Prefeitura divulga empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo

Inscrições foram realizadas entre 21 de agosto e 7 de setembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), em parceria com o Sebrae, divulga as empresas que irão participar da 7ª edição do Caruaru Moda Mundo, programa voltado para a qualificação e capacitação de negócios de moda e confecção do município.

O Caruaru Moda Mundo oferece um ciclo gratuito de mentorias para os 10 empreendimentos selecionados. Vale destacar que ao longo das seis edições anteriores a iniciativa já impulsionou 60 empresas locais, fortalecendo o setor e contribuindo para a expansão de marcas da região.

Confira a lista das empresas selecionadas:

1- By Marcelo Medeiros

2 – Empire Clothing

3 – Estilo de Ser Kids

4 – Helena Bela

5 – Jack Store

6 – Lilo Lica Moda Bebê

7 – Lolomalu Ctothing

8 – Morena Canela

9 – Pequeno John

10 – WBS COMFY

A 7ª edição do Caruaru Moda Mundo é uma realização da Prefeitura de Caruaru e do Sebrae, com o apoio da ACIC e do Porto Digital/Armazém da Criatividade. A iniciativa reforça o compromisso do município em impulsionar o setor de moda e confecção, um dos mais importantes para a economia local.

Polícia Federal realizou operação para combater tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Nota à Imprensa

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta data, a Operação Pepperoni, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas e os crimes de lavagem de dinheiro associados a essa prática criminosa.

O inquérito policial, instaurado no ano de 2024, apontou que um dos principais investigados esquematizou e liderava um grupo especializado na distribuição de entorpecentes e na utilização de empresas de fachada para dissimular a origem ilícita de recursos obtidos com a prática criminosa.

Ademais, também foram identificados operadores logísticos e financeiros do grupo, responsáveis por armazenar, transportar e movimentar recursos provenientes do esquema.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva nas cidades de São Paulo/SP, Salgueiro/PE, Barbalha/CE e Jardim/CE.

As ordens judiciais têm como finalidade a coleta de novas provas, a interrupção das atividades ilícitas e a prisão dos principais integrantes do grupo investigado.

O nome da operação, “Pepperoni”, faz referência ao empreendimento comercial utilizado pelo principal investigado para lavar recursos ilícitos e justificar rendimentos de origem criminosa.

Transforma PE: inscrições para primeira fase do programa do Governo do Estado encerram na próxima segunda (22)

Crédito: Rafael Araújo/Secti

O prazo para submissão de propostas ao Transforma PE, programa do Governo de Pernambuco que incentiva a transformação digital, termina na próxima segunda-feira (22). A iniciativa é realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), e prevê um investimento de R$ 6 milhões. As inscrições devem ser feitas pela plataforma AgilFap, disponível no site www.facepe.br.

Na primeira fase, podem participar empresas dos setores de gesso, leite, confecção, aquicultura e fruticultura. O edital ainda prevê pontuação extra para negócios liderados por mulheres e para aqueles instalados no Agreste e no Sertão, incentivando a descentralização regional da inovação.

Cada empresa selecionada poderá receber um bônus tecnológico de até R$ 100 mil, recurso que deve ser aplicado em soluções digitais desenvolvidas em parceria com startups ou instituições de pesquisa pernambucanas.

“O Transforma PE aproxima ainda mais o ecossistema de inovação das demandas da sociedade. A transformação digital é um fator-chave para a competitividade das empresas, seja em processos de vendas, logística ou gestão de pessoas”, ressaltou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

Os recursos vêm do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). As empresas contempladas poderão utilizar o bônus para a aquisição de equipamentos, contratação de serviços especializados, passagens, diárias e outros itens de custeio ou capital.

