INOVA PE: governadora Raquel Lyra anuncia instalação do Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD), no Recife Antigo

O parque tecnológico do Recife Antigo irá receber um novo equipamento que oferta formação tecnológica, estímulo ao empreendedorismo e geração de negócios. Com iniciativa do Inova PE, o Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) será instalado com um investimento total de R$ 18,5 milhões, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Porto Digital. Nesta quarta-feira (6), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço autorizando a obra de requalificação do edifício histórico localizado na rua Dona Maria César, nº 70, no Recife Antigo. O prédio onde será instalado o NERD faz parte do conjunto de iniciativas para revitalizar equipamentos no centro da capital.

“Estamos no coração do Recife para o lançamento de um sonho de todos aqueles que fazem o ecossistema de tecnologia e inovação, que é o NERD, um núcleo de empreendedorismo e formação. Agradeço ao presidente do Porto Digital, Pierre Lucena e ao Finep, por essa parceria. Estamos em um momento de crescimento da nossa economia e esse núcleo irá permitir que a nossa mão de obra possa ser qualificada de maneira eficiente, com formação empreendedora, para alcançar os mercados que estão postos no mundo e olham para Pernambuco de maneira diferenciada”, destacou Raquel Lyra.

O prédio foi cedido pelo Governo do Estado ao Porto Digital para execução e gestão do equipamento. As obras de requalificação terão início ainda este mês, com previsão de conclusão em maio de 2026. O equipamento irá funcionar como o hub operacional da estratégia de desenvolvimento de empresas do Porto Digital. O NERD será o ponto de encontro dos diversos públicos do ecossistema de inovação: de estudantes a interessados em trabalhar na área de tecnologia, a empreendedores, empresários e executivos.

A iniciativa faz parte do programa Inova PE que está investindo mais de R$1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o Estado. “O NERD está dentro do nosso eixo de empreendedorismo inovador. Iremos trabalhar com novas soluções e ideias, formação de talentos e conexão com o mercado de trabalho. O espaço vem com o objetivo de formar pessoas na área de tecnologia no centro do Recife e preparar talentos para atuarem de onde quiserem”, explicou a titular da Secti, Mauricélia Montenegro.

Quando estiver em funcionamento, o NERD irá ofertar educação empreendedora através de um programa imersivo para jovens, incubação para startups em estágio inicial e a geração de negócios, promovendo a participação em feiras setoriais e atraindo investidores, por exemplo. “Esse é o projeto que vai permitir que as empresas se conectem ainda mais e desenvolvam seus negócios, fortalecendo o território do Porto Digital. Chegamos à conclusão de que precisamos formar mais negócios, expandir os que já existem e atrair mais empresas. Esse espaço tem exatamente esse propósito”, comentou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O evento contou com a participação dos secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Juliana Gouveia (Mulher), Renata Borba, presidente da Fundarpe e Ana Luíza Ferreira, presidente da Adepe. O professor e co-fundador do Porto Digital, Silvio Meira, o diretor financeiro da Finep, Márcio Stefanni e Murilo Guerra, Superintendente do Sebrae.

F

Expansão da Heineken reflete o avanço econômico de Pernambuco, ressalta a governadora Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (6), da inauguração de novas linhas de produção do Grupo Heineken, localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A ampliação, que contou com investimento de R$ 1,2 bilhão, vai triplicar a capacidade produtiva da planta, que se torna a maior produtora da marca Amstel no Nordeste. A cerimônia confirma o crescimento econômico do Estado. Segundo dados do Novo Caged divulgados nesta semana, Pernambuco gerou 5.179 novos empregos com carteira assinada em junho e já acumula mais de 25 mil vagas formais criadas no primeiro semestre de 2025.

“Vivemos hoje o melhor crescimento e desenvolvimento econômico dos últimos 15 anos em nosso Estado. Tivemos a alegria de poder consolidar, mais uma vez, a ampliação de investimentos no nosso polo cervejeiro através da empresa Heineken, parceira do nosso Estado. Anunciaram em 2023 um investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão e cumpriram a promessa. O que a gente tem feito aqui em Pernambuco é melhorar o ambiente de negócios, garantir segurança jurídica e infraestrutura para permitir que negócios como esse possam ser ampliados, e a gente virar hub do Nordeste e do Brasil, sendo referência em sustentabilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A unidade de Igarassu tem desempenhado um papel relevante para a geração de empregos na região. Durante o período de obras, a unidade gerou 700 postos de trabalho e, agora, com a conclusão, mais de 130 posições permanentes foram criadas. A empresa conta, atualmente, com 1.200 colaboradores em Pernambuco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou a importância estratégica de apoiar empresas já instaladas no Estado. “Entendemos logo no começo da nossa gestão que as grandes empresas que já operam aqui conhecem nossa gente e a logística, são os melhores canais para que a gente atraia novos investimentos. Ouvimos esses grupos e ajustamos as normas para destravar esses investimentos”, ressaltou o titular da pasta. A empresa conta com incentivos do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe).

A unidade de Igarassu é estratégica para abastecer outros mercados-chave do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe. O CEO da Heineken, Maurício Giamellaro, afirmou que Pernambuco oferece segurança jurídica, seriedade e parceria ao setor privado, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento.

“Pernambuco sempre abraçou as indústrias, em especial a Heineken, oferecendo segurança jurídica, econômica e seriedade nas relações. Quando a iniciativa privada percebe que tem as condições necessárias para se desenvolver, o investimento acontece e essa é a prova do trabalho que estamos realizando em parceria com o Governo de Pernambuco”, afirmou Maurício Giamellaro.

A expansão da unidade também reforçou os investimentos em sustentabilidade, com a redução de 30% no consumo de água por meio de tecnologia mais eficiente, a instalação de caldeiras de biomassa e o aumento de 45% na linha de garrafas retornáveis, tornando Igarassu a planta com a maior linha de garrafas retornáveis da Heineken no Brasil.

“Eu tenho certeza de que o meu povo, que trabalha aqui hoje é acolhido. A empresa não só gera emprego e renda, como também cria novas oportunidades”, complementou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos.

Exposição “Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” homenageia Arraes e Eduardo na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (06/08), data em que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) celebra seus 78 anos de fundação, foi aberta a exposição _”Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso”_ , que traz aos corredores do Câmara dos Deputados o legado das lutas de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A mostra, aberta ao público, reforça o reconhecimento nacional à contribuição de dois líderes à política brasileira.

A abertura foi bastante prestigiada e contou com a presença dos filhos e bisnetos dos homenageados, o presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos; e o deputado federal e líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, além de diversas lideranças políticas do parlamento e da cena política nacional.

Em sua fala, o presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife João Campos, ressaltou a importância da história de Arraes e de Eduardo para Pernambuco e para o Brasil. “Fazer essa homenagem a dois grandes homens públicos brasileiros, num momento onde o Brasil precisa conhecer e enaltecer suas boas referências é algo que inspira.Todos os dias, na minha cidade e no meu estado, tenho a oportunidade de ouvir pelo menos um testemunho sobre Eduardo e Arraes. Nos altos de Casa Amarela, do Ibura, na periferia do Recife, é impressionante como anos se passaram desde que eles se foram, mas a presença de quem fez bem feito em vida, não tem morte que tire do coração das pessoas. Viva Arraes, viva Eduardo! ”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Pedro Campos ressaltou a importância de ter Arraes e Eduardo como referência, sobretudo num período de constantes ameaças à democracia. “No momento desafiador que a nossa democracia vive, no momento desafiador que os nossos conjuntos progressistas do campo da esquerda vivem, não só no Brasil, mas no mundo todo, eu tenho certeza que as lições de Arraes e Eduardo nos ajudam muito a gente a enfrentar essa caminhada e esse momento. A defesa inegociável da nossa democracia, fazer da política um instrumento para transformar a vida das pessoas, sobretudo as que mais necessitam, e construir consensos necessários para o Brasil avançar são legados que nos inspiram”, afirmou Pedro.

O presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, enalteceu em sua fala a história dos dois homens da maior importância da política pernambucana, brasileira e do Partido Socialista Brasileiro. “Há homens que não passam. São sementes que a terra guarda e o tempo rega. Arraes plantou firmeza. Eduardo semeou coragem. E ambos seguem vivos naquilo que inspiram”, afirmou Siqueira.

EXPOSIÇÃO – Por meio de imagens, documentos e registros históricos, a mostra relembra o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos — avô e neto que marcaram gerações com seu compromisso com a democracia, a inclusão social e a transformação do estado pernambucano.

Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, é lembrado por sua trajetória de resistência à ditadura militar e por políticas públicas voltadas para os mais pobres, como os programas de Educação Rural e apoio ao pequeno agricultor. Eduardo Campos, ex-governador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, deu continuidade ao legado de lutas de Arraes, modernizando a gestão pública e promovendo avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sendo responsável por implementar políticas como o Marco Legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e diversos investimentos na área tecnológica do país, como as Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

A exposição é realizada até o dia 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília e tem visitação gratuita.

Pernambuco mantém liderança na malha aérea do Nordeste em agosto

O Aeroporto Internacional dos Guararapes se mantém como o principal hub aéreo da Região Nordeste no mês de agosto de 2025. A previsão, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 5.858 voos, entre pousos e decolagens. Uma média de 189 operações por dia.

Mesmo em um mês tradicionalmente marcado pela baixa estação, Pernambuco segue à frente de capitais como Salvador e Fortaleza na oferta de conectividade aérea. Os dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e Empetur.

“A liderança do estado na aviação do Nordeste, mesmo em baixa estação, mostra que estamos no rumo certo. Isso é resultado do esforço conjunto, liderado pela governadora Raquel Lyra, que vem impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento. Pernambuco segue voando alto”, avalia Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

A malha internacional também continua sendo a maior da região, com 246 voos previstos ao longo do mês, reforçando a posição estratégica de Pernambuco na conexão com destinos da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Entre os destaques estão voos diretos para Lisboa, Madrid, Porto, Santiago, Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Assunção e Orlando. Em agosto, o Aeroporto do Recife ofertará 936.061 assentos. A empresa Gol Linhas Aéreas apresentou crescimento de 8,37% na oferta de assentos em relação a agosto de 2024, seguida pela Latam, com 2,95% de aumento.

Inserção do PSDB critica governo estadual, ressalta independência da Alepe, destaca presença feminina e busca novos filiados

O PSDB de Pernambuco veicula, nesta quarta-feira (06.08), propaganda partidária de TV e rádio em que convida cidadãos a se filiar ao partido,

crítica o governo de Raquel Lyra (PSD), destaca a importância da participação feminina e ainda enfatiza o papel da legenda no fortalecimento da autonomia da Assembleia Legislativa, por meio da liderança do presidente estadual da sigla, deputado Álvaro Porto.

Num comercial de 30 segundos, as mensagens são transmitidas aos ouvintes e telespectadores por Álvaro Porto, Gabriel Porto, presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela, e por Cristiane Moneta, presidente do PSDB Mulher-PE, primeira suplente de deputada federal e Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Procon Recife.

“Pernambuco enfrenta o abandono da saúde, educação e segurança, mas a Assembleia Legislativa está de pé, independente, defendendo o povo e fiscalizando o governo”, inicia o deputado, que é presidente da Alepe. Já Gabriel destaca que liderar com firmeza é uma marca do PSDB, “um partido que tem história e compromisso com o Brasil e Pernambuco e não tem medo de se renovar”, diz. Por sua vez, Moneta destaca que a participação das mulheres na política é essencial. “Com coragem, vamos construir juntos um futuro maus justo”, frisa ela. A inserção é encerrada com um convite à filiação.

Estas são as primeiras inserções de propaganda partidária veiculadas pelo PSDB-PE desde que o deputado assumiu a presidência estadual da sigla, em abril último. Desde lá, Álvaro Porto tem trabalhado para reestruturar a legenda, atrair novos filiados e preparar candidaturas para a disputa eleitoral de 2026. No dia 10 de setembro, nova rodada de comerciais vai ao ar.

Produção de cineasta pernambucano abre o Cine Sesc de agosto, em Caruaru

Um povoado do sertão brasileiro, terra de gente humilde, se vê rodeado de mistérios. Este é o cenário de “Bacurau”, longa dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e por Juliano Dornelles (Brasil, 2019), que abre a série de exibições do Cine Sesc, em Caruaru. O filme será apresentado nesta quarta-feira (06/08), às 19h30, no Teatro Rui Limeira Rosal, com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos. Antes, às 15h, o público infantil curte “Historietas Assombradas”, animação de Vitor-Hugo Borges (Brasil, 2013).

O enredo de Bacurau conta como os moradores do pequeno povoado lidam com situações estranhas, como a chegada de estrangeiros, o aparecimento de drones no céu e o surgimento de carros baleados e cadáveres. Unidos, os moradores se juntam para tentar entender o que está acontecendo e enfrentar coletivamente a ameaça. O filme foi aclamado em diversos festivais pelo mundo, inclusive no Festival de Cannes 2019, quando venceu o Prêmio do Juri. No elenco, nomes como Sônia Braga, Letícia Sabatella, Silvero Pereira entre outros.

Ainda em agosto, o Cine Sesc apresenta outros longas para crianças e adultos. No dia 13, às 15h, tem a animação “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (Brasil, 2021 – Livre). Às 19h30, é a vez de “Meu Sangue Ferve por Você”, de Paulo Machline (Brasil, 2023 – 12 anos), baseado na biografia do cantor Sidney Magal. No dia 27, a sessão da tarde é com “A Invasão dos Ursos na Sicília”, filme de Dino Buzzati (Itália/França, 2019 – Livre). À noite, às 19h30, tem “Mais Pesado que o Céu”, de Petrus Cariry (Brasil, 2023 – 16 anos).

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Cine Sesc – Programação de Agosto
Datas: quartas-feiras, 6, 13 e 27 de agosto
Local: Teatro Rui Limeira Rosal – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

Programação
06/08
15h – “Historietas Assombradas” (classificação Livre)
19h30 – “Bacurau” (classificação 16 anos)

13/08
15h – “Tarsilinha” (classificação Livre)
19h30 – “Meu Sangue Ferve por Você” (classificação 12 anos)

27/08
15h – “A Invasão dos Ursos na Sicília” (classificação Livre)
19h30 – “Mais Pesado que o Céu” (classificação 16 anos)

Asces-Unita promove III Café Paliativo Integrativo

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realiza, na próxima quinta-feira (13), a terceira edição do Café Paliativo Integrativo. O encontro acontece às 18h, no auditório do Campus II, com inscrições gratuitas e abertas ao público, realizadas de forma online, por meio do site: https://app.eventmaster.com.br/event/iiicpi/site/content/dialogo-e-integracao.

O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo sobre cuidados paliativos, voltado para estudantes, profissionais da saúde e demais interessados. A iniciativa conta com o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Os cuidados paliativos são uma abordagem voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças graves, buscando aliviar a dor e o sofrimento em suas dimensões física, emocional, social e espiritual. A atuação acontece de forma integrada e envolve equipes multidisciplinares, com foco no bem-estar do paciente e de seus familiares.

A Asces-Unita possui uma turma de residência em Cuidados Paliativos, desta forma o evento terá a participação destes profissionais, além de médicos oncologistas e integrantes da Academia Estadual de Cuidados Paliativos. Segundo o coordenador do curso de Medicina da Asces-Unita, professor Paulo Gustavo, o evento será um momento para discutir os aspectos deste tema e sua aplicabilidade na saúde de Caruaru. “Outra coisa interessante que nós vamos trazer neste encontro, é tentar fazer um recorte de como os cuidados paliativos estão sendo implementados na saúde de Caruaru e quais as perspectivas para os próximos anos,” explicou o professor Paulo Gustavo, um dos membros organizadores do Café.

Programação:
– 18h – Abertura
Paulo Gustavo (Neuropediatra), Adrya Peres (Biomédica) e Sheyla Levy (Médica Pediatra e Paliativista)
– 18h20 – Fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua Inserção Curricular na Graduação e Pós no Agreste
Carmelyta Botelho (Oncologista)
– 18h40 – Atuação da Residência Multiprofissional da Asces-Unita em Cuidados Paliativos
Pedro Henrique Melo Alves (Enfermeiro)
– 19h – Interiorização dos Cuidados Paliativos: potencialidades e desafios
José Fernando (Enfermeiro)
– 19h20 às 20h – Discussão aberta

Pernambuco mantém liderança na malha aérea do Nordeste em agosto

O Aeroporto Internacional dos Guararapes se mantém como o principal hub aéreo da Região Nordeste no mês de agosto de 2025. A previsão, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 5.858 voos, entre pousos e decolagens. Uma média de 189 operações por dia.

Mesmo em um mês tradicionalmente marcado pela baixa estação, Pernambuco segue à frente de capitais como Salvador e Fortaleza na oferta de conectividade aérea. Os dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e Empetur.

“A liderança do estado na aviação do Nordeste, mesmo em baixa estação, mostra que estamos no rumo certo. Isso é resultado do esforço conjunto, liderado pela governadora Raquel Lyra, que vem impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento. Pernambuco segue voando alto”, avalia Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

A malha internacional também continua sendo a maior da região, com 246 voos previstos ao longo do mês, reforçando a posição estratégica de Pernambuco na conexão com destinos da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Entre os destaques estão voos diretos para Lisboa, Madrid, Porto, Santiago, Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Assunção e Orlando. Em agosto, o Aeroporto do Recife ofertará 936.061 assentos. A empresa Gol Linhas Aéreas apresentou crescimento de 8,37% na oferta de assentos em relação a agosto de 2024, seguida pela Latam, com 2,95% de aumento.

Durante audiência em Fernando de Noronha, secretária Yanne Teles anuncia ações da SCJ no arquipélago em setembro

A secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, participou nesta terça-feira (5) de uma audiência pública promovida pelo Conselho Distrital de Fernando de Noronha para tratar sobre as ações do Governo do Estado para as infâncias e juventudes do arquipélago. Durante a sessão, a gestora anunciou a realização de uma formação para conselheiros tutelares quanto ao uso do SIPIA-CT e uma Caravana das Juventudes na ilha já no próximo mês de setembro.

De acordo com a secretária, a governadora Raquel Lyra tem uma preocupação permanente com a ilha e com todos que estão nela. Por esse motivo, tem atuado no arquipélago nas mais diversas frentes, como na saúde, educação e mobilidade, por exemplo. “O Governo do Estado é comprometido com a pauta apresentada na audiência e vem construindo uma agenda robusta para atender as demandas das crianças e adolescentes de Fernando de Noronha.”, acrescentou Yanne.

A gestora sugeriu, ainda, a criação de um grupo de trabalho formado por representantes de secretarias estaduais e demais órgãos que tratam das questões da criança e da juventude no estado, a fim de articular e integrar ações e políticas de diferentes setores (saúde, educação, esportes, cultura, assistência social, etc) com foco nestes públicos. “Vamos unir esforços para, de forma intersetorial, fortalecer os cuidados destinados às crianças e adolescentes do arquipélago. Faremos essa execução de forma coletiva, para que possamos alcançar metas que proporcionem avanços reais”, ressaltou a secretária.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Milton Luna, e contou com a presença do superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fernando de Noronha, Thiago Magalhães e do promotor de Justiça do arquipélago, Fernando Mattos, além de representantes das Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde, da Polícia Militar, e do Conselho Tutelar, entre outras autoridades, além de moradores do distrito.

Foto: Divulgação/SCJ-PE

Agosto Lilás: Prefeitura de Caruaru fortalece ações de proteção à mulher com programação temática

Celebrada no mês de aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha Agosto Lilás é um marco anual no enfrentamento à violência contra as mulheres. Em Caruaru, a programação será marcada pelo fortalecimento das políticas públicas de proteção, conscientização e mobilização, com atividades educativas, formações sociopolíticas e outras ações temáticas, promovidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU).

As atividades tiveram início no dia 1º de agosto, com capacitações internas para fortalecer as equipes envolvidas nas ações. Ao longo do mês, também serão realizadas formações sobre a rede de enfrentamento de Caruaru direcionadas a públicos estratégicos, como Guarda Municipal, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes, artesãs e mulheres atendidas pelo programa ATITUDE e pelo Albergue Municipal.

Um dos destaques da campanha é a retomada do Protocolo “Não é Não”, que será aplicado em bares, restaurantes e eventos culturais da cidade. A iniciativa visa orientar e preparar as equipes desses estabelecimentos para o acolhimento de vítimas e a prevenção de situações de violência. Aqueles que cumprirem os critérios exigidos receberão o Selo “Rainhas”, implantado em 2023 como forma de reconhecimento e incentivo às boas práticas.

Outra ação importante será a reativação da Sala Rosa, na Maternidade Santa Dulce dos Pobres, que será fortalecida com uma equipe técnica especializada, que atuará com foco na prevenção da violência obstétrica, violência doméstica familiar e assédio no trabalho.

Durante o mês, também serão reforçadas ações permanentes como o projeto “Maria da Penha vai à Escola”, que realizará atividades em unidades escolares da zona urbana e da zona rural, além de uma edição especial no dia 11 de agosto, reunindo cerca de 200 participantes.

Além disso, as ações da SEMU que já são referência nacional serão destaque em eventos como o REC’n Play, em Recife, e Congresso dos Oficiais de Justiça do Pará (CONGRESAL), em Salinópolis (PA), onde serão apresentadas iniciativas pioneiras como o Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimentos de Ordens Judiciais (NIOJ) e a articulação entre o Protocolo Não é Não e o Selo Rainhas.

Rede de Enfrentamento à Violência

Caruaru conta com uma rede estruturada e pioneira no apoio às mulheres em situação de violência. Entre os equipamentos em funcionamento, estão o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma da Silva Lira (CRM), com atendimento jurídico e psicossocial 24 horas; a Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque, que oferece insumos para lavagem de roupas e oficinas e atividades formativas; o Centro de Qualificação Profissional (CQP), onde acontecem cursos e oficinas profissionalizantes; a Casa da Mulher Artesã, que promove ações educativas e culturais; e o Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimentos de Ordens Judiciais (NIOJ), fruto de um termo de acordo entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Caruaru, que atua com agilidade no cumprimento de mandados judiciais voltados à proteção das vítimas.

Além disso, a sede da Secretaria da Mulher de Caruaru (SEMU) também atua como espaço de acolhimento, oferecendo, além de ações educativas, oficinas e debates, um Balcão de Acolhimento com orientação jurídica, apoio psicossocial e assistência social para mulheres. A rede é reforçada pelos serviços da Patrulha Municipal Maria da Penha, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar e a Delegacia Especializada da Mulher, que também tem atendimento 24 horas.

Mais informações sobre os serviços de acolhimento podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 98384-2954 e (81) 3724-8600, ou na sede da SEMU, na Rua dos Expedicionários, Nº 30, no Centro.