Governadora Raquel Lyra participa da cerimônia de formatura de 2.299 novos policiais militares

A governadora Raquel Lyra comanda, na tarde desta terça-feira (12), a solenidade de formatura de 2.299 novos policiais militares que irão atuar na proteção da população pernambucana em todas as regiões do Estado. A formação dos novos PMs foi realizada entre dezembro de 2024 e julho de 2025, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES).

Pela manhã, a gestora estará na cidade de Altinho, no Agreste Central, onde assina ordem de serviço para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Una, na VPE-147, no trecho que liga Barra do Jardim a Altinho. A nova estrutura, que terá 40 metros de extensão, substituirá a atual, que apresenta risco à segurança devido ao seu avançado estado de deterioração.

Terça-feira, 12 de agosto de 2025

10h30 – Assinatura da ordem de serviço de ponte em Altinho
Local: EREM Francisco Joaquim de Barros Correia – Rua Barão de Contendas, s/n – Centro, Altinho

16h30 – Formatura de 2.299 novos policiais militares
Local: Arena de Pernambuco – Avenida Deus é Fiel, 1 – Penedo, São Lourenço da Mata

Pernambuco recebe dois prêmios nacionais de educação em cerimônia no Palácio do Planalto

A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília, da solenidade de entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na premiação, Pernambuco foi reconhecido em duas categorias, pelo maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos no Ensino Médio em tempo integral; e pelo desempenho da estudante de escola pública Giovana Paes de Lira Dutra, de Cupira, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, o Estado recebeu R$ 1 milhão em prêmios.

“Celebrar duas categorias nacionais do Prêmio MEC da Educação Brasileira no mesmo dia é a prova de que Pernambuco tem avançado de forma consistente na educação. Isso não é fruto do acaso, mas do planejamento e do trabalho integrado entre Estado e municípios para oferecer mais oportunidades, ampliar o tempo integral e garantir que a qualidade chegue a todos, especialmente aos que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

“Estamos fazendo um esforço muito grande para ver se a gente consegue em pouco tempo ter escola de tempo integral, para que as nossas crianças possam aproveitar o dia aprendendo. Para dar tranquilidade à mãe e ao pai, para que possam ir para o trabalho sabendo que o filho está numa escola tendo acesso a mais coisas do que a escola habitualmente ensina”, pontuou o presidente Lula.

Na categoria Educação em Tempo Integral, o Estado se destacou por apresentar o maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos em tempo integral na rede pública de ensino no Ensino Médio, evidenciando o compromisso da rede estadual com a equidade racial e a ampliação do acesso à educação integral de qualidade.

Em 2024, dos 325.944 estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual de Pernambuco, 184.423 se autodeclararam pretos ou pardos, o que representa um percentual de 57%. Atualmente, Pernambuco tem cerca de 220 mil alunos matriculados no ensino médio da rede estadual que estudam em tempo integral.

Na categoria Enem, o destaque foi para a estudante Giovana Paes de Lira Dutra, egressa da Escola de Referência em Ensino Médio Profª Maria de Lourdes Temporal, que alcançou 980 pontos na redação do Enem 2024. Ela recebeu medalha de reconhecimento, enquanto o Estado recebe mais um troféu e R$ 500 mil.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o prêmio busca estimular e reconhecer o esforço de cada região do Brasil. “A premiação é para que possamos melhorar estes avanços e garantir nossa soberania nacional no conhecimento, que é um tema que estamos discutindo muito, com equidade nas oportunidades educacionais”, disse o ministro.

“Para nós é muito gratificante e motivo de celebração não apenas receber esses prêmios, mas também a forma como eles foram concebidos, com destaque na matrícula de pretos e pardos, além de termos uma estudante nossa com a melhor nota no Enem. Isso só mostra que nós estamos no caminho certo e que muita coisa boa há de vir”, comentou o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro.

A premiação ressalta o desempenho do programa Juntos pela Educação, lançado em 2023 pela atual gestão, que prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões no setor até 2026. As ações incluem ampliação da educação em tempo integral, construção de novas escolas, melhoria da infraestrutura, valorização dos profissionais e programas de qualificação para estudantes, além da requalificação de unidades escolares e expansão do ensino técnico.

Foto: Ricardo Stuckert

Noronha celebra 522 anos com muita música, apresentações culturais e homenagens

Uma festa inesquecível. Assim pode ser definido o aniversário de 522 anos de Fernando de Noronha, iniciado na última sexta-feira, 8 de agosto, com o encerramento neste domingo, dia 10. A programação incluiu diversas atrações locais e nacionais, homenagens e o tradicional corte de bolo. O evento homenageou dona Cícera Cândida, de 105 anos; seu João Nunes, de 91 anos, e seu Renê Jerônimo, de 85 anos. Moradores ligados à prática da agricultura, pesca e esportes, respectivamente.

A programação cultural do aniversário de Fernando de Noronha começou com Denise Antunes, na sexta-feira. Ela comandou a festa cantando muitos hits do momento, passando pelo forró e sertanejo. Em seguida, foi a vez de Clara Sobral cantar e encantar o público com um repertório de axé music. Já na madrugada do sábado, a cantora Malu (ex-The Voice) encerrou a noite com muito samba e pagode.

A noite do sábado contou com a apresentação cultural de dança flamenca, do grupo Café Tablado, em parceria com o Grupo Cultural Dona Nanete. Um espetáculo marcado por muito ritmo, emoção e cultura. Quem subiu ao palco em seguida foi a banda de brega romântico, Sentimentos, entoando clássicos conhecidos dos pernambucanos. Direto de Salvador, Filhos de Jorge levou ao público muito axé e samba-reggae. Na sequência, a banda Cariciar fez as pessoas dançarem com um repertório cheio de energia, entre o brega e o forró estilizado. De voz marcante, a cantora Kelly Oliveira encantou com a sua presença de palco. A segunda noite foi encerrada com a artista noronhense Dayane Santos.

No domingo, dia do aniversário de Fernando de Noronha, a comemoração iniciou com a homenagem para dona Cícera Cândida, seu João Nunes e seu Renê Jerônimo. Na ocasião, o administrador adjunto da ilha, Virgílio Oliveira, ressaltou a importância de homenagear pessoas tão marcantes para a história da ilha, verdadeiros símbolos de Noronha. “Nada mais justa a homenagem que estamos fazendo a essas três pessoas. Não existe nada mais importante para qualquer localidade do que o seu próprio povo. Parabéns pela história linda que eles têm na ilha”, disse.

Depois, o Hino de Noronha foi reproduzido, seguido do tradicional corte do bolo alusivo à data de 522 anos do arquipélago. O administrador falou ainda que Noronha é um local especial e diferenciado. “Estamos aqui comemorando os 522 anos de Fernando de Noronha. Essa ilha de belezas inigualáveis, de um povo que ama e que tem alegria de viver aqui. Organizamos uma festa à altura do que a ilha e o povo de Noronha merece. Estou muito orgulhoso e feliz de poder estar à frente da gestão da Administração de Noronha e de poder, com muito trabalho e dedicação, deixar um pouco do nosso trabalho para os noronhenses”, destacou.

Os shows do aniversário seguiram com as apresentações do cantor Vicente Nery, do Ceará, com músicas sertanejas e forró. Em seguida, o noronhense Ju Medeiros levou para o público canções inspiradas pela ilha. Depois dele, a DJ Deb Lima transformou o Porto de Santo Antônio em uma grande pista de dança eletrônica. Em seguida, Michel Brocador, artista nascido em São Paulo, mas radicado em Pernambuco, levantou a multidão com bastante swingueira, forró estilizado e canções de influências nordestinas. Quem encerrou as festividades de aniversário foi a cantora de Ceilândia, Ju Marques. Ela fez uma verdadeira mistura de ritmos, do internacional ao pop nacional.

Diversas barracas vendendo comidas e bebidas foram montadas. Além dos shows, uma série de atividades esportivas movimentaram a comunidade local, entre elas, competições de futsal feminino, futevôlei, vôlei de quadra, argolinhas e beach tênis, além da tradicional corrida e caminhada Renê Jerônimo.

O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Administração de Fernando de Noronha, e contou com apoio da Empetur e da Fundarpe, bem como com as polícias Militar e Civil, Bombeiros e o Samu.

Vestibular de Medicina 2026.1 da UNINASSAU abre inscrições

As inscrições para o vestibular 2026.1 de Medicina do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru estão abertas até o dia 19 de setembro. O processo seletivo ocorre por meio do vestibular tradicional, nota do ENEM ou portador de diploma. Essa é uma oportunidade de os estudantes interessados na graduação ingressarem em uma das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Nordeste. A prova acontece no dia 28 de setembro, das 8h às 14h.

Os estudantes de Medicina têm acesso a laboratórios equipados com tecnologia de ponta, como o de anatomia, que simula o corpo humano, permitindo um aprendizado prático e aprofundado. Além disso, a parceria com hospitais e Unidades de Saúde da Família garante um contato com a realidade da profissão desde o início do curso.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Ana Teresa Marques, ressalta a importância da graduação para a região. “Nosso curso de Medicina é um dos mais procurados e estamos muito orgulhosos em contribuir para a formação de profissionais de saúde de alta qualidade. Oferecemos uma estrutura completa e um ensino focado na prática, preparando os futuros médicos para os desafios do mercado”, afirma.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site https://vestibularmedicina.uninassau.edu.br/ O resultado do vestibular tradicional será divulgado no dia 15 de outubro. Já os estudantes que utilizarem a nota do ENEM e portadores de diploma tem como prazo 24 de setembro e as matrículas acontecem até o dia 29.

UniFavip Wyden realiza Feira das Profissões em Gravatá com inscrições gratuitas

No próximo dia 13 de agosto, a cidade de Gravatá será palco de uma oportunidade única para jovens que desejam planejar o futuro profissional. O UniFavip Wyden promove a Feira das Profissões, um evento interativo que levará ao EREM Professor Antonio Farias (EREM PAF), nos turnos da manhã, das 9h às 11h, e da tarde, das 14h às 17h, mais de 20 atividades práticas voltadas para estudantes do município e região.

O objetivo é aproximar os participantes do dia a dia de diversas carreiras, permitindo que conheçam de forma vivencial diferentes áreas de atuação. A programação inclui experiências que vão desde demonstrações técnicas e simulações de rotinas profissionais até orientações sobre o mercado de trabalho e tendências de cada setor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma simples pelas redes sociais oficiais do UniFavip Wyden, garantindo acesso a uma programação pensada para inspirar, orientar e ajudar na escolha de uma futura profissão.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do CEE GRE Mata Sul e da Prefeitura de Gravatá, reforçando a importância da parceria entre instituições de ensino, entidades de classe e o poder público para fomentar a educação e o desenvolvimento local.

*UniFavip Wyden realiza Feira das Profissões em Gravatá com inscrições gratuitas*

No próximo dia 13 de agosto, a cidade de Gravatá será palco de uma oportunidade única para jovens que desejam planejar o futuro profissional. O UniFavip Wyden promove a Feira das Profissões, um evento interativo que levará ao EREM Professor Antonio Farias (EREM PAF), nos turnos da manhã, das 9h às 11h, e da tarde, das 14h às 17h, mais de 20 atividades práticas voltadas para estudantes do município e região.

O objetivo é aproximar os participantes do dia a dia de diversas carreiras, permitindo que conheçam de forma vivencial diferentes áreas de atuação. A programação inclui experiências que vão desde demonstrações técnicas e simulações de rotinas profissionais até orientações sobre o mercado de trabalho e tendências de cada setor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma simples pelas redes sociais oficiais do UniFavip Wyden (@unifavipwyden), garantindo acesso a uma programação pensada para inspirar, orientar e ajudar na escolha de uma futura profissão.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do CEE GRE Mata Sul e da Prefeitura de Gravatá, reforçando a importância da parceria entre instituições de ensino, entidades de classe e o poder público para fomentar a educação e o desenvolvimento local.

Prefeitura de Caruaru realiza Dia de Campo de Agrotecnologias no Assentamento Normandia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoverá, nesta terça-feira (12), das 8h às 16h, o Dia de Campo de Agrotecnologias, no Assentamento Normandia, às margens da BR-104.

O evento será um espaço de aprendizado e troca de experiências, reunindo inovações que vêm transformando o setor agro, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção de práticas sustentáveis.

Ao longo do dia, o público poderá acompanhar demonstrações e visitar estações temáticas com soluções como drones agrícolas, mecanização e tratores, crédito rural, alimentos biofortificados, propagação in vitro, bioinsumos e fruticultura.

A programação é gratuita e aberta a agricultores, estudantes, técnicos, empreendedores rurais e demais interessados.

O Dia de Campo conta com a parceria de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), IF-Sertão Pernambucano, Veneza Tratores e Drones, LS Tratores, Insyagro Tecnologia Agronômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

_Serviço:_

*Dia de Campo de Agrotecnologias*

Local: Assentamento Normandia – BR-104, Caruaru

Data: 12 de agosto

Horário: 8h às 16h

Motta reúne-se na terça com líderes para definir pauta de votações

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília

Ainda sob rescaldo do motim que paralisou o trabalho do Congresso Nacional por cerca de 36 horas na semana passada, a Câmara dos Deputados pretende definir a pauta de votações para as próximas sessões. Na terça-feira (12), o presidente da Casa, Hugo Motta, reúne-se com os líderes partidários para fechar as próximas votações.

Os parlamentares da base aliada querem aproveitar a reunião para pautar a votação, em plenário, do projeto de lei que aumenta a faixa de isenção o Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais, reduz parcialmente o tributo para quem ganha até R$ 7 mil e aumenta a cobrança para quem recebe mais de R$ 600 mil. Em julho, a proposta foi aprovada em votação simbólica pela comissão especial da Câmara.

Havia a possibilidade de o plenário da Câmara votar o projeto na semana passada, mas a ocupação da Mesa Diretora por parlamentares oposicionistas paralisou os trabalhos da Casa. Eles protestavam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e pediam anistia geral para os condenados pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.

Horas após a desocupação do plenário, Motta negou que a retomada do controle das atividades na Câmara tenha sido condicionada a uma eventual votação da anistia.

“A presidência da Câmara é inegociável. Quero que isso fique bem claro. As matérias [jornalísticas] que estão saindo sobre a negociação feita por esta presidência para que os trabalhos fossem retomados não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com absolutamente ninguém”, disse Motta.

Na sexta-feira (8) à noite, Motta encaminhou as denúncias contra parlamentares para a Corregedoria da Câmara. O presidente da Câmara aguardará um parecer do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), antes de mandar as representações para o Conselho de Ética da Casa. A conclusão da análise das imagens está prevista para quarta-feira (13).

Ação contra Bolsonaro por golpe avança à fase decisiva no STF nesta semana

Manifestações em quatro cidades pedem ampliação da licença-paternidade

São Paulo (SP), 09/08/2025 - Campanha pela ampliação da licença paternidade. Foto: CoPai/Divulgação

Manifestações e passeatas realizadas simultaneamente neste sábado (9) em São Paulo, em Brasília, no Recife e no Rio de Janeiro reuniram pais, mães e crianças para chamar a atenção para a necessidade de aumentar a licença-paternidade para 30 dias. Os atos foram organizados pela Coalizão Licença Paternidade (CoPai), que chama a atenção para o fato de que os cinco dias de licença-paternidade eram para ser temporários, mas em 37 anos não houve regulamentação.

Atualmente, a licença para pais é de cinco dias consecutivos nos casos de nascimento de filho, adoção ou de guarda compartilhada. O direito está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foi criado com a promulgação da Constituição de 1988. Entretanto, em dezembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 18 meses para que o Congresso regulamente a licença-paternidade. O prazo venceu em julho e a previsão é a de que o parlamento trate do tema na volta do recesso.

A decisão do STF veio após julgamento de uma ação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS). Prevaleceu no julgamento o voto do ministro Luís Roberto Barroso para reconhecer a omissão do Congresso em aprovar a regulamentação da norma. O entendimento foi seguido pelos demais ministros.

Para a presidente da Coalizão Licença-Paternidade (CoPai), Camila Bruzzi, a presença paterna nos primeiros meses de vida dos bebês é fundamental e, uma licença-paternidade ampliada traz impactos duradouros e que beneficia a todos: a criança, a mãe, o próprio pai, a família, as empresas e toda a sociedade.

“A licença-paternidade ampliada de verdade promove uma transformação cultural e faz com que os pais passem a participar mais do cuidado dos filhos de uma forma permanente. Dados internacionais demonstram que quando pais têm licença-paternidade prolongada, desenvolvem vínculos profundos com o bebê, picos de ocitocina e mudanças no cérebro que os tornam mais acolhedores e pacientes”, explicou.

De acordo com a CoPai, já há estudos indicando” que a ampliação da licença-paternidade reduz a sobrecarga materna, melhora o desenvolvimento infantil, pode ajudar a prevenir violência e uso de drogas na adolescência, e tem custo mínimo, sendo menos de 1% da previdência. Empresas que já adotam uma licença-paternidade ampliada relatam aumento da produtividade dos funcionários em seu retorno”, diz a organização. Segundo a pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros apoiam a ampliação da licença-paternidade.

Embaixador da CoPai, Tadeu França, ressalta que o país enfrenta uma dificuldade cultural que nutre a ideia de que pai é só o provedor e só sai para colocar dinheiro na casa.

“Isso sobrecarrega mulheres, mães, o tempo inteiro, há muitos anos. E esse movimento vem para reforçar que a presença do pai, principalmente nesses primeiros dias de vida da criança, é fundamental para o desenvolvimento dela e para o nosso desenvolvimento também, tanto como homem, quanto como cuidador”, reforça.

Também embaixador da CoPai, o jornalista Felipe Andreoli é um dos apoiadores da causa. Ele conta que quando foi pai pela primeira vez não pode ter uma licença-paternidade mais longa e isso foi doloroso. “Na segunda vez como pai pude desfrutar de mais tempo ao lado do meu bebê e da minha mulher e por isso sou totalmente defensor da ampliação da licença-paternidade de no mínimo 30 dias no Brasil”, afirma.

Lei

O Projeto de Lei (PL) 6.216/2023 da Câmara (assim como o 3.773/2023 do Senado) propõe a ampliação da licença-paternidade para 30 dias e seu aumento progressivo para 60 dias ao longo de 5 anos. O 3.773/2023, que tramita no Senado, adotou o mesmo texto após articulações da Frente Parlamentar Mista pela Licença-Paternidade que trata do tema no Congresso, criada em 2024.

“A Frente Parlamentar tem mais de 250 deputados(as) e Senadores, de partidos dos diversos espectros políticos. Ela une de esquerda à direita e mostra que é um projeto de toda a sociedade, sem viés político”, destaca a Presidente Adjunta da CoPai e Secretária Executiva da Frente Parlamentar Mista pela Licença-Paternidade, Caroline Burle.

Sociedade Brasileira de Pediatria

No último dia 10, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma carta aberta a parlamentares brasileiros pedindo a aprovação de projetos de lei que tratam da ampliação da licença-paternidade. A entidade aponta que soma forças junto à Coalizão Licença Paternidade (CoPai), que reúne especialistas, organizações da sociedade civil e entidades científicas em defesa da parentalidade ativa como estratégia de desenvolvimento humano e justiça social.

Para os pediatras, o modelo vigente no Brasil, que concede apenas cinco dias de licença ao pai, está em desacordo com evidências científicas que tratam dos benefícios da presença paterna nos primeiros dias de vida do bebê. A carta cita estudos que ressaltam efeitos positivos de uma licença paternidade de quatro semanas. Entre eles está a possibilidade de apoiar o aleitamento materno e contribuir com o desenvolvimento neuro-cognitivo dos bebês. “Garantir o início da vida com presença, afeto e suporte é uma responsabilidade compartilhada”, diz a carta.

O documento destaca ainda que diversos países já adotam modelos de licença parental compartilhada, que permitem a divisão flexível do tempo de cuidado entre mães e pais. “Licença-paternidade não é luxo. É cuidado, é saúde, é desenvolvimento. E, sobretudo, é um direito de crianças e famílias que desejam começar a vida com mais afeto, apoio e dignidade”, conclui a SBP.

Escolhas eleitorais e dissonância cognitiva

Por Maurício Rands

Dificilmente duas pessoas vão concordar sobre todo e qualquer assunto. Mas podem concordar sobre alguns valores que entendam relevantes. Desses valores, podem ser deduzidas escolhas. Nossa sociedade tão dividida está atormentada por fatos recentes de profundo alcance para a vida institucional do país. Esses fatos permitem avaliar a coerência dos principais atores políticos com a retórica que proclamam. Como vivemos um momento de dissonância cognitiva ampliada do eleitorado, talvez estejamos diante de uma oportunidade. Explico-me. Alguns temas têm comandado uma larga rejeição expressa nas pesquisas realizadas por Datafolha, Genial Quaest e Ipesp: tarifaço de Trump e sua tentativa de interferir no STF (57% sãocontra), emendas parlamentares (82% acham que os recursos são desviados), invasões golpistas às sedes dos poderes em 08/01/23(86% são contra), anistia a Jair Bolsonaro (61% rejeitam), prisão do ex-presidente Bolsonaro (48% a favor e 46% contra), atuação do Congresso (78% acham que age mais em benefício próprio) e o motim na Câmara e no Senado, ainda sem pesquisas. No plano internacional, a invasão da Ucrânia pela Rússia, Governo Trump e sua política externa (61% de rejeição), o atentado do Hamas em 07/10, o massacre dos palestinos pelo governo Netanyahu em Gaza são alguns fatos marcantes. Mas, contraditoriamente, pesquisas de intenção eleitoral indicam largo apoio a forças políticas contrárias às opiniões acima reveladas.

Para superar a dissonância cognitiva entre os valores proclamados e suas escolhas eleitorais, o eleitor bem que poderia abrir um arquivo e nele registrar posicionamentos de candidatos que estarão no próximo cardápio eleitoral. Sobre esses e outros temas que tenham conexão com os seus valores. Se muitos assim agissem, poderiam superar a contradição entre o que dizem nas pesquisas e nas redes e os votos que depositam nas urnas. E a qualidade da nossa representação política poderia melhorar.

Existem alguns mitos do senso comum quando se trata de escolhas eleitorais. Entre eles: “o importante é a competência do candidato”; “as boas escolhas devem desconsiderar as ideologias”; “voto no candidato da minha religião”; “voto em quem for a favor da família”; “voto em quem for honesto”;“voto em quem me der alguma coisa”. Ainda que alguns desses fatores sejam considerados na hora da escolha, por que não os compatibilizar com a prática real dos candidatos e as posições que tenham assumido em relação aos valores do eleitor? A correspondência entre prática e valores pode, inclusive, ir além da tradicional clivagem esquerda/direita. Por exemplo, se alguém valoriza a democracia e quer ser consistente com o seu voto, pode não querer repetir o voto num parlamentar que participou dos atos golpistas de 8/1 ou do motim que impediu o funcionamento do Congresso na semana passada. Pode-se continuar votando nos seguintes parlamentares cujos nomes foram encaminhados à Corregedoria Geral da Câmara: Zé Trovão (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon(PL-MS), Julia Zanatta (PL-SC), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Caroline de Toni (PL-SC), Carlos Jordy (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF), Domingos Sávio (PL-MG), Marco Feliciano (PL-SP) e Allan Garcês (PP-MA). Mas não se pode fundamentar esse voto em convicções democráticas. Como disse o Estadão, no seu editorial de 8/8/25, “a punição dos que sequestraram o Congresso a título de livrar a cara de Jair Bolsonaro tem de ser exemplar. Não se pode premiar com a leniência quem atenta contra o funcionamento de um Poder”. Pode-se votar em quem aprovou ou passou pano na agressão americana à soberania nacional, mas fica difícil continuar a se dizer patriota. Talvez da pátria alheia. Pode-se votar em quem apoia o governo israelense que massacra civis e usa a fome como arma de guerra, mas fica difícil continuar a proclamar valores humanistas. Atualmente existem no STF ao menos 35 apurações envolvendo parlamentares, a maioria por desvios nas emendas. Claro que eles só podem ser considerados culpados ao final do processo. Pode-se votar nesses parlamentares, mas dificilmente mantendo convicções contrárias à corrupção.

Sabe-se que as disfunções da nossa representação política são causadas por muitos fatores. O atual sistema eleitoral e partidário reproduz o poder de oligarquias partidárias porque elas organizam o cardápio de candidaturas e a distribuição dos recursos dos fundos públicos, agora acrescidos pelas emendas orçamentárias. O clientelismo, a manipulação de algumas organizações religiosas, a corrupção e o uso das redes sociais com milícias disseminadoras de ódio e mentiras, todos são fatores que explicam a baixa qualidade do Congresso Nacional. Que hoje é rejeitado por 78% que acham que os congressistas atuam mais em prol de seus interesses. Mas, se os eleitores prestassem mais atenção nos posicionamentos dos seus candidatos, seria atenuada a dissonância cognitiva entre votos e valores.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxfo