Governadora Raquel Lyra reforça protagonismo de Pernambuco na agenda da sustentabilidade durante o Fórum Nacional de Governadores

A governadora Raquel Lyra participou da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira (13), em Belém, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A chefe do Executivo estadual apresentou iniciativas do Governo do Estado para a transição energética e descarbonização da indústria e reforçou a necessidade de os gestores públicos liderarem os desafios do Brasil colocados durante o evento. O encontro foi marcado pelo consenso entre 22 estados brasileiros sobre a agenda climática a ser discutida com o governo federal e pela presença de autoridades, a exemplo do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e do prefeito de Belém, Igor Normando.

“Sabemos que grande parte da solução do mundo está aqui. Precisamos reflorestar as áreas que verdadeiramente são desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que hoje ainda é tratada como matriz energética para o polo gesseiro. Em Pernambuco, estamos revertendo este quadro com redução de ICMS e a transição energética com o gás e-metanol”, exemplificou a governadora Raquel Lyra. “Levo dessa convocação um senso ainda maior de responsabilidade e saio refletindo como podemos colaborar para que o Pará se fortaleça e, que possamos, além das pré-conferências, apresentar ao Brasil e ao mundo uma COP histórica, única, feita pelas pessoas certas e no lugar certo”, completou a gestora estadual.

Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou aos gestores presentes as grandes obras estruturantes que estão em curso para a realização da COP30, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro. “Quero agradecer também a presença do presidente da COP, que teve a oportunidade de apresentar aos governadores do Brasil as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, como também a participação dos estados nos debates e discussões que estarão acontecendo no período da conferência”, pontuou o gestor.

*PERNAMBUCO NAS CONFERÊNCIAS* – A participação do Governo do Estado nas últimas conferências foi exitosa, com apresentação de iniciativas que tratam o tema da agenda climática com responsabilidade na gestão pública. Durante a COP28, em Dubai, por exemplo, Pernambuco lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), com ações de transição energética, economia verde e preservação ambiental. Naquele ano, tornou-se o primeiro estado brasileiro a lançar um plano de desenvolvimento que alie o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Na edição seguinte, durante a COP29, desta vez em Baku, o Governo de Pernambuco reforçou compromissos e parcerias com a política pública de transformação ecológica já consolidada e reconhecida nacionalmente, e ampliou investimentos sustentáveis, como o Plano Pernambucano de Adaptação Climática, avanços do PerMeie e parcerias rumo a uma economia verde.

Uma das iniciativas da atual gestão reconhecidas na questão ambiental é a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, que recebeu o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas. A medida utiliza tecnologias avançadas de coleta, integração e análise de dados geoespaciais, fornecendo ao cidadão informações atualizadas e precisas sobre o território pernambucano, facilitando o desenvolvimento de empreendimentos e preservando o meio ambiente. Para o reflorestamento do Estado, o Governo lançou o Plantar Juntos, em que a gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil plantam mais de 1 milhão de mudas dos vários biomas.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, o Governo de Pernambuco terá muito o que falar sobre o cuidado da sua gestão com a preservação do meio ambiente na COP30. “Alguns exemplos são estes cuidados com a preservação de biomas como a Caatinga, a recuperação dos corais, e o plantio de árvores na Mata Atlântica. Além disso, estamos levando gás natural para o polo gesseiro, no Sertão do Araripe, e fazendo a integração entre o setor econômico e o setor ambiental”, pontuou.

Também acompanhou a governadora o secretário estadual da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Governadora Raquel Lyra dá início à nova rodada do Ouvir Para Mudar apresentando balanço de entregas em Petrolina e Ouricuri

Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado inicia uma série de escutas populares em todas as regiões de Pernambuco, com votação das prioridades para 2026, através do Ouvir Para Mudar. Como ponto de partida, a governadora Raquel Lyra acolhe novas demandas e realiza um balanço das entregas já feitas no município de Petrolina, no Sertão de São Francisco, às 9h, e em seguida inicia a rodada no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, às 15h.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quinta-feira, 14 de agosto de 2025

9h – Ouvir para Mudar em Petrolina
Local: Rua Sizisnandes Dias Fernandes, 81 – Rio Claro, Petrolina – PE

15h – Ouvir para Mudar em Ouricuri
Local: Rua Major Rufino José da Cunha, 248 – Centro, Ouricuri – PE

Governadora Raquel Lyra reforça protagonismo de Pernambuco na agenda da sustentabilidade durante o Fórum Nacional de Governadores

A governadora Raquel Lyra participou da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira (13), em Belém, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A chefe do Executivo estadual apresentou iniciativas do Governo do Estado para a transição energética e descarbonização da indústria e reforçou a necessidade de os gestores públicos liderarem os desafios do Brasil colocados durante o evento. O encontro foi marcado pelo consenso entre 22 estados brasileiros sobre a agenda climática a ser discutida com o governo federal e pela presença de autoridades, a exemplo do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e do prefeito de Belém, Igor Normando.

“Sabemos que grande parte da solução do mundo está aqui. Precisamos reflorestar as áreas que verdadeiramente são desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que hoje ainda é tratada como matriz energética para o polo gesseiro. Em Pernambuco, estamos revertendo este quadro com redução de ICMS e a transição energética com o gás e-metanol”, exemplificou a governadora Raquel Lyra. “Levo dessa convocação um senso ainda maior de responsabilidade e saio refletindo como podemos colaborar para que o Pará se fortaleça e, que possamos, além das pré-conferências, apresentar ao Brasil e ao mundo uma COP histórica, única, feita pelas pessoas certas e no lugar certo”, completou a gestora estadual.

Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou aos gestores presentes as grandes obras estruturantes que estão em curso para a realização da COP30, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro. “Quero agradecer também a presença do presidente da COP, que teve a oportunidade de apresentar aos governadores do Brasil as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, como também a participação dos estados nos debates e discussões que estarão acontecendo no período da conferência”, pontuou o gestor.

PERNAMBUCO NAS CONFERÊNCIAS – A participação do Governo do Estado nas últimas conferências foi exitosa, com apresentação de iniciativas que tratam o tema da agenda climática com responsabilidade na gestão pública. Durante a COP28, em Dubai, por exemplo, Pernambuco lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), com ações de transição energética, economia verde e preservação ambiental. Naquele ano, tornou-se o primeiro estado brasileiro a lançar um plano de desenvolvimento que alie o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Na edição seguinte, durante a COP29, desta vez em Baku, o Governo de Pernambuco reforçou compromissos e parcerias com a política pública de transformação ecológica já consolidada e reconhecida nacionalmente, e ampliou investimentos sustentáveis, como o Plano Pernambucano de Adaptação Climática, avanços do PerMeie e parcerias rumo a uma economia verde.

Uma das iniciativas da atual gestão reconhecidas na questão ambiental é a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, que recebeu o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas. A medida utiliza tecnologias avançadas de coleta, integração e análise de dados geoespaciais, fornecendo ao cidadão informações atualizadas e precisas sobre o território pernambucano, facilitando o desenvolvimento de empreendimentos e preservando o meio ambiente. Para o reflorestamento do Estado, o Governo lançou o Plantar Juntos, em que a gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil plantam mais de 1 milhão de mudas dos vários biomas.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, o Governo de Pernambuco terá muito o que falar sobre o cuidado da sua gestão com a preservação do meio ambiente na COP30. “Alguns exemplos são estes cuidados com a preservação de biomas como a Caatinga, a recuperação dos corais, e o plantio de árvores na Mata Atlântica. Além disso, estamos levando gás natural para o polo gesseiro, no Sertão do Araripe, e fazendo a integração entre o setor econômico e o setor ambiental”, pontuou.

Também acompanhou a governadora o secretário estadual da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Foto: Marcos Silva/Governo de Goiás

Virgílio Oliveira é aprovado por unanimidade para assumir o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha

O nome de Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira foi aprovado, por unanimidade, para exercer o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha. A votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aconteceu, na tarde desta quarta-feira (13), onde obteve, por unanimidade, 34 votos.

