Semobi apresenta avanços nas obras de Pernambuco no Sinduscon

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco participou, nesta segunda-feira (11), de reunião na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE). O encontro reuniu empresários da construção civil e associados da entidade representativa.
As ações e projetos na área de infraestrutura do Estado, assim como os avanços no setor, estiveram entre os temas abordados.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, apresentou o planejamento estratégico da Semobi, com as principais obras em execução e os projetos em fase de conclusão.
Entre as obras destacadas, estão o andamento do Arco Metropolitano e o programa de recuperação da malha viária PE na Estrada.

“Temos obras de ponta a ponta de Pernambuco para a melhoria da infraestrutura estadual, e é importante compartilhar um raio-x com setores econômicos, como o Sinduscon. São empresas que geram emprego e contribuem com o desenvolvimento do Estado. A gestão pública deve ter sempre o compromisso de contribuir com esses setores, e momentos assim têm esse objetivo”, pontuou André Teixeira.

Na ocasião, empresários do setor da construção civil tiveram a oportunidade de questionar o secretário sobre projetos em curso.

“Momentos como esse são de suma importância porque conseguimos criar uma discussão em torno dos problemas e soluções para temas da área de infraestrutura. É muito bom encontrar na gestão pública toda essa boa vontade de dialogar e entender como podemos seguir melhorando”, afirmou o presidente do Sinduscon, Antônio Cláudio Couto.

Além do presidente do Sindicato e do secretário André Teixeira Filho, participaram do encontro o secretário executivo da Semobi, André Fonseca, e representantes de entidades ligadas ao setor de infraestrutura.

Foto: Bruna Costa

Fundação de Cultura abre inscrições para oficina gratuita de sanfona

O galpão da Estação Ferroviária de Caruaru será palco de mais uma ação formativa de música. Entre os dias 20 de agosto e 10 de setembro, o espaço sediará uma oficina de sanfona, com o músico, cantor e compositor Carlinhos Pompom. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 21h, e as inscrições estão sendo realizadas por meio do WhatsApp: (81) 99547-7638.

Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas voltadas para adultos que já possuem o instrumento e desejam aprimorar as técnicas musicais. Além do clássico forró, a formação também será voltada para explorar a diversidade musical da sanfona, percorrendo estilos e ritmos de todo o Brasil.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, e o Instituto de Sanfona Carlinhos Pompom. Ao final da oficina, os alunos receberão certificado de conclusão.

Serviço
Oficina gratuita de sanfona

Data: 20 de agosto a 10 de setembro (às quartas-feiras)
Horário: 19h às 21h
Local: Galpão da Estação Ferroviária
Inscrições: WhatsApp (81) 99547-7638.

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para cursos gratuitos de costura e fotografia com smartphone

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), está com inscrições abertas para cursos gratuitos: Costura para Iniciantes e Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram. As formações integram as ações do Programa Profissionaliza Mais Caruaru e têm como objetivo promover a qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e ampliar as oportunidades de geração de renda para a população.

O Curso de Costura para Iniciantes será realizado entre os dias 18 de agosto e 5 de setembro, no Centro de Qualificação Profissional do bairro Salgado, no turno da tarde. Já o Curso de Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram acontece nos dias 19 e 20 de agosto, em formato intensivo, no Centro de Qualificação Profissional Rosanópolis, das 8h às 18h. Cada capacitação oferece 25 vagas gratuitas.

Voltadas para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, as iniciativas buscam fortalecer a autonomia dos participantes, valorizar saberes tradicionais e conectar os alunos com novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, incluindo a economia criativa e digital.

Para participar do Curso de Costura, é necessário ter 18 anos. Já para o Curso de Fotografia de Moda, a idade mínima é de 16 anos. Em ambos, os participantes devem estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas presencialmente nos Centros de Qualificação Profissional (Salgado ou Rosanópolis) ou pelo telefone/WhatsApp (81) 9129-4031. Os participantes que cumprirem a carga horária mínima exigida receberão certificado de conclusão.

As capacitações contam com o apoio do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) e reforçam o compromisso da gestão municipal com a formação cidadã, a autonomia econômica e a inclusão produtiva da população caruaruense.

“Prefeitura na Porta” inicia ações no Residencial Alto do Moura com mais de 170 profissionais envolvidos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira (11) as ações do programa “Prefeitura na Porta”, no Residencial Alto do Moura. Ao todo, 29 veículos operacionais e de suporte e 177 profissionais participaram do primeiro dia.

As equipes seguem trabalhando durante toda a semana, realizando os serviços poda, iluminação, capinação, retirada de entulhos, e atendimentos da AME Animal. A Prefeitura reforça que a colaboração dos moradores, evitando o descarte irregular de lixo e preservando os espaços públicos, é fundamental para manter a limpeza da cidade.

“O Prefeitura na Porta é uma oportunidade de estarmos mais próximos das pessoas, ouvindo suas necessidades e respondendo com ações concretas. Nosso objetivo é garantir bairros mais limpos e organizados para a população”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio.

Operação Nordeste Integrado: 320 prisões são efetuadas em ação inédita nas divisas de oito estados

Uma força-tarefa entre os órgãos de segurança pública de oito estados nordestinos resultou na primeira edição da Operação Nordeste Integrado, realizada nos dias 7 e 8 de agosto. A ação, inédita na região, teve como foco o combate ao crime organizado nas áreas de divisa, e foi marcada por atividades simultâneas, estratégicas e de forte repressão ao crime.

Ao longo dos dois dias de operação, foram efetuadas 320 prisões e cumpridos 443 mandados judiciais, sendo: 186 de prisão, 10 mandados de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão, além da apreensão de 87 armas (16 brancas e 71 de fogo), 40 veículos, 180 celulares e uma expressiva quantidade de entorpecentes. No total, 7.688 veículos foram abordados durante as ações. A mobilização envolveu 5.903 agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e demais profissionais dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As equipes atuaram de forma integrada, com suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso, e foco na repressão a crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, a Operação foi um marco histórico na segurança pública do Nordeste. “Uma ação pioneira entre os estados nordestinos no enfrentamento à criminalidade, que demonstrou que a união de forças fez a diferença por meio da presença qualificada, troca de expertises e ações de inteligência. E o mais importante: cumprimos nosso principal objetivo, de prestar um melhor serviço e garantir mais segurança à população das áreas de divisa”, destacou. O gestor também informou que Pernambuco mobilizou 1.500 agentes na operação.

*ENTORPECENTES* – A repressão ao tráfico de drogas também gerou resultados significativos. Foram apreendidos 1,35 kg de crack, além de 79 pedras da mesma substância; 6,1 kg e 13 papelotes de cocaína; 271,2 kg de maconha e 973 papelotes da mesma droga. Na cidade de Curaçá (BA), a Polícia Militar baiana erradicou 200 mil pés de maconha. Para o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, a integração entre os estados foi o principal ganho da Operação. “De forma inédita, os estados nordestinos mostraram a importância da união de esforços. Seguiremos integrados combatendo o crime organizado”, afirmou.

Já o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, ressaltou a importância da articulação regional: “Este foi um esforço conjunto, que envolveu inteligência, tecnologia e integração. Importante para a sociedade, para dar mais segurança à população de toda a região”.

Os resultados reforçam a relevância da ação coordenada entre os estados do Nordeste como resposta direta, incisiva e articulada aos crimes interestaduais que afetam negativamente as regiões de fronteira entre os entes federativos. “Nós entendemos que essa é uma operação extremamente relevante justamente em razão da mobilidade do crime que não respeita fronteiras. Desta forma, é muito importante que nós façamos essa união de esforços entre os estados”, destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Roberto Sá.

*COMBATE AO NARCOTRÁFICO* – Ainda por ocasião da Nordeste Integrado, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba, prestou importante apoio à erradicação de roças de maconha durante a Operação Carcará – Fase V, da Polícia Federal. Na região do Sertão pernambucano foram erradicados 335 mil pés da droga. Na ação participaram agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, bombeiros militares e policiais penais pernambucanos, além de policiais civis paraibanos. Caso esses pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir 112 toneladas da droga.

_*OPERAÇÃO NORDESTE INTEGRADO – RESULTADOS EM PERNAMBUCO*_

*APREENSÕES REALIZADAS*: 26 armas de fogo; 07 armas brancas; 77 celulares; 16 veículos apreendidos e 148 pessoas conduzidas.

*MANDADOS CUMPRIDOS*: 75 de busca e apreensão; 66 de prisão e 5 de busca e apreensão de adolescente infrator. No total foram 146 mandados, nos seguintes municípios: Goiana, Petrolina, Caruaru, Recife, Afogados da Ingazeira, Surubim, Jaboatão dos Guararapes, Vertente do Lério, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, Bodocó, Ipubi, Jatobá, Ouricuri, Santa Terezinha e Sertânia.

*NATUREZA DOS 71 MANDADOS* (incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão de adolescente infrator): Morte Violenta Intencional, tráfico de entorpecentes, Crime Violento contra o Patrimônio, associação criminosa, estupro de vulnerável, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

*ABORDAGENS*: 2.321 pessoas e 996 veículos fiscalizados.

*PROCEDIMENTOS*: 26 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD) e 04 Inquéritos Policiais (IPs) foram instaurados.

