Apoio popular a Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro engole protesto da oposição na abertura do São João

Pedro Augusto/Blog Capital

A abertura da programação urbana do Maior e Melhor São João do Mundo 2026 foi marcada por grandes públicos, celebração popular e demonstrações de força política. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e nos demais polos da festa, a exemplo da Estação Ferroviária, milhares de pessoas acompanharam, na noite deste sábado, o início dos festejos juninos da Capital do Forró.

Foi justamente na Estação Ferroviária que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, protagonizaram um dos momentos mais emblemáticos da abertura. Recebidos sob aplausos e manifestações de entusiasmo por parte do público, os dois gestores foram ovacionados pelas milhares de pessoas presentes, em uma demonstração que refletiu não apenas a grandiosidade do São João, mas também o atual momento de integração entre os governos estadual e municipal na realização do evento.

A calorosa recepção dada à governadora e ao prefeito acabou ofuscando uma manifestação promovida por setores da oposição. O movimento, apontado por aliados governistas como articulado pela ex-candidata derrotada à Prefeitura de Caruaru, Michelle Santos, filiada ao PSOL, acabou sendo engolido diante da expressiva presença popular e do protagonismo exercido pelas duas lideranças políticas ao longo da noite.

A legenda de Michelle mantém proximidade histórica com o PSB, partido do ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Nos bastidores políticos, aliados de Raquel e Rodrigo lembraram que, durante os oito anos de sua gestão, Paulo Câmara raramente compareceu às festividades juninas de Caruaru, apesar da relevância econômica, cultural e turística do evento para Pernambuco.

Segundo informações obtidas pelo Blog Capital, pessoas de outras cidades pernambucanas teriam sido mobilizadas para participar da manifestação. Ainda assim, a iniciativa não conseguiu reduzir o protagonismo de Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, que concentraram as atenções do público e da imprensa durante a abertura da programação urbana.

Palhinha

Ovacionada ao lado de Rodrigo Pinheiro, a governadora Raquel Lyra também protagonizou um momento descontraído. Ao encontrar a cantora Solange Almeida em uma ação promocional de uma das patrocinadoras do São João, ela arriscou cantar trechos da clássica “Capital do Forró”, arrancando aplausos e sorrisos dos forrozeiros que acompanhavam a cena.

Raquel sinaliza composição da chapa na abertura do São João de Caruaru

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Quem acompanhou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), na abertura do São João de Caruaru na noite de ontem (30), acredita que a gestora tenha sinalizado os nomes que vão compor a chapa na disputa pela reeleição.

Raquel Lyra pediu para registrar a imagem com ela, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e os pré-candidatos ao Senado Miguel Coelho (União Brasil) e Túlio Gadêlha (PSD). Os mais próximos ouviram quando ela disparou sem cerimônia: “É a foto da chapa da vitória”.

Os outros dois pré-candidatos à Casa Alta — o deputado federal Eduardo da Fonte (Progressistas) e o senador Fernando Dueire (PSD) — não estavam na comitiva que fez a festa na Capital do Forró.

Candidata natural à reeleição, a governadora tem repetidas vezes argumentado que “a eleição acontecerá no tempo certo”, e esse tempo, segundo ela, começa com as convenções, de 20 de julho a 5 de agosto.

Admite que na condição de presidente estadual do PSD tem articulado a composição das chapas majoritária e proporcionais, mas sem perder o foco na gestão.

Adversário

Sempre que é questionada sobre o principal adversário — o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) — já ter definido os nomes e colocado o pé na estrada, ressalta que essa preocupação é dos que não estão no governo. Reforça que a cadeira no Palácio das Princesas lhe dá a missão de administrar o estado.

Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), a governadora puxou o laço e decretou abertos os festejos na cidade que administrou durante cinco anos. O presidente estadual do PSD, André Teixeira, e Miguel Coelho seguravam a bandeira de Pernambuco. Túlio Gadêlha juntou-se ao grupo depois.

Animação

Embalada pelos números positivos da pesquisa do Instituto Datafolha, a governadora cantou ao lado da ex-vocalista da banda Aviões do Forró, a baiana Solange Almeida, uma das atrações do palco principal, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Em outro momento, dançou com a vice Priscila Krause.

O governo do estado, de acordo com Raquel Lyra,  investiu R$ 5 milhões na festa e disponibilizou 1.300 policiais militares. “Vamos fazer o maior, o melhor, o mais bonito e mais seguro São João da história de Pernambuco”, disse ao cumprimentar a tropa.

Governadora Raquel lyra celebra a força da maior festa junina do Brasil durante abertura do São João de Caruaru

Em 2026, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 5 milhões no evento, que fortalece o turismo e a cultura loca_is, além de impulsionar a geração de emprego e renda na região

A governadora Raquel Lyra prestigia, na noite deste sábado (30), a abertura oficial do São João de Caruaru 2026, seguindo tradição que cultiva desde 2023. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, e de diversas outras autoridades, a gestora anunciou o investimento estadual de R$ 5 milhões para o evento, recursos que ajudam a fomentar a economia criativa, fortalecer o turismo regional e ampliar a geração de emprego e renda em todo o Agreste pernambucano durante o período junino. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ainda lançou a Operação São João Caruaru 2026, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vai garantir 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos ligados à pasta durante os dias de festa na cidade.

“Mais do que uma festa, o São João é parte fundamental da cultura pernambucana, é muito emocionante ver o quanto ela nos toca enquanto povo. Mas além disso, essa festividade impulsiona a nossa economia, gera emprego e renda sobretudo no interior, e o Governo de Pernambuco não poderia deixar de incentivar tudo isso. Em 2026 estamos fazendo um investimento histórico nas festas juninas de todo o Estado, tudo para que a gente possa festejar com alegria e segurança em Caruaru e em todos os polos existentes do Litoral ao Sertão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A abertura oficial da programação no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga marca o início de uma das maiores celebrações culturais do país. Sob o tema “Tecido de tradições, costurando gerações”, o São João de Caruaru segue até o dia 27 de junho, reunindo milhares de visitantes de todo o Brasil. Por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Governo do Estado vai investir R$ 5 milhões na festa em 2026.

A temporada junina impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, artesanato e serviços, com cidades como Caruaru atingindo 100% de ocupação hoteleira durante os principais dias da festa. “O São João de Caruaru é um dos maiores atrativos turísticos do Brasil nesta época do ano. A festa atrai visitantes nacionais e internacionais, fortalece nossa rede hoteleira, bares, restaurantes e toda a cadeia produtiva do turismo, consolidando Pernambuco como um destino cultural de referência”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A programação do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contará com grandes nomes da música brasileira ao longo do período junino. Neste sábado, sobem ao palco Elba Ramalho, Mari Fernandez e Solange Almeida. “É com muita alegria e transparência que a gente realiza mais uma edição do maior e melhor São João do mundo. A cidade está linda, com muita segurança e preparada para receber todos os forrozeiros. Este ano a festa será ainda maior, graças a parcerias como a do Governo do Estado”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Para garantir uma festa segura para a população, o Governo de Pernambuco, por meio da SDS, está empregando 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos vinculados à SDS ao longo da Operação São João 2026 em Caruaru. O planejamento contempla três etapas de atuação, divididas em: pré-São João, entre os dias 30 de maio e 18 de junho; o período principal dos festejos, de 19 a 24 de junho; e o pós-São João, entre 25 e 29 de junho. Apenas neste fim de semana de abertura, entre sábado e domingo, 1.358 lançamentos reforçarão a segurança na cidade.

Entre as novidades do esquema de segurança deste ano, está a instalação de sete Plataformas Conceito no Pátio Luiz Lua Gonzaga, sendo cinco operadas pela Polícia Militar e duas pelo Corpo de Bombeiros. As estruturas funcionam como pontos elevados de observação e apoio operacional. “O São João de Caruaru mobiliza milhares de pessoas e exige uma atuação articulada e altamente coordenada das nossas forças de segurança. Nós estruturamos uma operação robusta para que todos os pernambucanos, caruaruenses e turistas possam aproveitar essa festa tão aguardada com tranquilidade”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Secretaria de Saúde de Caruaru com estrutura especial para atendimentos durante o São João 2026

A Secretaria de Saúde de Caruaru estará mobilizada durante o Maior São João do Mundo 2026 para garantir assistência e atendimento à população nos principais polos da festa. As ações acontecerão no Pátio de Eventos, Estação Ferroviária, Alto do Moura e Polo Azulão, com equipes preparadas para atendimentos de urgência.

No Dia do Cuscuz, em 7 de junho, o Alto do Moura contará com reforço nas equipes. Já no Pátio de Eventos, o efetivo será ampliado de acordo com as atrações e a estimativa de público dos dias de maior movimentação.

Ao todo, cerca de 800 profissionais participarão da operação de saúde durante o período junino. A estrutura terá base no Centro de Operações Integradas (COI), com leitos masculino e feminino, além de ações da Vigilância Sanitária e distribuição de preservativos em todos os postos médicos espalhados pela cidade. O Alto do Moura também contará com estrutura para atendimento médico.

A iniciativa reforça o compromisso do município em oferecer um São João mais seguro, organizado para forrozeiros, turistas e trabalhadores

Guarda Municipal de Caruaru cumpre mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia

A Guarda Municipal de Caruaru cumpriu, nessa sexta-feira (29), um mandado de prisão preventiva relacionado ao não pagamento de pensão alimentícia no bairro Boa Vista.

A equipe se deslocou até um estabelecimento comercial localizado na Rua Macaparana, onde o alvo da ordem judicial foi localizado durante o expediente de trabalho. Após a abordagem, os agentes deram cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Justiça.

Após a apreensão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis e formalizado o cumprimento da ordem judicial.

Caruaru recebe multidão no pátio de eventos para a abertura do maior e melhor São João de todos os tempos

A programação urbana do São João de Caruaru 2026 começou neste sábado (30) no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e em vários polos espalhados na Estação Ferroviária. Caruaruenses e turistas acompanharam a primeira noite de shows do Maior e Melhor São João do Mundo, marcando o início de mais uma temporada de celebração da cultura nordestina na Capital do Forró.

A abertura da noite ficou por conta da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, que levou ao palco a força da cultura popular e das tradições que fazem parte da identidade do São João de Caruaru.

Um dos momentos mais aguardados da programação foi o show de Elba Ramalho. Presença tradicional na abertura dos festejos juninos de Caruaru. A noite contou ainda com apresentações de Solange Almeida e Mari Fernandez cantando os hits que os forrozeiros gostam.

“É um privilégio iniciar mais uma edição do Maior e Melhor São João do Mundo, uma festa que preserva nossas tradições, que movimenta toda a cidade, nossa economia e ainda gerar muito emprego e muita renda para a nossa gente”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Neste domingo (31), a festa continua no palco principal com shows de artistas consagrados como Cavaleiros do Forró, Mastruz com Leite e muito mais. Confira a programação completa no Instagram oficial do São João de Caruaru. https://www.instagram.com/p/DZAQp-blnIv/?igsh=N3dkdDN3eDQweGRz

A cultura faz a gente “enxergar mais longe”, defende Lula

Rio de Janeiro (RJ), 30/05/2026 – Lançamento do Tela Brasil, na Cidade das Artes, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, neste sábado (30), no Rio de Janeiro, que a promoção da cultura seja uma política de Estado. “Se for apenas uma política do governo, qualquer um que entra pode tirar. Porque tirar as coisas é muito fácil. Consertar é que é difícil”, afirmou durante o lançamento da plataforma Tela Brasil, o streaming público e gratuito de audiovisual brasileiro.

“Há uma coisa com a cultura que os ignorantes não gostam: a cultura ensina, a cultura abre a cabeça, abre horizontes e faz a gente enxergar um pouco mais longe, o que antes não era visível para nós”.

Lula destacou que o Brasil alcançou a marca de 16 mil Pontos de Cultura, que são projetos financiados pelo Ministério da Cultura e implementados por entidades públicas e não governamentais.

Crítica às privatizações
Durante a cerimônia, Lula também fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro e à decisão pela privatização da BR Distribuidora, em junho de 2021 e da Liquigás, em novembro de 2020.

“O que o povo brasileiro ganhou com a privatização da BR [Distribuidora]? O que que melhorou no posto de gasolina? A gente tinha comprado uma empresa chamada Liquigás, para controlar o preço do gás dentro da Petrobrás. Eles venderam. Hoje, a gente não tem controle”, disse.

De acordo com o presidente, as medidas tomadas pelo governo para conter a subida dos preços dos combustíveis em decorrência da guerra no Irã teriam mais efeitos caso as distribuidoras não fossem privadas.

“Nós isentamos o PIS e Cofins para não aumentar o preço do petróleo e repartimos com os estados para que estes também não aumentassem o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Mas, a gente não tem uma distribuidora para controlar, porque eles acharam que era bom vender”, defendeu.

Cooperação com África e América Latina
Ao final da Semana da África – o Dia da África foi celebrado na última segunda-feira (25) – o presidente Lula também detalhou os recentes intercâmbios no campo educacional entre universidades federais brasileiras e nações africanas.

Em relação a América Latina, aos presentes, o presidente anunciou que, em junho, inaugurará as novas estruturas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), depois que a continuidade do projeto havia sido paralisada.

Lula defendeu convênios com países latino-americanos e os cursos a distância para transmissão de conhecimento.

Por fim, o presidente convidou a comunidade a participar de uma transformação estrutural:

“Ajudem esse país a fazer a revolução que ele não fez. A revolução cultural para que esse país, definitivamente, seja dono do seu nariz, da sua história e das suas coisas.”

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 16 milhões

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.013 da Mega-Sena, realizado neste sábado (30). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 16 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 02 – 14 – 21 – 22 – 34 – 44.

46 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.161,69 cada
2.918 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 861,70 cada
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (2), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Prazo para envio da declaração anual do MEI termina neste domingo

Rio de Janeiro (RJ), 02/11/2025 - Feira na rua José Rucas, onde foram depositados os corpos dos mortos durante a Operação Contenção no Complexo da Penha, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Profissionais autônomos e donos de pequenos negócios cadastrados como microempreendedores individuais (MEIs) tem até este domingo (31) para entregar a Declaração Anual Simplificada do MEI (Dasn-Simei) referente ao ano calendário de 2025.

A declaração anual do MEI é obrigatória para todos os empresários individuais que tenham optado pelo Simei, por qualquer período durante o ano passado, mesmo que não tenham registrado faturamento ao longo deste mesmo período. É o caso, por exemplo, de profissionais que deixam de prestar serviços como MEI para trabalhar com carteira assinada.

Como fazer a declaração
A declaração pode ser enviada pelo App MEI ou pelo Portal do Empreendedor. O responsável deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas em 2025.

Pelas regras, o MEI não pode ultrapassar o limite de R$ 81 mil de faturamento anual ou o proporcional mensal. Também é necessário informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo um, de acordo com a legislação). o Objetivo da DASN- Simei é comprovar que a empresa está operando dentro dessas regras do regime.

Multa
A Receita Federal orienta os microempreendedores a entregarem suas declarações dentro do prazo a fim de evitar encargos e manter a regularidade do CNPJ.

A entrega fora do prazo resulta em multa de 2% ao mês, limitada a 20% do valor total dos tributos declarados ou ao valor mínimo de R$ 50. A multa é gerada automaticamente após a transmissão da declaração em atraso.

INCA alerta para os riscos de cigarros com sabor e aroma entre jovens

Rio de Janeiro (RJ), 28/05/2026 - Nísia Trindade, ex-ministra da Saúde, fala durante evento promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Dia Mundial sem Tabaco para alertar sobre as tentativas da indústria do tabaco de retardar a aplicação da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2012 (RDC 14/2012), que proíbe o uso de aditivos de sabor e aroma em produtos de tabaco, no  Teatro Assist, no centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil não vive mais apenas uma luta contra o vício em tabaco, mas contra toda a indústria da nicotina, onde as maiores vítimas são os adolescentes e jovens. Essa posição foi defendida pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Roberto Gil, em evento na última quinta-feira (28) sobre o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

“Me impressiona a desinformação que a gente ainda tem, porque um produto que mata um em cada dois usuários, isso não é um produto que podia existir”, declarou Roberto Gil.

Rio de Janeiro (RJ), 28/05/2026 – Roberto Gil defende que STF deve proibir os aditivos que facilitam a iniciação no tabagismo – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vem acendendo um alerta para uso de aromatizantes e dispositivos eletrônicos, que tornam mais “atrativa e palatável” a iniciação ao tabaco. São os cigarros aromáticos e os chamados DEF (dispositivos eletrônicos para fumar), como vapes e pods, que adicionam sabores doces, refrescantes, cheiros e cores à experiência de consumo.

Com o tema Desmascarando o apelo – combatendo a dependência de nicotina e tabaco, a campanha desse ano traz como debate as estratégias utilizadas pela indústria fumageira para atrair novos consumidores, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cerca de 2,6 milhões de adolescentes de 13 à 15 anos consomem tabaco no continente americano, e dois milhões utilizam cigarros eletrônicos. Um estudo apresentado pelo INCA em 2025 aponta que o Brasil pode gastar até R$ 153 bilhões por ano com doenças relacionadas ao tabagismo.

“O que a gente tem é um transicionamento, isso acontece no mundo inteiro, dos cigarros para drogas com mais tecnologia, para nicotina sintética, para sais de nicotina, para produtos cognitivos e a gente tem, a partir daí, uma atratividade muito aumentada para que nossas futuras gerações sejam captadas pela indústria da nicotina e se tornem uma geração de dependentes da nicotina”, afirmou a secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, Vera Luiza da Costa e Silva

Regulamentação

Em 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 14/2012, que proíbe o uso de aditivos que conferem sabor, aroma, cores, propriedades estimulantes ou que aumentem a palatabilidade em produtos naturais ou sintéticos derivados do tabaco. A medida tem o objetivo de reduzir o apelo ou a atratividade.

Em contrapartida, a indústria fumageira vem constantemente questionando a legalidade da norma em instâncias inferiores do Judiciário, argumentando que a proibição dos aditivos inviabilizaria praticamente toda a produção nacional de cigarros.

Um artigo publicado este ano pela revista científica Tobacco Control, lançado pelo INCA durante o evento, refuta o argumento. Baseada em dados da própria Anvisa, a pesquisa mostra que cerca de metade das marcas de cigarros manufaturados registradas no Brasil em 2025 não continha os aditivos vetados pela resolução .

“O que a gente tá mostrando é que há viabilidade logística, e há viabilidade de produção, o que não há é interesse mercadológico das indústrias de tabaco de colocar um produto que não tem esses aromas e sabores que favorecem a iniciação [ao fumo]”, defende o pesquisador André Zsklo, um dos autores do estudo em conjunto com o especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Andre Luiz Oliveira da Silva.

Roberto Gil alerta que é preciso que o STF proíba a produção desses aditivos,  para consolidar a validade nacional da norma e impedir novas contestações judiciais.

“O tabagismo se torna cada vez mais uma doença pediátrica, que atinge pessoas numa faixa de menos de 20 anos. Então, a gente hoje tem que ter um olhar atento para isso e todos os pediatras também têm que estar atentos para isso, porque é uma necessidade que a gente tem para evitar”, finalizou.

Riscos 

A coordenadora da Política de Prevenção e Controle do Câncer Infantojuvenil do Ministério da Saúde, Suyanne Camille Caldeira Monteiro, defendeu que prevenir a iniciação é uma prioridade no combate ao vício em nicotina.

“Não há dispositivo eletrônico para fumar seguro. Esse é um ponto especialmente sensível quando falamos de adolescentes e adultos jovens. Trata-se de uma fase da vida marcada por construção de identidade, pertencimento social, experimentação e grande exposição nas redes sociais”, disse.

O tabaco é um fator de risco em comum para as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, e doenças respiratórias crônicas.

No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio do INCA, coordena as ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), responsável por articular políticas de prevenção, promoção da cessação do tabagismo e proteção da população contra a exposição à fumaça do tabaco.

Estagiária sob supervisão da jornalista Mariana Tokarnia*