Fernando de Noronha participa, mais uma vez, do evento mundial Clean Up Day

Fernando de Noronha estará mais uma vez presente no Clean Up Day 2025, o Dia Mundial da Limpeza, que reúne milhões de voluntários em mais de 190 países. Na ilha, as atividades serão realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, começando com a participação das crianças do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer (Ciei).

Segundo Fabiane Vilela, educadora ambiental da Administração do arquipélago, a programação inicia no dia 19 com o já tradicional “Clean Up Dayzinho”, na Praia do Sueste, às 8h da manhã. “De forma lúdica, os pequenos farão uma coleta simbólica de resíduos e participarão de conversas sobre a importância do descarte correto do lixo e do cuidado com o meio ambiente. O evento também é aberto à participação de pais e da comunidade”, explicou Fabiane.

No sábado, dia 20, será a vez do grande mutirão de limpeza, a partir das 8h. A comunidade local, visitantes e instituições parceiras estarão juntos em uma ação simultânea em diferentes praias e trilhas da ilha. Serão disponibilizados luvas, baldes e sacos, e a coleta terá duração de uma a duas horas. “Esse tempo é suficiente para avaliar o volume de resíduos recolhidos e reforçar a mensagem de conservação”, destacou.

As atividades vão acontecer nas praias do Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Atalaia, Caieira, Air France e também as trilhas do Capim-Açu, Pontinha e Abreu, conduzidas localmente por parceiros como a Anpesca, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Projeto Tamar, Projeto Tubarões e Raias, Onda ILOC, ICMBio, Sea Shepherd Brasil (Ondas Limpas), Necomar, Econoronha, Alma Solar, Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN), Projeto Golfinho e Acitur.

ICIA celebra 22 anos com evento especial em Caruaru

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) comemora, no próximo dia 19 de setembro, seus 22 anos de fundação com uma programação especial no auditório da instituição, em Caruaru, a partir das 9h da manhã. O evento terá a presença da cantora católica Albanita de Cássia, vencedora este ano do Catholic Music Awards no Vaticano, que fará apresentações musicais durante a celebração.

Durante o encontro também será apresentado o novo projeto da instituição, chamado “Hora Ouro”, uma iniciativa internacional que visa garantir a administração de antibióticos na primeira hora após a manifestação de febre em crianças em tratamento oncológico, reduzindo riscos e aumentando as chances de recuperação.

Fundado a partir do sonho do médico Luiz Henrique Soares, hoje diretor médico, o ICIA nasceu para encurtar a distância de crianças e adolescentes do interior de Pernambuco que precisavam buscar tratamento oncológico apenas na capital. Atualmente presidido pelo Dr. Rodolfo Santiago, com gerência geral de Júlio César Viana, a instituição realiza em média 500 atendimentos por mês com o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada e do trabalho de voluntários.

Ao longo dos anos, o ICIA conquistou mais autonomia no tratamento da criança com câncer, com a implantação de UTI própria, enfermaria em funcionamento e bloco cirúrgico – avanços custeados com o esforço da sociedade e, mais recentemente, com o aporte do poder público para manutenção da UTI.

Os próximos anos guardam uma realidade ainda mais promissora, com perspectivas de novas conquistas e prosperidade financeira para sustentar os tratamentos, que são de alto custo e variam conforme cada caso. Mas o objetivo do ICIA permanece o mesmo: nunca deixar de receber e tratar um paciente com câncer.
______________
Serviço
Evento: Aniversário de 22 anos do ICIA
Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório do ICIA – Caruaru/PE
Atração: Cantora católica Albanita de Cássia, vencedora do Catholic Music Awards 2025 (Vaticano)
Destaque: Apresentação do projeto internacional Hora Ouro

Governadora Raquel Lyra doa sangue e reforça investimento de R$ 8 milhões em reformas para o Hemope

Em um ato de solidariedade, a governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (18), da campanha “Sangue Novo: proteção além das ruas”, que leva os novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ao Hemope para doar sangue. A iniciativa deve reunir até 500 doações até o fim de setembro, fortalecendo os estoques e mostrando que proteger vidas vai além das ruas. Durante o ato, a governadora — primeira chefe do Executivo a doar sangue na unidade — destacou a importância do gesto e falou dos investimentos estruturais no hemocentro.

“A doação traz essa sensação de que estamos salvando vidas. Em algumas visitas que fiz a hospitais, escuto muitos relatos de cirurgias adiadas em razão da falta de estoque de sangue. Então, doar sangue é de grande importância. Aqui no Hemope, fui super bem acolhida, a doação é fácil, rápida e indolor. Esse prédio tem cerca de 50 anos, portanto, tem uma estrutura mais antiga. Serão investidos mais de R$ 8 milhões na reforma e manutenção do prédio para que as pessoas possam vir aqui com mais conforto e para que todos os trabalhadores possam ser melhor cuidados”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a relevância da mobilização da tropa recém-incorporada. “Temos uma emoção enorme de estar aqui junto com os ‘laranjinhas’, que estão fazendo uma campanha linda de doação de sangue. Mais ainda, porque a governadora Raquel Lyra foi a primeira governadora do Estado a doar sangue aqui. Isso mostra o compromisso com a gestão e com as pessoas de cada canto desse estado. A gente vai aumentar a quantidade de sangue disponível para ajudar quem precisa, com a doação dos novos policiais e de cada um que vem aqui regularmente doar”, disse.

O investimento de R$ 8 milhões para manutenção e reforma do hemocentro tem foco em melhorias estruturais como mudanças na subestação, fiação e canos. “Isso demonstra o quanto o Hemope tem sido enxergado pelo Governo do Estado. Isso tem sido demonstrado por meio do melhoramento do parque tecnológico e tudo o que está por vir. Que esse exemplo se perpetue e atinja milhares de pernambucanos, para que a gente consiga captar mais doadores”, destacou a presidente do Hemope, Raquel Santana.

Entre os novos policiais, o soldado Maycon Pereira, de 28 anos, destacou a emoção de participar da campanha. “Ajudar tantas pessoas traz uma sensação muito importante. Saber que, além de estar contribuindo com a segurança pública, também estamos contribuindo com a área da saúde é um orgulho muito grande”, declarou.

A ação foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.

Foto: Miva Filho/Secom

Administração de Fernando de Noronha participa do anúncio oficial da Refeno 2025 em coletiva de imprensa no Recife

Nesta quarta-feira (17), o Cabanga Iate Clube de Pernambuco apresentou, oficialmente, a 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno). A coletiva de imprensa, no Restaurante Chicama, trouxe como novidades a realização de uma ação veterinária na ilha, a estreia do veleiro Pura Vida, com tripulação formada exclusivamente por mulheres, e o aumento da presença feminina na regata, que alcança 28% dos competidores.

O evento náutico, considerado o maior da América Latina, terá nesta edição a participação de 100 barcos já confirmados, representando 16 estados e quatro países estrangeiros, além de 12 embarcações pré-inscritas. Entre os barcos brasileiros, o maior grupo é do Rio de Janeiro, com 20 veleiros, um a mais do que o de São Paulo, com 19 – sendo um com tripulação 100% feminina, o Pura Vida, da comandante Carla Silva Lopes.

“A Refeno é uma grande festa náutica, mas, sobretudo, um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo do Recife e do arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos 100 barcos inscritos, inclusive, um 100% com mulheres”, destacou o comodoro Altair Júnior.

Além de movimentar o turismo e a economia de Fernando de Noronha, a Refeno realiza, durante a semana do evento, diversas ações gratuitas para a comunidade local. Entre elas, estão iniciativas voltadas aos alunos do Ciei Bem-Me-Quer e da Erem Arquipélago, atendimentos jurídicos na Casa de Justiça e Cidadania e atividades de saúde com especialistas no Hospital São Lucas.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância do evento. “A regata movimenta turisticamente e economicamente a ilha, além de promover uma série de ações sociais no Ciei Bem-Me-Quer, na Erem Arquipélago e no Hospital São Lucas. E traz ainda como novidade nesta edição as ações veterinárias que serão realizadas no Núcleo de Vigilância Animal”, disse.

Participaram da coletiva, além do administrador da ilha, o comodoro do Cabanga, Altair Júnior; o diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Walter Neukranz; o comandante Carlos Frederico Tojal, da Capitania dos Portos de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur, representando a governadora Raquel Lyra, e Edival Júnior, presidente da Comissão de Regata da Refeno.

A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia; o secretário executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, e Guga Cabral, secretário executivo de Sustentabilidade da Semas, que foi representando o secretário Daniel Coelho, também estiveram presentes no evento.

A largada até o arquipélago será no dia 27 de setembro, direto do Marco Zero do Recife, em um percurso de 300 milhas náuticas (560 km).

Foto: Weidson Carlos

Polícia Federal prende, na Itália, mulher foragida que mandou matar marido em Pernambuco

A Polícia Federal em Pernambuco através do Núcleo de Cooperação Internacional confirma, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, a prisão de uma foragida brasileira na cidade de Pisa na Itália no último sábado (13/09).

A prisão no exterior foi efetuada em decorrência da Difusão Vermelha realizada pela Polícia Federal no dia 11/09/2025, que consiste em um instrumento de cooperação policial internacional que têm como objeto exclusivo a localização e prisão de foragidos no exterior, para posterior processo de extradição quando passou a ser procurado nos 192 países que compõe a Organização Internacional de Polícia Criminal – OIPC. Após sua prisão pelas autoridades italianas, ela foi colocada à disposição do Tribunal de Apelação de Florença.

Foragida por um homicídio qualificado ocorrido há 20 anos (14/08/2025), ela foi condenada por mandar matar o ex-marido, na estrada de barro de Jaguarana, no bairro Maranguape em 2005. A brasileira se encontrava foragida desde 2019 quando foi condenada pelo Tribunal do Júri da cidade de Paulista/PE.

Após sua prisão, o Núcleo de Cooperação Jurídica Internacional da Policia Federal em Pernambuco trabalha na transferência em tempo hábil para o país – a depender da celeridade do processo de deportação levado a efeito pelas autoridades americanas – não se descartando o início de processo de extradição, medidas que visam apresentar o foragido de forma célere à Justiça brasileira.

Ex-atleta bezerrense, José João da Silva, bicampeão da São Silvestre, recebe homenagem na Câmara Municipal de Bezerros

A Câmara Municipal de Bezerros inaugurou, ontem (16), uma nova tradição de reconhecimento público: a Medalha José João da Silva. A honraria, que leva o nome do ex-atleta olímpico e bicampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, o bezerrense, José João da Silva, foi criada para destacar personalidades que elevam o nome da cidade.

Proposta pelos vereadores Zé Antônio da Rádio e Nathan de Demir, a medalha teve seu primeiro agraciado justamente o atleta que a inspira. José João, orgulho bezerrense, agradeceu emocionado e relembrou passagens de sua carreira marcada por dedicação e superação. Sua trajetória no esporte mundial é um exemplo de dedicação e superação, e sua ligação com Bezerros é motivo de orgulho para a cidade.

A solenidade, acompanhada por familiares, autoridades e admiradores, reforçou a importância de valorizar talentos locais e incentivar novas gerações a se orgulharem de suas raízes.

É hoje: saúde mental e liderança no centro do debate do III Seminário de Gestão do Agreste

Em 2024, cerca de 470 mil brasileiros se afastaram do trabalho por transtornos mentais, segundo o Ministério da Previdência Social. Em 2025, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) reforçou a importância de novas diretrizes para a segurança e saúde no trabalho (SST), destacando a urgência de discutir saúde mental nas organizações. Nesse contexto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza, nesta quinta-feira (18), o III Seminário de Gestão do Agreste com foco em equilíbrio emocional e gerenciamento de emoções no ambiente corporativo.

A programação conta com duas palestras: “A importância do equilíbrio emocional nas tomadas de decisões”, com a psiquiatra, escritora e palestrante Ana Beatriz Barbosa; e “Líderes que inspiram: como gerenciar emoções no time”, com o empreendedor e autor best-seller Caio Carneiro. O evento ainda oferece aos participantes momentos de networking, coffee break e espaço para debate. Os ingressos se esgotaram com um mês de antecedência.

A coordenadora de Operações do IEL Agreste, Julienny Lustosa, reforça que o seminário será estratégico para apoiar as empresas na aplicação prática da inteligência emocional. “Com a atualização da NR-1, as empresas precisam estar cada vez mais atentas aos riscos psicossociais. Conhecer os recursos para prevenir esses riscos é indispensável, e a qualidade da liderança é, sem dúvidas, um dos fatores mais relevantes. Por isso, o IEL escolheu dois especialistas com experiência e didática para contribuir com os profissionais da região”, afirmou.

O III Seminário de Gestão do Agreste é uma realização do IEL e do Sebrae-PE, apresentado pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Governo Federal. Conta com o patrocínio da FIEPE, Copergás, Vitamassa e Rochedo, além do apoio da FIEPE Jovem, Comitê de Liderança Feminina da FIEPE (Comfem), sindicatos, CNI, Grupo Asa Branca, CBN Caruaru e Fecomércio-PE

Presidente do STF se manifesta sobre sanções dos EUA

Ministro Luís Roberto Barroso falando no Plenário durante a sessãoFoto: Antonio Augusto
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se manifestou nesta quarta-feira (17), na abertura da sessão plenária, sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e aos ministros da Corte. Segundo ele, seu primeiro pronunciamento sobre o tema é um chamamento ao diálogo e à compreensão, “pelo bem dos nossos países, de uma longa amizade e da justiça, em nome da Constituição e das leis que esse tribunal, com juízes independentes e corajosos, conseguiu fazer”.
Barroso se referiu ao julgamento da Ação Penal (AP) 2668 e defendeu o trabalho da Primeira Turma do STF, que, na última quinta-feira (11), condenou o chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. “O processo foi conduzido com serenidade e transparência, e acho mesmo que demos um bom exemplo para o mundo, inclusive de pluralismo e de diferentes visões de mundo, o que faz parte da vida democrática”, afirmou. “A ideia de que o julgamento tenha sido uma farsa, uma perseguição ou uma caça às bruxas não corresponde à verdade dos fatos”.
Ainda de acordo com o presidente do STF, a ampla maioria da sociedade brasileira reconhece que houve uma tentativa de golpe e entende a importância de o STF julgar seus responsáveis. “É profundamente injusto punir o Brasil, os brasileiros, as empresas e os trabalhadores por uma decisão que foi amplamente baseada em provas, acompanhada por toda a imprensa internacional. E também não é justo punir os ministros que, com coragem e independência, cumpriram o seu papel”, disse.

Barroso também respondeu a alegações de restrições à liberdade de expressão no país. “No Brasil, não vigora a censura, e isso é um fato”, disse. “As remoções de conteúdo se referiam a crimes, crimes de ameaça, não crimes de opinião”, finalizou Barroso.

Twerk Caruaru traz referência nacional para curso de dança em Caruaru

Etapa final da formação em Twerk será conduzida pela multiartista Briê Silva

A Twerk Caruaru segue com o curso “Formação em Twerk – Nível Básico”, projeto gratuito que une diversidade, conhecimento e fortalecimento da autoestima através da dança. Voltado para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, o curso desenvolve o empoderamento através do bom condicionamento da pelve e oferece um espaço inclusivo para a troca de saberes e experiências.

Com carga horária de 32 horas, o curso garante recursos de acessibilidade, ajuda de custo e certificado de participação. Dividida em quatro módulos, a formação começou com aulas ministradas por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e produtora cultural especializada em Twerk. Agora, quem assume os dois últimos módulos é a multiartista pernambucana Briê Silva, nome de destaque no cenário nacional e internacional.

“O Twerk é uma modalidade de dança que vai além da técnica. É uma linguagem de resistência, de autoconhecimento e liberdade. Essa formação em Caruaru é uma excelente oportunidade para que cada participante possa compreender o próprio corpo, respeitar seus ciclos e transformar a relação com a pelve”, afirma coreógrafa e dançarina.

Reconhecida como uma das pioneiras do Twerk no Brasil, Briê é criadora da primeira escola de Twerk em Pernambuco e responsável pela formação das primeiras professoras da modalidade em Recife. Integra a primeira geração de docentes de Twerk do país e ganhou reconhecimento internacional ao se tornar a primeira brasileira a representar o Brasil como jurada em um campeonato mundial da modalidade.

Nos dois primeiros módulos da formação, as participantes tiveram uma introdução ao Twerk, com foco em preparação e consciência corporal. Já as etapas finais aprofundam a relação entre corpo, movimento e conhecimento. O terceiro módulo é dedicado à anatomia pélvica, explorando sua estrutura e a conexão com os movimentos a partir de exercícios teóricos e práticos. No quarto módulo, o conteúdo se volta ao ciclo da pelve, investigando como o ciclo menstrual influencia o movimento e a energia corporal.

As aulas iniciaram em agosto e seguem acontecendo aos sábados durante o mês de setembro, no Domaine Estúdio de Dança. O projeto Formação em Twerk – Nível Básico é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na categoria de Formação e Pesquisa Artístico-Cultural. Mais informações estão disponíveis no Instagram @twerk.caruaru.

Moraes proíbe agentes do GSI na escolta de deslocamentos de Bolsonaro

Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar por procedimentos.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (17) que a escolta de Jair Bolsonaro deve ser organizada pela Polícia Federal ou Polícia Penal do Distrito Federal, e não pelos agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que fazem a segurança pessoal do ex-presidente.

A medida foi tomada após o ministro cobrar esclarecimentos da Polícia Penal sobre a sobre a escolta que levou Bolsonaro para realização de um procedimento médico em um hospital de Brasília, no último domingo (14).

Por estar em prisão domiciliar, Bolsonaro deveria deixar o Hospital DF Star imediatamente. A determinação estava na decisão do ministro que autorizou o ex-presidente a sair de sua casa e comparecer ao hospital.

Contudo, ao deixar o hospital, Bolsonaro permaneceu parado, atrás de seu médico, que concedeu uma entrevista coletiva para explicar realização do procedimento e atualizar a situação da saúde do ex-presidente. Enquanto aguardava o término da entrevista, Bolsonaro foi ovacionado pelos apoiadores que o aguardavam na porta do hospital.

Nas informações enviadas ao ministro, a Polícia Penal disse que o deslocamento de Bolsonaro foi feito pelo GSI e que a corporação realizou apenas a escolta em conjunto com agentes da PF, que também participam do trabalho de monitoramento.

Ao analisar as informações, Moraes disse que os próximos deslocamentos devem ser realizados somente pela Polícia Penal e agentes da PF.

“Determino que todo o transporte, deslocamento e escolta de Jair Messias Bolsonaro deverá ser organizado, coordenado e realizado pela Polícia Federal ou Polícia Penal, conforme a necessidade da situação, sem a participação dos agentes do GSI, que permanecerão realizando a segurança dos familiares do custodiado”, decidiu.

O ministro ainda acrescentou que a medida é necessária para padronizar os deslocamentos da escolta.

“A necessidade de padronização dos deslocamentos, da segurança do custodiado e da garantia da ordem pública exige maior padronização, para se evitar os problemas ocorridos no último domingo, onde o desembarque e embarque foram realizados em local errado, ao ar livre e mediante diversas pessoas, o custodiado permaneceu por longo tempo assistindo uma improvisada entrevista coletiva de seu médico”, completou Moraes.

Prisão

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Moraes.

A medida cautelar foi determinada no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o próprio Bolsonaro são investigados por atuarem junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, entre elas, o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky.

Na semana passada, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e mais sete réus na ação penal da trama golpista pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.