Clínica-Escola da Asces-Unita amplia atendimentos e envolve graduandos em procedimentos de implante dentário

A Clínica-Escola de Odontologia da Asces-Unita está ampliando seus atendimentos com a oferta do tratamento com implante dentário. A novidade está disponível para os pacientes que já são acompanhados na clínica e que possuem indicação para o procedimento, dentro do planejamento integrado realizado pela equipe responsável.

O procedimento será conduzido pelos professores, com o auxílio dos estudantes do 9º e 10º períodos do curso de Odontologia. Geralmente, esse tipo de prática é acompanhada apenas por alunos da pós-graduação, portanto, oferecer essa vivência aos estudantes da graduação representa uma inovação no ensino odontológico.

A introdução do implante dentário simboliza um avanço importante tanto para os atendimentos oferecidos à comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes. A nova modalidade de tratamento amplia o aprendizado clínico dos alunos, que passam a vivenciar na prática uma das opções mais modernas e eficazes da odontologia contemporânea.

Para o professor do curso de Odontologia, Leógenes Santiago, a novidade será relevante para o desenvolvimento dos estudantes. “Essa iniciativa é muito importante do ponto de vista da aprendizagem dos nossos estudantes, pois a inserção da implantodontia dentro dos planejamentos clínicos é uma inovação. É uma característica importante porque atende a uma necessidade, inclusive de mercado, preparando o nosso graduando para o mercado de trabalho e para os novos desafios ao sair da instituição”, destacou.

Além disso, o implante contribui para o desenvolvimento de um olhar mais abrangente sobre o planejamento integrado, permitindo aos futuros cirurgiões-dentistas compreenderem a importância da reabilitação oral completa e individualizada para cada paciente.

Para o estudante do 10º período de Odontologia, Ryan Monteiro, participar dessa experiência é motivo de orgulho. “Esse procedimento geralmente é visto em cursos de pós-graduação, e hoje nós temos a oportunidade de vivenciá-lo ainda na graduação. É muito gratificante ver que estamos sendo preparados para o mercado de trabalho, tendo contato com todas as especialidades odontológicas durante a formação”, afirmou.

A ampliação dos atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas é resultado de uma parceria com a empresa Titaniumfix, de São Paulo, que fornece suporte técnico e os materiais necessários para a instalação dos implantes, além de colaborar com a fase de reabilitação dos pacientes.

A primeira paciente a receber o procedimento na clínica-escola foi Simone Alexandre de Sousa, funcionária da Asces-Unita há 11 anos, que expressou sua satisfação em participar desse momento. “Hoje estou realizando um grande sonho. Confio nesta instituição de olhos fechados e estou muito feliz por ser a primeira paciente modelo a realizar esse procedimento cirúrgico com os estudantes da graduação”, afirmou.

O implante dentário é uma solução moderna e duradoura para a substituição de dentes perdidos. Ele consiste em um pino de titânio inserido cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila, que substitui a raiz do dente e serve de base para a fixação de uma coroa (dente artificial). O titânio é um material biocompatível e, durante o processo de osseointegração, o osso se funde ao implante, garantindo estabilidade, função mastigatória e estética ao sorriso.

Com essa nova possibilidade de tratamento, a Asces-Unita reafirma seu compromisso com a inovação no ensino odontológico e com a prestação de serviços de qualidade à comunidade.

Governo de Pernambuco anuncia segunda fase do Transforma PE para impulsionar inovação em micro e pequenas empresas

O Governo de Pernambuco lançou uma nova fase do Transforma PE, programa voltado à modernização e digitalização de micro, pequenas e médias empresas de base tradicional. Com investimento de R$ 6 milhões, a iniciativa vai selecionar 20 projetos voltados à inovação em cinco Arranjos Produtivos Locais (APLs) considerados estratégicos para a economia estadual: moda e confecção, leite e derivados, aquicultura, fruticultura irrigada e gesso.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o programa tem como objetivo impulsionar a transformação digital das empresas e promover maior integração entre o setor produtivo e o ecossistema de inovação pernambucano.

Cada projeto aprovado receberá um bônus tecnológico de até R$ 100 mil, valor que poderá ser investido em soluções digitais desenvolvidas em parceria com startups ou instituições de pesquisa locais. O recurso será aplicado em serviços tecnológicos, aquisição de equipamentos e outras ações que contribuam para a modernização de produtos, processos e serviços.

“O Transforma PE é uma política pública que coloca a inovação a serviço do desenvolvimento regional. Ao conectar empresas tradicionais com o ecossistema de ciência e tecnologia, criamos um ambiente fértil para que essas organizações avancem na digitalização e ganhem competitividade”, destaca Obionor Nóbrega, diretor de Avanço Tecnológico da Secti-PE.

Além do incentivo financeiro, o edital traz critérios que valorizam a inclusão e a interiorização da inovação. Empresas com mulheres no quadro societário e aquelas instaladas em regiões do Agreste e do Sertão, como o Agreste Central, Meridional e Setentrional, além dos Sertões do Araripe, Itaparica e São Francisco, que terão pontuação adicional no processo seletivo.

Os recursos são provenientes do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). As empresas contempladas poderão utilizar o bônus tecnológico para contratação de serviços especializados, compra de equipamentos, passagens, diárias e outros itens de custeio ou capital.

O edital já está disponível no site da Facepe e as propostas podem ser submetidas até o dia 29 de dezembro de 2025, por meio do sistema AgilFAP.

Vice-prefeita Dayse Silva entrega Dossiê de Caruaru para candidatura ao selo de Cidade Americana do Esporte

Foto: Rafael Moreira

A vice-prefeita Dayse Silva entregou, na manhã desta terça-feira (04), o Dossiê de Candidatura ao selo de Cidade Americana do Esporte, concedido pela ACES (Associação das Cidades do Esporte), com o respaldo da UNESCO e do Parlamento Europeu. A cerimônia aconteceu na sede do Executivo Municipal e reuniu representantes do esporte, secretários municipais e sociedade civil. O reconhecimento é um marco importante para Caruaru, que reforça seu compromisso com o desenvolvimento esportivo, inclusão social e incentivo à prática de diversas modalidades.

Para concorrer ao título, o município passou por um rigoroso processo de avaliação, dividido em três fases, que analisaram desde políticas públicas até o impacto social e econômico do esporte na cidade. Essa candidatura destaca Caruaru como um referencial esportivo no Nordeste e no Brasil, fortalecendo a imagem da cidade como um polo de talentos, inovação e qualidade de vida. A iniciativa também abre portas para novos investimentos, parcerias e intercâmbios internacionais no setor.

Com a conquista do selo, Caruaru poderá desenvolver projetos de fomento ao esporte com apoio público e privado, atraindo empresas e ampliando o acesso a recursos para infraestrutura esportiva e programas sociais. A vice-prefeita Dayse Silva, que realizou a entrega do documento, ressaltou a importância do momento: “Esse é um passo histórico para Caruaru. O esporte transforma vidas, promove inclusão e fortalece nossa identidade como cidade que acredita nas pessoas e nas suas potencialidades. Estar entre as cidades candidatas a um selo de reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo, investindo no desenvolvimento humano e na valorização dos nossos atletas e da população”.

AMC oferta curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas em novembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), oferta um curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas neste mês de novembro, nos dias 12 e 19, das 8h às 17h.

O objetivo é qualificar os motociclistas para as diversas atividades exercidas no dia a dia, com prioridade para a segurança no trânsito. A formação é uma parceria da Autarquia com a Honda Motoparts. A aula terá momentos teóricos e práticos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line disponível neste link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw1I4q18AuuPKGT9TCuonm6k6Okyyk8LakbXAhQncxggppQg/viewform?usp=header

O link também está disponível no site da AMC:

https://amc.caruaru.pe.gov.br/site/noticias.php

É importante destacar que os inscritos no curso devem comparecer com a motocicleta própria.

O curso de pilotagem defensiva para motociclistas será realizado na sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, localizada no Polo Caruaru, às margens da BR-104, KM 62, bairro Nova Caruaru.

Card: Divulgação/ Secom PMC

Primeiro dia da visita da comitiva europeia é marcado por atividades esportivas e entrega do dossiê de Caruaru

Foto: Rafael Moreira e Jorge Farias

Caruaru vive uma semana especial dedicada ao esporte. A cidade recebeu, nesta terça-feira (04), a comitiva de avaliação da ACES Europe, que está analisando sua candidatura ao título de Cidade Americana do Esporte.

Pela manhã, a Prefeitura de Caruaru realizou a entrega oficial do dossiê que embasa a candidatura do município. A cerimônia aconteceu na Sala de Monitoramento. À tarde, os avaliadores da ACES conheceram o Parque Janelas para o Rio, onde acompanharam atividades lúdicas e recreativas realizadas por alunos da Escola de Tempo Integral Altair Porto.

Em seguida, a comitiva visitou o Complexo Olímpico Rei Pelé, que dispõe de pista semiolímpica, piscina, quadra de vôlei de praia, equipamentos de atletismo, ginásio e quadras auxiliares. No local, foram demonstradas diversas modalidades esportivas, como salto em distância, badminton, vôlei de praia, natação, hidroginástica, tênis de mesa, corrida e arremesso de dardos.

À noite, os representantes da ACES conheceram as instalações da Uninassau. A instituição, parceira da candidatura, oferece o curso de Educação Física e contribui diretamente para a formação de novos profissionais ligados ao esporte em Caruaru.

“Tivemos uma agenda muito intensa durante o dia. Participamos de momentos inesquecíveis, que certamente irão coroar o árduo trabalho que toda a nossa equipe desempenhou ao longo do processo, com a esperança de sermos laureados como Cidade Americana do Esporte”, destacou o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel.

O diretor executivo da ACES Europe, Lukas Vorel, também comentou sobre a visita: “Estou muito feliz com a recepção. Todos foram muito acolhedores. Estamos conhecendo os equipamentos esportivos e a forma como a cidade pensa o esporte em seu contexto geral, o que nos permitirá avaliar da melhor maneira possível”.

A agenda da comitiva prossegue nesta quarta-feira (05), com visitas a uma academia, à Escola Municipal Santos Anjos e ao Monte Bom Jesus — um dos cartões postais de Caruaru e presente na logomarca da candidatura.

Ouvidoria da OAB/PE visita o Caruaru e reforça importância do diálogo com a advocacia

O Instituto CME Caruaru e o CME Advogados receberam a visita da Ouvidoria Geral da OAB Pernambuco, representada pela ouvidora-geral, professora Renata Berenguer, e pelo ouvidor adjunto, Felipe Sampaio. A comitiva contou ainda com a presença do presidente da OAB Caruaru, Ranieri Coelho, dos diretores Allan Prost, Diego Cândido e Deyse K. Vicente, além do diretor da ESA, Marcelo Cumaru, e do diretor da CAAPE, Glauco Ferreira.

Durante o encontro, os representantes da Ouvidoria apresentaram o trabalho desenvolvido pelo órgão, que tem a função de receber e encaminhar as demandas da advocacia pernambucana, atuando como um importante canal de escuta e resolução de problemas. Entre as principais reclamações recebidas estão as relacionadas à demora no levantamento de alvarás, situação que muitas vezes dificulta o recebimento de honorários por parte dos advogados.

A Ouvidoria destacou ainda a facilidade de acesso ao canal, que pode ser utilizado de forma simples e rápida, e garantiu que todas as demandas encaminhadas são analisadas e solucionadas. Nos últimos 12 meses, mais de 1.500 demandas foram resolvidas, um número expressivo que demonstra a efetividade do trabalho, mas que, segundo a ouvidora, ainda pode crescer.

O presidente do Instituto CME, advogado Lucas Costa, destacou a importância da visita e do diálogo constante com a OAB: “A presença da Ouvidoria da OAB/PE aqui no CME reforça o compromisso da Ordem em ouvir e apoiar a advocacia do interior. É fundamental que os advogados conheçam e utilizem esse canal, que tem se mostrado eficaz na solução de problemas e no fortalecimento da nossa classe. Nosso instituto e nosso escritório sempre estarão de portas abertas”, afirmou Lucas Costa.

O encontro foi marcado pela troca de experiências e pelo compromisso conjunto de estimular o uso da Ouvidoria como meio de escuta ativa e resolução de demandas, contribuindo para uma advocacia mais valorizada e fortalecida em todo o estado.

Blog traz nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE

A ferramenta Nomes no Brasil, divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permite identificar quais foram os nomes mais populares no país em cada década. O instituto destaca que os dois maiores responsáveis pelos “nomes da moda” no Brasil são as telenovelas e o futebol.

O site conta com uma seção de curiosidades que destaca, dentre outras informações, a popularidade do nome Helena, que foi usado por diversas protagonistas de novela. São 366 mil Helenas no Brasil, com um crescimento significativo a partir de 2000-2009.

“Atualmente, a Grécia é também chamada de República Helênica, uma vez que os cidadãos gregos se identificavam por ‘helenos’. O termo ainda derivou a expressão ‘cultura helênica’, referente a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”, explica o site.

O levantamento destaca que jogadores de futebol também têm grande influência nos registros de nomes dos bebês. Rivelino, nome do ídolo da Seleção campeã de 1970, teve seu auge nesse período – 69% dos Rivelinos foram registrados nessa década. Da mesma forma, Romário teve 69% dos registros na década de 1990, enquanto o nome Neymar começou a se popularizar na década de 2010.

A página traz ainda explicações sobre a origem dos nomes e dos sobrenomes, além de um ranking com os mais populares de cada década. Também é possível consultar um mapa com os nomes mais populares de cada país.

Nomes do Brasil

A ferramenta interativa permite consultar a ocorrência, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. O levantamento retrata a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022.

Confira nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE

Secretaria de Administração Penitenciária e Receita Federal doam mais de 1.600 itens descaracterizados por internos do sistema prisional

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) e a Receita Federal realizaram, nesta terça-feira (04/11), a doação da segunda remessa de itens apreendidos e descaracterizados por pessoas privadas de liberdade (PPLs) do sistema prisional de Pernambuco ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Foram entregues 1.650 peças, entre bolsas, cuecas, tênis e roupas infantis que beneficiarão pacientes assistidos pela unidade de saúde. Os artigos foram doados pela Receita Federal à Seap por meio do Programa Receita Cidadã e passaram por processo de descaracterização em oficinas instaladas em unidades prisionais do estado onde são retiradas as marcas dos produtos.

A produção dessa segunda entrega ao Imip envolveu 200 tênis e 150 bolsas no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo do Curado; 300 cuecas no Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA) e 1.000 roupas infantis na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB).

A iniciativa integra o Programa Novos Passos/Seap e é resultado do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Receita e a Seap, que tem como objetivo a destinação social de bens apreendidos que seriam descartados. O secretário da Seap, Paulo Paes, fala da importância da parceria. “Essa ação valoriza o trabalho prisional como ferramenta de transformação social. Esses objetos que seriam destruídos pela Receita Federal adquirem um novo significado e beneficiam pessoas que estão no cárcere e as que estão fora dele”, destacou o gestor.

“Estamos muito felizes com esse momento. Entendemos que essa ação traz um pouco dessa ponte que precisamos fazer com a sociedade, com o propósito de transformar algo que poderia ser inutilizado, mas que está sendo transformado e irá beneficiar muitas pessoas, afirmou a diretora Multiprofissional do Instituto, Larissa Viana.

Ao longo da ação, serão contemplados cerca de 40 internos de quatro unidades prisionais da Região Metropolitana e Interior do Estado, todos eles têm direito à remição de pena de um dia a cada três trabalhados. “O estabelecimento de parcerias e a união entre instituições de projeção nacional, como o Imip, a Receita Federal e a Seap/PE contribui ricamente para a transformação da sociedade e das pessoas, conectando boas práticas e saberes”, disse a representante da Cidadania Fiscal em Pernambuco/Receita Federal, Anay do Nascimento.

Em outubro, o Imip recebeu 700 pares de tênis e outros 280 foram doados às crianças e adolescentes acolhidos pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS/PE).

Participaram da entrega desta terça-feira, juntamente com Paulo Paes, Larissa Viana e Anay do Nascimento, a presidente da Fundação Alice Figueira, Elizabeth Veiga; o superintendente de Trabalho e Ressocialização/Seap, Alexandre Felipe; e a chefe de gabinete, Renata Borba/Seap. Estiveram presentes também os policiais penais lotados nas três unidades prisionais que atuaram na confecção dos itens e a equipe de saúde do Instituto.

Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde

As tensões no mercado internacional não impediram a bolsa de valores de bater recorde. O índice Ibovespa teve a décima alta consecutiva e continuou acima dos 150 mil pontos. Em contrapartida, o dólar teve forte alta e encostou em R$ 5,40, com receios de uma queda nas ações de empresas estadunidenses.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta terça-feira (4) aos 150.704 pontos, com alta de 0,17%. O indicador alternou altas e baixas ao longo da sessão, mas subiu nos minutos finais de negociação.

Esse foi o sétimo pregão seguido em que a bolsa brasileira bateu recorde e a maior sequência de altas diárias desde junho de 2024. Ao longo do dia, ações de mineradoras e de empresas de aviação pressionaram o Ibovespa para baixo, mas papéis de bancos e de petroleiras subiram, garantindo a alta do índice.

O mercado de câmbio teve um dia mais instável. O dólar comercial fechou a terça-feira vendido a R$ 5,399, com alta de R$ 0,041 (+0,77%). A cotação chegou a desacelerar para R$ 5,38 por volta das 12h50, mas encostou em R$ 5,40 nas horas finais de negociação.

O nervosismo no mercado estadunidense trouxe tensões globais. O índice S&P 500 (das 500 maiores empresas dos Estados Unidos) caiu 1,17% nesta terça, em meio a alertas de bancos estadunidenses de que o preço das ações na maior economia do planeta caminha para uma correção negativa.

No Brasil, o mercado financeiro aguarda o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), que começou nesta terça e termina nesta quarta (5). Segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do BC com instituições financeiras, os analistas de mercado apostam na manutenção da Taxa Selic (juros básicos da economia) em 15% ao ano, o que dá fôlego para o real suportar as pressões externas.

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro

Brasília (DF), 25/10/2023 - O governador do Rio de Jnaeiro, Cláudio Castro fala com jornalistas na saída do ministério da Defesa, após reunião com ministro, José Mucio.
Governador fala sobre crise na segurança do Rio de Janeiro
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra Maria Isabel Galotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (4) pela cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022.

A ministra também se manifestou pela decretação da inelegibilidade por oito anos e a realização de novas eleições para o governo do estado.

O voto da ministra também condenou o ex-vice-governador Thiago Pampolha, Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj; e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de govern

O voto foi proferido no início do julgamento no qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) e coligação do ex-deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pretendem reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio do ano passado, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Em sua manifestação, a ministra, que é relatora do caso, disse que as contratações foram feitas à margem das normas constitucionais, sem fiscalização e fora da folha de pagamento do estado. Galotti destacou que os pagamentos foram feitos diretamente aos beneficiários, ou seja, na boca do caixa dos bancos.

A relatora citou ainda depoimentos de testemunhas que confirmaram ter sido coagidas a participar da campanha de Castro e fazer postagens favoráveis ao governador nas redes sociais em troca da promessa de manutenção do emprego.

“Cláudio Castro aparece numa posição central de execução do esquema ilícito. Utilizando de suas prerrogativas do chefe do Executivo, não apenas anuiu com as práticas e as autorizou, além de ter editado normativos que viabilizaram as irregularidades”, afirmou.

Após o voto de Isabel Galotti, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Antônio Carlos Ferreira. Não há data definida para a retomada do julgamento.

Acusação

Durante o julgamento, o vice-procurador eleitoral, Alexandre Espinosa, defendeu a cassação de Castro e condenação à inelegibilidade por oito anos.

O Ministério Público afirmou que Castro obteve vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de projetos sociais para enviar recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio.

De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões.

A acusação também citou que os pagamentos aos contratados eram feitos por meio saques na boca do caixa, com objetivo de aliciar eleitores. Além disso, alguns contratados teriam trabalhado na campanha de Castro.

“A prova dos autos autoriza a caracterização do abuso de poder político e econômico, com gravidade suficiente para confiscar a legitimidade do pleito. Essa procuradoria eleitoral se manifesta pelo provimento do recurso para fixar a conduta vedada, a prática do abuso de poder político e econômico, cassando o diploma dos investigados eleitos, declarando a inelegibilidade pelo prazo de oito anos”, disse Espinosa.

Defesa

No julgamento, o advogado Fernando Neves, representante de Castro, disse que o governador apenas sancionou uma lei da Assembleia Legislativa e um decreto para regulamentar a atuação da Ceperj e não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades.

“Se alguma irregularidade existiu na execução desses programas, o governador não pode responder por elas. É imaginar que se um motorista do tribunal tomasse uma multa por excesso de velocidade, fosse cobrar da presidente [Cármen Lúcia]. Evidentemente, não tem sentido”, afirmou.