Convênio entre Escola do Legislativo e Uninassau vai promover capacitações

Nesta segunda-feira (01) o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, participou da assinatura de um convênio com o Instituto Êxito, da Faculdade Uninassau. O convênio vai possibilitar a realização de cursos de capacitação, principalmente, para quem busca empreender.

Dicas de como abrir o próprio negócio, aulas na área de gastronomia e como fazer delivery estão entre os assuntos propostos. Em breve a Escola do Legislativo da Alepe vai divulgar tudo sobre as capacitações que serão online, com inscrições gratuitas.

De acordo com o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, a assinatura do convênio segue um dos objetivos da Escola do Legislativo, que é o de ampliar a oferta de cursos de capacitação: “tem muita gente disposta a aprender mais para poder entrar no mercado de trabalho ou até abrir o próprio negócio. Estamos aqui para colaborar com quem quer obter conhecimentos, sempre seguindo as diretrizes e as orientações do presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto e do primeiro secretário, o deputado Francismar Pontes”, finalizou.

A reunião que firmou o convênio aconteceu na Assembleia Legislativa, com a presença do presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto, do primeiro secretário, o deputado Francismar Pontes e dos deputados Edson Vieira, Luciano Duque e Rodrigo Farias.

A oferta dos cursos será divulgada em breve no Instagram da Elepe: @escoladolegislativope.

Acic homenageia os 85 anos do Clube Intermunicipal de Caruaru

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promoveu, durante sua reunião de Diretoria, uma homenagem aos 85 anos do Clube Intermunicipal de Caruaru, no último dia 28 . Na oportunidade, a relevância histórica, cultural e social da entidade foi destacada, além da contribuição de ex-presidentes e diretores da Acic que atuaram em prol da preservação do espaço.

A solenidade foi aberta pelo historiador Walmiré Dimeron, que apresentou uma retrospectiva da trajetória do Clube, desde sua fundação até os dias atuais, relembrando marcos que o consolidaram como um dos principais símbolos de convivência social da região. Entre eles, a reabertura do espaço em 2005, promovida por um grupo de empresários ligados à Acic, que viabilizou a revitalização de equipamentos, a modernização das estruturas e a ampliação das atividades voltadas aos associados.

O vice-presidente para Assuntos do Comércio da Acic, Abel Malta, destacou o papel de integração do Clube Intermunicipal na sua chegada à cidade. “Sou muito honrado por participar desta reunião, porque também fiz parte da entidade. Foi um período de muito aprendizado, no qual pude perceber sua importância como patrimônio cultural e social da nossa região. Essa homenagem pelos 85 anos é mais do que merecida. Eu sou prova disso: vim do Recife para Caruaru e um dos meus primeiros vínculos de relacionamento foi aqui. Fiz muitos amigos e sou grato por essa história”, afirmou.

O presidente do Conselho Superior Deliberativo da Acic, Osíris Lins, reforçou a necessidade de conservar o espaço. “É muito bonito ver esse reconhecimento. Precisamos preservar o Clube, que continua sendo fundamental para Caruaru. O Clube, além de reformado, tornou-se um verdadeiro espaço de convivência, onde os sócios podem, ao longo da vida, reencontrar amigos, criar novos laços e fortalecer relações. Preservar o Clube é preservar também essa oportunidade de encontros e de construção de memórias coletivas”, disse. O também conselheiro da Acic e ex-presidente executivo e do Conselho do Clube Intermunicipal, Andrerson Porto, ressaltou o papel histórico da instituição. “O Clube sempre foi um espaço de convivência que uniu gerações. Em 2005, quando a entidade atravessava uma fase difícil e quase deixou de funcionar, nos mobilizamos para iniciar um processo de renovação. Minha gestão como presidente foi muito curta, mas teve um papel fundamental: conduzir a transição, convencer a antiga diretoria a renunciar e organizar a eleição que marcou o início de um novo ciclo. A partir dali, com Franco eleito presidente da diretoria executiva e eu assumindo a presidência do conselho, começamos a reconstrução do Clube, que hoje celebra 85 anos de história. Entendo que o grande patrimônio do Intermunicipal é a memória coletiva que cada um de nós carrega e a responsabilidade de preservá-lo para o futuro”, afirmou.

Franco Vasconcelos, também conselheiro da Acic e ex-presidente do Clube Intermunicipal, relembrou momentos pessoais. “Cresci no Clube e tenho grandes lembranças dessa convivência. Fico feliz por ter contribuído, junto com tantos outros que se dedicaram. O que fez tudo acontecer foi a credibilidade das pessoas que acreditaram no projeto. Cada presidente deixou sua marca. Hoje, o Clube funciona como uma empresa, mas com uma finalidade puramente social e é isso que o torna tão importante”, destacou.

Encerrando as falas, a atual presidente do Clube Intermunicipal, Carolina Miranda, ressaltou a emoção de liderar a instituição neste momento histórico. “Que alegria estarmos aqui celebrando os 85 anos do Clube ao lado da Acic. As histórias do Clube e da Associação se entrelaçam na vida de muita gente, o que nos dá ainda mais responsabilidade de preservar esse espaço, verdadeiro patrimônio da cidade. O Clube é lugar de encontro, de família, de convivência. Ser a primeira mulher a presidir esta instituição em 85 anos me enche de orgulho e ânimo para seguir em frente”, afirmou.

Três artistas caruaruenses, de diferentes gerações, lançam novo projeto de forró

Foto: Ricardo Henrique

Três gerações e um só objetivo: perpetuar a música nordestina. Esta é a missão de Onildo Almeida, Valdir Santos e Luan Nascimento que, juntos, acabam de lançar um novo projeto, o “Forro de Todos os Tempos”. O EP (extended play ou reprodução estendida), com quatro canções inéditas, já está disponível em todas as plataformas de música.

As faixas foram compostas e cantadas pelos três artistas. A ideia dessa união vai além do fato de compormos e cantarmos juntos. Ela se propõe a uma reflexão sobre a atemporalidade do forró, pois Luan com 26 anos e eu com 55 podemos ser o passado e o presente e Onildo, com seus 97 anos de vida, pode ser visto como o futuro”, explica Valdir Santos.

As músicas do EP são “Eterno Aprendiz”, “Forró de Sanfoneiro”, “Bom pra Dois” e “Forró dos Amigos (Luan Nascimento, Valdir Santos e Onildo Almeida)”. Para a gravação do projeto, o trio contou com a participação de Wagner Santos, nas percussões, Domingos Acioly, no baixo, Alexandre Rasec, na guitarra, violão e vocal, e Heverton Fagner, na bateria.

“Forró de Todos os Tempos” foi lançado, oficialmente, no último dia 29 de agosto. Os arranjos são de Luan Nascimento e Alexandre Rasec, a produção musical é de Luan Nascimento, Valdir Santos e Alexandre Rasec, que também assina a direção artística. A produção executiva é de Hélida Nogueira. “Forró de Todos os Tempos” foi gravado e mixado no Studio Di Fagner, em Caruaru, por Heverton Fagner. A foto da capa é de Ricardo Henrique.

EP “Forró de Todos os Tempos”, com Onildo Almeida, Valdir Santos e Luan Nascimento
Disponível em todas as plataformas de música

Faixas
1 – Eterno Aprendiz
2 – Forró do Sanfoneiro
3 – Bom pra Dois
4 – Forró dos Amigos (Luan Nascimento, Valdir Santos e Onildo Almeida)

Ficha técnica
Luan Nascimento – voz e sanfona
Valdir Santos – voz
Onildo Almeida – voz
Wagner Santos – Percussões
Domingos Acioly – Baixo
Alexandre Rasec – Guitarra, Violão e Vocal
Heverton Fagner – bateria

Arranjos – Luan Nascimento e Alexandre Rasec
Produção Musical – Luan Nascimento, Valdir Santos e Alexandre rasec
Direção Artística – Alexandre Rasec
Produção Executiva – Hélida Nogueira

UNINASSAU Caruaru realiza 8º edição do Mostra Campus

Nesta terça e quarta-feira, 02 e 03 de setembro, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realiza a oitava edição do Mostra Campus. A ação, acontece das 8h às 18h e recebe estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região. O objetivo da ação é promover momentos de conhecimento, apresentação da estrutura da unidade aos estudantes, experiência para escolha do ensino superior, entrega de brindes e palestras.

Este ano, o evento, que já está consolidado no calendário da unidade, recebe estudantes de 38 escolas, o que representa em média três mil participantes nos dois dias do evento. Esses alunos foram cadastrados previamente, pelos consultores comerciais e equipe acadêmica. A programação conta com acolhimento, atividades lúdicas, testes vocacionais, visita aos laboratórios, orientações sobre carreira e profissão, dentro outras. O momento tem como intuito mostrar como as áreas de cada curso são executadas na prática, para o estudante entender melhor como funciona a graduação e o mercado de trabalho que pretende seguir.

A reitora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, ressalta a importância do Mostra Campus 2025 para comunidade acadêmica e a sociedade em geral. “Ter a oportunidade de conhecer como funciona o mercado de trabalho, no qual se deseja ingressar é muito importante para o estudante que sai do ensino médio e faz o vestibular, portanto o Mostra Campus responde as dúvidas, os questionamentos, as queixas em geral desses estudantes, na busca mais assertiva do curso superior”, disse.

Convênio entre Escola do Legislativo e Uninassau vai promover capacitações

Nesta segunda-feira (01) o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, participou da assinatura de um convênio com o Instituto Êxito, da Faculdade Uninassau. O convênio vai possibilitar a realização de cursos de capacitação, principalmente, para quem busca empreender.

Dicas de como abrir o próprio negócio, aulas na área de gastronomia e como fazer delivery estão entre os assuntos propostos. Em breve a Escola do Legislativo da Alepe vai divulgar tudo sobre as capacitações que serão online, com inscrições gratuitas.

De acordo com o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, a assinatura do convênio segue um dos objetivos da Escola do Legislativo, que é o de ampliar a oferta de cursos de capacitação: “tem muita gente disposta a aprender mais para poder entrar no mercado de trabalho ou até abrir o próprio negócio. Estamos aqui para colaborar com quem quer obter conhecimentos, sempre seguindo as diretrizes e as orientações do presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto e do primeiro secretário, o deputado Francismar Pontes”, finalizou.

A reunião que firmou o convênio aconteceu na Assembleia Legislativa, com a presença do presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto, do primeiro secretário, o deputado Francismar Pontes e dos deputados Edson Vieira, Luciano Duque e Rodrigo Farias.

A oferta dos cursos será divulgada em breve no Instagram da Elepe: @escoladolegislativope.

Fernando de Noronha recebe a primeira edição do Festival Internacional Cena Noronha

De 5 a 10 de setembro, Fernando de Noronha será palco da primeira edição do Festival Internacional Cena Noronha, iniciativa que une arte, cultura e intercâmbio artístico. O evento tem como proposta promover encontros entre artistas locais, nacionais e internacionais, fortalecer a cultura do arquipélago e ampliar o acesso da população a atividades formativas e a apresentações de alto nível técnico.

A programação inclui espetáculos de dança, oficinas e workshops em diferentes linguagens. Entre elas, canto, frevo, dança dos pescadores, dança popular e hip hop.

Segundo Anny Araújo, coordenadora de Cultura de Fernando de Noronha, o festival nasceu de um processo de escuta ativa com os fazedores de cultura da ilha. “O evento é gratuito e democrático, pensado para que todos tenham acesso”, destacou.

Alguns dos destaques da programação internacional, estão o Touka Danses, da Guiana Francesa, e o suíço Marcelo Move Dance, que mantém um programa de intercâmbio entre Brasil e Suíça. Do cenário nacional, participa a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa (PB). Artistas do Recife e de Noronha completam a grade de atrações.

As inscrições para as oficinas e cursos são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário digital ou em versão impressa, que será disponibilizado no Memorial Noronhense.

A expectativa é que o Cena Noronha se firme como parte do calendário cultural do arquipélago. “É o primeiro, mas já sabemos que virão os próximos”, afirma Anny Araújo.

Programação de apresentações culturais

A partir das 19h.

Local: Praça São Miguel

05/09 (sexta-feira)

* Maracatu Nação Noronha – Música e Dança

* Espetáculo: O Frevo é para Todos – Michele Sinicio (Dança)

* Espetáculo: Gala Clássica e Jazz/Vórtice – Cia Municipal de Dança de João Pessoa

06/09 (sábado)

* Mulheres que Bailam (Dança)

* Espetáculo: Laud de Andaluzia ao Sertão – Flamencura

07/09 (domingo)

* Espetáculo: Tudo acontece na Bahia – Subitus Company (Dança)

* Espetáculo: Ilha em canto – Aryma e pianista/alunos (Música)

08/09 (segunda-feira)

* Noronha Dance (Dança)

* Márcio Moreno (Música)

09/09 (terça-feira)

* Espetáculos: Chen / Frida Danse / Mes Horizons – Touka Danse (Dança)

* Marina do Mar (Música)

10/09 (quarta-feira)

* Espetáculo: Stuck fur Stuck (Um espetáculo / Dois atos) – Marcelos Move Dance Program (Dança)

* Juá (Música)

Programação de Workshops

Ilha em Canto (Oficina de Canto)
Professor: Aryma
Data: 05/09 (sexta) e 06/09 (sábado)
Apresentação: 07/09 (domingo)
Hora: 16h
Local: Auditório do Tamar

Oficina de Frevo para Crianças (6 a 7 anos)
Professor: Michele Sinicio
Data: 05/09 (sexta)
Hora: 16h
Local: Erem Arquipélago

Oficina de Flamenco – Técnica
Professora: Rafaela Wanderley (Grupo Flamencura)
Data: 06/09 (sábado)
Hora: 9h
Local: Sala de Capoeira (Terminal Turístico do Cachorro)

Oficina de Dança Popular
Professor: Neves de Senna (Subitus Company)
Data: 07/09 (domingo)
Hora: 14h
Local: Sala de Capoeira (Terminal Turístico do Cachorro)
Limite da turma: 30 participantes

Oficina de Hip Hop
Professor: Neves de Senna (Subitus Company)
Data: 07/09 (domingo)
Hora: 15h
Local: Sala de Capoeira (Terminal Turístico do Cachorro)
Limite da turma: 30 participantes

Dança dos Pescadores
Professora: Dora Costa
Data: 09/09 (segunda)
Hora: 16h
Local: Sala do Grupo Cultural Dona Nanete
Limite da turma: 30 participantes

TJPE traz Juizado Itinerante para Caruaru nos dias 5, 6 e 7 de setembro

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estará presente em Caruaru nos dias 5, 6 e 7 de setembro, durante o Festival Pernambuco Meu País, oferecendo os serviços do Juizado Itinerante. A iniciativa garante prestação jurisdicional rápida e eficiente em casos de delitos de menor potencial ofensivo, como brigas, ameaças, desacato, desobediência, injúria e lesão corporal leve, além de questões ligadas ao Direito do Consumidor.

De acordo com o coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, juiz Roberto Pedrosa, o objetivo é assegurar mais segurança e comodidade ao cidadão, com um serviço ágil e próximo da população.

Essa é a primeira vez que o Festival Pernambuco Meu País conta com o Juizado Itinerante, também conhecido como Juizado do Frio, por atuar nos meses de inverno. A estrutura segue o modelo já consagrado dos Juizados do Folião, do Forró e do Frio, reunindo juízes, servidores e parceiras institucionais, como Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Defesa Social. Ocorrências mais graves são encaminhadas ao Judiciário no expediente forense regular, enquanto cidadãos que se sentirem lesados durante a festa podem buscar composição civil ou conciliação diretamente no posto.

Antes de chegar a Caruaru, o serviço já esteve em outros municípios. Em Arcoverde, funcionou nos dias 29 e 30 de agosto, com base no Ato 837/2025, publicado na edição 239/2025 do Diário de Justiça eletrônico, que determinou a instalação do Juizado no evento. Já em Gravatá, nos dias 22 e 23 de agosto, os atendimentos ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Devaldo Borges, no Centro da cidade.

Deputado Coronel Alberto Feitosa espalha outdoors no estado em apoio a Bolsonaro

Na véspera do julgamento de Bolsonaro, o deputado Coronel Alberto Feitosa postou em suas redes sociais um vídeo de apoio ao ex presidente onde mostra vários outdoors com a frase “Tô com Bolsonaro. E você?”.

O parlamentar é um dos maiores representantes do Bolsonarismo em Pernambuco. “Tive o apoio de parceiros nesse gesto, somo muitos, muitas vozes em defesa da verdade, da Justiça, de Jair Messias Bolsonaro”, ressaltou Feitosa.

ICIA realiza mais uma edição do Bazar da Receita Federal

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) realiza, entre os dias 08 e 11 de setembro, mais uma edição do Bazar da Receita Federal, em sua sede, localizada na Avenida Paulo Santos, 917, Bairro Universitário, Caruaru.

O evento acontece das 08h30 às 16h00, com entrada controlada para até 20 pessoas por vez, que terão 30 minutos para avaliar e adquirir os produtos disponíveis. Entre os itens à venda estão equipamentos eletrônicos, celulares, perfumes, roupas e outros produtos variados, todos apreendidos pela Receita Federal e doados ao ICIA.

Como participar

Para participar, o comprador deve realizar o cadastro prévio no site oficial do ICIA (www.icia.org.br), escolhendo o horário e dia de entrada, dependendo da disponibilidade no sistema. No dia agendado, será necessário pagar uma taxa de R$10,00 – valor simbólico que também é revertido para a causa. Após o pagamento, o participante receberá uma cópia do edital do bazar, deixará seus pertences no guarda-volumes e terá acesso ao galpão de vendas.

O regulamento completo, incluindo todas as regras de compra, está disponível no edital do evento que também será disponibilizado no site do ICIA. Entre os pontos importantes, destaca-se que a entrada é permitida apenas para uma pessoa por CPF e não é autorizado o uso de celulares no espaço de vendas.

Solidariedade em ação
O bazar é uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade por preços acessíveis e, ao mesmo tempo, contribuir diretamente com a missão do ICIA de oferecer tratamento humanizado e esperança para crianças e adolescentes em luta contra o câncer. Os recursos arrecadados vão financiar a instalação de um sistema de energia solar, ajudando a reduzir os custos da instituição e promovendo a sustentabilidade.
 Serviço – Bazar da Receita Federal do ICIA 2025
• Data: 08 a 11 de setembro
• Horário: 08h30 às 16h00
• Local: ICIA – Avenida Paulo Santos, 917, Bairro Universitário, Caruaru
• Inscrições: www.icia.org.br
• Entrada: R$10,00 (valor revertido para o ICIA)

Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Brasília (DF), 22/08/2024 - O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante a solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (2) a julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete ex-assessores, todos acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentarem consumar um golpe de Estado no Brasil.

Os cinco ministros da Primeira Turma – Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino – irão julgar baseados nas provas apresentadas por acusação e defesas durante a instrução do processo.

No caso da acusação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou suas alegações finais, a versão definitiva para os fatos investigados, em 15 de julho, quando pediu a condenação dos oito réus por cinco crimes, cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar os 40 anos de prisão.

Todos foram acusados dos seguintes crimes:

liderar ou integrar organização criminosa armada;
atentar violentamente contra o Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado por violência e grave ameaça e
deterioração de patrimônio tombado da União.
Gonet descreveu o que, para a PGR, seriam diversos atos típicos, ou seja, atos ou omissões dos réus que caracterizam crime. No entender do procurador, contudo, tratam-se de crimes complexos, executados com o intuito de não serem descobertos ou provados.

Por esse motivo, Gonet avalia que a tipificação dos crimes imputados é igualmente complexa, sendo formada a partir de uma série de comportamentos em um espaço alongado de tempo, e não a partir de atos isolados.

“Uma tentativa de golpe de Estado, de quebra dos elementos essenciais do Estado de Direito Democrático e de ruína da independência dos poderes, não se dá à compreensão sem que se articulem fatos e eventos múltiplos, de ocorrência estendida no tempo, que conformam o comportamento punido pela lei”, explica o PGR em sua peça acusatória.

