Quase 130kg de cocaína foram apreendidos no Sertão

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 12ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (12ª DPRN/DENARC/DIRESP), de Petrolina, deflagrou nesta quarta-feira (16), uma importante ação que resultou na prisão em flagrante de um homem e na apreensão de aproximadamente 128 quilos de cocaína pura, conhecida como cocaína de exportação.

A operação foi coordenada pelo delegado Joseilton Sampaio e integra uma série de diligências investigativas que vêm sendo intensificadas desde 2024. O trabalho investigativo da equipe da 14ª DPRN apontava a continuidade do envio de entorpecentes oriundos de outros estados para abastecimento na região, mesmo após várias apreensões realizadas nos últimos meses.

A partir disso, os policiais civis identificaram a rota de transporte da droga e localizaram um ônibus suspeito trafegando pela rodovia PE-360, nas imediações do município de Floresta. Durante a abordagem, os agentes encontraram o entorpecente escondido em compartimentos ocultos do veículo.

O suspeito foi detido no local e encaminhado à sede da 12ª DPRN, onde foi autuado em flagrante delito. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos na organização criminosa.

Mortes no trânsito: Maioria das mortes no trânsito no Recife acontece à noite e, mesmo assim, gestão segue desligando fiscalização eletrônica das 22h às 5h

Os números estão postos e são assustadores: no Recife, a única capital brasileira que há 19 anos desliga toda e qualquer fiscalização eletrônica – inclusive as de velocidade – das 22h às 5h, a maioria dos sinistros de trânsito acontecem exatamente no horário noturno (noite e madrugada). As informações são do Jornal do Commercio.

Em 2024, mais da metade (55%) das mortes no trânsito da capital pernambucana aconteceram à noite ou de madrugada (entre 18h e 5h59). O horário da noite (entre 18h e 0h) respondeu por 30% das mortes, enquanto a madrugada (0h às 6h) registrou 25% dos sinistros (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT e o CTB) com vítimas fatais.

E o que mais impressiona é que, entre o fim da noite e a madrugada, estima-se que haja uma redução de 60% no volume do tráfego de veículos, evidenciando a gravidade dos números de mortes. Os dados relacionados a 2024 fazem parte do Relatório Preliminar de Mortes no Trânsito 2025 – acessado pela Coluna Mobilidade no site oficial da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) – e estão estruturados a partir dos registros do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (COMPAT) e da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Os relatórios vêm sendo publicados desde 2020, quando teve início a parceria da Prefeitura do Recife com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), e têm o objetivo de fornecer uma análise atualizada para avaliar a série histórica e identificar padrões e perfis das vítimas, orientando estratégias e políticas voltadas para a promoção da segurança viária na cidade.

HÁ 19 ANOS O RECIFE ‘DESLIGA’ TODA FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA NA CIDADE

O impacto da violência no trânsito à noite e de madrugada no Recife não é de hoje, sendo verificada pelo menos desde 2020, quando a gestão municipal passou a elaborar os relatórios de segurança viária. E, mesmo assim, nada é feito para reverter esse ‘desligamento’ – na verdade, os equipamentos não são desligados, mas os registros feitos são desconsiderados pelos agentes de trânsito no momento de transformá-los em notificação.

Os números são ainda mais impressionantes porque, desde 2006, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) deixa de notificar todas as infrações de trânsito praticadas nas vias da cidade por força de uma decisão da Justiça de Pernambuco – provocada numa ação movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Na época, o juiz José Marcelon Luiz e Silva, então na 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou o desligamento dos equipamentos das 22h às 5h (em 2006 eram apenas os bandeirões, chamados de lombadas). O magistrado foi favorável a uma ação civil pública do MPPE, que teve como autora a promotora Andréa Nunes.

O Recife tinha apenas três equipamentos (na Cabanga, na Avenida Alfredo Lisboa e na Avenida Abdias de Carvalho) e o argumento do MPPE era de que havia um aumento no número de assaltos nessas áreas. Embora os registros não existam, comprovadamente, nos pontos onde havia fiscalização eletrônica. A CTTU recorreu até onde foi possível, mas em 2012 uma apelação foi julgada pela 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que confirmou a sentença de 1º grau.

Até hoje, o município diz estar de mãos “atadas” sobre a questão. “À época da decisão judicial, a CTTU entrou com recurso para tentar revertê-la. Atualmente a determinação da Justiça se encontra transitada em julgado”, informou por nota a autarquia.

Em junho, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) acionou judicialmente a gestão municipal do prefeito João Campos (PSB) devido ao aumento do número de ciclistas atropelados no trânsito do Recife e para que a prefeitura retome o religamento da fiscalização eletrônica à noite – principalmente a de velocidade. A entidade ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Município do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Empresa de Urbanização do Recife (URB).

Na ação, a Ameciclo pede que a Justiça responsabilize esses órgãos por omissão na forma de conduzir a política de mobilidade urbana e segurança no trânsito da capital pernambucana. Na avaliação da entidade, é essa omissão na implementação de políticas públicas e, principalmente, de fiscalização de trânsito, que tem contribuído para que os números de mortes tenham crescido na cidade nos últimos anos.

Faculdade Alpha realiza evento de apresentação do novo Polo Caruaru com palestras e presença do Secretário de Educação

A Faculdade Alpha convida toda a comunidade acadêmica, educadores e interessados em inovação na educação para o evento de apresentação do novo Polo Caruaru, que será realizado na próxima sexta-feira, 19 de julho, a partir das 9h da manhã, no auditório do Shopping Difusora, em Caruaru/PE.

O encontro contará com palestras inspiradoras, voltadas à valorização do conhecimento e à construção de novas perspectivas educacionais. Estão confirmadas as presenças da Dra. Jaqueline Moura, com o tema “SOU+EDUCAÇÃO: Conhecimento que Transforma Vidas”, e do Mestre Bruno Marones, que apresentará a palestra “Educar para Transformar: Um Novo Capítulo Começa Aqui”.

Um dos destaques do evento será a participação especial do Secretário de Educação de Caruaru, Kaio Henrique Colaço, que ministrará a palestra “Professores do Amanhã: Construindo um Futuro”.

Todos os participantes receberão certificados de participação.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem confirmar presença por meio do formulário de inscrição disponível no link:

👉🏻 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewsQwBAk-OLtOY-egAkjpv2RqE6EWlGLYLqJ7wnksECCWEHg/viewform?usp=dialog

Serviço:

📍 Evento de Apresentação do Novo Polo Caruaru – Faculdade Alpha

📅 Data: 19 de julho

🕘 Horário: A partir das 9h

📌 Local: Auditório do Shopping Difusora – Caruaru/PE

🎓 Certificado incluído

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, fala à imprensa no Palácio do Planalto, sobre os 500 dias de governoO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a prisão do general Walter Braga Netto.

General da reserva e vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro negou pedido de soltura feito pela defesa do general, que ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa na gestão de Bolsonaro. Segundos os advogados, a ação penal do Núcleo 1 da trama golpista caminha para o julgamento final, e não há motivos para a manutenção da prisão.

Apesar de argumentação apresentada pela defesa, Moraes entendeu que a prisão de Braga Netto deve ser mantida.

“A situação fática permanece inalterada, tendo sido demonstrada a necessidade da manutenção da prisão preventiva para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face do perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados”, decidiu o ministro.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, réu por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações.

Trump contra o Pix: entenda o que pode ter motivado críticas dos EUA

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Os Estados Unidos iniciaram na terça-feira (15) uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram suspostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. As críticas ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com Whatsapp Pay e bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, e por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.

A medida foi anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em documento chamado “Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. Não há menção direta ao Pix, mas o texto cita os “serviços de pagamento eletrônico do governo”.

“O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a vantagem de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, diz a única menção ao tema.

Um dos motivos especulados para a medida é de que o Banco Central (BC) teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo é da empresa Meta, do empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

Em junho de 2020, o WhatsApp anunciou que o Brasil seria o primeiro país a receber uma funcionalidade nova no aplicativo de mensagens: a possibilidade de enviar e receber dinheiro a partir de cartões cadastrados. Uma semana depois, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam a função.

As justificativas eram de que seria necessário avaliar riscos, garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e existirem potenciais riscos para a concorrência.

A economista Cristina Helena Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entende que a medida tomada à época foi correta.

“O WhatsApp criou uma forma de transferência de dinheiro de pessoas para pessoas, mas estava fazendo isso fora do sistema financeiro legal. Não estava fazendo com integração com o nosso sistema financeiro. Portanto, escapava da regulação do Banco Central, o que fere regras brasileiras de acompanhamento de transações monetárias”, diz a economista.

O Pix foi lançado oficialmente no Brasil no dia 16 de novembro de 2020, mas os estudos para a implementação do novo sistema de pagamento existiam pelo menos desde maio de 2018. Naquele ano, o BC instituiu um grupo de trabalho chamado “GT – Pagamentos Instantâneos”.

Em dezembro do mesmo ano, o BC divulgou um comunicado com os requisitos fundamentais para o que chamou de “ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”. O objetivo, segundo o texto oficial, era criar um sistema “de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específico”, que fosse “eficiente, competitivo, seguro, inclusivo”.

Alternativa ao dólar
A economista da PUC-SP também entende que o Pix incomoda o governo norte-americano por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais que envolvem brasileiros.

“Alguns países aceitam pagamentos de brasileiros com Pix. Por exemplo, Paraguai e Panamá. Em alguns comércios, eles têm cartazes dizendo: ‘brasileiros, paguem com Pix’. Comerciantes abriram contas aqui no Brasil, recebem o pagamento aqui. E isso, antigamente, passava pelo dólar. Isso é prejudicial ao interesse de controle norte-americano. Quanto menor a demanda por uma moeda, menos ela vale”, diz.

Para Cristina Helena Mello, operadoras de cartão de crédito norte-americanas também podem se sentir ameaçadas com a nova funcionalidade do “Pix Parcelado”, previsto para começar a funcionar em setembro de 2025. Os usuários brasileiros vão poder parcelar transações de maneira semelhante ao cartão de crédito, enquanto o recebedor continua recebendo o valor total instantaneamente.

Independentemente das críticas e motivações norte-americanas, a economista da PUC-SP defende o Pix como um sistema de pagamento eficaz e inclusivo. Números do Banco Central mostram que o Pix movimentou R$ 26,4 trilhões em 2024.

“Ele, de fato, permitiu que uma série de pessoas de menor renda tivesse acesso a uma forma de transação monetária barata. Os pequenos negócios, as pessoas mais simples mesmo, como pedreiros, faxineiras, mesmo pessoas em situação de rua”, defende a economista.

“O Brasil desenvolveu uma forma de meio de pagamento que oferece uma série de vantagens. O Pix é ágil, promoveu um processo de bancarização, de inclusão de pessoas que não tinham conta. E faz parte da lei de competência e de concorrência oferecer um produto cada vez melhor”, complementa.

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso. Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.

Diante da pressão do Congresso, o governo editou, no início de junho uma medida provisória com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, versão que foi derrubada pelo Congresso.

Decisão

Na mesma decisão, Moraes decidiu manter suspensa uma regra prevista do decreto do IOF que prevê a incidência do imposto sobre operações de risco sacado. Contudo, o restante do decreto permanece válido.

A decisão do ministro também confirma a suspensão do decreto legislativo do Congresso que derrubou o decreto de Lula.

Ao manter a maior parte do decreto do IOF válido, Moraes disse que o trecho que prevê a incidência do imposto sobre entidades abertas de previdência complementar e entidades financeiras está de acordo com a Constituição.

“Não houve desvio de finalidade e, consequentemente, não há mais necessidade de manutenção da cautelar, pois ausente o risco irreparável decorrente de eventual exação fiscal irregular em montantes vultosos”, afirmou.

No entanto, o ministro entendeu que a parte que trata da incidência de IOF sobre operações de risco sacado extrapolou os limites da atuação do presidente da República e deve ser suspensa.

“As equiparações normativas realizadas pelo decreto presidencial das operações de risco sacado com operações de crédito feriram o princípio da segurança jurídica, pois o próprio poder público sempre considerou tratar-se de coisas diversas”, completou.

Conciliação

A decisão final do ministro foi proferida após o governo federal e o Congresso não chegarem a um acordo durante audiência de conciliação promovida ontem (15) pelo STF.

No início deste mês, Moraes decidiu levar o caso para conciliação e suspendeu tanto o decreto de Lula como a deliberação do Congresso que derrubou o ato do presidente.

Nesta quinta, a 25ª Fenearte conta com programação dentro e fora do Centro de Convenções. Confira

Nesta quinta-feira (17), o *Circuito Fenearte* inaugura a *exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”*, às 19h, no Mercado Eufrásio Barbosa. Essa é uma mostra multimídia que tem curadoria do antropólogo e jornalista Bruno Albertim e da gastróloga e assessora de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Dianne Sousa. A mostra fica em cartaz até 24 de agosto e a visitação é gratuita.

A exposição trata dos aspectos socioculturais e históricos da farinha de mandioca como um dos ingredientes de maior importância identitária na cultura pernambucana e brasileira. Será reproduzida uma casa de farinha tradicional no pavilhão central do mercado, incluindo os utensílios históricos e tradicionais para a produção da farinha. Toda a estrutura cenográfica da mostra foi de responsabilidade dos arquitetos Isac Filho, Amanda Piquet, Lucio Omena e Peu Carneiro.

No Centro de Convenções, os portões abrem a partir das 14h para o pavilhão. A partir das 15h, o *Palco Pernambuco Meu País* inicia a sua programação com o Maracatu Leoa da Serra, de Lagoa do Itaenga, seguido pelo Afoxé Povo de Ogunté, do Recife. A Mestra Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata vem de Nazaré da Mata colocar o público para cirandar às 17h. O Baixinho dos Oito Baixos, de Vicência, dá continuidade à festa e Zé Barreto de Assis, de Bezerros, vem logo em seguida. Quem encerra a programação do palco é o recifense Vinícius Barros.

A *Cozinha Fenearte* retoma suas atividades nesta quinta com o chef Thiago das Chagas e seu “Sommelier de Farofa”, às 16h, e a Confeitaria do Oliveira marca presença com a “Tríade da Farinha”, às 18h. As receitas são transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Fenearte e acontecem no mezanino da feira, onde também ocorrem as *oficinas*.

No Espaço Janete Costa, as *Conversas Instigantes* continuam discutindo saberes tradicionais. Sob mediação da jornalista Valentine Herold, às 17h, o painel “As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas” com o ativista cigano Sinti-Manush e o escritor Nicolas Ramanush. O bate-papo vai contar sobre como as manifestações culturais ciganas foram incorporadas e popularizadas na cultura brasileira.

Às 19h, o painel “Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra”, que conta com Fernanda Martins, designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia, e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam; e a designer e pesquisadora do projeto Letras da Ilha, em Itamaracá, Lili Nascimento. A conversa traz um olhar atento, objetivo e artístico para esse saber e fazer cotidiano que é típico de comunidades ribeirinhas e pesqueiras em toda região do país.

Os serviços de *acessibilidade* da feira seguem disponíveis, com visita guiada recebendo agendamentos via whatsapp — através do (81) —, bem como a Casa das Asas também está com a programação infantil durante todo o horário da feira. O *Traslado Fenearte* sai a cada 15 minutos dos shoppings Recife, Riomar, Plaza, Tacaruna e Patteo das 13h às 23h.

*25ª FENEARTE | PROGRAMAÇÃO 17 DE JULHO*

*EXPOSIÇÃO CASA DE FARINHA – MANDIOCA, O PÃO DA TERRA* | _Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda_

16 de julho a 24 de agosto

*Visitação:* terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

*Local:* Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa — Largo do Varadouro, Olinda.

*PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS* | _Praça de Alimentação_

15h – Maracatu Leão da Serra (Lagoa de Itaenga)

16h – Afoxé Povo de Ogunté (Recife)

17h – Mestre Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata (Nazaré da Mata)

18h – Baixinho dos Oito Baixos (Vicência)

19h – Zé Barreto de Assis (Bezerros)

20h30 – Vinícius Barros (Recife)

*COZINHA FENEARTE* | _Mezanino Fenearte_

16h — Thiago das Chagas (Recife) — “Sommelier de Farofa”

18h — Confeitaria do Oliveira (Recife) — “Tríade da Farinha”

*OFICINAS* | _Mezanino Fenearte_

*Horários:* terça a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h.

Sábados e domingos, das 13h às 16h e das 17h às 20h

1. Rimas e métricas para Cordéis – com Poeta Altair Leal

2. OMaia Ensina: Mãos que Moldam o Couro – com Robson Rodrigues

3. Do Cais ao Sertão: Oficina de Gravura Popular com Materiais Recicláveis – com Tatiane Renata

4. Vivenciando a Arte da Olaria – com Ateliê Micaella Alcantara

5. MangueTech, Do Resíduo Eletrônico à Arte Popular – Com Artec (Arte com Resíduos Eletrônicos)

6. Bonecos de Mamulengo Salvaguardando a Tradição – com Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória

7. Técnicas com Linhas Pingouin

*CONVERSAS INSTIGANTES* | _Espaço Janete Costa_

MEDIAÇÃO: Valentine Herold, jornalista

*17h – As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas*

*CONVIDADO*

Nicolas Ramanush – ativista cigano Sinti-Manush e escritor

*19h – Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra*

*CONVIDADOS*

Fernanda Martins – designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia. É doutora em História do Design e fundadora e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam

Lili Nascimento – designer, desenvolve a pesquisa Letras da Ilha, que investiga a tipografia vernacular dos letreiros de embarcações da Ilha de Itamaracá

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato*

*Quando:* 09 a 20 de julho de 2025

*Onde:* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)

*Horários:*

Segunda a sexta-feira — 14h às 22h

Sábado e domingo — 10h às 22h

*Ingressos:*

Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.br, www.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings *Boa Vista* (quiosque Ticket Folia); *Plaza* (loja Crabolando); *RioMar* (quiosque Ingresso Prime) e *Tacaruna* (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da *Casa do Pará* (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da *Trois Barbearia* (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

Caruaru vive um novo tempo: o tempo da inclusão verdadeira

Por Jorge Quintino.

A sensibilidade do prefeito Rodrigo Pinheiro marcou o início de uma nova era em Caruaru — uma era de inclusão verdadeira. Sua visão humanizada da gestão pública tornou possível a chegada do CAMPI (Centro de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico e Interdisciplinar) à nossa cidade. Este projeto se tornou um divisor de águas no cuidado com crianças e famílias atípicas, que por tanto tempo foram invisibilizadas pelo poder público.

O CAMPI representa mais do que um equipamento público: é um símbolo de respeito, acolhimento e justiça social. Em Caruaru, agora essas famílias não estão mais sozinhas. Encontraram respaldo, escuta e um serviço que entende suas necessidades com profundidade e compromisso.

Para isto buscamos apoio federal em Brasília. Ao lado do deputado federal Fernando Monteiro, do vereador Hugo Chaves e do CEO do CAMPI, Humberto Bassin, discutimos caminhos para expandir essa política pública tão necessária. A atuação do deputado Fernando Monteiro tem sido essencial para garantir recursos e consolidar essa rede de apoio. Já o vereador Hugo Chaves tem sido um parceiro incansável, somando forças e contribuindo com sua dedicação para fortalecer esse movimento.

Nosso compromisso segue firme: onde houver uma demanda esquecida, haverá a nossa luta por visibilidade, cuidado e respeito. Continuaremos trabalhando para que Caruaru siga sendo referência em inclusão, atenção às diversidades e políticas públicas de verdade. Porque inclusão não pode ser só discurso: tem que ser ação, tem que ser realidade.

Jorge Quintino é vereador de Caruaru.

Rodrigo Pinheiro tira 15 dias de férias e passa o comando da prefeitura para a vice-prefeita Dayse Silva

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sai oficialmente de férias nesta quarta-feira (16). Durante o período, a vice-prefeita, Dayse Silva, assumirá a Prefeitura. O Chefe do Executivo ficará afastado até o dia 31 de julho.

“Depois de intensos dias de trabalho e cuidando desta cidade que amo, vou me ausentar por 15 dias para cuidar de assuntos pessoais e ter um breve descanso. Prometo voltar com mais energia e força para continuar cuidando de todos os caruaruenses”, disse o prefeito.

Anderson Correia se reúne com diretoria da CDL para discutir políticas para o Comércio de Caruaru

Nesta quarta-feira (16), o vereador Anderson Correia (PP) participou de uma importante reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), a convite da própria instituição. O encontro teve como objetivo debater questões estruturais, sociais e econômicas que afetam o centro da cidade, buscando soluções para os desafios enfrentados pelo comércio local.

Recepcionado pelo presidente da CDL, Rossini Batista, e pelo 3° vice-presidente, Almir Bezerra, Anderson ouviu atentamente as demandas apresentadas pelos representantes do setor. Entre as principais preocupações estão questões relacionadas à mobilidade urbana, infraestrutura, limpeza, segurança e meio ambiente, fatores essenciais para o fortalecimento do comércio de Caruaru. Durante a reunião, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de envolver autoridades, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do setor.

“Temos um mandato plural, capaz de discutir e contribuir com todas as demandas do nosso município. Por isso, estamos à disposição da CDL para buscarmos estratégias capazes de solucionar os desafios enfrentados por todos que fazem o Comércio, visando o impulsionamento do setor. Iniciaremos isso buscando a realização de uma audiência pública no Poder Legislativo, para reunir ideias de pessoas e entidades que possam contribuir para o levantamento de políticas voltadas para o nosso comércio. Minha gratidão à diretoria da CDL pelo convite e vamos em frente buscar melhorias para nossa Caruaru”, destacou Anderson.

A iniciativa reforça o compromisso de Anderson Correia em atuar de forma colaborativa para o desenvolvimento de Caruaru, promovendo ações que possam impulsionar o comércio e melhorar a qualidade do local em todas áreas.