*MATERIAIS APREENDIDOS*: R$ 86.451,00 em dinheiro; 200 munições; 7 kg e 72 papelotes de maconha; 4 kg e 13 papelotes de cocaína e 7 pedras de crack.

Morto em São Paulo, saiba quando vai chegar o corpo do empresário César Jacinto em Caruaru

O blog do jornalista Wagner Gil teve acesso a informação que o corpo do empresário e dentista, César Jacinto, foi encontrado sem vida em um hotel em área nobre de São Paulo.

Hospedado há vários dias, ele não era visto há quase uma semana e quando funcionários abriram sua suíte, o corpo do caruaruense estava em estado de putrefação.

A Polícia paulista informou à equipe do Blog do Wagner Gil que não havia sinais de violência. “Trabalhamos com a possibilidade dele ter cometido suicídio”, disse um dos policiais com exclusividade.

César Jacinto era proprietário A&C Empreendimentos, empresa que teria sido utilizada para enganar pessoas em Caruaru, causando rombo milionário.

O laudo que vai apontar a causa mortis sai em dez dias.

“Caso seja confirmado suicídio, o corpo dele poderá ser cremado em São Paulo. Se tiver indícios de assassinato, acredito que não haverá cremação. Mas trabalhamos com a possibilidade de suicídio mesmo”, finalizou um dos policiais.

Um parente está em São Paulo desde o início desta semana para fazer o reconhecimento do corpo e aguardar a liberação

INSS devolve mais de R$ 1 bilhão a beneficiários com descontos ilegais

Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais em seus benefícios já receberam R$ 1,084 bilhão em ressarcimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com informações divulgadas pelo instituto nesta segunda-feira (11). Os débidos indevidos foram executados por associações entre março de 2020 e março de 2025.

O dinheiro para o reembolso vem da medida provisória assinada em julho que libera R$ 3,31 bilhões para o cumprimento dos acordos judiciais. Por se tratar de crédito extraordinário, os recursos estão fora da meta de resultado primário e do limite de gastos do arcabouço fiscal.

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu na Justiça o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em ativos de associações, pessoas físicas e empresas investigadas no esquema de fraude no INSS. O dinheiro levantado com a venda desses ativos cobrirá os gastos do governo para ressarcir os aposentados e pensionistas.

Pagamentos
Os ressarcimentos começaram em 24 de julho, em parcela única, com correção dos valores pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Cada aposentado ou pensionista recebe diretamente na conta onde o benefício cai mensalmente.

Os pagamentos se dão por ordem de adesão ao acordo com INSS. Quem aderiu primeiro, vai receber primeiro. A contestação pode ser feita até 14 de novembro de 2025, e a adesão continuará disponível mesmo após essa data.

A adesão não exige envio de documentos, e o aposentado ou pensionista confirma o acordo que permite o ressarcimento por via administrativa, sem precisar entrar na Justiça.

Quem pode aderir?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão é feita exclusivamente pelos seguintes canais:

Aplicativo ou site Meu INSS;
Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.
A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e pronto. Depois basta aguardar o pagamento

Ainda dá tempo de fazer a contestação?

Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até 14 de novembro. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos pelo:

Aplicativo Meu INSS
Central de atendimento 135
Agências dos Correios, em mais de 5 mil unidades pelo país
Como funciona o processo até a adesão ao acordo?
O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

E quem recebeu resposta da entidade?

Nesses casos, os documentos estão em análise e, por isso, o beneficiário ainda não têm a opção de aderir ao acordo. O aposentado ou pensionista será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios, aceitar os documentos, contestar por suspeita de falsidade ideológica/indução ao erro ou dizer que não reconhece a assinatura.

Se houver a contestação pelo beneficiário, a entidade será intimada a devolver os valores em até cinco dias úteis, e o caso vai passar por uma auditoria. Caso não haja a devolução, os aposentados e pensionistas serão orientados sobre medidas judiciais cabíveis, com apoio jurídico em parceria com as Defensorias Públicas dos estados.

Azul encerra operações em 14 cidades

Apresentação do jato Embraer 195-E2, a maior e mais moderna aeronave comercial já produzida no Brasil, adquirida pela Azul Linhas Aéreas

A companhia aérea Azul informou nesta segunda-feira (11) o encerramento das operações em 14 cidades.

Em nota, a companhia disse que está racionalizando, desde julho, rotas operadas atualmente.

“Os ajustes levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação”.

As cidades que não terão mais voos da companhia são: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grossa (PR).

A empresa irá concentrar as operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs, reduzindo as rotas com conexões.

Recuperação judicial

A Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio deste ano.

A companhia firmou acordos de reorganização financeira com alguns parceiros considerados “chave” pela companhia aérea. A medida visa obter US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.

Os acordos de reorganização incluem também credores, um arrendador de aeronaves, entre outros parceiros considerados estratégicos. A Azul informa que suas operações e vendas seguem normalmente, e que todos bilhetes, benefícios e pontos do Azul Fidelidade serão mantidos.

PGR denuncia casal que arrecadou R$ 1 milhão para acampamento golpista

Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilização de acampamento de bolsonaristas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um casal acusado de arrecadar dinheiro para manter o funcionamento do acampamento golpista montado em frente ao quartel do Exército, em Brasília, no final de 2022.

Na manifestação enviada no mês passado ao STF, a procuradoria acusa Rubem Abdalla Barroso Junior e Eloisa da Costa Leite dos crimes de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o casal montou uma tenda de alimentação dentro do acompanhamento e solicitou doações em dinheiro, via Pix, para compra de arroz, feijão, carne, salada e suco.

Segundo os investigadores, Eloisa da Costa realizou movimentações bancárias suspeitas de aproximadamente R$ 1 milhão.

“A dinâmica do casal consistia na arrecadação de recursos, por meio de chave Pix, vinculada à conta bancária de Eloisa da Costa Leite, para posterior repasse dos valores a Rubem Abdalla Barroso Junior. Parte da quantia angariada foi destinada para incitar a prática de atos antidemocráticos mediante o fornecimento de alimentos aos frequentadores do QGEx”, afirmou a PGR.

A denúncia foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos da trama golpista no Supremo. Não há prazo para julgamento da denúncia, que vai decidir se os investigados se tornarão réus pelas acusações.

Rubem Abdalla e Eloisa da Costa não indicaram nenhum advogado para realizar a defesa das acusações no STF.

Pernambuco recebe dois prêmios nacionais de educação em cerimônia no Palácio do Planalto

Governadora Raquel Lyra representou o Estado na solenidade, nesta segunda-feira (11), ao lado do presidente Lula

A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília, da solenidade de entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na premiação, Pernambuco foi reconhecido em duas categorias, pelo maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos no Ensino Médio em tempo integral; e pelo desempenho da estudante de escola pública Giovana Paes de Lira Dutra, de Cupira, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, o Estado recebeu R$ 1 milhão em prêmios.

“Celebrar duas categorias nacionais do Prêmio MEC da Educação Brasileira no mesmo dia é a prova de que Pernambuco tem avançado de forma consistente na educação. Isso não é fruto do acaso, mas do planejamento e do trabalho integrado entre Estado e municípios para oferecer mais oportunidades, ampliar o tempo integral e garantir que a qualidade chegue a todos, especialmente aos que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

“Estamos fazendo um esforço muito grande para ver se a gente consegue em pouco tempo ter escola de tempo integral, para que as nossas crianças possam aproveitar o dia aprendendo. Para dar tranquilidade à mãe e ao pai, para que possam ir para o trabalho sabendo que o filho está numa escola tendo acesso a mais coisas do que a escola habitualmente ensina”, pontuou o presidente Lula.

Na categoria Educação em Tempo Integral, o Estado se destacou por apresentar o maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos em tempo integral na rede pública de ensino no Ensino Médio, evidenciando o compromisso da rede estadual com a equidade racial e a ampliação do acesso à educação integral de qualidade.

Em 2024, dos 325.944 estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual de Pernambuco, 184.423 se autodeclararam pretos ou pardos, o que representa um percentual de 57%. Atualmente, Pernambuco tem cerca de 220 mil alunos matriculados no ensino médio da rede estadual que estudam em tempo integral.

Na categoria Enem, o destaque foi para a estudante Giovana Paes de Lira Dutra, egressa da Escola de Referência em Ensino Médio Profª Maria de Lourdes Temporal, que alcançou 980 pontos na redação do Enem 2024. Ela recebeu medalha de reconhecimento, enquanto o Estado recebe mais um troféu e R$ 500 mil.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o prêmio busca estimular e reconhecer o esforço de cada região do Brasil. “A premiação é para que possamos melhorar estes avanços e garantir nossa soberania nacional no conhecimento, que é um tema que estamos discutindo muito, com equidade nas oportunidades educacionais”, disse o ministro.

“Para nós é muito gratificante e motivo de celebração não apenas receber esses prêmios, mas também a forma como eles foram concebidos, com destaque na matrícula de pretos e pardos, além de termos uma estudante nossa com a melhor nota no Enem. Isso só mostra que nós estamos no caminho certo e que muita coisa boa há de vir”, comentou o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro.

A premiação ressalta o desempenho do programa Juntos pela Educação, lançado em 2023 pela atual gestão, que prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões no setor até 2026. As ações incluem ampliação da educação em tempo integral, construção de novas escolas, melhoria da infraestrutura, valorização dos profissionais e programas de qualificação para estudantes, além da requalificação de unidades escolares e expansão do ensino técnico.