessoas que sonhavam com isso, em receber esse documento para, no futuro, transmiti-lo para o seu filho, para o seu neto. O Governo de Pernambuco fez isso com mais de 11 mil famílias em todo Estado”, disse o deputado estadual Joãozinho Tenório.

*MORAR BEM PE* – Criado pela atual gestão, o Programa Morar Bem PE já superou 33 mil famílias beneficiadas em todo o território pernambucano. Na regularização fundiária, foram mais de 10 mil títulos emitidos apenas nos últimos dois anos.

Também estavam presentes no evento os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte); e os deputados estaduais Luciano Duque e Débora Almeida. Também participaram os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); assim como o diretor da Cehab, Paulo Lira.

Em Ouricuri, governadora Raquel Lyra entrega 1.088 títulos de regularização fundiária para agricultores e agricultoras do Sertão

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (25), em Ouricuri, 1.088 títulos de regularização fundiária a agricultores e agricultoras da região do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco. As entregas reforçaram o compromisso da gestão estadual na regularização fundiária, dando a segurança e a garantia para os trabalhadores rurais. A ação é coordenada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco.

“Os agricultores e agricultoras que há décadas moram e produzem na zona rural herdaram as terras dos seus pais e nunca tiveram o direito reconhecido de poder chamar de sua. Agora, o Governo de Pernambuco tem um programa sério, que já entregou 17 mil títulos de propriedades urbanas e rurais, reconhecendo o direito das pessoas e permitindo que elas possam ter a segurança de morar no seu canto. Nosso Governo está trabalhando para chegar aos 50 mil títulos entregues”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os 1.088 documentos entregues foram destinados a agricultores e agricultoras de Ouricuri (619), Araripina (196), Lagoa Grande (157), Bodocó (80) e Santa Maria da Boa Vista (36). Os títulos são documentos definitivos e registrados em cartório, que garantem segurança jurídica às famílias rurais e permitem ainda o acesso a crédito, programas habitacionais, assistência técnica, entre outras políticas públicas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, a regularização permite que os beneficiários possam realizar um desenvolvimento mais seguro e sustentável. “Trata-se de uma ação imprescindível para o produtor rural, determinada pelo Governo do Estado, em um intenso trabalho de regularização fundiária. O produtor rural vai receber a sua escritura registrada em cartório sem nenhum custo, o que, além de tudo, vai valorizar sua terra”, contou o secretário.

O prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, considera que a entrega na cidade mostra o olhar cuidadoso do Governo com o povo sertanejo. “Essa entrega representa muita segurança para o homem e a mulher do campo que vivem da terra, especialmente para a gente que vive aqui no Sertão. Isso traz uma segurança imensa para a agricultura familiar do nosso município”, afirmou.

De acordo com o presidente do Iterpe, Cleodon Ricardo, o trabalho foi realizado por uma equipe que já entregou mais de 5 mil títulos. “Essa ação representa uma oportunidade concreta. Hoje são entregues 1.088 títulos para pequenos agricultores que estão realizando o sonho de receber a escritura da sua terra” afirmou Cleodon.

Entre as beneficiadas com a ação, está a agricultora Eliziene Tavares, de Ouricuri, que celebrou o recebimento do documento. “É muito importante receber esse título, que vai abrir muitas portas para fazer empréstimo e acessar créditos em bancos, por exemplo, porque com essa declaração, a nossa terra fica valorizada. Há mais de seis anos que espero esse título de propriedade e, agora, graças ao esforço do Governo do Estado, estou sendo contemplada”, contou.

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel, aponta que as ações mostram a efetividade do Governo em todas as regiões. “O Governo do Estado vem fazendo justiça social, com muitas ações, muitas obras do litoral ao sertão e nós enquanto lideranças, somos contemplados com todas essas ações”, destacou. Já a deputada Roberta Arraes, considerou os títulos como necessários para descentralização da gestão. “É de grande importância para a nossa região aqui do Sertão do Araripe, nossos agricultores e agricultoras. É um sonho antigo e isso mostra a vontade, a descentralização do Governo de Pernambuco”, disse.

Em Serra Talhada, governadora Raquel Lyra autoriza recuperação de barragem e inicia maior obra de saneamento rural da história do Estado

Dando início a uma extensa agenda no Sertão, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (25), duas ordens de serviço que vão transformar o acesso à água em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A primeira autoriza o início da recuperação da barragem Jazigo, que abastece milhares de famílias e está em estado de alerta para risco de colapso. A segunda marca a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Varzinha, incluindo comunidades vizinhas. Juntas, as obras somam mais de R$ 33 milhões em investimentos dentro do programa Águas de Pernambuco.

“O que fizemos aqui foi um trabalho muito sério para que pudéssemos fazer a recuperação dessa barragem. Esse trabalho temos feito em Pernambuco inteiro, não só construindo as barragens que lá atrás foram prometidas e ficaram pelo meio do caminho, como também recuperando barragens importantes como essa de Jazigo. Assinamos também a ordem de serviço da adutora de Varzinha, o maior investimento que nós temos na história de Pernambuco. São 8.500 pessoas diretamente atendidas pela adutora, que vão receber água na torneira, garantindo que saiam do sofrimento de não tomar banho, de não lavar roupa e de não cozinhar”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Construída em 1983, a barragem Jazigo tem capacidade de armazenar 15 milhões de metros cúbicos de água e atende principalmente ao setor de irrigação. A obra terá investimento de R$ 18,5 milhões e beneficiará cerca de 92 mil pessoas. De acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a estrutura está em nível de alerta, o que torna sua recuperação uma medida urgente para garantir segurança à população e ao entorno.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a obra integra um plano mais amplo de requalificação de barragens em todo o Estado. “A recuperação da barragem Jazigo era um pleito antigo e necessário para garantir a segurança hídrica, a produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida da população da região. O sistema de abastecimento de água da comunidade de Varzinha e áreas próximas também uma demanda de décadas. Durante muitos anos, o olhar do poder público esteve voltado para a população urbana, enquanto a população rural foi esquecida”, afirmou o secretário.

Também foi assinada a ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Varzinha e das comunidades rurais de Sítio Barreiros, Roças Velhas e Sítio São José. Com investimento de R$ 14,79 milhões, a obra vai beneficiar mais de 8 mil pessoas, por meio da captação de um poço profundo perfurado em 2013, durante a crise hídrica que afetou mais de 1.400 municípios no Nordeste.

Para o morador Edson Oliveira, a obra traz esperança para quem vive há anos com a incerteza do abastecimento. “A gente tem sofrido pela falta de água há mais de 20 anos. Inclusive, hoje não tem água chegando nas casas. Agradeço a todos os envolvidos nessa obra que vai mudar a vida das pessoas na nossa comunidade, além das outras que também serão impactadas”, celebrou o morador.

O vice-prefeito de Serra Talhada, Faeca Melo, declarou que as intervenções representam um marco no enfrentamento à desigualdade hídrica no Sertão. “A entrega dessa barragem representa muito e favorece muitos moradores, trazendo mais tranquilidade para as comunidades, especialmente da região da Varzinha, onde esse gargalo vem se arrastando há 20, 30, até 50 anos. E agora, com a sensibilidade do Governo do Estado, o projeto finalmente está sendo destravado”, disse o gestor.

Acompanhando as assinaturas, o deputado estadual Luciano Duque reforçou a importância dos investimentos no fortalecimento da segurança hídrica do Estado. “Hoje o Governo está decretando o fim da lata d’água na cabeça, não só em Varzinha como também nas comunidades próximas. É um dia histórico e uma demonstração extraordinária de que a gestão faz obras para transformar vidas e gerar oportunidade de promover desenvolvimento cuidando das pessoas”, enfatizou o deputado.

Em Caruaru, 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reuniu centenas de participantes

Evento foi realizado nesta sexta-feira (25), no auditório da Seduc, e debateu propostas e diretrizes para as mulheres do município.

Foi realizada nesta sexta-feira (25) a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro, realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher, reuniu centenas de participantes no auditório da Secretaria de Educação, a antiga Fafica, para debater propostas e diretrizes para as mulheres do município.

Após a leitura e aprovação do regimento da Conferência, foram realizadas discussões divididas em salas com eixos temáticos, que abordaram as temáticas: poder e participação das mulheres, políticas públicas para as mulheres, enfrentamento das violências, autonomia econômica e direitos, diversidades e interseccionalidades.

Das discussões, foram escolhidas, em uma plenária geral, três diretrizes para condução das políticas públicas municipais. Essas diretrizes também serão apresentadas nas conferências estadual e nacional da mulher. O encontro também elegeu as delegadas que vão representar Caruaru nessas conferências.

“Com o tema ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’, Caruaru idealizou esta Conferência. Caruaru vem sendo um polo de políticas públicas para as mulheres e esse encontro é resultado disso. Aqui planejamos os próximos passos dessas políticas”, destacou a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Letícia Assis.

O evento, realizado no Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, homenageou cinco mulheres que trabalham e lutam pela igualdade racial no município: Lucimary Passos, Tamyres Silva, Maria de Nazareth, Ana Maria Barros e Elaine Rocha. Em celebração a essa data, a Conferência também recebeu uma palestra de Irene Cardoso de Souza, 48ª Promotora de Justiça Criminal da Capital, e contou com uma participação, de forma remota, de Maria da Penha, que inspirou a Lei de mesmo nome.

“Hoje foi um dia importante pra Caruaru, sobretudo para as mulheres da nossa cidade e da zona rural. A Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres foi onde a gente teve a oportunidade de receber as mulheres do município pra dialogar com a gente e pensar políticas públicas efetivas que de fato vai de encontro às necessidades dessas mulheres”, afirmou a prefeita em exercício de Caruaru, Dayse Silva.

Inscrições prorrogadas: estudantes têm até 31 de julho para concorrer a 1.560 vagas do PROUPE no 2º semestre de 2025

O Governo de Pernambuco prorrogou até o dia 31 de julho, o prazo de inscrições para o novo edital do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE), que oferece 1.560 bolsas de estudo para o segundo semestre de 2025. A iniciativa contempla estudantes de baixa renda matriculados em 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site proupe.secti.pe.gov.br.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), o PROUPE concede bolsas mensais de até R$ 500 e tem como foco ampliar o acesso à educação superior em regiões estratégicas do estado, especialmente no interior. Podem se inscrever estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Com esse novo edital, o Governo do Estado soma 4.860 bolsas ofertadas desde 2024: foram 3.300 no segundo semestre de 2024, 1.560 no primeiro semestre de 2025 e, agora, mais 1.560 para o novo período letivo. A expansão reforça o compromisso com a democratização da educação superior e o fortalecimento da formação profissional regionalizada.

“O PROUPE é mais do que uma política pública: é um instrumento de transformação social, que tem impactado a vida de milhares de jovens e suas famílias, especialmente no interior do estado”, afirma Mauricélia Montenegro, secretária de CT&I de Pernambuco.

Do total de bolsas ofertadas, 70% são reservadas para cursos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Física, Química e Estatística. Os outros 30% contemplam estudantes de diversos cursos de graduação.

O edital faz parte do programa Inova PE, que prevê R$ 1,04 bilhão em investimentos para impulsionar ciência, tecnologia e inovação no estado. Só para formação e fixação de talentos, o valor previsto é de R$ 393 milhões.

Rodrigo Pinheiro e Fernando Monteiro garantem novos investimentos em saúde para Caruaru através do PAC

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), anunciou, nesta sexta-feira (25), a conquista de novos recursos para a saúde do município por meio do Novo PAC Seleções 2025, do Governo Federal. A articulação, realizada em parceria com o deputado federal Fernando Monteiro (Rep), assegura a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a aquisição de equipamentos para reforçar outras unidades já existentes na cidade.

Segundo Rodrigo, o investimento vai ampliar o atendimento e fortalecer a rede de atenção básica, com foco na prevenção e no cuidado das pessoas que mais precisam. “É mais saúde para os caruaruenses, fruto do trabalho conjunto com Fernando Monteiro, que tem sido um grande parceiro em Brasília”, afirmou o prefeito.

Fernando Monteiro também destacou a importância da união de esforços para garantir avanços concretos na vida da população. “Seguimos trabalhando por Caruaru, buscando recursos e soluções que melhorem a qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde, que é prioridade”, reforçou o parlamentar.

A conquista é mais um resultado da articulação entre os governos municipal e federal, fortalecendo o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas para o bem-estar da população caruaruense.