Hemope lança campanha para incentivar doação de sangue durante o período junino

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause abriu as ações do São João e do Junho Vermelho da Fundação Hemope, nesta terça (2). A iniciativa busca estimular as doações de sangue em um período que a demanda dos hospitais costuma aumentar devido às viagens, celebrações e maior circulação de pessoas no Estado. O objetivo é reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a população para um gesto simples que pode salvar vidas.

“Nesse ciclo de período junino, o Hemope e o governo do Estado se mobilizam para que a gente aumente o volume de doações de sangue, caso o sistema de saúde venha a precisar. A gente gostaria de convidar todas as pessoas que estão aptas a doar sangue, que venham, é rápido, não demora, só dói uma picadinha. Esse gesto significa que cada pessoa pode salvar quatro vidas”, afirmou Priscila Krause. Ela aproveitou a oportunidade e fez a sua doação.

O lançamento da campanha aconteceu na sede do Hemope, no Bairro das Graças, ao som do tradicional forró pernambucano, tocado por um trio pé de serra. A solenidade também foi marcada pela presença dos artistas Cristina Amaral, César Amaral, Amauri Nascimento e Trio Feira de Mangaio, que levaram ao hemocentro muita animação. Além disso, os bailarinos da quadrilha junina Lumiar encantaram o público com cores, dança e tradição.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou que a proposta da ação é unir a força da cultura popular à mobilização pela doação de sangue. Ela também ressaltou o apoio recebido do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde para o fortalecimento das campanhas.

O Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. “Queremos reforçar que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que a solidariedade também faz parte das nossas tradições. Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, seguimos fortalecendo essa importante causa”, afirmou.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição. “Em todas as campanhas, encontro a mesma dedicação, entusiasmo e compromisso de uma equipe que trabalha para salvar vidas. O reconhecimento por esse trabalho é mais do que merecido”, afirmou.

Priscila Krause lembrou também que o Governo do Estado vem investindo na melhoria de estrutura da Fundação Hemope com obras de requalificação do hemocentro e hospital, com cerca de R$ 10 milhões já investidos, inclusive nos polos do Hemope em Caruaru. “Esse é um trabalho contínuo. O Hemope representa uma rede de amor, simbolizada na doação de sangue.”

Entre guitarras e sanfonas: Polo Azulão destaca a pluralidade musical do São João de Caruaru

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o circuito dos festejos juninos está apenas começando. A partir desta quinta-feira (4), o Polo Azulão traz em sua programação a 2ª Edição do Festival Rock Azulado. O evento se trata de uma competição voltada para as bandas caruaruenses que trabalham com músicas inéditas do rock e suas vertentes. A seletiva de bandas ocorreu no último mês de abril e as selecionadas, de acordo com o edital, irão integrar a programação do Polo Azulão. O concurso começa, a partir das 19h, com as bandas “Rolê Alternativo”, “Perpétuo Insigne”, “Segundo Turno” e “Inanna”. A noite será fechada com a “Uptown Blues Band”, grupo pioneiro da cena nacional de blues e jazz, com mais de 20 anos de estrada.

Ao todo, dez bandas irão se apresentar durante as três primeiras quintas-feiras do mês de junho e serão avaliadas por jurados com atuação reconhecida no cenário musical, levando em consideração os seguintes critérios: melhor música, intérprete e compositor. A soma das notas definirá a banda vencedora, que levará o prêmio de R$5 mil e terá a participação garantida na programação do São João 2027.

Dando continuidade à programação, na sexta-feira (5), sobe ao palco o cantor caruaruense multiartista Gabriel Sá, que presenteará o público com seu novo single “Ubuntu – Eu sou porque somos”, além de um show repleto de batidas fortes advindas do axé. Em seguida, o palco dará espaço à celebração da trajetória do cantor caruaruense Erisson Porto, com um show comemorativo aos seus 30 anos de carreira. O seu repertório mesclará canções autorais e obras consagradas. “Comemorar três décadas de caminhada na música, no palco do Polo Azulão, tem grande significado, por se tratar de um polo aberto para a cultura local. O show foi preparado com muito carinho, inspirado na literatura de cordel, baião, xote e frevo, pois a música nordestina pulsa em minhas veias. Será um passeio por vários álbuns e referências musicais que me inspiraram ao longo da trajetória”, explica Erisson.

A próxima atração será a Big Band à Nordestina, grupo que une a música instrumental à música nordestina, especificamente ritmos tradicionais como baião, xote, forró, toada, marchinha e xaxado. A banda “Falamansa” será a última atração da noite. Após mais de uma década, o grupo volta à Capital do Forró em pleno período junino. Em seu repertório, o chamado “forró universitário” ou “forró pé de serra”, com raízes da música nordestina. Entre seus maiores sucessos, estão as músicas “Rindo à toa”, “Xote da alegria” e “Oh! Chuva”.

No sábado (6), a banda Amanan, vencedora da primeira edição do Festival Rock Azulado, promete um show com músicas autorais e sucessos já conhecidos dos amantes do rock. Depois, sobe ao palco a cantora e compositora caruaruense Rogéria Dera, com seu mais novo single “Conto de Fadas”, em um show que mescla o lúdico com a poesia. Dando continuidade à noite, Almério, cantor altinense que ganhou os palcos nacionais, tendo seu talento reconhecido por vários ícones da música brasileira, entre eles Maria Bethânia, com quem gravou a música “Quero você”. Fechando a noite de festejos do polo alternativo, a cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Lucy Alves dará o tom para aqueles que curtem o autêntico forró.

O Polo Azulão fica localizado na Rua Armando da Fonte, ao lado do Grande Hotel.

Wendy Hazin mostra os bastidores do forró em especial de São João do Festival Playlist da Globo Nordeste

A Globo Nordeste reforça sua programação junina e exibe, no próximo dia 4 de junho, às 23h15, uma edição especial do Festival Playlist, dedicada ao maior festival de forró transmitido pela emissora.

Após integrar a cobertura dos festejos juninos da Globo Nordeste em 2025, Wendy Hazin retorna neste ano para uma nova participação especial, desta vez mostrando os bastidores do evento e os momentos que acontecem longe dos palcos.

O programa mergulha na preparação da festa e traz entrevistas com artistas que são destaque na temporada de São João. A cobertura dos bastidores fica sob o comando de Wendy, que acompanha a movimentação antes dos shows, conversa com músicos e revela ao público o clima dos camarins e da produção do festival.

Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, a repórter, apresentadora e criadora de conteúdo digital conquistou uma audiência fiel graças ao seu estilo leve, espontâneo e bem-humorado. Pernambucana, ela utiliza suas plataformas para compartilhar histórias do cotidiano, comportamento e elementos da cultura nordestina, aproximando diferentes públicos de temas que fazem parte da identidade da região.

O Festival Playlist integra a programação especial de São João da Globo Nordeste, que amplia o espaço dedicado à cultura nordestina durante o mês de junho, com conteúdos voltados à música, às tradições populares e aos principais eventos da temporada.

“ O São João tem uma importância muito especial para nós nordestinos, e poder mostrar os bastidores do maior festival de forró é uma experiência única ”, afirma Wendy Hazin.

União brasil emite nota sobre candidatura avulsa da legenda ao Senado

Em meio as especulações sobre uma candidatura avulsa do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), ao Senado, o Uniao Brasil enviou, há pouco, ao blog, uma nota esclarecendo que a postulação do pré-candidato é legitima e “não se trata de movimento isolado nem de divergência”. Confira na íntegra abaixo:

Nota oficial

O União Brasil em Pernambuco reafirma que sua atuação se dá integralmente dentro das instâncias da Federação União Progressista e em estrito respeito ao seu estatuto, regularmente deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A postulação de Miguel Coelho ao Senado é legítima, madura e construída com responsabilidade. Não se trata de movimento isolado nem de divergência: trata-se do direito de um partido federado pleitear espaço compatível com o tamanho e a representatividade que a Federação reúne em Pernambuco. Esse direito não se mede pela maior ou menor bancada de qualquer das legendas que a integram, e sim pela construção conjunta e equilibrada das decisões.

O estatuto, aliás, é claro: havendo entendimento da Federação pela indicação de dois nomes ao Senado, essa postulação pode ser apresentada de forma própria e independente, inclusive sem coligação com outras legendas, cabendo às instâncias federativas, e em última análise à Direção Nacional, a deliberação sobre as candidaturas majoritárias.

O União Brasil mantém seu compromisso com a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) e com a unidade da base, convicto de que ela se constrói pelo diálogo e pelo respeito mútuo, jamais pela imposição.

Diretório estadual do União Brasil

Governo de Pernambuco garante 18 mil toneladas de fertilizantes para fortalecer agricultura familiar canavieira da Zona da Mata

O Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), iniciou o processo de aquisição de 18 mil toneladas de fertilizante mineral, através do Sistema de Registro de Preços (SRP), com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar canavieira da Zona da Mata do Estado. A iniciativa visa beneficiar agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e pequenos produtores de cana-de-açúcar com produção anual de até 5 mil toneladas por safra.

“Estamos garantindo apoio a quem produz, gera emprego e movimenta a economia do Estado. A aquisição desses fertilizantes é uma ação estratégica para fortalecer a agricultura familiar canavieira, ampliar a produtividade no campo e assegurar melhores condições para milhares de famílias pernambucanas. Nosso compromisso é seguir investindo no desenvolvimento rural, com ações que gerem oportunidades, renda e mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A ação ocorre em um momento estratégico para o setor sucroenergético pernambucano, que enfrenta desafios decorrentes do aumento dos custos de produção, especialmente dos fertilizantes, impactados pelo cenário econômico internacional e pela elevação dos preços dos insumos agrícolas. Esse contexto tem comprometido a capacidade produtiva de milhares de famílias rurais, tornando necessárias medidas de apoio para garantir a continuidade da atividade e a sustentabilidade da produção.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, com o fortalecimento da agricultura familiar e com os milhares de pequenos produtores de cana-de-açúcar da Zona da Mata. Estamos trabalhando para garantir que os agricultores tenham acesso aos insumos essenciais para manter a produtividade, gerar renda e fortalecer a economia rural do nosso Estado”, destacou o presidente do IPA, Epaminondas Martins.

O fertilizante NPK 14-00-18 foi selecionado com base em critérios técnicos e recomendações agronômicas específicas para a cultura da cana-de-açúcar na Zona da Mata. Sua utilização contribuirá para a recuperação da fertilidade dos solos, a manutenção da produtividade dos canaviais e o aumento da eficiência produtiva das propriedades rurais. A iniciativa atende a uma demanda apresentada ao Governo de Pernambuco por entidades representativas do setor, como a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco (SINDICAPE), que reivindicaram medidas de apoio para garantir aos pequenos produtores o acesso aos insumos necessários para a próxima safra.

Além de fortalecer a produção agrícola, a iniciativa terá impacto social e econômico significativo, contribuindo para a geração de renda no campo, a manutenção de empregos e o fortalecimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar na Zona da Mata. A ação beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores, ampliando o acesso a insumos essenciais e reforçando a agricultura familiar, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável.

Venda de veículos novos no país sobe 15% até maio

São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

Nos primeiros cinco meses do ano, foram vendidos 2.226.984 veículos novos, a segunda maior quantidade já registrada para o período desde 2011. O resultado foi 15,3% superior às vendas de igual período de 2025.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (2), são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade leva em conta as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários novos.

“O setor segue em trajetória positiva e demonstra o resultado dos programas como Carro Sustentável e Move Brasil. A demanda permanece consistente e responde a incentivos que reduzem preços e taxas de juros para financiamentos, uma vez que o nosso setor é extremamente dependente de crédito, renda, confiança do consumidor, além da previsibilidade para investimentos”, destacou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Carro Sustentável
De acordo com a Fenabrave, os veículos que foram incluídos no Programa Carro Sustentável, do governo do Brasil, tiveram aumento nas vendas de 31,4% em relação ao período anterior à implementação do programa.

A comparação foi feita entre o período de 11 de julho de 2025 a 31 de maio de 2026, depois do início do programa, frente a 11 de julho de 2024 a 31 de maio de 2025, antes do início.

Híbridos e elétricos
Os segmentos de veículos e comerciais leves híbridos e também os veículos e comerciais leves elétricos puros foram os que apresentaram maiores crescimentos nas vendas nos primeiros cinco meses do ano, em comparação a igual período de 2025.

Com crescimento de 77,9% nesse comparativo, os automóveis e comerciais leves híbridos já somam 121.110 veículos vendidos até maio, contra 68.056 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

Os elétricos puros tiveram 69.347 unidades vendidas no acumulado do ano, até maio, contra 24.635 comercializadas no mesmo período de 2025, registrando crescimento de 181,5% nos cinco primeiros meses do ano.

A alta chega a 201,3% se for considerado o comparativo de vendas de maio deste ano com maio de 2025.

“O mercado de elétricos segue em expansão, e agora vive uma fase de consolidação no Brasil. A evolução depende não apenas da oferta de veículos, mas também de infraestrutura, informação ao consumidor e previsibilidade regulatória”, ressaltou o presidente da Fenabrave.

Projeto Mulheres Empreendedoras da Secretaria da Mulher de Caruaru conquistam espaço na Fenearte 2026

Integrantes do Projeto Mulheres Empreendedoras, desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Caruaru, conquistaram espaço na Fenearte 2026, considerada uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, que acontece em julho. Os grupos Terra, Aroma e Arte Ampla e Curadoria Cores da Trama foram habilitados em edital estadual para participação no estande da Secretaria da Mulher de Pernambuco durante a feira.

A seleção reuniu mais de 85 grupos artesanais de diversas regiões do estado, com apenas 20 vagas disponíveis na categoria de Ampla Concorrência. Além da participação na Fenearte, as empreendedoras habilitadas participarão de uma capacitação promovida pelo Governo do Estado, no Recife.

O grupo Terra, Aroma e Arte Ampla levará velas aromáticas, aromatizantes, peças decorativas e pinturas em barro e vidro. Já a Curadoria Cores da Trama apresentará roupas, bolsas em crochê e peças em amigurumi. “Participar da Fenearte sempre foi um sonho. Quando saiu o resultado, foi uma emoção que eu nem consigo explicar. Eu e meu grupo ficamos muito felizes com essa conquista”, destacou Marcelia Nunes, integrante do grupo Terra, Aroma e Arte Ampla.

Além disso, a empreendedora Maria José Costa, integrante do projeto, conquistou seleção em categorias de exposição artística da Fenearte, consideradas entre as mais concorridas do evento. As peças “Deus do Barro”, selecionada para o Salão de Arte Popular Ana Holanda, e “Pietá Brasileira”, escolhida para o Salão de Arte Popular Religiosa, estarão expostas durante toda a feira. Ao todo, apenas 70 peças foram selecionadas para os espaços. “Ser selecionada em dois, dos três Salões de Arte Popular, que são um grande destaque na Feneart, é sem dúvida uma grande honra e alegria. É a consolidação de muito trabalho.”

João Fonseca luta, mas dá adeus a Roland Garros após revés para Mensik

Tennis - French Open - Roland Garros, Paris, France - June 2, 2026 Brazil's Joao Fonseca reacts during his quarter final match against Czech Republic's Jakub Mensik REUTERS/Benoit Tessier

O brasileiro João Fonseca, número 30 do mundo, deu adeus à luta pelo título de Roland Garros, na França. Após uma campanha histórica no saibro parisiense, o carioca de 19 anos foi eliminado por outro expoente da nova geração, o tcheco Jakub Mensik, de 20 anos, atual 27º no ranking mundial.

Com um saque potente, boas finalizações e devoluções perfeitas, Mensik ditou o ritmo da partida, vencendo por 3 sets a 0 com parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (3), após 2h44min de embate na quadra Philippe-Chatrier , a principal de Roland Garros.

Desde 2006, o público de Roland Garros não assistia um confronto de jovens talentos do tênis mundial. Na ocasião, o espanhol Rafael Nadal, de 20 anos, derrotou o sérvio Novak Djokovic. Nas semifinais, Mensik terá pela frente o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, que eliminou hoje o jovem espanhol Rafael Jodar (29º).

Apesar do revés, Fonseca pôs o Brasil de volta às quartas de Roland Garros após um jejum de 22 anos – o último representante do país fora o tricampeão Gustavo Kuerten (1997, 2000 e 2001), em 2004. Antes, apenas Fernando Meligeni (1999) e Thomas Koch (1968) haviam concluído o torneio entre os oito melhores do mundo. Já na chave de simples feminina, Beatriz Haddad Maia chegou às semifinais na edição de 2023.

Na próxima atualização do ranking, na segunda-feira (8), João Fonseca deve subir para o 25º ou 26º lugares, devido às vitórias imponentes que enfileirou em Roland Garros. A melhor posição de Fonseca foi o 24º lugar em outubro do ano passado. No último domingo (31), o carioca desbancou o sérvio Novak Djokovic, número 4 do mundo, dono de 24 títulos de Grand Slam, três deles em Paris. Fonseca derrotou Djoko de virada por 3 sets a 2 ao término de quase cinco horas de jogo. Quem também ficou pelo caminho foi o norueguês Casper Ruud (16º), conhecido pelo apelido de “Príncipe do Saibro”. Com dois vice-campeonatos em Paris, Ruud foi eliminado por Fonseca nas oitavas, por 3 sets a 1, após quase 4 horas de duelo.

02/06/2026 - A dupla formada pela brasileira Luisa Stefani e pela canadense Gabriela Dabrowski, em partida de tênis em Roland Garros. Foto: Nora Stankovic/Divulgação
A dupla da brasileira Luisa Stefani (à direita na foto) com a canadense Gabriela Dabrowski vão buscar vaga na final na próxima sexa (5), contra a parceria da da norte-americana Taylor Townsend com a tcheca Katerina Siniakova – Nora Stankovic/Divulgação
Stefani alcança 1ª semi em Roland Garros

Pela manhã, a paulista Luisa Stefani avançou pela primeira vez na carreira às semifinais de duplas em Paris. Ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, a brasileira derrotou a parceria da alemã Laura Siegemund com a russa Vera Zvonareva (cabeças de chave 11), por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5. A parceria Brasil-Canadá volta à quadra na próxima sexta (5) contra a dupla da norte-americana Taylor Townsend com a tcheca Katerina Siniakova.

“Ótimo jogo, grande vitória diante de um time super experiente. Fomos bem nos games de saque, importante para fechar em dois sets. As condições hoje estavam mais lentas, com o teto fechado, o que favorece mais o estilo delas e soubemos lidar bem com essas adversidades. Agora é encarar a revanche contra Townsend e Siniakova tanto de Miami quanto no ano passado quando perdi aqui para elas nas oitavas”, disse Stefani, campeã ao lado de Dabrowski do WTA 500 de Estrasburgo (França) nesta temporada.

Demoliner nas quartas de final de duplas

A partir das 7h (horário de Brasília) a dupla do gaúcho Marcelo Demoliner com o indiano Sriram Balaji entra em quadra por uma vaga nas semifinais de Roland Garros. Eles terão pela frente a parceria do australiano Henry Patten com o filandês Harri Heliövaara. A dupla Brasil-Índia passou às quartas ao vencer os alemães Puetz e Krawietz (cabeças de chave 6) por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4) na última segunda (1º).

Bolsa sobe 1,16%, e dólar cai para R$ 5, apesar de medida dos EUA

A bolsa brasileira fechou em alta, e o dólar recuou nesta terça-feira (2), mesmo em meio ao aumento da tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos. O Ibovespa avançou 1,16%, aos 174.197 pontos, enquanto a moeda americana caiu 0,24%, encerrando o dia cotada a R$ 5,009.

O desempenho dos ativos brasileiros ocorreu apesar da proposta do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) de aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros a partir de 15 de julho. A medida integra uma investigação sobre supostas práticas comerciais consideradas desleais pelos americanos.

Apesar das ameaças do governo de Donald Trump, o mercado concentrou atenção no ambiente externo mais favorável ao risco, deixando as preocupações comerciais em segundo plano.

Recuperação da bolsa
Após cinco sessões consecutivas de queda, o Ibovespa voltou a subir impulsionado principalmente por ações de bancos e mineradoras..

No acumulado da semana, a bolsa registra ganho de 0,24%. Em 2026, a valorização chega a 8,11%.

O cenário político também permaneceu no radar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que as negociações com Washington sejam conduzidas pelos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O governo brasileiro classificou como injusta a proposta americana de elevar tarifas sobre produtos nacionais.

Câmbio

No mercado de câmbio, o dólar comercial acompanhou o movimento global de enfraquecimento da moeda frente a divisas de países emergentes.

A cotação oscilou entre R$ 5,0003 e R$ 5,0245 durante o dia, mas encerrou próxima da estabilidade, pouco acima do nível de R$ 5.

No acumulado de 2026, a moeda estadunidense registra queda superior a 8% em relação ao real. Parte da valorização da moeda brasileira foi provocada pelo fluxo de recursos para a bolsa e pelos juros altos do país na comparação com outras economias.

As negociações entre Estados Unidos e Irã também influenciaram os mercados globais, com investidores acompanhando possíveis avanços para uma solução diplomática no Oriente Médio.

Petróleo avança
Os preços do petróleo encerraram o dia em alta diante da cautela dos investidores sobre as conversas entre Washington e Teerã.

O barril do Brent, referência internacional, subiu 1,07%, fechando a US$ 96. O WTI, do Texas, avançou 1,74%, para US$ 93,76.

O mercado segue monitorando a possibilidade de reabertura do Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global de petróleo. A ausência de sinais concretos de avanço nas negociações mantém preocupações com a oferta da commodity e sustenta os preços em patamares elevados.

Neoenergia Pernambuco anuncia ações preventivas para o São João 2026

Neoenergia Pernambuco anunciou um pacote de investimentos direcionado à operação do São João 2026, com foco na segurança e na confiabilidade do fornecimento de energia durante um dos principais períodos festivos do Estado. Ao todo, foram destinados mais de R$ 2,5 milhões para ações preventivas na rede elétrica — um aumento de 60% em relação ao ano anterior. Além das ações operacionais, a companhia lançou, nesta terça-feira (2), uma campanha de conscientização sobre segurança elétrica. A iniciativa conta com a participação do cantor Alceu Valença, que assina uma música com orientações ao público para prevenir acidentes durante os festejos.

O plano de investimentos operacionais abrangeu intervenções nos principais polos juninos de Pernambuco, com a execução de um conjunto estruturado de medidas para garantir o suprimento de energia diante do aumento expressivo de demanda típico do período. Entre as iniciativas, a distribuidora realizou inspeções em mais de 950 quilômetros de rede e em 22 subestações, além de 517 manutenções programadas.

Uma das frentes prioritárias foi a poda de vegetação próxima à rede elétrica: mais de 3,8 mil intervenções foram realizadas ao longo dos circuitos que atendem os polos festivos, reduzindo o risco de interrupções causadas pelo contato de árvores com a fiação.

“Diante da tradição do período junino e da sua relevância para a população, estruturamos um plano minucioso de manutenção preventiva. O objetivo é preparar o sistema para o aumento no fluxo de pessoas, especialmente no interior, garantindo não apenas a continuidade do fornecimento, mas a segurança de todos”, afirmou o superintendente operacional da Neoenergia Pernambuco, Pablo Andrade.

Como a festa nas diversas regiões do Estado, a empresa adotou estratégias específicas para os principais destinos. Em Caruaru, no Agreste, foram instalados cinco transformadores provisórios no Pátio de Eventos e no Alto do Moura, ampliando a capacidade do sistema para atender ao grande público esperado.

Em Gravatá, também no Agreste, transformadores antigos foram substituídos por equipamentos mais potentes, reforçando a rede diante do aumento sazonal de consumo, especialmente em condomínios. Já em municípios como Petrolina, Arcoverde, Carpina, Serra Talhada e Limoeiro, foram realizadas diversas intervenções na rede de distribuição para evitar interrupções durante o feriadão.

O plano inclui ainda a mobilização de quatro subestações móveis, posicionadas em pontos estratégicos para atendimento emergencial, prontas para entrar em operação em caso de necessidade.

Para garantir agilidade nas ocorrências, a Neoenergia irá dobrar o número de profissionais em campo nos principais polos juninos. Equipes ficarão de plantão em locais com grande concentração de público, como o Sítio da Trindade, no Recife, além de cidades como Caruaru, Gravatá, Carpina, Limoeiro, Bezerros, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro e Araripina.

Os profissionais atuarão tanto no atendimento a eventuais emergências quanto no combate às ligações clandestinas de energia — prática considerada crime, com pena de até quatro anos de reclusão — e que representa risco para frequentadores e trabalhadores dos eventos.

Com as medidas, a companhia busca assegurar que o São João ocorra sem intercorrências no fornecimento de energia, reforçando a segurança e a qualidade do serviço em um dos períodos mais movimentados do calendário pernambucano.

SÃO JOÃO SEGURO – A Neoenergia aposta, mais uma vez, na música como ferramenta estratégica para ampliar o alcance de suas mensagens de segurança com a rede elétrica. Após o sucesso da campanha de Carnaval — que levou o mote “Seja Inimigo do Fim” às ruas com Alceu Valença e a banda BaianaSystem —, a companhia dá continuidade à iniciativa no clima de São João. Nesta nova fase, Alceu retorna como protagonista, trazendo uma releitura do conceito e reforçando a conexão com o público por meio da cultura popular. Confira o vídeo da nova campanha aqui: https://youtu.be/cqDm2f_tFwU.

A ação reforça o uso da linguagem musical como um ativo relevante de comunicação, capaz de aproximar a mensagem do dia a dia das pessoas e ampliar o engajamento. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante as festas juninas, contribuindo para que todos aproveitem o período com mais segurança. A música da campanha está disponível nas plataformas de streaming e nas redes sociais da Neoenergia. Assista aqui ao filme.

Criada em parceria com a Propeg, a campanha será veiculada em rádios e plataformas digitais em todas as áreas de atuação da Neoenergia em distribuição de energia, com foco especial no Nordeste, onde as festas juninas têm ainda mais força e tradição. Nas rádios serão veiculados spots gravados pelo próprio Alceu Valença. Além disso, a campanha contará também com projetos especiais em TVs da Bahia, Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

A iniciativa tem como objetivo alcançar os cerca de 17 milhões de clientes da companhia — o equivalente a uma população de aproximadamente 40 milhões de pessoas — nas cinco concessões do grupo no país: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

A Neoenergia Pernambuco reforça ainda a importância de que todos colaborem para um São João seguro, evitando práticas que possam colocar vidas em risco. Por isso, orienta:

– Não faça ligações clandestinas;

– Não solte fogos de artifício próximo à rede elétrica;

– Mantenha distância de fios e cabos e, ao identificar qualquer situação irregular, entre em contato imediatamente com a distribuidora através dos canais oficiais de atendimento.

– Não pendure cordões de luz ou bandeiras em postes ou estruturas da rede elétrica;

– Não acenda fogueira embaixo da rede elétrica.