8 de janeiro

Para caracterizar os crimes, Gonet deu importância crucial aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com a derrota dele na tentativa de reeleição em 2022, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

“O evento dramático auxiliou a ressignificar toda uma série de acontecimentos pretéritos, que antes pareciam desconectados entre si”, escreveu o PGR nas alegações finais.

“Atos que, até então, poderiam parecer reprováveis apenas do ponto de vista moral ou eleitoral, foram encaixados dentro de um plano maior de ruptura institucional”, acrescenta.

Gonet afirma que os atos violentos foram resultado do complô golpista e só ocorreram pelo incentivo de Jair Bolsonaro, que manifestou apoio aos acampamentos que, desde o fim da eleição, pediam a intervenção militar, incitação que em si já é crime previsto no Código Penal.

O procurador-geral da República apresenta, por exemplo, mensagens trocadas entre o coronel Mauro Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, nas quais o militar parece fazer a ponte entre o Palácio do Planalto e lideranças dos manifestantes acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Nas conversas, a palavra “churrasco”, segundo Gonet, é usada como código para o golpe de Estado. Uma das mensagens recebidas por Fernandes, de um dos líderes do acampamento, diz, por exemplo: “a gente tá indo lá pra esplanada, pra manifestação da esplanada, ok? É… e eu preciso falar urgente com o senhor, sobre aquela… aquele churrasco. É… se conseguiu alguma orientação ai”.

Tais comunicações, para Gonet, deixam “evidente que os movimentos dos apoiadores de Jair Messias Bolsonaro não eram espontâneos, mas fruto de prévia orientação da organização criminosa”.

O procurador cita ainda a ida do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e que foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022, até o acampamento no QG do Exército, em 4 de janeiro de 2023, onde transmitiu mensagem de esperança a respeito do golpe.

Em relação especificamente a Bolsonaro, o procurador afirma que os acontecimentos do 8 de janeiro somente aconteceram devido à “comoção social” alimentada pelo ex-presidente, que desde meados de 2021 passou a colocar em dúvida o processo eleitoral, com ataques, sem provas, contra o funcionamento das urnas eletrônicas.

Gonet descreve o que seriam falas coordenadas de Bolsonaro, e diz que uma “sequência de atos – declarações públicas ameaçadoras, disseminação de falsidades sobre o sistema eleitoral, ataques reiterados a ministros da Suprema Corte, articulação com aliados militares e manipulação de inquéritos – compõe engrenagem de deslegitimação institucional, cujo objetivo central era a rejeição antecipada do resultado eleitoral”.

A partir daí, o procurador afirma que Bolsonaro passou a agir de modo coordenado com a organização criminosa golpista no intuito de manter seus apoiadores insatisfeitos antecipadamente com o resultado das urnas.

“Esse escalonamento da agressividade discursiva não era episódico nem improvisado. Integrava a execução de plano orientado à corrosão progressiva da confiança pública nas instituições democráticas”, afirma o procurador.

Ainda segundo Gonet, mensagens trocadas pelos réus indicam inclusive orientação sobre como os manifestantes poderiam utilizar grades como escadas e mangueiras de incêndio de forma coordenada no suposto “churrasco”.

O procurador-geral da República afirma não ser necessário que os réus estivessem em pessoa na praça dos Três Poderes para que possam ser considerados responsáveis pelos atos violentos e os danos causados aos prédios públicos, que foram estimados em mais de R$ 30 milhões.

Defesa

Os advogados de defesa, de uma forma geral, afirmam que Gonet não apresentou uma prova documental sequer que coloque seus clientes no cenário dos crimes praticados em 8 de janeiro de 2023. Para eles, o fato do procurador não ter indicado o ato específico de dano praticado diretamente contra os prédios públicos impede que os réus sejam culpados pelos acontecimentos daquele dia.

A equipe de advogados de Bolsonaro, por exemplo, afirma que a narrativa do PGR trata de um “golpe imaginado”, e que mesmo que o ex-presidente tenha cogitado, numa espécie de “brainstorm”, algum tipo de ruptura institucional, a PGR não trouxe aos autos nenhuma prova cabal que ligue Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Os réus do núcleo 1 da trama golpista, que serão julgados a partir desta terça-feira:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro.