Vida de São Francisco de Assis é contada através de musical e tem sua estreia no teatro Guararapes em setembro (dia 19)

FRANCISCO, UM INSTRUMENTO DE PAZ, um musical com texto e direção de Roberto Costa, é uma emocionante encenação sobre fé, renúncia, compaixão e amor ao próximo, inspirada na conversão e vida de São Francisco de Assis (Interpretado pelo ator Paulo Cesar Freire). O espetáculo reúne no palco do Teatro Guararapes, no próximo dia 19 de setembro, às 20h, um grande elenco de músicos, atores e cantores, que farão toda a trilha sonora ao vivo, com direção musical da maestrina Hadassa Rossiter, do conservatório de música de Pernambuco, convidada especialmente para esta encenação.

“Eu sou conhecido por fazer grandes produções no teatro para a infância e comédias na cidade do Recife, mas gosto do novo e montar um musical para adultos é um grande desafio por aqui. Contar a história de Francisco de Assis é um sonho e já tenho esse projeto há alguns anos na gaveta. Apesar de ser um santo católico, não é um espetáculo voltado apenas para religiosos e convido a todos para viverem essa experiência única, pois estamos preparando uma grande produção teatral baseada em biografias e filmes sobre Francisco, que viveu na Itália, na cidade de Assis, no século XIII, e que ficou conhecido por sua forma de vida simples e por seu desapego material. Por isso, é respeitado por todos”. Comenta, Roberto Costa.

O espetáculo apresenta momentos marcantes da vida de Francisco de Assis: A infância com Clara, os conflitos familiares, a ida à Guerra, a prisão em Perugia, o encontro com os pobres e leprosos, e a poderosa transformação e conversão através do chamado divino nas ruinas de São Damião, que o leva até Roma, para pedir ao Papa Inocêncio III, a autorização para a criação da ordem dos frades menores, que o leva a viver o evangelho na prática, com coragem, renúncia, caridade e um profundo amor ao próximo.

No repertório musical, canções conhecidas do público são tocadas e cantadas ao vivo e que prometem emocionar a plateia. Uma verdadeira experiência de fé e arte, que irá inspirar com sua mensagem universal de amor e esperança.

Elenco: Paulo Cesar Freire, Amanda Marinho, Eduardo Japiassú, Angelis Nardelli, Ashila Moraes, Geovane Souza, Bilé Ares, Camila Fernandes, Ewerson Luiz, Felipe Trindade, Paulo Welker. Josie Emanuelle, Abi Souza, Isaac Pedro, Herbert Tiburcio, Douglas Araújo. Participação especial: José Mário Austregésilo.

Base Instrumental: Mozart Ramos (flauta transversal); Mário Vitor (Violino); Mauricio Cézar (Piano digital e acordeom); Jefferson Cupertino (violão e contrabaixo elétrico) George Rocha (Percussão).

Direção musical: Hadassa Rossiter.

Produção executiva: Yuri Costa

Coreografia: Augusto Neves

Fotos: Renan Andrade

Assessoria de imprensa: Alberto Leonardo Feitoza

Equipe Técnica: Luiz Henrique, André Nascimento, João Batista, Martiniano Almeida, Lucas Guimarães.

*SERVIÇO*

FRANCISCO, UM INSTRUMENTO DE PAZ

Dia: 19 de setembro de 2025

Horário: 20h

Local: Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco)

Valores: PLATEIA A: 150,00 (inteira) | 75,00 (meia-entrada); PLATEIA B: 130,00 (inteira) | 65,00 (meia-entrada); BALCÃO: 100,00 (inteira) | 50,00 (meia-entrada).

*Ingresso Social por R$80,00 + 1kg de alimento não perecível (Disponível em todos os setores)

Ingressos antecipados à venda no Cecon Tickets (site)

https://cecontickets.com.br/francisco-um-instrumento-de-paz__2929

E na Bilheteria do Teatro Guararapes (conforme horário de funcionamento)

Classificação indicativa: 12 anos

Informações: (81) 9.8463-8388

Instagram @robertocostaproducoes

Governo de Pernambuco lança concurso de inovação para estudantes da rede estadual; inscrições seguem até hoje, dia 15

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com o Porto Digital e a Usina Pernambucana de Inovação, lança o concurso cultural “Inova CRIA – Ideias que Transformam”, que vai estimular a criatividade e o protagonismo juvenil em todo o Estado.

Destinado a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) que possuem Espaços CRIA, o concurso vai selecionar projetos capazes de propor soluções inovadoras com impacto educacional, social, cultural e tecnológico nas comunidades.

As equipes devem ser compostas por três estudantes e um professor orientador vinculado ao Espaço CRIA da escola. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 11 a 15 de setembro de 2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no a Pipefy disponível através do link
https://app.pipefy.com/public/form/HngnmE3_ .

“O Inova CRIA é uma oportunidade única para que nossos jovens possam transformar ideias em soluções de impacto real. Queremos estimular a criatividade, a inovação e o protagonismo estudantil, conectando a escola ao ecossistema empreendedor de Pernambuco”, destacou o secretário executivo de CT&I de Pernambuco, Kenys Bonatti.

O processo de seleção será dividido em duas etapas. Na primeira fase terá a análise escrita dos projetos, que deverão apresentar clareza, inovação, relevância social e impacto potencial. Já a segunda fase, os selecionados terão que apresentar suas soluções em formato de pitch online, de até cinco minutos, no dia 23 de setembro. A comissão julgadora contará com representantes da Secti, SEE, Porto Digital, Usina Pernambucana de Inovação e especialistas em tecnologia, educação e empreendedorismo.

As cinco equipes vencedoras receberão certificados de reconhecimento emitidos pelo Porto Digital e pela Usina Pernambucana de Inovação, além de premiações especiais. O resultado final será divulgado até o dia 24 de setembro de 2025.

Caruaru recebe teólogo iraniano em evento histórico sobre diálogo inter-religioso

Nesta terça-feira (16), Caruaru será palco de um momento histórico: a visita do renomado teólogo iraniano Dr. Mohammad Ali Shomali, acompanhado por uma delegação internacional. O encontro marca a primeira vez que o pesquisador vem à cidade e traz como propósito fortalecer o diálogo inter-religioso e inspirar a construção de uma cultura de paz por meio de experiências acadêmicas, culturais e espirituais.

A programação em Caruaru acontece na Asces-Unita, às 19h, com uma mesa de debate que promete instigar reflexões profundas. O tema será “O Poder do Diálogo Inter-religioso na Construção de uma Casa Comum”, reunindo estudantes, professores e convidados.

Entre os debatedores estarão o Prof. Nivaldo Inojosa, mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela UFPB, com ampla experiência em projetos culturais e acadêmicos na Europa e Ásia, e a Profa. Ana Paula Luna, doutora em Ciências da Religião pela Unicap e coordenadora pedagógica da Asces-Unita.

Para a instituição, a presença de Shomali representa um marco importante. Reconhecido mundialmente como um dos grandes pensadores iranianos sobre diálogo inter-religioso, ele traz uma visão enraizada na tradição islâmica xiita, mas aberta ao encontro com outras crenças e culturas.

Segundo Fernando Andrade, coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Asces-Unita, “sua presença fortalece o compromisso da universidade com os valores da unidade e da fraternidade universal. Além disso, reforça o papel da instituição como mediadora de pontes culturais e espirituais, posicionando-a como referência regional em iniciativas que unem educação, ética e diálogo para enfrentar os desafios contemporâneos”. O professor destaca ainda que a atividade amplia a compreensão de estudantes e docentes sobre a importância do respeito mútuo e da cooperação entre religiões para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

O Dr. Shomali possui uma trajetória acadêmica de destaque: é graduado pelos Seminários Islâmicos de Qum, mestre em Filosofia Ocidental pela Universidade de Teerã e doutor em Filosofia pela Universidade de Manchester. Atualmente, atua como diretor fundador do Risalat International Institute.

Além de Caruaru, a agenda do teólogo inclui passagens por Vargem Grande Paulista (SP), Igarassu (PE) e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ampliando os espaços de diálogo em solo brasileiro.

UniFavip Wyden promove Feira de Estágios e Empregos 2025.2 com networking, workshops e oportunidades de carreira

Pesquisa do CIEE com o Instituto Locomotiva mostra que o estágio influencia a matrícula e garante permanência. Para 75% dos universitários brasileiros, a presença de programas de estágio apoiados pela instituição foi decisiva no momento da matrícula. E 94% dos estudantes veem o estágio como o caminho mais eficaz para conquistar espaço no mercado de trabalho.

Com foco em aproximar estudantes do mercado de trabalho e impulsionar a empregabilidade, o Centro Universitário UniFavip Wyden realiza, no dia 17 de setembro, a Feira de Estágios e Empregos 2025.2. O evento acontecerá das 9h às 16h e vai reunir empresas, profissionais e alunos em uma programação repleta de atividades voltadas para desenvolvimento de carreira, com uma expectativa de mais de 2.000 visitantes, incluindo alunos e público externo.

Entre os destaques da feira estão: palestras em parceria com o setor NAAP, painel com ex-aluno de sucesso, oficina de LinkedIn, simulação de processo seletivo, oficina de currículo e stands de empresas parceiras, tendo 15 já confirmadas, como a CIEE, VITAMASSA, GRUPO PROVIDER, ETICAL, IEL.

“A feira busca ampliar a percepção dos estudantes sobre o mundo profissional, mostrando caminhos para que possam se diferenciar. Mais do que uma chance de conquistar uma vaga de estágio ou emprego, o evento pode representar um divisor de águas no desenvolvimento da carreira”, ressalta Tayná Ferreira, orientadora do Wyden Carreiras.

A programação o lançamento da plataforma Alumni e rodadas de networking. O objetivo é oferecer aos alunos ferramentas e conexões para ampliar suas oportunidades e aumentar a taxa de empregabilidade.

Serviço:
FEIRA DE ESTÁGIOS E EMPREGOS 2025.2
Data: 17 de setembro de 2025
Horário: 09h às 16h
Local: Av. Adjar da Silva Casé, 800 – Indianópolis, Caruaru
Entrada gratuita e aberta ao público

Educação Física: teoria, prática e inovação no Asces Portas Abertas

O Asces Portas Abertas 2025 está chegando e promete mais uma edição cheia de experiências únicas para estudantes do ensino médio. Entre os cursos que se apresentam ao público, a Educação Física é sempre uma das mais aguardadas — e neste ano não será diferente.

A programação vai oferecer atividades práticas de esportes e treinamento de força, permitindo que os visitantes conheçam de perto a dinâmica do curso. Para a coordenadora de Educação Física, Roberta de Granville, essa vivência é essencial para os futuros universitários.

“A importância está em proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os campos de atuação da licenciatura e do bacharelado, ajudando-os a escolher sua futura profissão de forma mais consciente. Então participar das atividades vai dar aos estudantes de ensino médio o gostinho do que é o nosso curso, especialmente na articulação entre teoria e prática”, destacou.

O evento acontece no dia 1º de outubro, com inscrições gratuitas abertas até 26 de setembro, por meio do link: https://app.eventmaster.com.br/event/pa2025/site.

Dupla formação em 4 anos

Um dos grandes diferenciais do curso de Educação Física da Asces-Unita é a possibilidade de conquistar dois diplomas em apenas quatro anos: Licenciatura e Bacharelado. Isso garante ao profissional a chance de atuar em todas as áreas da Educação Física, dentro e fora da escola.

Além disso, o curso é pioneiro e único no Agreste de Pernambuco a formar professores de Educação Física para atuar diretamente na Educação Básica, contemplando não apenas a disciplina, mas também funções de gestão e esporte escolar em instituições públicas e privadas.

Outro destaque é a exclusividade: a Asces-Unita possui o único curso privado de Licenciatura em Educação Física em Pernambuco a contar com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, oferecendo bolsas de incentivo aos estudantes.

Com inovação, prática e tradição, a Asces-Unita reafirma seu compromisso de preparar profissionais completos para transformar a realidade da educação e do esporte.

Serviços mecânicos serão oferecidos gratuitamente em Caruaru no próximo dia 16

Será realizada, nesta terça-feira (16), das 13h às 17h, uma ação gratuita para a população que possui carro ou moto e que precisa fazer algum serviço mecânico em seus veículos. As atividades marcam o início da semana especial de comemorações relacionadas ao aniversário de 10 anos da escola, que acontece no dia 19/09, e também em celebração ao Dia do Mototaxista, comemorado no dia 24/09.

Os alunos dos cursos de Mecânica de Carro e de Moto, com a supervisão dos professores, estarão realizando os serviços de arrefecimento e revisão de injeção para carros e troca de óleo, regulagem e lubrificação de corrente, tira folga da coluna de direção e regulagem de freio para motos.

A ação acontece em frente a Escola Brasileira de Profissões (EBP Caruaru), na rua Nunes Machado, 270, no bairro Nossa Senhora das Dores.

“Oferecer serviços gratuitos para a população é uma forma da nossa escola contribuir para um trânsito mais seguro. Além disso, nesse mês em especial, comemorar os 10 anos da EBP em Caruaru”, explica a coordenadora pedagógica da EBP Caruaru, Laura Gomes.

Mecânica de Automóveis – O curso profissionalizante de Mecânica de Carro e de Moto oferecido pela EBP Caruaru tem certificado reconhecido em todo território brasileiro, com professores qualificados, é 90% prático e com preparação para atuar no mercado de trabalho. Jovens a partir dos 14 anos já podem ingressar no curso que abordará sobre injeção eletrônica completa, parte elétrica, freios, revisão geral, regulagem de válvulas comum e por seleção de pastilhas, montagem e desmontagem, entre outros.

Aulas-teste – Qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, que tiver interesse em conhecer, na prática, as aulas de mecânica da EBP Caruaru, pode agendar uma aula-teste gratuita pelo telefone (81) 98162.9812.

Descontos Especiais – Os profissionais que já atuam na área (em oficinas, autopeças, locadoras de veículos, revenda de automóveis, etc) e quiserem se aperfeiçoar, ou suas equipes, tem descontos especiais para os cursos de mecânica de carro e de moto.

Governadora Raquel Lyra formaliza mais de R$ 8,2 milhões de investimento para a urbanização e iluminação de Ibimirim

A governadora Raquel Lyra anunciou, neste domingo (14), investimentos de mais de R$ 8,2 milhões em obras de infraestrutura urbana no município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó. Os recursos são destinados para a execução de convênios com a prefeitura e a uma nova etapa do programa Ilumina PE, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh).

“Não é sobre o valor do dinheiro, mas nós estamos colocando aqui calçamento, praça, quadra poliesportiva, saneamento básico. Sabe qual é a certeza? É de que quando a gente se une, ninguém é capaz de segurar a força do trabalho, nem vencer a resistência de um povo. A gente tem feito um trabalho com as prefeituras de Pernambuco chegando a cada uma das cidades. E aqui, no Sertão do nosso Estado, tantas vezes esquecido no passado, pudemos reafirmar o nosso compromisso com a população”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Entre os convênios assinados, está o que prevê a pavimentação em paralelepípedos, drenagem e saneamento de 24 ruas nas áreas urbana e rural. O investimento é de R$ 5,04 milhões, sendo 4,9 milhões do governo estadual e R$ 100 mil mil de contrapartida do município. A obra deve beneficiar cerca de 4 mil moradores.

“Hoje estamos tendo a honra de receber a nossa governadora aqui em Ibimirim, e essa parceria entre o Estado e o município tem dado muito certo. Ibimirim nunca recebeu tanto investimento e tanto apoio como tem recebido nesta gestao. O sentimento, tanto meu como prefeito quanto da população, é de gratidão”, disse o prefeito Welliton Siqueira.

Outro convênio firmado autoriza a construção de quatro praças públicas e uma quadra poliesportiva, em áreas estratégicas da cidade. O investimento é de R$ 2,5 milhões do Estado e R$ 50 mil referente à contrapartida da prefeitura. A obra deve ser concluída em oito meses, impactando diretamente 3 mil pessoas.

O município também recebeu um ônibus escolar do modelo Marruá, projetado para áreas de difícil acesso. O veículo custou R$ 677 mil e integra o programa Juntos Pela Educação. Com esse reforço, já são nove ônibus e uma van entregues a Ibimirim, totalizando R$ 4,2 milhões investidos em transporte escolar.

“O regime de colaboração que a gente tem com Ibimirim é muito forte. Na educação, em específico, a gente tem creches, com ordem de serviço, com construção já sendo realizada. A gente teve outros ônibus entregues. De nove escolas estaduais, quatro estão totalmente climatizadas, e as outras cinco em fase de conclusão da climatização. Além disso, também temos projetos para reforma, ampliação e requalificação de salas, laboratórios, refeitório e cozinhas”, destacou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

No campo da iluminação pública, foi assinada ordem de serviço para a instalação de mais 374 novas lâmpadas de LED. No total, o município passará a contar com 654 luminárias de LED. O investimento de R$ 766 mil faz parte do programa Ilumina PE e promete reduzir custos, aumentar a segurança e melhorar a visibilidade nas ruas.

“O Ilumina PE é voltado não só para o desenvolvimento da cidade, mas para a melhora da segurança pública de Pernambuco. E hoje o Governo do Estado autoriza a instalação de quase de 380 lâmpadas. Isso é dignidade, é emprego, geração de renda, desenvolvimento em todo canto de Pernambuco, que não via isso há muitos anos”, ressaltou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

O deputado federal Carlos Veras celebrou a parceria com o Estado e com a prefeitura. “Não tenho dúvida que o governo vai nos ajudar nesta caminhada. Todos juntos, de mãos dadas, a gente consegue fazer com que os recursos, as ações e os sonhos das pessoas possam ser realizados”, afirmou o deputado.

O deputado estadual Dannilo Godoy também agradeceu o apoio da gestão estadual. “As nossas emendas são destinadas, mas se não tiver uma pessoa com responsabilidade, que cuide bem do dinheiro público, o dinheiro não chega à população. Nesta gestão, isso é difernte”, pontuou.

Participaram da solenidade os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins e Claudiano Martins Filho; os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Roró Maniçoba (Floresta), Flávio Marques (Tabira), Marcelo de Alberto (Inajá), Júnior de Rivaldo (Saloá), Arnóbio Gomes (Terezinha), Professor Ronaldo (Tupanatinga), Júnior de Audálio (Manari) e Elton Martins (Águas Belas); além do presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) José Anchieta e a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Michelle Collins.

Governadora Raquel Lyra abre aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação de 2.246 Praças da PMPE

A governadora Raquel Lyra comanda, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco. São 2.246 matriculados, sendo 1.927 homens e 319 mulheres.

A primeira turma do curso, com 2.299 policiais militares, se formou em 12 de agosto, e os novos policiais já estão atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é que, até 2026, mais de sete mil policiais sejam incorporados na Defesa Social do Estado, abrangendo as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 15 de setembro de 2025*

*16h –* Aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE

Local: Arena de Pernambuco (Avenida Deus é Fiel, 1 – Penedo, São Lourenço da Mata-PE)

João Campos veio a Caruaru e gerou o que todos já esperavam: nada

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve em Caruaru, nesse sábado (13), a convite do ex-prefeito José Queiroz (PDT) e do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. A movimentação, entretanto, não produziu efeito político concreto no município.

Em meio a uma cidade onde o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e a governadora Raquel Lyra (PSD) desfrutam de altos índices de aprovação e acumulam entregas expressivas para a população, a agenda soou mais como um gesto de prestígio pessoal do que como ato com repercussão eleitoral.

Caruaru hoje tem como referência a gestão municipal, marcada por investimentos em infraestrutura, saúde, educação e inclusão social, além do respaldo do governo estadual, que mantém uma relação de proximidade e entregas para a cidade.

Nesse cenário, a presença de João Campos ao lado dos Queiroz, evidenciou mais uma visita a amigos do grupo pedetista do que alguma tentativa de captanear votos ou apoio eleitoral.

A força de Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra, somada ao desgaste natural da família Queiroz após décadas de vida pública, esvazia qualquer tentativa de articulação externa.

Governadora Raquel Lyra abre aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação de Praças da PMPE

A governadora Raquel Lyra comanda, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco. São 2.246 matriculados, sendo 1.927 homens e 319 mulheres.

A primeira turma do curso, com 2.299 policiais militares, se formou em 12 de agosto, e os novos policiais já estão atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é que, até 2026, mais de sete mil policiais sejam incorporados na Defesa Social do Estado, abrangendo as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 15 de setembro de 2025

16h – Aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE

Local: Arena de Pernambuco (Avenida Deus é Fiel, 1 – Penedo, São Lourenço da Mata-PE)