Alepe debate construção de novos planos municipais de saúde para populações vulneráveis

Será realizada hoje, a audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para debater o atendimento à saúde no estado a populações vulnerabilizadas. Nesse universo estão os moradores de rua, indígenas, ciganos, negros, pessoas com deficiência, grupo LGBTQIAPN+ e população dos campos, florestas e águas. O debate foi motivado em função de um estudo promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão verificou que 16 municípios pernambucanos não incluíram nenhuma política de saúde para essas populações. A audiência será no auditório Sérgio Guerra, às 10h00, na sede Alepe.

O estudo realizado de 2022 a 2025 concluiu que há fragilidades na incorporação dessas populações nas políticas de saúde municipais, destacando a necessidade de maior sensibilização e responsabilização para garantir a equidade no SUS.

Dentre as finalidades de audiência pública na Alepe está a de incentivar as cidades a incluir essas populações nos seus planos municipais do quadriênio 2026 a 2029. O estudo do MS revelou que esses grupos encontram barreiras no acesso e na qualidade dos serviços de saúde, oriundos das desigualdades sociais, econômicas, culturais e territoriais.

A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe fez a articulação para a realização da audiência pública. A iniciativa visa dar visibilidade e oferecer um subsídio aos parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais quanto à criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis, eficientes e direcionadas a essas populações, alinhadas aos princípios do SUS.

Amplo debate
Os planos têm validade de quatro anos. O mais recente, realizado de 2022 a 2025, identificou que em Pernambuco 16 cidades não adotaram nenhuma medida de inclusão. Segundo a chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do MS, Roberta Amorim, a ideia da audiência pública é fazer uma provocação para que os municípios e as populações que estão em situações de vulnerabilidade possam ajudar na construção dos próximos planos. “É fundamental trazer as populações de vulnerabilidade mais para perto dessa elaboração. Estamos no ano de construir novos planos e o SUS tem essa característica do controle social”, destacou.

De acordo com Roberta, o debate pretende promover na prática uma ampla discussão, visando incentivar os municípios que ainda não adotaram o plano, e trazer a Alepe para esse novo olhar. “A gente pensou não em melhorar o plano que acaba neste ano, mas incrementar os próximos. Vamos discutir como podemos qualificar a construção do próximo quadriênio. E pensar diferente no sentido de ter os planos focados na questão da melhoria da equidade, do acesso. São populações que precisam ter ações específicas” comentou.

A audiência pública contará com a presença de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco (SEINP/SEMS-PE), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS/PE), da Secretaria de Saúde do Estado (SES/PE), do Distrito Sanitário Especial Indígena em Pernambuco (DSEI/PE), do Conselho Estadual e Municipais de Saúde , além de representantes das populações vulnerabilizadas e ONGs.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Sileno Guedes, a ideia é trazer visibilidade ao tema e envolver parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais na criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis. “É importante incluir políticas de saúde eficientes e direcionadas a essas populações, afinadas com os princípios do SUS. É fazer uma grande reflexão para todos da sociedade. O SUS não faz nada sozinho. Precisa da mobilização de todos”, enfatizou.

Serviço:
O que: Audiência Pública na Alepe
Tema: debater o atendimento à saúde no estado a populações vulnerabilizadas
Quando: Quarta-feira (06/08)
Onde: Auditório Sérgio Guerra, Rua da União, Boa Vista
Hora: 10h00

Rodrigo Pinheiro consolida Caruaru como campeã em geração de empregos no interior de Pernambuco

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), comemorou, nesta quarta-feira (6), os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam o município como a cidade do interior de Pernambuco que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2025, com mais de 2 mil empregos gerados.

“Caruaru, mais uma vez, é destaque na geração de empregos. Segundo o Caged, somos a cidade do interior de Pernambuco que mais gerou emprego no primeiro semestre de 2025”, celebrou Rodrigo, com entusiasmo. Ele ainda reforçou que os bons números são resultado da confiança do setor produtivo na gestão municipal: “Fruto do nosso trabalho, do nosso planejamento e da confiança dos empresários na gestão.”

O prefeito também destacou que os avanços na geração de empregos são fruto das parcerias com o Governo do Estado, por meio da governadora Raquel Lyra. “A gente segue trabalhando junto com quem quer o bem de Caruaru, construindo uma cidade cada vez melhor para todos”, concluiu.

Prefeito Rodrigo Pinheiro acompanha último dia de aula da segunda fase dos aprovados no concurso de Agentes de Trânsito

Nessa terça-feira (5), o prefeito Rodrigo Pinheiro esteve na Escola de Governo de Caruaru, acompanhando a aula de conclusão da segunda fase dos alunos do curso de formação dos Agentes de Trânsito da Autarquia de Mobilidade de Caruaru aprovados em concurso público. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal parabenizou a todos os aprovados e desejou boa sorte aos novos servidores públicos.