Do pernambucano Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

Foto: Simon Filmes/Secult-PE/Fundarpe

O cinema pernambucano mais uma vez ganha projeção mundial. A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que o longa-metragem ‘O Agente Secreto’, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A obra, ambientada no Recife de 1977 e gravada em espaços simbólicos como o Cinema São Luiz, é fruto do incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“É um momento de reconhecimento de uma das potencialidades culturais do nosso Estado. Me vejo em meio a uma grande torcida que comemora não só esta vitória de hoje, mas celebra toda uma construção de incentivo, preservação e garantia de futuro para o nosso audiovisual feito junto ao Governo de Pernambuco. ‘O Agente Secreto’ vem para mostrar ao país e ao mundo que nós somos celeiro de grandes talentos e grandes obras e que, enquanto políticas públicas, sempre iremos priorizar sermos referência no setor”, destacou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

A pré-estreia no Cinema São Luiz, realizada na última semana, reforçou o papel estratégico do equipamento cultural como símbolo de resistência e democratização do acesso ao cinema. O evento reuniu elenco, equipe e convidados em uma noite marcada por cortejo de frevo com o Grupo Guerreiros do Passo, coletivo dedicado à pesquisa, ensino e preservação do frevo, que em 2024 recebeu o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovido pela Secult-PE e Fundarpe. A exibição contou com a apresentação do próprio diretor, da produtora Emilie Lesclaux, do protagonista Wagner Moura e grande elenco.

A data também marcou um período de conclusão de fases da recuperação estrutural do equipamento cultural, com destaque para a volta da sua ocupação plena, com uma capacidade de 992 lugares. Ao todo, a requalificação contou com investimento de R$ 4,9 milhões do Governo de Pernambuco, oriundos de recursos da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo (LPG). As obras concluídas incluem a recuperação do forro de gesso decorado, sistema de esgotamento de águas pluviais e modernização da projeção e som. A etapa em andamento prevê R$ 2,9 milhões para melhorias prediais, acessibilidade e novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.

Para o programador e curador do São Luiz, Pedro Severien, a indicação consagra a trajetória internacional de Kleber Mendonça Filho. “Ele vem com essa trajetória já de vários filmes, numa crescente de impacto nos principais festivais, também com um impacto muito importante no imaginário sobre o Brasil, com uma relação de público incrível, ou seja, ele compõe todas essas dimensões. De uma maneira que é muito forte, que é muito bonita, que é muito relevante hoje para esse momento do cinema brasileiro, que é um momento de pensar um futuro estratégico para a produção e na consolidação das políticas públicas como uma forma de gerar desenvolvimento nacional, tanto do ponto de vista econômico, artístico e político”.

Com estreia mundial em Cannes, onde foi premiado pela crítica internacional e consagrou Wagner Moura como Melhor Ator, além de garantir o troféu de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho, ‘O Agente Secreto’ chega às telas brasileiras no dia 6 de novembro. A cerimônia do Oscar será realizada em 15 de março de 2026, em Los Angeles.

Cinema São Luiz
Inaugurado em 6 de setembro de 1952, às margens do Rio Capibaribe, o Cinema São Luiz é um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil e um dos mais emblemáticos por preservar, até hoje, o seu projeto original em estilo cine-teatro. Contando com uma rica concepção artística e arquitetônica, o São Luiz representa um marco na história cultural de Pernambuco e segue em melhorias para continuar sendo um espaço de referência.

Sobre o Funcultura

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) é o principal mecanismo de fomento do Governo de Pernambuco para o setor cultural. Através da Secult e da Fundarpe, garante apoio a projetos em diversas linguagens artísticas, fortalecendo a democratização do acesso, à preservação da memória e a consolidação do Estado como referência nacional na produção cultural.

Aeroportos brasileiros receberão mais de R$ 10 bilhões de investimentos privados nesses próximos anos

Os aeroportos brasileiros receberão mais de R$ 10 bilhões de investimentos privados para os próximos anos, sendo R$ 5,5 bilhões via FNAC e outros R$ 4,5 bilhões por meio do Programa Investe + Aeroportos, que foi lançado, nesta segunda-feira, em Brasília.

O Investe + Aeroportos é um programa que pretende transformar terminais concedidos à iniciativa privada em polos de negócios, ampliando receitas além do setor aéreo. A proposta é atrair empreendimentos como shoppings, hospitais, escolas, centros logísticos, hotéis e casas de espetáculo, integrando os aeroportos às economias locais.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o papel estratégico da iniciativa. “O Investe + Aeroportos reforça a nossa visão de transformar os terminais em verdadeiros polos de desenvolvimento regional. Queremos que os aeroportos sejam não apenas portas de entrada para passageiros e cargas, mas também motores de geração de emprego, renda e oportunidades para a população, atraindo novos negócios e fortalecendo a economia local.”

A primeira medida do programa é a atualização da Portaria Minfra nº 93/2020, que regulamenta contratos de cessão de áreas. A revisão amplia a clareza normativa, simplifica processos e fortalece a segurança jurídica ao garantir que, ao fim da concessão, os contratos celebrados sejam transferidos ao futuro operador, assegurando tempo suficiente para amortização dos investimentos.

As novidades incluem prazos mais longos para contratos em concessões recentes, estímulo à exploração comercial dos sítios aeroportuários, atualização de parâmetros mínimos de investimento e maior proteção regulatória para diferentes modalidades de negócio.

Entre 2023 e 2025, foram aprovados 19 empreendimentos, que somaram R$ 4,5 bilhões em investimentos. Os projetos incluem centros logísticos, oficinas de manutenção aeronáutica e salas e terminais VIP, demonstrando a diversidade de negócios possíveis no ambiente aeroportuário.

Para o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho, o programa reforça a relevância do setor privado na transformação da aviação nacional. “Todos os 13 concessionários estão aqui, representando 59 aeroportos concedidos, que concentram 93% dos passageiros e 99% da carga movimentada no país. Isso mostra a importância do programa e comprova o quanto essa política pública já deu certo e ainda vai dar mais resultados. Só a atividade aeroportuária já respondeu por 411 mil empregos e mais de R$ 5 bilhões em impostos. Cada iniciativa que amplia a previsibilidade, a estabilidade e a segurança jurídica significa mais investimentos, mais empregos e mais desenvolvimento econômico para o país”, concluiu.

Prefeitura de Caruaru incentiva a arborização com doação de mais de 1,6 mil mudas nativas de janeiro a agosto de 2025

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), já realizou a doação de 1.662 mudas nativas entre janeiro e agosto de 2025. A iniciativa faz parte da política de arborização do município, que estimula a ampliação de áreas verdes e o equilíbrio ambiental urbano.

Na Sementeira Chico Mendes, a população recebe consultoria técnica de biólogo, engenheiro agrônomo e engenheiro ambiental, que orientam sobre o local ideal para o plantio, os cuidados necessários e qual tipo de muda é mais adequada para cada área.

Cada pessoa pode retirar até 2 mudas por mês, no caso de moradores da zona urbana, e até 4 mudas por mês para quem reside na zona rural. Para isso, é preciso apresentar um documento pessoal e informar o endereço onde será realizado o plantio. Algumas das espécies nativas disponíveis são ipê, aroeira-pimenteira, pata-de-vaca, pau-ferro, pau-brasil e craibeira.

Em caso de dúvidas, é possível ainda acessar a cartilha de arborização (https://drive.google.com/file/d/1Z-1hyhYgLi3C7KmHG9sHxtI3ci5ndb3j/view), que informa sobre escolha da árvore, plantio correto, cuidados e como fazer a poda. As doações de mudas são realizadas na Sementeira Chico Mendes, localizada na Av. José Marques Fontes, 489, Indianópolis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Programa Profissionaliza Mais oferece Curso de Doces para Festas em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), abre inscrições para o Curso de Doces para Festas, que integra o Programa Profissionaliza Mais Caruaru.

A primeira turma será realizada no Centro de Qualificação Profissional Rosanópolis, localizado na Rua Aureliano de Góis, 110, no bairro Rosanópolis. As aulas acontecerão no turno da manhã, de 22 de setembro a 3 de outubro de 2025, com carga horária total de 40 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site do SENAI, no link: https://sge.pe.senai.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=3&f=10&ps=787&ai=5831#/es/inscricoeswizard/dados-basicos.

