Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Rio de Janeiro (RJ), 04/06/2025 – A professora do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 001, Maria Aparecida Castro durante aula na instituição, no Catete, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor.

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

O novo documento, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows.

O ministro adiantou que cada profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade.

“Vamos anunciar em outubro, que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel do professor em um país, em uma nação.”

Camilo Santana destacou que a carteira dará ao professor o direito de aproveitar o desconto de 15%, exclusivo a esses profissionais, nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Cadastro

A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente, aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para a emissão da carteira, o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados já podem usar a conta da plataforma Gov.br com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

O site do programa avisa que as informações serão verificadas por meio das bases de dados do governo federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do Censo Escolar.

Ao se cadastrar, o professor deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação onde atua.

O prazo de emissão da nova carteira dependerá da disponibilidade dessas informações.

Pelo projeto de lei aprovado no Congresso, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem informar os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.

STF rejeita recurso de Robinho contra cumprimento da pena no Brasil

Fachada do anexo II do STFFoto: Mariana Mourão/STF

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da defesa de Robson de Sousa, o Robinho, contra a decisão que havia confirmado determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o ex-jogador de futebol passasse a cumprir no Brasil a pena imposta a ele pelo crime de estupro. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada na sexta-feira (29).

Transferência da pena

Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão pelo crime, ocorrido em 2013. Em março de 2024, o STJ homologou a sentença estrangeira, autorizou a transferência do cumprimento da pena para o Brasil e determinou seu início imediato.

Em novembro, ao analisar dois Habeas Corpus (HCs), o STF confirmou a decisão por maioria de votos. O entendimento foi de que os requisitos para o cumprimento da pena exigidos pela legislação brasileira foram atendidos, pois desde 2022 já não havia mais possibilidade de recursos na Justiça italiana contra a condenação.

Contra a decisão no HC 239162, a defesa de Robinho apresentou embargos de declaração, recurso destinado a esclarecer as decisões colegiadas. A alegação era de que o colegiado não teria levado em consideração o voto divergente do ministro Gilmar Mendes, para quem a norma da Lei de Migração (artigo 100 da Lei 13.445/2017) que autoriza a transferência de execução da pena não poderia ser aplicada para um fato anterior à sua edição.

Embargos incabíveis

Em seu voto, o relator dos embargos, ministro Luiz Fux, observou que o ponto alegado pela defesa sobre a retroatividade da norma foi analisado no julgamento do HC 239162. Na ocasião, prevaleceu o entendimento de que a regra da Lei de Migração não é de natureza penal, mas procedimental, e isso impossibilitaria sua aplicação retroativa.

Fux destacou que o pedido é incabível porque se trata de uma tentativa de reverter o resultado do julgamento, e não de esclarecer eventuais omissões, contradições, ambiguidade ou obscuridades na decisão. O ministro também explicou que o STF tem entendimento pacificado sobre a impossibilidade da apresentação de embargos de declaração para rediscutir questões anteriormente analisadas no julgamento.

Ficou vencido o ministro Gilmar Mendes, que reiterou a posição apresentada no julgamento de mérito.

A Transformação que está salvando o Planeta tijolo por tijolo

Por Marcelo Rodrigues

Enquanto debates sobre mudanças climáticas dominam manchetes, uma transformação extraordinária acontece nos canteiros de obras e chãos de fábrica pelo Brasil. Empresas que antes eram vistas como vilãs ambientais agora lideram uma corrida tecnológica surpreendente, desenvolvendo soluções que prometem revolucionar nossa relação com o meio ambiente.

No coração de São Paulo, uma construtora descobriu como transformar entulho em ouro verde. Por intermédio de um processo inovador de trituração e separação molecular, os restos de demolições antigas se tornam matéria-prima para novos empreendimentos. O resultado impressiona: redução de 70% no consumo de recursos naturais e diminuição significativa dos custos de construção. Esta não é ficção científica, mas realidade em dezenas de obras espalhadas pela capital paulista.

A tecnologia blockchain – mecanismo de banco de dados avançado, conhecida principalmente pelas criptomoedas, encontrou um propósito nobre na indústria brasileira. Empresas do setor químico utilizam essa ferramenta para rastrear cada grama de material descartado, criando um sistema transparente de gestão de resíduos que permite economia circular real. Cada produto recebe uma identidade digital que acompanha sua jornada desde a fabricação até o descarte responsável.

Sensores inteligentes espalhados por fábricas no interior de Minas Gerais monitoram continuamente a qualidade do ar e da água, ajustando automaticamente os processos produtivos para minimizar impactos ambientais. Estes dispositivos, menores que uma moeda, processam milhares de informações por segundo e tomam decisões que reduzem emissões sem intervenção humana.

A inteligência artificial tornou-se aliada inesperada na construção sustentável. Algoritmos sofisticados analisam padrões climáticos, comportamento de materiais e eficiência energética para otimizar projetos arquitetônicos. Prédios planejados por essas máquinas consomem até 40% menos energia que construções convencionais, mantendo o mesmo nível de conforto para os ocupantes.

Impressoras tridimensionais gigantes começam a erguer paredes inteiras usando concreto ecológico fabricado com resíduos industriais. Esta técnica, testada em projetos habitacionais no Nordeste, constrói casas em questão de dias com precisão milimétrica e desperdício quase zero. O processo elimina a necessidade de formas tradicionais e reduz drasticamente a geração de entulho.

Drones equipados com câmeras termográficas sobrevoam complexos industriais identificando vazamentos de gases e pontos de perda energética invisíveis ao olho humano. Estas aeronaves autônomas criam mapas detalhados que orientam manutenções preventivas, evitando acidentes ambientais e otimizando o desempenho das instalações.

Materiais bioengenheirados começam a substituir componentes tradicionais na construção civil. Tijolos cultivados a partir de fungos, tintas que purificam o ar e vidros que geram energia solar integram projetos arquitetônicos futuristas que já saem do papel em grandes centros urbanos.

O setor financeiro também abraçou essa revolução verde. Bancos desenvolveram sistemas de crédito que consideram critérios ambientais nas avaliações de projetos, oferecendo condições especiais para empresas que adotam tecnologias sustentáveis. Esta mudança de paradigma acelera a transição para práticas mais responsáveis.

A convergência entre tecnologia e consciência ambiental está redesenhando o futuro da indústria brasileira. Cada inovação representa um passo importante rumo a um modelo de desenvolvimento que concilia progresso econômico com preservação ambiental, provando que sustentabilidade e lucratividade podem caminhar juntas.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Polícias Federal e Militar realizam apreensão de cocaína com apoio da Receita Federal

A Polícia Federal em Pernambuco, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMPE e da Receita Federal, desencadeou uma ação conjunta na manhã do dia 29/09, no município de Petrolina/PE, que resultou na prisão flagrante de um homem, pela prática do crime de tráfico de drogas, e na apreensão de 8,6Kg de cocaína.

As investigações apontavam que um indivíduo residente na cidade de Petrolina/PE, receberia uma encomenda postal, possivelmente contendo entorpecentes não especificados. A partir de então, foram realizadas diversas diligências apuratórios, que resultaram na identificação e prisão do suspeito, além da apreensão de aproximadamente 8,6 kg de cocaina.

Além da droga, foi apreendido um aparelho celular que estava na posse do investigado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal em Juazeiro/BA onde foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.

Estande da Prefeitura de Caruaru foi um dos destaques do Rolê REC’n’Play 2025

O estande da Prefeitura de Caruaru no Rolê REC’n’Play 2025 foi um dos grandes destaques do evento realizado entre os dias 28 e 30 de agosto no novo local do Porto Digital, no espaço Cultural Tancredo Neves, no centro da cidade.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), o “Caruaru Play” reuniu um espaço dinâmico com palestras, debates, conexões e muito aprendizado.

A economia criativa ganhou força com artistas, empreendedores e criadores locais, mostrando como a cultura se conecta ao mundo digital e ao mercado global.

A tecnologia esteve no centro do palco, com debates sobre a inteligência artificial (IA) e Internet 5G, no intuito de aproximar ainda mais a gestão do cidadão. O setor econômico também saiu fortalecido com cases de transformação digital e oportunidades que impulsionam o empreendedorismo em Caruaru.

No “Caruaru Play”, ocorreu o lançamento do Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de Caruaru (InovaLab), um projeto intersetorial que visa oportunidades através de políticas públicas de inovação para construir uma cidade educadora, agregando valores para mudar a realidade das pessoas.

“O Caruaru Play foi um espaço da Prefeitura de Caruaru dentro do Rolê REC’n’Play, evento que veio brindar a chegada do Porto Digital/Armazém da Criatividade aqui no centro da cidade. No Caruaru Play, nós tivemos mais de 15 horas de palestras dos mais diversos temas, mas temas esses voltados para o que a tecnologia pode favorecer para se viver bem na cidade do futuro”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru, Jaime Anselmo.

Caruaru mostrou a sua força no Rolê REC’n’Play 2025. Um município que respira cultura, gera desenvolvimento e aposta no futuro com inovação e inteligência.

Artistas de Caruaru integram programação da 1ª Virada Nordestina em São Paulo

O evento celebra os 465 anos de São Miguel Paulista, uma dos bairros com maior presença nordestina na capital paulista

Caruaru marcou presença na primeira edição da Virada Nordestina, evento que abriu a comemoração dos 465 anos do bairro São Miguel Paulista, uma das localidades com maior presença nordestina na cidade de São Paulo. A programação aconteceu neste domingo (31) e promoveu 12 horas de atrações culturais que celebraram a diversidade e a identidade do Nordeste, incluindo música, literatura e gastronomia.

A comitiva de Caruaru contou com a presença do Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, além do humorista Coroné Cornélio, do Trio Forró Quentão e dos cantores Nerilson Buscapé, Azulinho e Airton Martins. As atrações foram selecionadas por meio de um edital realizado pelo Instituto SP Forró, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo e a Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Além das apresentações culturais dos artistas selecionados, a Fundação de Cultura também participou da mesa redonda Papo de Forró, ao lado de Daniel Gonzaga, Azulinho, Tio Joca e Bernadete França, seguida de uma palestra com Hérlon Cavalcanti sobre o São João de Caruaru.

“Foi um momento único, muito importante. Foi um evento muito prestigiado, com um público grande. Ficamos felizes em fazer parte dessa primeira edição, que marca o início de um evento que promete trazer um olhar diferenciado para o Nordeste. Essa nossa parceria com São Paulo é muito forte desde 2023, quando o prefeito Rodrigo Pinheiro deu início a esse intercâmbio, levando os artistas paulistas para o nosso São João. E agora temos a oportunidade de fazer o contrário, trazendo nossos artistas para cá”, celebrou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

TJPE cassa liminar e deputada Débora Almeida retoma liderança do PSDB na Alepe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) cassou, nesta terça-feira (1º), a liminar que havia determinado o retorno do deputado Diogo Moraes (PSB) à presidência da CPI. Com a decisão, a deputada Débora Almeida (PSDB) reassume a liderança do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A medida foi tomada pelo desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, que revogou decisão anterior da desembargadora Valéria Bezerra. Segundo o magistrado, o pedido de efeito suspensivo apresentado pelo diretório estadual do PSDB não tinha fundamento para sustentar a liminar concedida em 28 de agosto.

Na ocasião, a decisão de Valéria Bezerra — proferida em caráter de urgência durante a madrugada — havia suspendido determinação do juiz Fernando Jorge Ribeiro Raposo, da 16ª Vara Cível, que declarou ilegal a manobra política do PSB na Alepe.

No meio jurídico, já se apontava que a liminar dificilmente se manteria. Débora Almeida ingressou com agravo interno, e antes mesmo do julgamento em Câmara, o TJPE derrubou a medida, restabelecendo os efeitos da decisão de primeira instância. Com isso, o cenário político na Alepe se reconfigura, devolvendo à bancada tucana sua representação original sob a liderança de Débora Almeida.

Alunos do ensino médio do Exato Prime visitam Complexo de Medicina Veterinária da Uninassau

Os alunos do ensino médio do Colégio Exato Prime participaram de uma visita técnica ao Complexo de Medicina Veterinária da Uninassau. A atividade proporcionou uma imersão prática no universo acadêmico e profissional da área da saúde animal.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto laboratórios, equipamentos, salas de aula e áreas de atendimento veterinário. “Além disso, tiveram a oportunidade de conversar com profissionais e universitários da área, tirando dúvidas sobre a rotina do curso e o mercado de trabalho.

A atividade foi especialmente relevante para os alunos que pretendem prestar vestibular ou fazer o Enem, com foco em cursos da área da saúde, como Medicina Veterinária e afins. “A experiência contribuiu para a tomada de decisões mais conscientes sobre o futuro acadêmico e profissional dos jovens”, avaliou a coordenadora geral pedagógica, Maysa Alcântara.

“Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Colégio Exato Prime em oferecer uma formação completa, que vai além da sala de aula e estimula o contato com a realidade das profissões”, concluiu doutora Amélia Vidigal, que representa a gestão da escola.

Ouvir para Mudar: no Recife, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 1 bilhão em investimentos para a Região Metropolitana

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (1º), durante a última edição do Ouvir para Mudar, realizada no Recife, R$ 1 bilhão em investimentos para a Região Metropolitana do Recife (RMR). Entre os destaques estão a autorização de licitação para a construção do novo Batalhão da Polícia Militar no Cabo de Santo Agostinho, a construção da Maternidade de Igarassu e a reforma de grandes hospitais da capital, como Otávio de Freitas e Barão de Lucena. O evento contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Neste ano, o Ouvir para Mudar contemplou o anúncio de mais de R$ 2,6 bilhões de investimentos em todo o Estado.

“Passamos em cada região de Pernambuco fazendo um balanço da nossa gestão e ouvindo a população para que possamos elaborar a nossa Lei Orçamentária Anual do ano que vem. Hoje, estamos no coração do Recife, com a alegria de anunciar mais de R$ 1 bilhão de investimento em novas obras e ações para a RMR. Elas são voltadas para novas estradas, infraestrutura urbana, segurança pública, saúde, mais acesso à água, entre outras iniciativas. Tudo isso faz com que a gente tenha certeza de que esse será o melhor ano da história de Pernambuco no volume de investimento. Vamos fechar o ano com R$ 6,2 bilhões de investimento no Estado”, disse a governadora Raquel Lyra, acompanhada de secretários, presidentes de órgãos estaduais, deputados e prefeitos.

Somente na área da segurança pública foram investidos R$ 96,5 milhões. Entre as principais ações está a construção do novo Batalhão da Polícia Militar no Cabo de Santo Agostinho, um investimento de R$ 12,2 milhões que vai reforçar o policiamento ostensivo e ampliar a capacidade de resposta às demandas do Litoral Sul.

“Já passamos pelas onze regiões de desenvolvimento do nosso estado e fizemos anúncios com os recursos garantidos para começar e entregar as obras. Nosso governo faz diferente e quanto mais o povo precisa, mais trabalhamos e entregamos, criando uma realidade nova para Pernambuco”, disse a vice-governadora Priscila Krause.

Foram assinadas as autorizações para licitações de construção de novas delegacias nos municípios de Moreno, Abreu e Lima e Araçoiaba, num investimento de R$ 6 milhões. Além disso, também foram autorizadas a ampliação de estruturas voltadas ao Corpo de Bombeiros e a licitação do Batalhão de Policiamento Turístico, no bairro do Recife Antigo, com investimento de R$ 10,3 milhões, fortalecendo o programa Juntos pela Segurança e garantindo mais proteção à população.

“Teremos a construção da Academia Integrada de Defesa Social, com capacidade para formar mais de 2 mil policiais simultaneamente. Isso vai melhorar a qualidade da formação dos nossos policiais e, consequentemente, a prestação de serviços à população. Com instruções em ambientes modernos, mais bem equipados, conseguiremos elevar o nível do nosso efetivo”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Já na saúde, o pacote de investimentos contemplou a construção de uma maternidade no município de Igarassu, com investimento de R$ 56,5 milhões, para atender gestantes e recém-nascidos da região norte da RMR. Além disso, os grandes hospitais do Recife passarão por reformas e ampliações: Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e o Hospital da Restauração, com um aporte de R$ 205 milhões, assegurando melhores condições de atendimento e mais qualidade nos serviços ofertados à população.

“Foram assegurados também investimentos em equipamentos e mobiliário em várias UPAs da Região Metropolitana. Essas ações de hoje significam um aumento de 260 leitos somente na Primeira Gerência Regional de Saúde (Geres) na Região Metropolitana, o que equivale a um hospital de médio porte. Além disso, haverá a requalificação dos equipamentos para trazer mais dignidade para as pessoas que utilizam o serviço e para quem trabalha nas unidades”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Também foram anunciados investimentos focados na mobilidade urbana, com um pacote de R$ 161,6 milhões voltado para o transporte público. Entre as obras estão a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe, a execução do Eixo 5000 no Ramal da Arena e a requalificação de sete estações de BRT no corredor Norte-Sul.

Presente no evento, o deputado federal Mendonça Filho elogiou os investimentos. “Estamos inaugurando um marco na história do Estado. O Governo tem investido na segurança, na educação, na saúde. Por onde andamos, nós vemos a mudança acontecendo com investimentos necessários para toda a população”, disse. O deputado estadual Wanderson Florêncio destacou o atendimento de demandas antigas da população. “Há muitos anos, Pernambuco sonhava com um momento como este. As estradas estão sendo feitas, com qualidade, saindo finalmente do papel. Há também um programa sério de investimentos em habitação, meio ambiente e, claro, na segurança pública”, pontuou.

Representando os prefeitos da Região Metropolitana, a prefeita Mirella Almeida, de Olinda, falou da importância do apoio do Governo do Estado aos municípios. “Olinda é um grande exemplo de como o Estado está andando pra frente. É só olhar para as obras que acontecem diariamente por lá, a PE-15, a Perimetral. Agora, essas pessoas têm, no mínimo, dignidade”, afirmou.

OUVIR PARA MUDAR – Com a rodada do Recife, o Ouvir para Mudar 2025 chegou à sua última edição, após percorrer 11 municípios no Sertão, Agreste e Zona da Mata. Somente neste ano, 23.408 mil pessoas participaram em todo estado.

“Rodamos todas as 12 regiões de desenvolvimento, e com base nessa escuta, construímos os grandes programas do Governo do Estado, como: PE na Estrada, Águas de Pernambuco, Juntos pela Educação, Cuida PE. Desde então, estamos trabalhando para executar aquilo que foi demandado pela população”, disse o secretário secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Confira os anúncios feitos no Ouvir para Mudar do Recife:

Saúde

Assinatura de termos aditivos para plano de investimentos para aquisição de equipamentos médicos e hospitalares em 13 unidades de saúde da RMR: UPA Barra de Jangada, UPA Cabo de Santo Agostinho, UPA Caxangá, UPA Engenho Velho, UPA Imbiribeira, UPA Nova Descoberta, UPA Olinda, UPA São Lourenço, UPA Torrões, UPA Paulista, UPA Ibura, UPA Curado e Hospital João Murilo de Oliveira em Vitória de Santo Antão. Investimento total: R$ 9,4 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade de Igarassu. Investimento: R$ 56,5 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Reforma e Ampliação do Hospital Otávio de Freitas, na cidade do Recife. Investimento: R$ 47 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Reforma e Ampliação do Hospital Agamenon Magalhães, na cidade do Recife. Investimento: R$ 14,7 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Reforma e Ampliação do Hospital Barão de Lucena, na cidade do Recife. Investimento: R$ 33,7 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para a Reforma da Fachada do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, na cidade do Recife. Investimento: R$ 10 milhões;

Assinatura de contrato para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hemocentro de Pernambuco, no Recife. Investimento: R$ 4,2 milhões.

Assinatura de contrato para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital Geral de Areias, no Recife. Investimento: R$ 3,9 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Construção da nova Subestação Cabinada de 1.250KVA para o Hospital Geral de Areias. Investimento de R$ 1,6 milhões;

Assinatura de contrato para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital Correia Picanço e no Hospital Ulysses Pernambucano, no Recife. Investimento de R$ 7,6 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para Reforma e Ampliação do Hospital Regional Ulysses Pernambucano, no município de Recife. Investimento: R$ 4,5 milhões;

Assinatura de contrato para prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Investimento de R$ 3,6 milhões;

Assinatura de contrato para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital da Mirueira, em Paulista. Investimento de R$ 4,5 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Reforma da sede da Rede de Frios de Pernambuco do Programa Estadual de Imunização. Investimento de R$ 4,1 milhões;

Ciência e Tecnologia

Assinatura de ordem de serviço para requalificação do Espaço Ciência, entre os municípios de Recife e Olinda. Investimento: R$ 8,5 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para Reforma e Ampliação do Centro Universitário Integrado Amaury de Medeiros – CISAM, no município de Recife. Investimento: R$ 29,1 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para Requalificação do Parque Memorial Arcoverde, no município de Olinda. Investimento: R$ 24,7 milhões;

Segurança

Assinatura de ordem de serviço para construção de uma Academia Integrada de Defesa Social – ACIDES da Polícia Militar, no município de São Lourenço da Mata. Investimento: R$ 52 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção do Batalhão da Polícia Militar no município do Cabo do Santo Agostinho. Investimento: R$ 12,2 milhões

Assinatura de autorização de licitação para construção de Batalhão da Polícia Militar no município de Camaragibe. Investimento: R$ 10,4 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção do Batalhão de Policiamento Turístico em Recife. Investimento: R$ 10,3 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Abreu e Lima. Investimento: R$ 2 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Polícia no município de Araçoiaba. Investimento: R$ 2,9 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Polícia no município de Moreno. Investimento: R$ 1,6 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para Reforma e Requalificação do Grupamento de Bombeiros Marítimo. Investimento: R$ 5,1 milhões;

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Assinatura de ordem de serviço para início da obras do Residencial Engenho do Meio, no município de Recife, que contará com 128 unidades habitacionais, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), viabilizada pelo Programa Morar Bem Pernambuco. Portaria MCid nº 1.241, de 01 de novembro de 2024. Investimento: R$ 21,9 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para regularização fundiária de interesse social no município de Paulista, destinados à titulação estimada de 1.600 unidades imobiliárias situada no núcleo urbano informal consolidado Artur Lundgren, com recursos do Novo PAC. Investimento: R$ 625 mil

Assinatura de ordem de serviço para regularização fundiária de interesse social no município de Abreu e Lima, destinados à titulação estimada de 1.900 unidades imobiliárias situada no núcleo urbano informal consolidado Caetés e Matinha, com recursos do Novo PAC. Investimento: R$ 1,2 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para a obra de Desassoreamento do Rio Beberibe no Município de Olinda. Investimento: R$ 162,5 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para o Pacote de obras de Mobilidade na Região Metropolitana do Recife, contemplando: a Reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe; a Implantação da Estação BRT Elevado Bom Pastor; o Eixo 5000 no Ramal da Arena; a Reforma de 9 Estações do BRT no Corredor Norte/Sul; e a Implantação de Semáforos Inteligentes nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Investimento total: R$ 161,7 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para a execução de Serviços de Recuperação de Castelo D’Água (Reservatório) no município de Camaragibe. Investimento: R$ 896 mil;

Assinatura de autorização de licitação para execução de Recapeamento Asfáltico em Diversas Vias no município de Olinda. Investimento: R$ 15 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para Execução de Obras de Requalificação do Canal Santa Terezinha, no município do Recife. Investimento estimado: R$ 884 mil;

Recursos Hídricos

Assinatura de ordem de serviço para a obra de Complementação da duplicação da Alça Norte – Grandes Anéis, Lote VI. Beneficiários: cerca de 180 mil pessoas dos municípios de Recife e Olinda. Investimento: R$ 18,2 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para a obra de Implantação do Novo Sistema Produtor e Adutora de Água Tratada para Araçoiaba – 1ª Etapa. Beneficiários: aproximadamente 21 mil habitantes. Investimento: R$ 45,4 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para a obra do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Boa Viagem, em Recife. Beneficiários: aproximadamente 151 mil habitantes. Investimento: R$ 78,8 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 50 L/s, em Araçoiaba. Beneficiários: aproximadamente 21 mil habitantes. Investimento: R$ 9,3 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 50 L/s, em Charneca, Cabo de Santo Agostinho. Beneficiários: aproximadamente 17 mil habitantes. Investimento: R$ 9,3 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 50 L/s, na ETA Bonança, em Moreno. Beneficiários: aproximadamente 15 mil habitantes. Investimento: R$ 9,3 milhões;

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 50 L/s, no município de Moreno. Beneficiários: aproximadamente 49 mil habitantes. Investimento: R$ 9,3 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para a obra de Requalificação do Sistema Produtor – ETA Charneca, no município do Cabo de Santo Agostinho. Beneficiários: aproximadamente 17 mil habitantes. Investimento: R$ 700 mil;

Assinatura de autorização de licitação para Requalificação da ETA Bonança, em Moreno. Beneficiários: aproximadamente 15 mil habitantes. Investimento: R$ 1,7 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para a obra de Requalificação do Sistema Produtor de Moreno. Beneficiários: aproximadamente 49 mil habitantes. Investimento: R$ 400 mil;

Assinatura de autorização de licitação para a obra de ampliação da oferta de água e requalificação do Sistema Produtor de Moreno. Beneficiários: aproximadamente 55 mil habitantes dos municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes. Investimento: R$ 1,1 milhões;

Educação

Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual no município de Itapissuma. Investimento: R$ 23,2 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual no município de Ipojuca. Investimento: R$ 25 milhões;

Assinatura de autorização de licitação para construção de Escola de Tempo Integral no bairro de Santo Amaro, no município de Recife. Investimento: R$ 10,8 milhões;

Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 344 escolas estaduais que compõem as GREs Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul. Municípios contemplados: Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata, Fernando de Noronha e Recife. O prazo de execução das obras é de 180 dias após assinatura de ordem de serviço. Investimento: R$ 40 milhões;

Criança e Juventude

Autorização de licitação para aquisição de equipamentos de informática, tv e som e mobiliário para a equipagem das 185 unidades do Programa das Casas da Juventude. Investimento estimado: R$ 5,8 milhões.

Governadora Raquel Lyra assina termos de fomento para a inclusão social, celebra 200 anos do Ginásio Pernambucano e lança o programa Residência Docente

Nesta terça-feira (2), a governadora Raquel Lyra assina, às 11h, termos de fomento com 50 Organizações da Sociedade Civil que atuam com acessibilidade e inclusão. Na solenidade, será lançado o aplicativo Tá Na Mão, que oferece tradução em Libras 24h nos serviços públicos.

Às 15h, a gestora estadual participa da celebração dos 200 anos da EREM Ginásio Pernambucano, local onde 720 alunos estudam diariamente e que recebeu R$ 7 milhões do Estado para a sua restauração e modernização.

Às 17h, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra lança o Projeto Estadual de Residência Docente, que terá R$ 8 milhões de investimento para bolsas a licenciandos e professores.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 2 de setembro de 2025

11h – Assinatura de termos de fomento com OSCs e lançamento do aplicativo Tá Na Mão
Local: SENAI Santo Amaro (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539 – Santo Amaro, Recife – PE)

15h – Celebração dos 200 anos da EREM Ginásio Pernambucano
Local: Ginásio Pernambucano (Rua da Aurora, 703 – Santo Amaro, Recife – PE)

17h – Lançamento do Projeto Estadual de Residência Docente
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife – PE)