Na terça-feira (12/8), Virgílio passou pela sabatina da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, na qual também foi aprovado por unanimidade.

Foram quase cinco meses de espera, desde a indicação enviada pela governadora Raquel Lyra, em março. Como a sabatina não acontecia e a ilha precisava resolver demandas diárias, Virgílio foi nomeado administrador-adjunto, cargo temporário que vinha exercendo desde o dia 16 de maio de 2025.

“O principal termômetro do trabalho do gestor público é a própria população. E nós estamos recebendo um feedback, um retorno muito positivo do nosso trabalho por toda dedicação e empenho que estamos tendo em Fernando de Noronha. Porém, os deputados são representantes do povo pernambucano e, para mim, a aprovação, o reconhecimento por parte deles, é de suma importância e me deixa muito feliz”, comemorou Virgílio.

Após aprovação da Alepe, a posse oficial como administrador-geral do arquipélago no Conselho Distrital está marcada para o dia 21 de agosto, em Fernando de Noronha, às 19h.

Virgílio Oliveira é advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Obteve experiência na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco e em escritório de advocacia.

Vereador Júnior Letal solicita inclusão das costureiras de Caruaru no programa Chapéu de Palha

O vereador dos caruaruenses, Júnior Letal, apresentou uma importante indicação ao Governo de Pernambuco, solicitando à governadora Raquel Lyra que as costureiras do município possam ser contempladas pelo Programa Chapéu de Palha.

O pedido tem como objetivo garantir que essas trabalhadoras, que são a base do setor têxtil e sustentam boa parte da economia local, recebam benefícios durante o período de entressafra da costura, quando a produção e a renda diminuem drasticamente.

“Caruaru é reconhecida nacionalmente pela sua força no polo de confecções. As costureiras são verdadeiras guerreiras, que trabalham de sol a sol para garantir o sustento das suas famílias. No entanto, quando chega a entressafra, muitas ficam sem renda e passam por dificuldades. Por isso, estou pedindo sensibilidade e compromisso à governadora Raquel Lyra para que este benefício chegue até elas”, destacou o vereador.

O Programa Chapéu de Palha, já aplicado em outros setores produtivos, como o da fruticultura e da cana-de-açúcar, oferece suporte financeiro e oportunidades de qualificação profissional, garantindo dignidade e melhores condições de vida para trabalhadores durante os períodos de baixa atividade.

Com esta solicitação, Júnior Letal reforça sua luta incansável em defesa de quem move a economia de Caruaru e espera que o Governo do Estado reconheça a importância e urgência dessa pauta.

O tesouro enterrado que pode tornar o Brasil uma potência ou destruir nosso futuro

Por Marcelo Rodrigues

Escondido sob o solo brasileiro está um dos maiores tesouros minerais do planeta, capaz de transformar nossa economia em uma superpotência global ou condenar gerações futuras a um desastre ambiental sem precedentes. As terras raras, elementos químicos com nomes estranhos como neodímio, lantânio e európio, representam simultaneamente nossa maior oportunidade e nosso maior dilema.

Estes minerais são a espinha dorsal da tecnologia moderna. Cada smartphone, turbina eólica, painel solar e veículo elétrico depende destes elementos para funcionar. Sem eles, a transição energética global simplesmente não existiria. O Brasil possui as terceiras maiores reservas mundiais destes materiais estratégicos, atrás apenas da China e Vietnã, mas nossa participação na produção global é praticamente inexistente.

A China domina brutalmente este mercado, controlando mais de 80% da produção mundial. Esta dependência criou uma vulnerabilidade geopolítica perigosa para países desenvolvidos, que agora buscam desesperadamente fontes alternativas de fornecimento. O Brasil poderia ocupar este espaço, gerando milhares de empregos e bilhões em receitas, posicionando-se como parceiro estratégico das maiores economias mundiais.

Entretanto, a extração destes minerais carrega um preço ambiental devastador. O processo de mineração das terras raras produz resíduos tóxicos que contaminam solo e lençóis freáticos por décadas. Na China, regiões inteiras transformaram-se em desertos tóxicos onde nada cresce e as pessoas desenvolvem câncer em taxas alarmantes. Lagos inteiros mudaram de cor, tornando-se inabitáveis para qualquer forma de vida.

No Brasil, as principais reservas localizam-se em áreas sensíveis do Cerrado e Amazônia, biomas fundamentais para o equilíbrio climático global. Explorar estes depósitos sem tecnologias adequadas significaria repetir os erros chineses em território nacional, comprometendo recursos hídricos que abastecem milhões de brasileiros e destruindo ecossistemas únicos.
A população local enfrenta um dilema cruel. Comunidades rurais veem na mineração uma oportunidade de desenvolvimento econômico, emprego e melhoria das condições de vida.

Simultaneamente, temem pela contaminação de suas terras, rios e ar que respiram. Esta tensão reflete o desafio nacional entre progresso econômico e preservação ambiental.
Países como Austrália e Canadá demonstram que é possível extrair terras raras com tecnologias limpas, embora com custos significativamente maiores. Estes processos utilizam métodos de separação química menos agressivos e sistemas de tratamento de resíduos mais sofisticados, reduzindo drasticamente os impactos ambientais.

O governo brasileiro encontra-se numa encruzilhada histórica. Pode escolher o caminho da exploração predatória, gerando riqueza imediata, mas hipotecando o futuro ambiental do país. Alternativamente, pode investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de extração, posicionando o Brasil como líder mundial em mineração responsável.
Esta decisão definirá se as terras raras brasileiras se tornarão bênção ou maldição para as próximas gerações. O tempo para escolher está se esgotando rapidamente.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Atendendo à demanda histórica de Altinho, governadora Raquel Lyra autoriza construção de nova ponte sobre o Rio Una

A governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta terça-feira (12), para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Una, na VPE-147, ligando Barra do Jardim ao município de Altinho, no Agreste Central. Orçada em R$ 3,2 milhões, a nova estrutura terá 40 metros de extensão e substituirá a ponte atual, que apresenta avançado estado de deterioração e oferece risco à segurança dos usuários. A intervenção, considerada urgente, tem prazo de seis meses para conclusão, e será executada seguindo todas as normas técnicas e de segurança para concreto armado protendido.

“As chuvas de 2010 danificaram essa ponte e agora, 15 anos depois, estamos unindo novamente a cidade de Altinho. Isso vai facilitar o deslocamento da população, melhorar o escoamento da produção e garantir mais segurança. Essa obra faz parte de uma série de investimentos que estamos realizando na cidade e em toda a região. Estamos vivendo um momento diferente no nosso Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, ressaltou a relevância da nova ponte para o desenvolvimento econômico do município. “Essa ponte gera economia e renda, porque permite que o agricultor familiar trabalhe e traga a sua produção para a feira daqui da cidade, além de trazer melhoria de vida para toda a população que mora na zona rural de Altinho”, enfatizou a titular da pasta.

Presente na solenidade, o deputado estadual Joãozinho Tenório falou da importância da iniciativa. “Essa ponte vai beneficiar diretamente mais de seis mil pessoas que por ali vão transitar com segurança”, disse o parlamentar. O deputado estadual Henrique Queiroz Filho complementou. “É nesse caminho, nessa linha de mudança, de organização, de investimentos e de administração junto com o povo que Pernambuco vive uma nova história, liderada pela primeira mulher governadora do Estado”, finalizou.

A obra também vai atender a uma demanda histórica das comunidades locais, reduzindo a sobrecarga em outras vias e beneficiando o transporte de mercadorias e o fluxo turístico. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Representando os prefeitos presentes na solenidade, a prefeita de Catende, Dona Graça, enalteceu os investimentos feitos pela gestão estadual. “Só temos gratidão ao Governo de Pernambuco, que vem fazendo um trabalho belíssimo em todo o Estado. Cidades que por muito tempo não recebiam investimentos hoje têm esse olhar atento”, disse a gestora.

Moradora de Altinho, Shelly Santos da Silva, de 48 anos, celebrou a assinatura da ordem de serviço. “É muito grandioso o olhar voltado para aquela comunidade que, por muito tempo, foi tão esquecida. Essa nova ponte é um presente, um sonho de muitos anos. Só tenho a agradecer por olharem para o nosso povo”, comemorou.

Governadora Raquel Lyra comanda formatura de 2.299 novos policiais militares

Pernambuco viveu um dia histórico, nesta terça-feira (12), quando passou a contar com 2.299 novos policiais militares após anos sem um aumento expressivo no efetivo. Dentro das ações do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra comandou, diante de familiares e autoridades, a solenidade de formatura, na Arena de Pernambuco, da turma batizada de Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco, composta por 1.979 homens e 320 mulheres, que passam a integrar o Quadro Policial Militar Geral (QPMG) da corporação. Nesta terça, os novos soldados foram nomeados no Diário Oficial do Estado e, a partir da próxima segunda-feira (18), estarão nas ruas servindo à população pernambucana, representando o maior ingresso da instituição em anos. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

“Hoje é um dia de muita alegria com a formação de 2.299 policiais militares que passam a servir ao Governo de Pernambuco. São homens e mulheres que dedicaram a sua formação por sete meses, que fizeram uma grande disputa para poder entrar nesse concurso e que agora vão servir ao nosso Estado. Eles vão estar nos 184 municípios pernambucanos, distribuídos de acordo com a necessidade de segurança. E o que queremos dizer ao povo de Pernambuco é que o trabalho não para, vamos continuar nos dedicando para permitir que nosso Estado seja um lugar seguro para todos”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

Durante a solenidade, a governadora e a vice-governadora entregaram, simbolicamente, itens de segurança a alguns novos policiais, para formalizar que esta é a primeira turma de formandos que já vai para rua com seus equipamentos individuais. Uma das formandas é a soldado Maria Karolyne, 19 anos, de Palmares, que fez questão de homenagear sua família com sua conquista pessoal e coletiva. “É uma emoção muito grande poder representar todas as mulheres aqui e poder servir a todo o povo de Pernambuco. E é de grande emoção poder honrar a minha família, eu agradeço todos os dias por tudo o que fizeram por mim”, comemorou a soldado Maria Karolyne.

Os novos integrantes da Polícia Militar de Pernambuco concluíram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP/PM 2024), realizado entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de julho de 2025. A capacitação dos novos soldados foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), nos polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMPE.

“Eles já começam a trabalhar na próxima semana, num primeiro momento em duplas ou trios a pé. No próximo mês vamos começar uma nova turma com mais 2.400 soldados para formar no final de março do ano que vem, e há ainda a previsão de entrada de 450 oficiais da Polícia Militar, 300 já em formação. Até o próximo ano serão 7 mil novos policiais que chegam para mudar para melhor a realidade da segurança pública em Pernambuco”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O curso teve carga horária de 1.080 horas-aula e incluiu 36 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. “É claro que esse time vem reforçar, consideravelmente, a equipe que já está em campo. Nós temos uma equipe que há 14 meses conseguiu e vem conseguindo diminuir os índices de homicídio, os índices de crime violento contra o patrimônio. A gente acredita que teremos índices ainda melhores, como também a sensação de segurança para a própria população pernambucana”, destacou o Coronel Ivanildo Torres, comandante da PMPE.

A segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE está prevista para setembro deste ano, com mais 2.400 alunos. Com isso, até 2026, o efetivo da Polícia Militar deverá aumentar em cerca de um terço, ampliando a capacidade operacional e a qualidade do serviço prestado à população pernambucana.

“Quero saudar a todos os formandos e dizer a eles que Pernambuco deposita uma esperança muito grande. A maior formatura de soldados da PMPE foi feita pelo atual Governo do Estado, que está mudando a história da segurança pública de Pernambuco”, celebrou o deputado estadual Antônio Moraes. Por sua vez, o deputado estadual Joel da Harpa registrou a alegria do momento. “É de arrepiar ver o quanto o sonho desses jovens, dessas famílias, desses filhos, daqueles que lutaram diuturnamente para chegarem até aqui, hoje se concretiza nessa formatura tão bonita”, pontuou.

Ainda durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause e o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, receberam uma medalha outorgada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Bombeiros do Brasil, pelo trabalho de fortalecimento e apoio às forças de segurança.

Até 2026, o programa Juntos pela Segurança prevê o ingresso de mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares. Todos foram selecionados por meio de concurso público estadual, com investimento superior a R$ 1 bilhão. No final de julho, a governadora comandou a solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), com 280 novos soldados formados.

Caruaru investe no esporte e abre inscrições para o Bolsa Atleta 2025

Programa vai beneficiar atletas e paratletas com bolsas de até R$ 1 mil, fortalecendo o esporte local e projetando Caruaru no cenário nacional

A Prefeitura de Caruaru abriu as inscrições para o Bolsa Atleta 2025, que vai conceder auxílio financeiro a atletas e paratletas de modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, nas categorias estudantil, regional, nacional, internacional e olímpica/paralímpica. O benefício varia de R$ 300 a R$ 1.000 por mês, durante quatro meses, com orçamento total de R$ 66,8 mil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 23h59 do dia 16 de agosto, pelo site selecoes.caruaru.pe.gov.br. Podem participar atletas a partir de 13 anos, residentes no município e em plena atividade esportiva, conforme os critérios do edital.

O Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, destaca que o incentivo é fundamental para a valorização dos atletas locais: “O Bolsa Atleta é um incentivo direto para que nossos esportistas possam treinar e competir com mais estrutura, representando Caruaru em alto nível. Estamos investindo no presente e no futuro do esporte da nossa cidade.”

O resultado será divulgado no Diário Oficial e nos canais oficiais da Prefeitura.

Prefeitura de Caruaru fortalece turismo econômico com treinamento das tapioqueiras do Monte Bom Jesus

Na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), promoveu um curso de capacitação para as tapioqueiras que trabalham no Monte Bom Jesus.

Ministrado pela coordenadora de turismo Julianne Monteiro, o treinamento contou com a participação das oito mulheres que comercializam nos quiosques situados no espaço, um dos pontos turísticos mais visitados de Caruaru.

O momento destacou o fortalecimento do empreendedorismo feminino, a autovalorização e a troca de experiências entre as comerciantes. A empreendedora Roseli Maria, definiu a palestra como “aprendizado”. “Você aprende, você transforma e você faz a diferença”, comemorou.

A palestra com as tapioqueiras do Monte Bom Jesus é mais uma ação da Prefeitura de Caruaru para qualificar o mercado de trabalho voltado para o turismo econômico, um importante setor que gera emprego, renda e desenvolvimento à Capital do Forró.

*O MONTE BOM JESUS*

O Monte Bom Jesus é um elemento emblemático da paisagem urbana de Caruaru. Com vegetação e relevo singulares, ele possui um forte teor simbólico e afetivo e é fonte de inspiração para poetas e cantadores locais, povoando o imaginário em histórias saudosas de boa parte da população.

Localizado no centro do município de Caruaru, o Monte Bom Jesus é contornado por quatro bairros: Nossa Senhora das Dores (Centro), Centenário, São Francisco e Divinópolis, mas, de lá, somos presenteados com uma vista de 360º de toda a cidade, já que ele o ponto urbano mais alto do município. Do alto dos seus 630 metros, ele se impõe em relação à cota média da cidade de 545m.

A construção mais antiga do monte é a Capela do Bom Jesus, construída em 1902. Ladeando a capela, é possível encontrar o Cruzeiro do Vigarinho. O acesso ao monte pode ser feito de carro ou através de uma escadaria que possui 365 degraus e 12 patamares representando a Via Crucis (via sacra). O Monte Bom Jesus possui também centro de atendimento ao turista, mirantes, parque infantil, anfiteatro, estacionamento, oito boxes de alimentação e quadra poliesportiva.

Funcionamento: de domingo a domingo, 8h às 20h.