Antes de ir à missão internacional, governadora Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause e anuncia pagamento do BDE 2025

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta terça-feira (14), a transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause e também anunciou o pagamento de R$ 207 milhões do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2025 para cerca de 36 mil servidores e servidoras da educação estadual. A gestora irá participar de uma série de compromissos na China e na Dinamarca, em busca de investimentos para Pernambuco. Até o dia 28 de outubro, Priscila Krause será governadora em exercício do estado de Pernambuco.

“Priscila, nossa vice-governadora, vai assumir o Estado nesses próximos 14 dias, enquanto estou indo para China e para Dinamarca em busca de negócios e para anunciar boas conexões para Pernambuco. Vamos estar em um fuso diferente, mas prospectando investimentos. Mas eu não podia ir para essa missão sem antes anunciar que, a partir de amanhã, o BDE 2025 estará nas contas dos servidores e servidoras da educação que bateram as suas metas. Agora todos vão poder celebrar a conquista de fazer de Pernambuco um estado cada vez mais educador”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O BDE vai disponibilizar um valor superior a R$ 207 milhões para 35.969 servidores, com bonificações que vão de R$ 240,72 a R$ 11.268,20. Receberão o bônus os profissionais da educação que atuaram nas escolas que possuem matrículas nas etapas de ensino examinadas pelas avaliações externas (Ideb e Idepe), ou seja, 5º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Também estão aptos a receber o benefício os servidores que possuem pelo menos seis meses de efetivo exercício no ano de 2024 em unidade escolar elegível, Gerência Regional de Educação (GRE) ou na sede da Secretaria de Educação.

*MISSÃO* – Durante a viagem, a governadora Raquel Lyra vai cumprir agendas oficiais na China e na Dinamarca, com o intuito de atrair investimentos e fortalecer a cooperação tecnológica, para consolidar Pernambuco no mercado da economia verde, acompanhada por uma comitiva de secretários estaduais.

De 14 a 22 de outubro, a comitiva estará na China, onde cumprirão uma extensa programação nas cidades de Chengdu, Pequim e Xangai. No país asiático, vão acontecer visitas à grandes empresas voltadas a investimentos em energia, mobilidade e logística. Já de 22 a 28 de outubro, a missão chegará à Dinamarca, para agendas em Copenhague e Sønderborg. Na ocasião, a governadora visitará a APM Terminals e a Maersk, que anunciaram investimentos de cerca de R$ 2 bilhões para um novo terminal de contêineres em Suape. Também está prevista visita à European Energy, que aporta R$ 2 bilhões na instalação de uma planta de combustível sustentável (E-metanol).

“A governadora estará em um fuso diferente mas não tem diferença, será como se Raquel estivesse aqui em plena sintonia com o desenvolvimento de Pernambuco. Durante esses 14 dias seguiremos no mesmo objetivo, que é o de anunciar e levar ações concretas para o povo pernambucano com investimentos na ponta”, contou Priscila Krause.

Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano.

De acordo com Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne todo mês para tratar da segurança energética nacional e também da modicidade tarifária – princípio que garante a cobrança de tarifas justas.

“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas.

“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas.”

Energias renováveis intermitentes
Segundo o ministro, o Brasil é um país com grande capacidade para produzir energia renovável que, embora limpa, tem a característica de ser intermitente, por depender de fatores naturais. Para lidar com isso, o governo federal aposta no armazenamento por baterias.

“São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda neste ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”

O ministro explicou que, com as baterias, será possível armazenar a energia solar, por exemplo.

“Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema”, completou.

Ao citar o apagão ocorrido na Península Ibérica, em abril, Alexandre Silveira lembrou que a instabilidade gerada por energias intermitentes não se restringe ao Brasil.

“É um grande problema e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”.

O sistema energético brasileiro, no entato, é “muito robusto”, segundo Silveira, e com o planejamento “muito bem feito”. Por esse motivo, o governo descarta a necessidade do horário de verão em 2025.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.

PGR pede condenação de réus do Núcleo 4 da trama golpista

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (14) a condenação dos sete réus do Núcleo 4 da trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota eleitoral.

Por quase 1 hora, Gonet discorreu sobre a denúncia e afirmou que os acusados desse grupo promoveram uma “guerra informacional” com o objetivo de preparar o terreno para o golpe de Estado.

“Foram os integrantes deste núcleo, agora em julgamento, que se dedicaram a fabricar e a disseminar narrativas falseadas, no intuito de incutir na população a convicção de que a estrutura democrática estava se voltando, sordidamente, contra o povo”, resumiu Gonet.

De acordo com Gonet, “tal guerra” teria sido travada a partir de dentro do governo. O PGR disse ainda ter apresentado provas sobre a existência da chamada “Abin paralela”, que teria se valido da estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar opositores políticos.

O objetivo, segundo Gonet, seria também fornecer material a ser trabalhado por disseminadores de notícias falsas, de início com ataques ao sistema eleitoral e, em seguida, com campanhas difamatórias de autoridades.

Entre os alvos das campanhas difamatórias, segundo Gonet, estiveram os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, por terem se recusado a aderir aos planos golpistas.

O PGR afirmou ainda que em outra frente alguns dos réus produziram um relatório falso, com informações supostamente técnicas, mas inverídicas, a respeito das urnas eletrônicas.

“Tal relatório foi utilizado para questionar o resultado da corrida presidencial de 2022, em que Bolsonaro saiu derrotado, inflamando a militância bolsonarista”, disse Gonet.

Réus
Fazem parte do Núcleo 4:

Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);
Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército);
Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército);
Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel do Exército);
Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército);
Marcelo Araújo Bormevet (policial federal) e
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).
Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em geral, as defesas afirmaram, em alegações finais por escrito, que a PGR não conseguiu individualizar as condutas de cada réu nem apresentou provas cabais dos crimes, sendo o processo composto apenas por indícios e suposições, numa narrativa genérica.

Sessão
O julgamento do núcleo 4 teve início na manhã desta terça-feira. Após a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes e a manifestação de Gonet, os advogados apresentam as defesas de seus clientes.

A sessão de julgamento começou pouco depois das 9h e deverá ter um intervalo de almoço, com o retorno à tarde. A previsão é que apenas as manifestações de acusação e defesa ocorram neste primeiro dia.

Foram reservadas mais três sessões para a finalização do julgamento, a serem realizadas nos dias 15, 21 e 22 deste mês, nas quais os ministros da Primeira Turma devem votar sobre a absolvição ou condenação dos réus.

O colegiado é formado por Alexandre de Moraes, relator do caso, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Núcleos
O julgamento do golpe de Estado foi dividido pela PGR, com aval do Supremo, em quatro núcleos, agrupados de acordo com seu papel dentro da organização criminosa.

Como integrante do Núcleo 1, ou “o crucial”, o ex-presidente Jair Bolsonaro já foi condenado pela Primeira Turma do Supremo como líder da organização criminosa. Outras seis pessoas também foram condenadas.

Além do Núcleo 4, serão julgados ainda neste ano os núcleos 2 e 3. O julgamento do Núcleo 3 está marcado para 11 de novembro. O Núcleo 2 será julgado em dezembro.

“Os réus propagaram sistematicamente notícias falsas sobre o processo eleitoral e realizaram ataques virtuais a instituições e também a autoridades que ameaçavam os interesses da organização criminosa”, denuncia o PGR.

Ex-presidente do INSS nega omissão em fraudes a aposentados

A reunião da CPMI do INSS dessa segunda-feira (13) foi marcada por bate-boca e momentos de tensão entre o relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e o ex-presidente da autarquia Alessandro Antonio Stefanutto. Amparado por habeas corpus concedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garantiu o direito de ficar em silêncio, Stefanutto recusou-se inicialmente a responder às perguntas do relator.

A recusa ocorreu já na primeira questão, sobre seu tempo de serviço público, o que levou o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a intervir, afirmando que a pergunta “não o incriminava em absolutamente nada”.

Após a defesa alegar “pré-julgamento” por parte do relator, a sessão foi suspensa. No retorno, Stefanutto aceitou responder, mas os embates continuaram. Em um dos momentos mais acalorados, o ex-presidente do INSS afirmou: “Além de eu ter que responder de acordo com o juízo do relator, ele agora quer decidir a minha resposta. Isso não é aceitável.”

Parecer sob suspeita

Stefanutto comandou o INSS entre julho de 2023 e abril de 2025, período em que vieram à tona denúncias de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Ele foi exonerado após a deflagração da Operação Sem Desconto, conduzida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF), que apura a participação de servidores e entidades de classe em fraudes bilionárias.

Durante a oitiva, o relator Alfredo Gaspar questionou um parecer jurídico de 2016, assinado por Stefanutto quando era procurador-chefe do INSS. O documento, segundo a CGU, teria permitido que associações sem carta sindical recebessem descontos em folha, abrindo brechas para o esquema.

“Eu tinha a missão de interpretar a lei, e não inventar. O que está na lei é que as associações podem se filiar. Eu não posso opinar se isso fez ter mais ou menos descontos, porque o nosso papel era jurídico, não operacional.”

Confronto com o relator

O clima ficou tenso quando Gaspar questionou a relação de Stefanutto com o advogado Gilmar Stelo, apontado em reportagens como intermediário de contratos com o INSS.

O ex-presidente do INSS reagiu. “Se o senhor acha que fazer essa pergunta não é desrespeitoso, porque é uma pergunta de jornal. Em outro dia eu vi aqui o senhor bastante aborrecido porque o nome do senhor estava no site de determinada entidade…”, declarou Stefanutto.

O relator o interrompeu: “Me respeite, rapaz, sendo cabeça do maior roubo de aposentados e pensionistas.”

Stefanutto retrucou: “Isso é uma vergonha.”

A sessão precisou ser novamente suspensa a pedido da defesa.

Esclarecimentos e defesa

Mesmo após os embates, Stefanutto respondeu a algumas perguntas. Disse atuar no serviço público desde 1992, tendo sido técnico da Receita Federal e procurador do INSS. Negou envolvimento em qualquer esquema de fraude e afirmou ter tomado providências para coibir irregularidades.

“Eu oficiei a Polícia Federal e a Polícia Civil para que dessem mais elementos. Eu poderia até ser investigado, mas precisava de informações para agir. Espero essas respostas até hoje”, afirmou.

Ele defendeu a importância da instituição e afirmou que eventuais ilícitos devem ser punidos sem comprometer a imagem do órgão. “O INSS é muito maior que o desconto associativo. Se fraudes foram cometidas, que se puna quem praticou as fraudes. Mas não podemos condenar o INSS. É um órgão de excelência para muita coisa”, ressaltou o ex-presidente do órgão.

O tamanho do problema

Segundo o relator Alfredo Gaspar, há “indícios de omissão grave” durante a gestão de Stefanutto. Dados da CGU indicam que, no período, 97,6% dos benefícios analisados apresentaram indícios de fraude, com 1,2 milhão de filiações irregulares a associações de fachada. A Operação Sem Desconto investiga desvios provocados por entidades fantasmas que realizaram descontos automáticos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

A CPMI pretende aprofundar a investigação sobre as falhas no controle interno do INSS e as responsabilidades da cúpula da autarquia. O presidente da comissão, senador Carlos Viana, afirmou que o depoimento “reforça a necessidade de identificar as vulnerabilidades que permitiram fraudar beneficiários”.

Também estava prevista para essa segunda-feira a oitiva de André Paulo Félix Fidelis, ex-diretor de Benefícios do INSS, apontado como um dos principais alvos do esquema, mas ele não compareceu alegando problemas de saúde.

Prefeito Rodrigo Pinheiro visita obras em execução no José Liberato e no Indianópolis

Gestor esteve, na manhã desta terça (14), em ruas que estão sendo calçadas no José Liberato. Na sequência, também nas obras do CAPS

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e a vice-prefeita, Dayse Silva, visitaram, na manhã desta terça (14), importantes obras em execução no município. As visitas aconteceram nos bairros Deputado José Antônio Liberato e Indianópolis e serviram para acompanhar, de perto, o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria Executiva de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). O secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, o de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, o de Comunicação, Thiago Azevedo, o de Governo e Relações Institucionais, Givan Calado, e o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta, também estiveram presentes.

A série de visitas começou pelo bairro Deputado José Antônio Liberato. Por lá, a comitiva acompanhou o avanço nas obras de calçamento da Avenida Berna – importante via que recebeu todo o sistema de drenagem, onde foram construídas calçadas (com acessibilidade) e que, agora, está recebendo a pavimentação, com blocos intertravados.

Na sequência, o prefeito seguiu para a Rua Rita Florêncio Cavalcante. A via está na reta final de pavimentação. E, assim como a Avenida Berna, também recebeu diferentes melhorias, antes da implantação do calçamento. A perspectiva é que as intervenções no local sejam concluídas nos próximos dias e, após o período de cura, a passagem de veículos seja liberada.

O grupo ainda visitou as obras realizadas na Rua da Gaia, voltadas, inicialmente, para implantação do sistema de drenagem e de construção das calçadas. Posteriormente, a localidade também irá receber a pavimentação. Somadas, as intervenções levarão mais infraestrutura e qualidade de vida para a comunidade.

Em seguida, a comitiva liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro visitou as obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i), popularmente conhecido como “CAPS Infantil”, no Indianópolis. E se deparou com uma obra que avança, semana após semana. E que, em breve, garantirá ainda mais estrutura de atendimento e suporte para crianças e adolescentes caruaruenses.

“Os investimentos que temos feito em infraestrutura no nosso município acompanham também os que estão sendo realizados pelo setor privado. Depois de uma avenida como esta completamente calçada [Avenida Berna], além da mobilidade, estamos promovendo a interligação entre os bairros, conexão que ajuda, inclusive, na segurança. Infraestrutura completa. Esse é o programa Minha Rua Nova”, destaca o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Governo de Pernambuco assina contratos de R$ 1,4 bilhão com o Banco do Brasil para investimentos em ações prioritárias

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, dois contratos de operações de crédito com o Banco do Brasil no valor total de R$ 1,4 bilhão. Com a garantia da União, esses recursos vão financiar obras nas áreas de saúde, segurança pública, construção e recuperação de rodovias, infraestrutura hídrica, além de outros investimentos e ações estratégicas e estruturantes para o Estado.

“Todos os dias estamos anunciando novos investimentos no Estado, e tudo isso é possível com a organização das contas e a melhoria da nossa capacidade de pagamento, possibilitando a captação dessas operações, que permitem fazer investimentos e, sobretudo, devolver ao nosso Estado nosso protagonismo, realizando o sonho de todos os pernambucanos. Estamos desenvolvendo ações que há tempo não se via. Mais água, mais estradas, hospitais, tudo alavancado com recursos garantidos pela nossa gestão e com ajuda da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos são oriundos dos espaços fiscais do Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF), com recursos remanescentes de 2024 e o total de recursos de 2025. O PEF é uma iniciativa da União que incentiva os entes federativos a adotarem medidas para equilibrar contas e retomar investimentos através de operações de crédito com garantia federal.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, destacou a importância da verba para a continuidade de programas estruturadores para o Estado. “Com esses recursos, o Governo irá reforçar programas como o PE na Estrada, o Juntos pela Segurança, o Águas de Pernambuco, além de ampliar investimentos em diversos outros setores”, afirmou.

A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, destacou o trabalho em conjunto na Casa de Joaquim Nabuco e a importância dos projetos para o Estado. “Eu acredito no bom senso e na responsabilidade de cada um dos deputados que fazem parte da Alepe. Vamos trabalhar muito para que todos os projetos sejam aprovados e que o desenvolvimento do nosso Estado seja uma vitória para todos os parlamentares que foram eleitos pelo povo”, afirmou a parlamentar.

Também estavam presentes na assinatura os deputados estaduais ⁠Adalto Santos, Antônio Moraes, Claudiano Filho, Dannilo Godoy, Débora Almeida,⁠ France Hacker, ⁠Gustavo Gouveia, ⁠⁠Henrique Queiroz Filho, Izaías Regis, ⁠Jarbas Filho, ⁠Jefferson Timóteo, ⁠João de Nadegi, ⁠⁠Joaquim Lira, Joel da Harpa, ⁠Luciano Duque, ⁠⁠Nino de Enoque, ⁠⁠Renato Antunes, Roberta Arraes, ⁠Romero Sales Filho e Wanderson Florêncio, além do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Rainha do Forró, Anastácia é anunciada como homenageada do São João de Caruaru 2026

Anúncio foi feito durante o Prêmio Anastácia de Forró, em São Paulo, com a presença do presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, e do assessor especial, Leonardo Leite

A Prefeitura de Caruaru anunciou, nesta segunda-feira (13), a primeira homenageada do São João 2026: Anastácia, a Rainha do Forró. O anúncio foi feito durante a cerimônia do Prêmio Anastácia de Forró, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, que celebra nomes que contribuem para a preservação e valorização do forró no país. O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, e o assessor especial, Leonardo Leite, participaram do evento, que reuniu artistas, gestores e representantes da comunidade forrozeira de diversas regiões do Brasil.

Com uma trajetória marcante na música nordestina, Anastácia é referência de resistência, talento e legado. Nascida em Recife, iniciou sua carreira aos 13 anos, quando venceu um show de calouros, mas foi em São Paulo, nos anos 1960, que encontrou seu verdadeiro caminho: o forró. Ao lado de Dominguinhos, criou clássicos como “Eu Só Quero um Xodó” e “Sanfona Sentida”, somando centenas de regravações. Ao longo de sete décadas de carreira, acumula mais de 600 composições, além de indicações ao Grammy Latino e o título de patrimônio vivo da cultura brasileira.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, que foi ao evento representando o prefeito Rodrigo Pinheiro, a homenagem reafirma o compromisso de Caruaru em celebrar grandes nomes da música nordestina. “Anastácia é uma das figuras mais importantes da nossa cultura, uma artista que representa a força da mulher nordestina e a essência do forró. É uma honra para Caruaru reconhecer sua trajetória e trazer sua história para o centro do nosso São João”, destacou.

O prefeito ressaltou que a escolha da Rainha do Forró como homenageada do São João 2026 reforça o papel de Caruaru como referência nacional na valorização da cultura popular. “O São João de Caruaru é o maior do mundo porque celebra o que temos de mais genuíno: nossas tradições, nossos artistas e nossa gente. Homenagear Anastácia é uma forma de agradecer por tudo o que ela representa para o forró e para a cultura do Nordeste”, afirmou.

Com essa homenagem, Caruaru inicia oficialmente os preparativos para o São João 2026, que promete mais uma vez reunir milhares de pessoas para celebrar a identidade, a música e o legado cultural do Nordeste.

Governadora Raquel Lyra lidera missão internacional na China e Dinamarca para fortalecer parcerias e atrair investimentos para Pernambuco

A governadora Raquel Lyra inicia, nesta terça-feira (14), uma missão internacional cumprindo agendas oficiais na China e na Dinamarca, com o objetivo de atrair investimentos, fortalecer a cooperação tecnológica e consolidar Pernambuco na rota da nova economia verde. A gestora estará acompanhada por uma comitiva formada por secretários estaduais. Durante o período, a vice-governadora Priscila Krause assume o Executivo estadual.

“Na China, teremos uma agenda estratégica para apresentar as potencialidades de Pernambuco a investidores e empresas, além de fortalecer o diálogo com o governo da nossa província irmã, Sichuan. Essa missão é uma oportunidade de ampliar a presença do Estado em um dos maiores mercados consumidores do mundo, diversificando nossa pauta exportadora e abrindo espaço para novos negócios nas áreas de energia, tecnologia e agronegócio. Na Dinamarca, teremos encontros com a APM Terminals, a Maersk e a European Energy, reforçando nossa estratégia de internacionalização e atração de investimentos que gerem desenvolvimento, empregos e oportunidades para o povo pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre os dias 14 e 22 de outubro, a gestora e sua comitiva estarão na China, onde cumprirão uma extensa programação nas cidades de Chengdu, Pequim e Xangai. Nesse período, a gestora visita grandes empresas voltadas a investimentos em energia, mobilidade e logística, participa de ações bilaterais ebparticipa de seminários com investidores.

“Essa missão internacional reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em abrir novas fronteiras de desenvolvimento. Estamos buscando investimentos e parcerias que consolidem o Estado como um polo de inovação, infraestrutura e energia limpa. A liderança da governadora Raquel Lyra nessa agenda mostra que Pernambuco quer e pode ocupar um lugar de destaque no cenário global”, observou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

De 22 a 28 de outubro, a missão segue para a Dinamarca, onde a governadora cumpre agendas em Copenhague e Sønderborg. No país nórdico, a governadora visitará a APM Terminals e a Maersk, que anunciaram investimentos de cerca de R$2 bilhões na implantação de um novo terminal de contêineres em Suape. Também está prevista visita à European Energy, empresa responsável por outro investimento de R$2 bilhões na instalação de uma planta de combustível sustentável (E-metanol), a primeira da América Latina, que abastecerá os navios da Maersk.

A missão internacional da governadora será acompanhada por uma comitiva formada por integrantes do Governo de Pernambuco. Irão participar os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura)e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto (apenas Dinamarca), e das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).

IEL-PE abre inscrições para curso de Compliance e Legislação Trabalhista na Prática

O Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) abriu vagas para a capacitação em Compliance e Legislação Trabalhista na Prática, com o objetivo de preparar empresas para prevenir riscos legais e promover um ambiente de trabalho saudável. O curso, que possui certificação e carga horária de 12 horas, é voltado para profissionais da área de gestão, direito, Recursos Humanos (RH), empreendedores e estudantes.

O treinamento será realizado em outubro, entre o dia 22, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e o dia 23, das 8h às 12h, no auditório da Unidade Regional Agreste da Fiepe. A instrutora será a especialista em direito do trabalho, Dayse Tavares, que possui ampla experiência na área e, além de atuar como professora universitária, também ocupa o cargo de analista do Ministério Público da União e Diretora da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região de Pernambuco.

O curso oferece a oportunidade de desenvolver competências fundamentais para o entendimento da legislação trabalhista, políticas de compliance eficazes, aumento da segurança jurídica da empresa e melhoria da cultura organizacional. Com uma metodologia inovadora, os participantes poderão vivenciar um treinamento que combina teoria e prática e ainda trocar experiências com profissionais da área.

Para se inscrever e conferir o conteúdo programático completo, os interessados devem acessar o site capacitacao.ielpe.org.br/compliance-trabalhista-outubro-2025/. O valor normal da inscrição é de R$ 313 e possui descontos especiais, de até 20%, para estudantes e idosos, Pessoas com Deficiência (PCDs), indústrias contribuintes do Sistema FIEPE (SESI /SENAI), sindicatos patronais filiados à FIEPE e seus associados, colaboradores do Sistema FIEPE e empresas associadas ao CIEPE.

Centro de Caruaru vivencia campanha gratuita de prevenção ao Câncer de Mama

As mulheres que circularem pelo Centro de Caruaru, nesta quinta-feira (16/10), poderão participar de uma campanha de prevenção ao câncer de mama. O “Dia Rosa”, projeto da CDL Caruaru, em parceria com a Prefeitura de Caruaru e apoio da Clínica Pulse Vida, vai oferecer serviços gratuitos de orientações médicas acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, exames clínicos, de ultrassonografia e de marcador tumoral.

Os exames clínicos serão disponibilizados para todas as mulheres. Já os exames de ultrassonografia de mamas e axilas serão realizados apenas para as pacientes que tiverem indicação médica no local. A campanha Dia Rosa será realizada das 08h às 17h, no Marco Zero. A quantidade de fichas disponibilizadas por serviço oferecido será limitada.

Além dos serviços de saúde, o “Dia Rosa” vai oferecer também atendimentos do Cadastro Único e do Bolsa Família oferecidos pela Prefeitura de Caruaru.

“O objetivo desta pareceria entre os setores empresarial e de saúde é gerar impacto positivo e aumentar a qualidade de vida da população”, destaca Flávia Veras, diretora da Pulse Vida. Já o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, acrescenta que “o associativismo é fortalecido por parcerias como esta, que beneficiam de forma direta a população”.