Caruaru é palco, mais uma vez, de curso nacional de lipoaspiração e se fortalece como polo de cirurgias plásticas em Pernambuco

Caruaru tem se destacado no Brasil por ser um dos polos de cirurgias plásticas. A Capital do Forró reúne profissionais de excelência e hospitais de qualidade e referência para este tipo de procedimento, como o Intensiva Day Hospital, localizado no segundo piso do Caruaru Shopping, que será palco, nos dias 8 e 9 de agosto, do curso prático “Hands ON Lipo Ultra HD”, ministrado pelo renomado cirurgião plástico Marco Aurélio Cabral.

O evento vai reunir médicos de diversas regiões do Brasil interessados em aprimorar técnicas avançadas de remodelamento corporal. Além das novidades e técnicas sobre a Lipo HD, os médicos participantes terão palestras com especialistas em direito médico, cirurgia plástica, nutrologia, dermatologia avançada, entre outros.

A realização do curso reforça a posição do hospital como referência em procedimentos deste tipo, bem como apresenta a estrutura impecável do primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco.

O diretor-médico do Intensiva Day Hospital, Dr. Luciano Ferreira, destaca a importância da instituição como referência e segurança para a prática médica. “É motivo de grande satisfação ver o Intensiva Day se consolidando como espaço de aprendizado para médicos de diversas regiões do país. Nosso compromisso com a qualidade no atendimento, tanto aos pacientes quanto às equipes médica e de enfermagem, é um diferencial reconhecido. Saber que profissionais renomados estão conhecendo de perto nossa estrutura e a forma como cuidamos das pessoas fortalece ainda mais a experiência dos que participam do curso ministrado pelo Dr. Marco Aurélio”, afirmou.

Defesa Civil de Caruaru busca voluntários para ações que salvam vidas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Defesa Civil, está com inscrições abertas para o cadastro de voluntários que desejam contribuir com ações de prevenção e resposta a emergências no município. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto, por meio do link: https://forms.gle/ZpCrY38qLnfu6YVK6

Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos:

Ser aprovado na fase de homologação da Defesa Civil (conforme previsto no Art. 1º e seus incisos);

Participar dos cursos de capacitação oferecidos pela Defesa Civil;

Ter 18 anos ou mais.

A iniciativa visa fortalecer a atuação do órgão em situações de risco e emergência, além de incentivar o engajamento da população em ações de proteção e defesa civil.

“Ser voluntário da Defesa Civil é fazer parte de um trabalho que salva vidas e protege a cidade. Estamos convidando a população a se unir a esse compromisso coletivo com Caruaru”, destacou o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 9 8871-6093.

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal promove “Conexão Verde: Pais & Filhos” no Parque Severino Montenegro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, realiza nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, o evento “Conexão Verde: Pais & Filhos”, no Parque Ambientalista Severino Montenegro.

A iniciativa é aberta ao público e tem como objetivo proporcionar um momento de convivência e integração entre famílias, com uma programação voltada ao bem-estar, à valorização das relações entre pais e filhos e ao contato com a natureza.

Durante o evento, os participantes poderão aproveitar brincadeiras tradicionais e recreação guiada, além de desfrutarem do contato com a natureza e dos espaços do parque para criarem memórias afetivas.

“O Conexão Verde é um convite para que as famílias vivenciem experiências ao ar livre, reconhecendo o valor da natureza. Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o uso qualificado dos espaços públicos, incentivando hábitos saudáveis e a conscientização ambiental”, ressaltou o Secretário de Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Renato Lyra.

Hospital Mestre Vitalino abre processo seletivo para três cargos

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo nº 37/2025 do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, com oportunidades para os cargos de Auxiliar de Necrotério (44h semanais), Fonoaudiólogo (24h semanais/2 plantões) e Técnico em Saúde Bucal (44h semanais).

Os interessados devem enviar currículo e documentação comprobatória até o dia 11 de agosto, exclusivamente por e-mail, para: processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, informando no assunto o nome completo e o cargo pretendido.

O processo seletivo será composto por três etapas: análise curricular, prova de conhecimentos gerais e específicos, e entrevista técnica comportamental. O cronograma completo e demais informações estão disponíveis no site oficial da unidade: www.hospitalmestrevitalino.com.br, na seção de Editais 2025. O resultado final está previsto para ser divulgado em 27 de agosto.

Artistas se unem em projeto de valorização da cultura caruaruense

Foto: Ricardo Henrique

A união de três artistas consagrados do Agreste pernambucano, em uma ideia que valoriza, ainda mais, a já muito cantada cultura caruaruense, resultou no show “Forró para Todos”. Valdir Santos, Luan Nascimento e Rogéria Dera lançam o projeto, neste sábado (09/08), às 20h30, no Restaurante Via Regional, em Caruaru.

“O projeto é um agrupamento de quereres que convergem para um mesmo ponto e que beneficia a todos que se misturam com ele. No palco, somos quatro, porque contamos com o acompanhamento de Wagner Santos nas percussões, mas que pode, em algum momento, se transformar numa multidão, com convidados que comunguem desse mesmo sentimento e que venham colaborar para o engrandecimento da música que tornou Caruaru conhecida no mundo todo como a Capital do Forró”, explica Valdir Santos.

O movimento surge como um instrumento que enalteça a música e os artistas da terra. O repertório é uma mescla de músicas autorais inéditas e já gravadas pelo trio, além de canções conhecidas pelo público, nas vozes de outros artistas. Mas um dos grandes propósitos é reverenciar composições de grandes autores caruaruenses.

Luan Nascimento celebra a oportunidade de fazer parte do projeto: “estou muito feliz em ser um desses artistas, de participar da construção de um movimento de forró agrestino e de poder aprender e contribuir com minha sanfona, minha voz e minhas composições, com meu compadre Valdir Santos e a nossa querida Rogéria Dera que dispensam comentários. O público pode aguardar um projeto lindo e cheio da nossa verdade e que enaltece nosso forró na íntegra”.

Rogéria Dera enaltece essa parceria e garante um show inesquecível: “esse projeto surgiu da vontade de celebrarmos juntos nossa companhia no palco, cantarmos nossas canções e também de artistas que a gente gosta, que a gente admira. Rapidamente, pensamos qual seria o primeiro local das apresentações, decidimos quais as datas dos shows que todos poderiam, marcamos um ensaio rápido e de repente tínhamos um projeto juntos. Foi tudo rápido, fluiu fácil. E vai ser lindo”.

Serviço: Lançamento do projeto “Forró para Todos”
Projeto de Valdir Santos, Luan Nascimento e Rogéria Dera
Data: sábado, 9 de agosto
Local: Restaurante Via Regional (Av. Agamenon Magalhães, 1365 – Maurício de Nassau)
Horário: 20h30
Informações: (81) 3722-9988

UFPE comemora 198 anos no dia 11 de agosto

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora, no próximo dia 11, o marco de 198 anos de história, numa referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife em 1827, o curso mais antigo da instituição e um dos pilares do Ensino Superior no Brasil. Ao longo destes anos, a instituição se destaca pela qualidade no seu ensino, pesquisa e inovação, reunindo, em sua comunidade acadêmica 35 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos. A UFPE conta atualmente com três campi (Recife, Vitória, Caruaru), oferecendo 105 cursos de graduação, e está se instalando em Sertânia, no Sertão do Estado, onde mais quatro cursos funcionarão já a partir de setembro deste ano. Para marcar a data, está sendo lançado um selo comemorativo ao aniversário.

Vários eventos estão sendo realizados para marcar o aniversário. Na quarta (6), houve um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No dia 11, às 9h, será celebrada missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que sediou as primeiras turmas do curso jurídico, que deu origem à FDR e à UFPE. À noite, às 18h, será visitada a exposição “A Faculdade de Direito do Recife retratada em textos e imagens”, no hall de entrada principal da FDR. A mostra, formada por documentos históricos da instituição, pode ser vista até o próximo dia 22, das 7h30 às 20h. Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, haverá uma cerimônia conjunta que marca três datas simbólicas para a história do Direito no país: o aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a formalização da volta da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) para o prédio da faculdade, onde o instituto iniciou suas atividades há mais de 170 anos.

Já no dia 12, às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea será palco para o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresentará o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor potiguar Danilo Guanais. Fundado em 2010, o Coro é reconhecido nacional e internacionalmente por valorizar a música brasileira e nordestina. Já se apresentou nos EUA, França e Portugal, e agora integra a turnê “Vozes Ancestrais”, com apoio da Funarte, via Projeto Pixinguinha. Estará sob a regência do maestro Vladimir Silva. A entrada é gratuita.

Encontro com estudantes de Caruaru celebra aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha

É celebrado, neste mês de agosto, o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo. Para comemorar o marco, que é símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU) e da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) realizará, na próxima segunda-feira (11), um evento especial voltado para estudantes da rede municipal. A ação acontece na sede da Seduc, localizada no prédio da antiga Fafica, a partir das 8h.

Com o tema “Agosto Lilás e Maria da Penha: Onde eu entro nessa luta?”, o encontro reunirá alunos do 8º ano das escolas ETI Reunidas Duque, ETI Capitão João Velho, EM Mariana Lima e EM Nossa Senhora de Fátima. A programação contará com formação sobre a legislação e apresentação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, onde os estudantes poderão dialogar com profissionais que atuam diretamente na prevenção e no acolhimento.

O objetivo da atividade, que também contará com apresentações culturais de estudantes, é ampliar a consciência sobre o enfrentamento à violência desde a infância, promovendo um momento de formação, diálogo e fortalecimento da cultura de paz e respeito.

Maria da Penha vai à Escola

O encontro, que faz parte da programação do Agosto Lilás, se soma às ações contínuas do programa Maria da Penha vai à Escola, que alcançou, apenas em 2025, mais de 1.500 alunos e professores da zona urbana e da zona rural.

Realizadas semanalmente, as atividades visam estimular a reflexão sobre desigualdades de gênero e combate à violência contra a mulher, capacitando professores para identificar, notificar e encaminhar casos de violência e divulgando informações sobre a rede de proteção à mulher.

Alberes Lopes comemora um mês na Elepe

Durante este período o superintendente abriu diálogos e estabeleceu parcerias para a Escola do Legislativo de Pernambuco

O superintendente da Elepe (Escola do Legislativo de Pernambuco) está empenhado em buscar novas parcerias para poder proporcionar cursos e capacitações na Região Metropolitana e no interior do Estado.

Em um mês de trabalhos à frente da Escola do Legislativo da Alepe, o superintendente já estreitou laços com instituições como o TJPE, TCE, TRE, Senac, Senai e o Sebrae. Ele também fez visitas a importantes consulados, como o da Alemanha e o da Itália, no Recife. Os resultados das parcerias poderão ser conferidos ainda neste semestre e vão se estender para 2026. A programação de cursos, capacitações e palestras será divulgada em breve.

“Nossa meta é capacitar não somente servidores legislativos, mas também se consolidar como instrumento de formação de cidadãos, que é um dos compromissos das escolas do legislativo”, disse Alberes Lopes.

Nomeação

A nomeação do novo superintendente foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O deputado Álvaro Porto acertou em cheio no convite feito a Alberes Lopes, que tem larga experiência quando o assunto é a promoção de cursos e a geração de emprego e renda. Ele foi secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Governo Paulo Câmara. Alberes Lopes também é ex vereador de Caruaru, no Agreste.

Dólar cai para R$ 5,42 e atinge menor valor em mais de um mês

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,40 e atingiu o menor valor em mais de um mês. A bolsa de valores subiu quase 1,5% e retomou os 136 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (7) vendido a R$ 5,423, com recuo de R$ 0,041 (-0,74%). A cotação alternou altas e baixas ao longo da manhã, mas firmou a tendência de queda durante a tarde, até fechar próxima da mínima do dia.

No menor valor desde 3 de julho, quando estava em R$ 5,40, a moeda estadunidense acumula queda de 3,18% em agosto. Em 2025, a divisa cai 12,25%. O euro comercial caiu 0,74%, para R$ 6,32.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pelo otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 136.528 pontos, com alta de 1,48%. No maior nível desde 10 de julho, o indicador acumula dois dias seguidos de valorização acima de 1%, o que não ocorria desde o fim de abril.

Num dia de baixo volume de movimentação no mercado interno, voltaram a prevalecer as notícias sobre eventuais mudanças de composição no Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos). A possibilidade de que o órgão comece a cortar os juros da maior economia do planeta em setembro beneficiou as moedas de países emergentes.

Pela manhã, o dólar chegou a subir com especulações sobre quem substituirá o presidente do Fed, Jerome Powell. À tarde, no entanto, a divisa firmou o movimento de queda após a notícia de que Trump indicou o economista Stephen Miran para substituir a diretora do Fed Adriana Kugler, que renunciou na semana passada. A indicação de um nome ligado a Trump fortalece as chances de que o Banco Central dos Estados Unidos comece a cortar os juros em breve.

PGR recorre para limitar alcance de ampliação do foro privilegiado

Sede da Procuradoria-Geral da República

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para limitar a decisão da Corte que ampliou o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para deputados federais e senadores. Em março deste ano, o Supremo decidiu que o processo contra um político pode continuar na Corte mesmo após o fim do mandato.

Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. A regra se aplica aos casos de renúncia, não reeleição ou cassação.

Na manifestação enviada ao STF na terça-feira (5), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, diz que a decisão não pode ser aplicada de forma automática e irrestrita para todos os processos.

Para o procurador, a decisão não deve valer para ações penais que já estão em fase final. Dessa forma, esses processos devem permanecer nas instâncias inferiores em que tramitavam.

“As persecuções penais que já se encontravam com a instrução encerrada, com a abertura de prazo para apresentação de alegações finais, deverão permanecer sob a jurisdição dos órgãos que lhes vinham conferindo regular andamento, assegurando-se, assim, desfecho compatível com as garantias do devido processo legal”, defende Gonet.

Na avaliação do procurador, a decisão do STF que ampliou o foro pode acarretar em “retrocesso investigativo”.

“Ao contrário do que se pretendia, a implementação automática e irrestrita da nova orientação tem reproduzido exatamente os efeitos deletérios que se buscava mitigar com a superação do entendimento anterior, ocasionando riscos concretos de retrocesso investigativo, morosidade e, em última análise, de inefetividade jurisdicional”, completou.

Apesar da manifestação da PGR, não há data para o julgamento do recurso.

Fim do foro

A pauta sobre mudanças no foro privilegiado voltou à tona nesta semana após parlamentares que apoiam Jair Bolsonaro iniciarem articulações políticas pela aprovação de alterações nas regras de julgamentos do STF para retirar o processo da trama golpista da Corte e impedir o julgamento do ex-presidente.

No STF, Bolsonaro é um dos réus do núcleo 1 da ação penal do golpe. O processo está na fase final, faltando apenas a entrega das alegações finais das defesas, que ocorrerá na próxima semana. O julgamento deve ocorrer em setembro.