Já a segunda turma ocorrerá no CRAS Xicuru, localizado na Vila Xicuru, s/n, no 4º Distrito de Caruaru. Assim como a primeira, as aulas serão realizadas no turno da manhã, entre 22 de setembro e 3 de outubro de 2025, também com carga horária de 40 horas. As inscrições estão disponíveis pelo site do SENAI, no link: https://sge.pe.senai.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=3&f=10&ps=787&ai=5832#/es/inscricoeswizard/dados-basicos.

O curso é voltado para pessoas maiores de 16 anos e tem como objetivo oferecer conhecimentos práticos para a produção de doces, ampliando as possibilidades de geração de renda e a inserção no mercado de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98296-4921.

Governadora Raquel Lyra comanda aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE

Até 2026, serão mais de 7.000 novos novos profissionais atuando nas polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2025), promovida pela Polícia Militar (PMPE) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A recomposição das tropas da PM é um dos compromissos do programa Juntos pela Segurança, política pública estadual que vai investir R$ 1 bilhão no setor. Até 2026, mais de 7 mil novos profissionais de segurança chegarão às ruas do Estado para atuar nas polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

“O Juntos pela Segurança dá início, mais uma vez, a uma turma de formação e habilitação de praças da Polícia Militar. Hoje são 2.246 homens e mulheres. Esses alunos passarão por este curso de de sete meses, serão treinados pelas nossas forças operacionais de polícia e, se Deus permitir, em abril do ano que vem, nós vamos estar nessa Arena garantindo a maior festa da segurança pública de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

Com 2.246 matriculados, sendo 1.927 do sexo masculino e 319 do sexo feminino, os novos alunos fazem parte da meta de reestruturação das forças de segurança, visando a ampliação de forma significativa da força policial nas ruas de Pernambuco. “O dia de hoje demonstra o compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra de fortalecer os efetivos policiais e de bombeiros. A promessa de nomear mais de 7 mil policiais e bombeiros até meados do próximo ano está sendo rigorosamente cumprida. Por conta de ações como essa, inclusive, estamos há 16 meses consecutivos com redução nos homicídios no Estado”, disse o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O período de realização do curso compreende aproximadamente sete meses, com uma carga horária total de 1.080 horas/aula, distribuídas em 39 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. A primeira turma do concurso finalizou com 2.299 policiais militares formados, no dia 12 de agosto, e os novos policiais já estão atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife.

“Esta segunda turma representa a continuidade do mesmo concurso, totalizando quase 2.300 novos policiais, a última chamada deste processo seletivo. Hoje, eles participaram da aula inaugural, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. Além disso, já passaram pela ‘Semana Zero’, um período administrativo de acolhimento e orientação, durante o qual receberam equipamentos”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.

Para a oradora da segunda turma, Gabriela Gonçalves, o momento é de realização de um sonho. “Este é um momento de concretização de um sonho não só meu, mas de todos os que estão aqui. Foram noites de luta e conquistas. Estamos muito felizes e esperamos colaborar com a população pernambucana e agregar valor à Polícia Militar de Pernambuco”, disse.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Joel da Harpa destacou a iniciativa do governo estadual. “Essa ação não resolve apenas uma questão estrutural de governo. A decisão de um governo de completar um efetivo de polícias resolve também um problema que é gigante no nosso país, que é de dar oportunidade às pessoas”, afirmou. “Hoje, cada policial tem sua arma, tem o seu colete, vai para as ruas em condição de defender o pernambucano e a pernambucana. E isso fala de autoestima, isso fala de valorização”, completou o deputado estadual Renato Antunes.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho destacou a importância das mudanças para Pernambuco. “Dar oportunidades é dar esperanças de novos sonhos e fazer com que o nosso Estado possa crescer cada vez mais e se torne um estado de verdadeira mudança”, cravou. “A governadora Raquel Lyra sabe valorizar os servidores públicos, serão mais de 7 mil novos policiais que serão colocados nas ruas em apenas quatro anos de governo”, frisou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

Prefeito de Belo Jardim é o mais novo cidadão pernambucano

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco nesta segunda-feira (15) para a entrega do título de Cidadão Pernambucano ao prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil). Natural de Sousa, na Paraíba, o prefeito recebeu a homenagem por iniciativa da deputada estadual, Débora Almeida (PSDB).

“É uma alegria estar concedendo esse título ao prefeito Gilvandro. Na sua trajetória sempre se pautou pela defesa das pessoas mais necessitadas, a sua gestão é pautada pelo compromisso e dedicação ao povo de Belo Jardim. São quase cinco décadas que nosso estado conta com os serviços prestados. Além disso, pelo ser humano que ele é”, ressaltou a parlamentar.

“A cidade tem no prefeito um gestor público muito dedicado em trazer melhorias para toda a população. É um compromisso muito forte e determinação em buscar o melhor para todos”, complementou a deputada.

“É com muita honra e orgulho que recebo esse título, não gosto de estar nos holofotes. Tenho muito amor por Pernambuco e pode ter certeza de que esta casa não irá se decepcionar com o título que recebo hoje. Não sou daqui, mas vim para ficar!”, destacou o prefeito Gilvandro. “Gosto muito do povo e fazer política é um sacerdócio, temos que estar 24 horas a disposição da população e tenho muito orgulho de ser prefeito de Belo Jardim, estamos desenvolvendo cada vez mais a nossa cidade. Serei sempre um parceiro para o desenvolvimento de Pernambuco”, finalizou o homenageado.

CRED: Matheus Augusto

Ana Beatriz Barbosa palestra em evento do IEL em Caruaru

Reconhecida como uma das maiores referências nacionais no tratamento de transtornos mentais, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa estará em Caruaru no próximo dia 18 de setembro. Autora de best-sellers que somam mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, ela será uma das palestrantes do III Seminário de Gestão do Agreste, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e pelo Sebrae-PE, no auditório do Centro de Convenções do Senac. Os ingressos foram esgotados com um mês de antecedência.

Além de escritora, Ana Beatriz Barbosa é apresentadora do podcast PodPeople e, desde 2009, atua como consultora do programa Mais Você, da TV Globo. Graduada e com residência em Psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é membro da Academia de Ciências de Nova York e ministra cursos sobre ansiedade, hiperatividade, comportamento de risco e transtorno obsessivo-compulsivo.

No seminário, a psiquiatra, que reúne mais de 6 milhões de seguidores apenas em uma rede social, abordará o tema “A importância do equilíbrio emocional nas tomadas de decisões”. Sua palestra vai mostrar como líderes emocionalmente inteligentes podem melhorar o desempenho e a estabilidade de suas equipes, além de destacar a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

O evento contará ainda com a participação do empreendedor e autor best-seller Caio Carneiro, debate, momentos de networking e coffee break. “Estamos muito felizes com o sucesso do seminário. Será uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional com nomes que são referência nacional, tanto pela prática quanto pelo conhecimento teórico. O fato de todas as vagas terem sido preenchidas há um mês demonstra a relevância do evento para o Agreste”, ressalta a coordenadora de Operações do IEL, Julienny Mary.

O III Seminário de Gestão do Agreste é uma realização do IEL-PE e do Sebrae-PE, apresentado pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Governo Federal. Conta ainda com o patrocínio da FIEPE, Copergás, Vitamassa e Rochedo, além do apoio da FIEPE Jovem, Sindicatos, Comitê de Liderança Feminina da FIEPE (Comfem), CNI, Grupo Asa Branca, CBN Caruaru e Fecomércio-PE.

Programação:

18h00 às 18h50 – Credenciamento, coffee break e networking

18h50 às 19h00 – Abertura do evento

19h00 às 20h00 – Palestra: Ana Beatriz Barbosa – A Importância do Equilíbrio Emocional nas Tomadas de Decisões

20h00 às 21h00 – Palestra: Caio Carneiro – Líderes que Inspiram: Como Gerenciar Emoções no Time

21h00 às 21h20 – Moderação e debate

21h20 às 21h30 – Encerramento

Serviço – III Seminário de Gestão do Agreste

Data: 18 de setembro de 2025

Horário: A partir das 18h

Local: Centro de Convenções do Senac Caruaru – Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis