Pernambuco conquista Selo Diamante em transparência pública no LNTP 2025

Com 95,69% de conformidade, Governo do Estado obteve o mais alto nível de reconhecimento em transparência pública no país

O Governo de Pernambuco conquistou, no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), o Selo Diamante, com 95,69% de conformidade, consolidando-se entre os estados mais transparentes do Brasil. O resultado representa um avanço de 10,05 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mesmo diante dos critérios mais rigorosos adotados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

“Esse Selo Diamante comprova que Pernambuco virou a chave. Desde o primeiro dia do nosso governo, a gente decidiu que transparência ia ser a prática. Organizamos a casa, criamos uma política de transparência ativa e envolvemos todas as secretarias nesse trabalho. Isso é respeito com o dinheiro do povo pernambucano. É garantir que cada pessoa possa acompanhar, fiscalizar e ter confiança no que o governo faz”, afirmou a governadora Raquel Lyra

Após conquistar o Selo Ouro em 2023 e 2024, o Estado atingiu agora o nível máximo de reconhecimento nacional em governo aberto e acesso à informação. A marca é resultado das ações implantadas pela atual gestão, sobretudo a Política Estadual de Transparência Ativa, que em 2025 passou a adotar ciclos de autoavaliação realizados pelas Unidades de Controle Interno (UCIs), ampliando as rotinas de monitoramento, conformidade e atualização das informações públicas.

Para o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Renato Cirne, o resultado reflete o fortalecimento da governança pública. “Este selo é fruto da dedicação e articulação integrada de toda a administração estadual. Instituímos a Política de Transparência Ativa, modernizamos o Portal da Transparência e padronizamos as informações institucionais. Com isso, o Estado consolida uma gestão pública verdadeiramente aberta e fortalece o controle social”, destacou.

O fortalecimento da Rede Estadual de Transparência, coordenada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), foi decisivo para o avanço. Segundo o gerente-geral de Transparência e Participação da SCGE, João Amaral, ao longo do ano, foram promovidas capacitações, oficinas e visitas técnicas para integrar equipes e padronizar processos em todos os órgãos.

“A grande marca de 2025 foi a criação dessa rede de apoio à transparência, que passou a contar de forma muito direta com as Unidades de Controle Interno. A interação funcionou muito bem para fomentar e instigar o monitoramento da transparência no Estado como um todo. Isso descentralizou o trabalho, integrou as equipes e fez com que tudo fluísse melhor”, pontuou.

A atuação conjunta de secretarias estratégicas, como Secretaria de Administração (SAD), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretária Estadual de Saúde (SES) e a própria SCGE, também foi fundamental para corrigir pendências e qualificar as informações sobre contratos, obras, dados fiscais, renúncias e acessibilidade. Além disso, o Portal da Transparência foi modernizado, com novos filtros, séries históricas e dados mais organizados, tornando as informações mais completas e acessíveis ao cidadão.

Coronel Alberto Feitosa confirma candidatura a reeleição em 2026: “Nesse momento isso é o melhor que pode acontecer”

Dono de um estilo forte e bastante atuante de fazer política, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, do PL, está prestes a encerrar mais um ano produtivo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele também se destaca pela linha contundente de defesa dos princípios defendidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo apontado como um dos principais nomes do conservadorismo pernambucano.

O Coronel Alberto Feitosa concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, e confirmou que em 2026 será mais uma vez candidato a deputado estadual e não a deputado federal, como chegou a ser especulado nos bastidores da política estadual. “Conversei com os meus familiares, meus amigos e assessores… Todos me disseram que o melhor mesmo seria eu disputar mais uma vez o mandato de deputado estadual, principalmente diante de tudo o que tem acontecido no Brasil”, disse ele.

O deputado lembrou ainda que tem desenvolvido um importante trabalho na Alepe e que esse trabalho precisa ser continuado. “Nesse momento isso é o melhor que pode acontecer. Além disso, deixo claro que seguirei no Partido Liberal, no PL no presidente Bolsonaro. Tenho certeza também que esse é o desejo do presidente Bolsonaro”, finalizou.

Presidente do Instituto CME Caruaru recebe homenagem em uma das publicações jurídicas mais relevantes de Pernambuco

O advogado Lucas Costa, presidente do Instituto CME Caruaru e sócio do Costa, Marinho & Eleotério Advogados Associados, foi homenageado na edição anual da Revista Paradigma, uma das publicações jurídicas mais respeitadas de Pernambuco. A distinção destaca o impacto de sua atuação na modernização do setor mutualista e na valorização da advocacia no interior do Estado.

Natural de Cumaru, Lucas Costa consolidou-se como uma das lideranças jurídicas mais influentes do Agreste. No comando do Instituto CME e do CME Advogados tem contribuído diretamente para o processo de profissionalização das entidades de proteção patrimonial mutualista, conduzindo projetos de governança, compliance e adequação às novas regulamentações do setor. A banca, que já atende entidades de mais de 20 estados, tornou-se referência nacional em soluções jurídicas para o segmento.

A Revista Paradigma ressaltou, em sua homenagem, a visão estratégica e a capacidade de articulação do advogado, cuja trajetória combina juventude, inovação e comprometimento com a construção de modelos jurídicos modernos. Sua atuação tem sido fundamental para o fortalecimento do ambiente jurídico empresarial no interior pernambucano e para a expansão do setor mutualista no país.

Em sua fala de agradecimento, Lucas Costa destacou o papel do interior no desenvolvimento jurídico regional: “Ser reconhecido pela Revista Paradigma é uma honra. Como profissional natural de Cumaru e sócio de um escritório sediado em Caruaru, levo comigo o compromisso de fortalecer a advocacia do interior e contribuir para uma evolução mais profissional e responsável do setor mutualista em Pernambuco.”

O CME Advogados Associados é um escritório com base em Caruaru e atuação em mais de 21 estados. É referência nacional em governança jurídica para entidades mutualistas, compliance, gestão e projetos de adequação à nova regulamentação do setor.

Governadora Raquel Lyra dá largada ao Festival Pernambuco Meu País Verão, em Camaragibe

Impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural do Estado, a governadora Raquel Lyra abriu, na noite dessa sexta-feira (5), a primeira edição de verão do Festival Pernambuco Meu País. A estreia ocorreu no Parque Aldeia dos Camarás, em Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur, com apoio da prefeitura, o evento reúne artistas consagrados e novos talentos da cena local e nacional, ampliando o acesso da população à cultura e com programação até este domingo (7).

“Depois de dois anos de sucesso absoluto, quando a gente fez todo o Circuito do Frio no Festival Pernambuco Meu País, que já nasceu grande e conquistou as mentes e os corações dos pernambucanos, a gente cria agora a versão de verão e começa aqui em Aldeia, em Camaragibe. Vamos garantir a circulação da economia em um período que, normalmente, é de baixa no turismo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A noite de abertura contou com shows da Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, do projeto No Canto Delas — que reúne Irah Caldeira, Cristina Amaral, Nádia Maia e Larissa Lisbôa —, Dorgival Dantas, Raí Saia Rodada e Tarcísio do Acordeon, além do DJ Pedro Humberto nos intervalos. Após a estreia em Camaragibe, o Festival Pernambuco Meu País Verão segue para Recife, São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, além da programação especial de réveillon em Jaboatão dos Guararapes.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a consolidação da iniciativa. “Iniciamos o Pernambuco Meu País Verão aqui em Aldeia, muito bem recebido pela população. É um evento que já se tornou uma política pública de sucesso do Governo do Estado. No inverno, crescemos de oito para dez cidades, e agora inauguramos a primeira edição de verão”, afirmou.

Na edição de inverno, realizada entre julho e setembro, o festival movimentou mais de R$ 200 milhões nos municípios de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou o impacto econômico do festival. “O Governo de Pernambuco está trazendo investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Camaragibe. Recebemos um festival que é sucesso em todo o Estado e que chega girando a economia do município”, frisou.

Neste sábado (6), sobem ao palco Coco dos Pretos, Mago de Tarso, Xamã, a pernambucana Duda Beat e a cantora Luísa Sonza. Nos intervalos, o DJ Murilo França anima o público. Já no domingo (7), se apresentam a Banda Getúlio Cavalcanti, Brunessa França, Amigas do Brega, Banda Sentimentos, Banda Kitara, Michelle Andrade e, encerrando a noite, Priscilla Sena. A DJ Kananda PX comanda os intervalos.

Domingo é dia de decisão no Campeonato Municipal de Futebol de Várzea

O próximo domingo (07) será marcado pela grande final do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Várzea, culminando uma competição que movimentou bairros e comunidades em toda Caruaru. As partidas decisivas acontecem no Estádio Antônio Inácio de Souza (Vera Cruz), com entrada gratuita.

A programação começa às 8h, com o confronto entre Londrina x Centralzinho, que disputa o 3º lugar da competição. Ambas as equipes demonstraram regularidade e chegam motivadas a fechar sua participação no pódio.

Às 9h40, acontece a grande final: Barcelona e Internacional entram em campo para decidir o título da primeira edição do campeonato. Os finalistas garantiram suas vagas após semifinais intensas realizadas no último domingo (30). O Internacional superou o Centralzinho por 2 a 1, mostrando consistência e organização. Já o Barcelona venceu o Londrina por 1 a 0, em partida equilibrada que confirmou a força da equipe na competição.

Para o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, esta final representa mais do que a decisão de um torneio local: “Com o título de ‘Cidade Americana do Esporte’ conquistado por Caruaru, crescemos nossa responsabilidade de oferecer oportunidades reais de prática esportiva, lazer e inclusão para toda a população. Este campeonato de várzea é um exemplo claro de como o esporte comunitário pode unir bairros, fortalecer laços e revelar talentos. Domingo será um momento de orgulho: para os atletas, para a torcida e para toda a cidade.”

A realização do campeonato e o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, reforçam o compromisso com o esporte como instrumento de cidadania e transformação. A final promete celebrar não apenas um campeão, mas o reconhecimento de Caruaru como uma referência esportiva — consolidando o título de “Cidade Americana do Esporte” em uma iniciativa concreta de inclusão, participação popular e valorização do futebol de base.

Governadora Raquel Lyra autoriza início da restauração da Estrada de Aldeia e reforma do Terminal Integrado de Camaragibe

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (5), o início das obras de restauração da Estrada de Aldeia, a PE-027 — via estratégica para a integração entre Camaragibe, Recife e demais municípios da Região Metropolitana. Com investimento de quase R$ 92 milhões, a intervenção irá recuperar 28,72 km de estrada, desde a PE-005, em Camaragibe, até o acesso ao Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Paudalho, fortalecendo a mobilidade e a infraestrutura viária da região. Na mesma ocasião, a gestora também autorizou a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe, obra aguardada desde a Copa de 2014.

“Hoje é uma festa aqui em Camaragibe, a gente veio entregar autorização de início de obras que são esperadas pela população há muito tempo. O Terminal Integrado de Camaragibe, que deveria ter sido entregue na Copa. A gente também dá autorização de início de obra da Estrada de Aldeia, uma obra de mais de 90 milhões de reais, onde a gente conseguiu contemplar aquele que foi o apelo da comunidade. Mais uma vez, entregando obras novas e garantindo novas autorizações de obras no maior investimento que Camaragibe já viu do Governo do Estado na sua história”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A intervenção na Estrada de Aldeia prevê serviços de terraplenagem, drenagem, correção estrutural da base do pavimento, recuperação de obras de arte especiais e implantação de sinalização horizontal e vertical, entre outros. “A PE-027 é uma das rodovias mais estratégicas da Região Metropolitana, tanto por ser via de acesso a Camaragibe, quanto por dar escoamento às produções locais. É uma estrada que a população aguarda há muito tempo e vai dar condições dignas de tráfego pelo local”, afirmou o secretário da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou os investimentos realizados no município. “Com esse volume de obras que está acontecendo em nossa cidade, o município ganha na geração de emprego e de renda. Os investimentos hoje por parte do Governo do Estado já mudam o clima da cidade. É um dia histórico”, disse o gestor.

Também estão incluídas baias para ônibus, dispositivos de segurança como defensas, acessibilidade, ciclovia, paisagismo e proteção ambiental. Presente na solenidade, o deputado estadual João de Nadegi afirmou que a obra vai ser transformadora para a região. “Essa obra vai gerar muito desenvolvimento econômico e social. Teremos um caminho de esperança para uma região que só tende a crescer”, comentou o parlamentar.

Rosineide de Almeida, de 58 anos, moradora de Camaragibe há cinco, ressaltou a importância da obra para sua rotina. “A gente está há muito tempo ansioso para que essa transformação aconteça, porque facilita muito o movimento da gente ir para a cidade”, afirmou.

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra também autorizou o início da reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe. A obra é aguardada desde a Copa de 2014 e terá um investimento de R$ 29,8 milhões. A previsão inicial para a conclusão é de 12 meses.

“O terminal era uma obra esperada para a Copa do Mundo de 2014. Agora a governadora captou o recurso, fez o projeto, lançou a licitação e hoje autoriza o início das obras que já começam na semana que vem”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Francisco Sena.

Após mais de 10 anos, o terminal terá mais plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados, praça de alimentação e quiosques. O TI Camaragibe atualmente atende cerca de 60 mil usuários por dia e desempenha papel essencial na conexão entre municípios da região e o centro da capital pernambucana. Após a conclusão das obras, o equipamento terá sua capacidade ampliada para 72 mil usuários diários.

Em Igarassu, governadora Raquel Lyra entrega nova estrada, mais de 170 residências pelo Morar Bem PE e autoriza regularização fundiária

Em mais uma ação que prioriza a habitação social em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (5), a chave da casa própria para 170 famílias pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida, no condomínio Jardim Monjope, no município de Igarassu. Os beneficiados receberam um subsídio de R$ 20 mil do Governo de Pernambuco para a aquisição de seus imóveis construídos dentro do Minha Casa, Minha Vida na modalidade FGTS. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora ainda inaugurou a Estrada de Porto do Vasto e assinou o termo de cooperação técnica para garantir a regularização fundiária a famílias do Engenho Monjope.

“Essas 170 casas que entregamos aqui em Igarassu, somam-se a mais de 16 mil imóveis que já entregamos em parceria com o Morar Bem Pernambuco e o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Isso mostra que ninguém faz nada sozinho e permite que pernambucanos e pernambucanas tenham o direito a uma casa nova. Além disso, entregamos a Estrada de Porto do Vasto novinha, garantindo mais segurança no ir e vir. E, em breve, iremos iniciar a regularização fundiária no Assentamento Pastor Eusébio”, ressaltou Raquel Lyra.

Cada unidade habitacional do Morar Bem foi negociada a R$ 155 mil. O empreendimento foi construído pela empresa Viana & Moura e conta com 431 unidades habitacionais, todas adquiridas pelo Morar Bem PE. Lançado em 2023, este é o primeiro programa de habitação de interesse social do Estado. “Cada família teve o valor garantida pelo Governo do Estado para auxiliar na aquisição de seu imóvel, cobrindo o valor da entrada. Hoje, essas famílias concretizam o sonho da casa própria”, comentou o presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Paulo Lira.

Beneficiada pelo Morar Bem, a dona de casa Cláudia Luiz de Oliveira, comemorou a conquista. “Essa casa não é para mim. É para meu filho. Ele tem autismo nível três e agora posso ter a segurança e a tranquilidade de que vou deixar nossa casa própria para ele”, contou.

*PE na Estrada -* A estrada Porto do Vasco, em Igarassu, foi totalmente requalificada após os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização da via, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Seduh-PE). O investimento total, realizado com recursos do Estado, foi de R$ 11,5 milhões no trecho de 4,6 quilômetros, incluindo a drenagem e sinalização.

“Hoje é um dia memorável, marcado por grandes avanços para o nosso turismo e para a nossa infraestrutura. Igarassu e todo o Litoral Norte seguem avançando, contando com o olhar especial da nossa governadora, que tem feito a diferença com investimentos em estradas, creches e escolas, sempre priorizando a valorização das pessoas”, celebrou prefeita de Igarassu Elcione Ramos.

*Regularização fundiária -* A chefe do Executivo estadual autorizou também, através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Perpart e a Prefeitura do município, o início dos trabalhos de regularização no assentamento Pastor Eusébio, localizado no Engenho Monjope. Na localidade, vivem aproximadamente 2 mil famílias há mais de uma década.

Pesquisa mostra avanço de Raquel Lyra e redução da vantagem de João Campos na disputa por 2026 em Pernambuco

Pedro Augusto/Blog Capital 

A nova pesquisa Conecta/Opindata, realizada entre 1º e 5 de dezembro, com 10 mil entrevistas online, adiciona novos elementos à corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026 e altera, ainda que de forma gradual, a dinâmica entre os principais nomes do pleito. Os números, divulgados hoje, indicam que a disputa continua polarizada entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD), mas o dado mais relevante do levantamento é a redução expressiva da distância entre os dois — um movimento que interfere diretamente no cálculo político dos próximos meses.

No panorama estimulado, João Campos mantém a liderança, com 45% das intenções de voto. No entanto, o crescimento de Raquel Lyra, que aparece com 38%, representa uma mudança sensível: em outubro, a diferença entre ambos era de 26 pontos, e agora cai para apenas 7. A curva ascendente da ex-governadora e a estagnação relativa do prefeito do Recife criam um ambiente mais instável para o PSB, que vinha operando sob a lógica de ampla vantagem.

O quadro é ainda mais apertado no confronto direto. Campos registra 46%, contra 43% de Raquel — uma diferença de apenas 3 pontos percentuais, situada dentro da margem de erro de 0,98 ponto. A leitura técnica sugere um cenário de empate, o que reforça a tendência de que o pleito deve caminhar para o segundo turno.

O avanço de Raquel Lyra ocorre em um momento em que seu grupo político intensifica movimentos regionais e amplia presença em agendas públicas, estratégia que aparentemente encontrou ressonância junto a segmentos do eleitorado que, até então, se mostravam menos permeáveis. Para João Campos, por outro lado, o estreitamento da disputa representa a necessidade de revisão de rota: o prefeito, que mantém índices expressivos, passa a lidar com um cenário de maior competitividade e menor margem de conforto.

Outros nomes testados permanecem distantes da polarização principal. Eduardo Moura (Novo) aparece com 6,9% das intenções de voto, enquanto Ivan Moraes (PSOL) atinge 1,2%. Embora não alterem o eixo central da disputa, esses percentuais ainda têm potencial para afetar a distribuição de votos no primeiro turno.

Com menos de um ano até as eleições estaduais, a nova rodada da Conecta/Opindata sinaliza que o eleitorado começa a se mover e que o quadro, antes visto como previsível, ganha contornos de maior incerteza. A disputa, que até recentemente parecia ter um favorito confortável, agora se desenha como uma corrida aberta — e com espaço para novas inflexões até 2026.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia pagamento do 13º Salário dos servidores para o próximo dia 12

Em entrevista ao programa Mesa Redonda da Rádio Cultura do Nordeste, desta sexta-feira (05), o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou o pagamento do 13º Salário dos servidores da Prefeitura de Caruaru para a próxima sexta-feira (12).

A medida promete impulsionar ainda mais a economia caruaruense, neste período de fim de ano, em que tradicionalmente se há uma demanda habitual por produtos e serviços locais.

Exato Prime realiza Cantata Natalina e FACCE 2025 com o tema “O Resgate do Natal”

A Colégio Exato Prime promoveu, no dia 2 de dezembro, no Polo Caruaru, mais uma edição da Cantata Natalina e FACCE 2025, que, neste ano, teve como tema “O Resgate do Natal”. O evento reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em uma noite de espetáculos que emocionaram o público e destacaram valores como amor ao próximo, união, empatia e valorização do ser humano.

As apresentações começaram com a representação do nascimento de Jesus, encenada pelas turmas do Infantil e do 1º ao 5º ano, em um momento marcado pela sensibilidade e pela pureza do tema. Em seguida, os estudantes deram continuidade à programação com peças teatrais que abordaram reflexões sociais e culturais.

O clássico “Auto da Compadecida” trouxe críticas sobre a exploração dos mais vulneráveis, enquanto o 7º ano apresentou “Os Saltimbancos”, reforçando o poder da união. Já o 1º ano do Ensino Médio encantou o público com uma dança moderna inspirada no cavalheirismo.

A mensagem de autoconfiança e resiliência esteve presente na apresentação de “O Mágico de Oz”, que ressaltou a inteligência, a coragem e a compaixão como virtudes essenciais. Na sequência, a turma do 9º ano levou o público ao Recife Antigo com “Gato de Botas e o Natal dos Desejos Perdidos”, valorizando elementos da cultura local e reforçando a importância da lealdade e da astúcia.

O 6º ano emocionou a plateia com “O Natal do Pequeno Príncipe”, um convite a ver com o coração e reconhecer a beleza da simplicidade. Já a apresentação inspirada no “Sítio do Picapau Amarelo” trouxe leveza, alegria e referências afetivas da literatura brasileira.

O encerramento foi marcado por um dos momentos mais aguardados da noite: a dança de “Aquarela do Brasil”, na voz de Gal Costa, que uniu alunos de duas sedes da instituição em uma apresentação vibrante. “Para concluir, pais e filhos se juntaram em uma cantata coletiva ao som de “A Paz”, do Roupa Nova, selando o evento com emoção e integração familiar”, informou a professora Ticiane Gondim, responsável pelas apresentações.

“A Cantata Natalina e o FACCE 2025 reafirmou o compromisso da Exato Prime com uma educação que valoriza arte, cultura, sensibilidade e formação humana, oferecendo ao público uma noite inesquecível e cheia de significado”, concluiu doutora Amélia Vidigal, que representa a gestão do colégio.