“Estamos nesta reta final e nós sabemos do esforço de cada um, que não é de hoje. Já há muito tempo que vocês estudavam, almejavam o concurso público que a gente teve a oportunidade de fazer e continua fazendo o maior concurso público da história de Caruaru”, enfatizou.

Rodrigo Pinheiro também destacou que os investimentos realizados na área de trânsito contribuem para o desenvolvimento de Caruaru no tocante da mobilidade urbana e da chegada de novos empreendimentos à Capital do Agreste. Além disso, o gestor da Capital do Forró apontou que os investimentos na segurança viária ajudaram a reduzir o número de sinistros e infrações de trânsito e são essenciais para a conscientização dos caruaruenses: “A gente vem tendo um controle muito maior e é muito mais tranquilo, prova disso foi o São João. Foi o São João que teve o trânsito mais tranquilo da história aqui de Caruaru apesar do grande fluxo de veículos no período junino. Tudo isso é fruto de sinalização, fruto do trabalho de quem já faz parte aqui da AMC”, finalizou.

ESCOLA DE GOVERNO – A Escola de Governo da Prefeitura de Caruaru teve um papel fundamental na formação dos futuros agentes de trânsito. O espaço abrigou as atividades de formação desenvolvidas durante mais de um mês – etapa necessária e prevista no concurso para a aprovação dos futuros servidores municipais.

A capacitação, que conta com o apoio do Governo Municipal, se soma a inúmeras outras iniciativas, coordenadas ou realizadas com a contribuição direta ou indireta da Escola de Governo, que buscam levar qualificação para os servidores municipais e aprimorar a atuação deles nos respectivos setores da Prefeitura de Caruaru.

Prefeitura de Caruaru promoveu oficinas lúdicas em Riacho Doce durante o 6º FestCine Itaúna

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), promoveu uma série de oficinas lúdicas e educativas na comunidade de Riacho Doce, na zona rural do município, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, como parte da programação do 6º FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema de Itaúna.

As atividades foram realizadas através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), com uma tenda interativa montada em frente à Capela São Joaquim, onde foram desenvolvidas ações voltadas ao público infantil, como pintura de rosto, jogos, confecção de estandarte temático, além da distribuição de materiais informativos e a divulgação de canais de denúncia de violações de direitos.

A iniciativa integrou o calendário permanente do AEPETI, que atua na sensibilização, prevenção e combate ao trabalho infantil, além de sensibilizar sobre outras violações de direitos de crianças e adolescentes, como negligência, abuso, exploração sexual e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

“O objetivo do festival é difundir o audiovisual, sair do centro da cidade e transformar a zona rural de Caruaru em uma sala de cinema a céu aberto. Quando os estudantes se veem na tela, se inspiram a criar novas produções”, disse o realizador do FestCine Itaúna, Paulo Conceição.

Desde 2013, o AEPETI estrutura suas ações em cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; e Monitoramento. Em Caruaru, o programa tem presença constante em feiras livres e eventos de grande porte, como o São João, a Semana Santa, o Pré-Carnaval e datas simbólicas como o 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil) e o 12 de junho (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil).

O trabalho desenvolvido pelo programa em Caruaru tem recebido reconhecimento nacional: em 2023, o município conquistou o 1º lugar no ranking estadual do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), do Ministério da Cidadania, coo também em 2024, se colocando nesse lugar em dois anos consecutivos.

Prefeitura de Caruaru promove ações do Agosto Dourado com foco no fortalecimento da amamentação

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres, uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de bebês e mães, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde, famílias e toda a rede de cuidado.

A cor dourada foi escolhida por representar o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo que contribui para o desenvolvimento saudável da criança e oferece benefícios também para a saúde da mãe. Além de promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e a continuação de forma complementar até os dois anos ou mais, ampliando o acesso à informação, o apoio às lactantes e o reconhecimento do leite materno como primeira vacina do bebê.

A programação na Maternidade Santa Dulce inclui:

Rodas de conversa com gestantes e puérperas (Roda Dourada); Palestras com especialistas em aleitamento materno; Visitas de vinculação com as gestantes da Atenção Primária à Saúde (APS); Capacitações interativas durante as internações; Momento ecumênico de gratidão com mães e bebês; Distribuição do Kit Dourado da Amamentação, com orientações práticas, protetor de seio, paninho de boca e informações sobre a rede de apoio, além de depoimentos de mães.

13 e 14 de agosto – Roda Dourada com puérperas, palestras com profissionais da saúde e entrega de folders informativos.

18 de agosto – Orientação interativa para puérperas.

19 e 20 de agosto – Oficinas sobre mitos e verdades da amamentação, alimentação da lactante e cuidados com as mamas.

25 de agosto – Culto ou momento ecumênico com mães, roda de conversa e entrega de kits.

As ações envolvem uma equipe multiprofissional formada por enfermeiras obstetras, psicólogas, fonoaudiólogas, especialistas em aleitamento, preceptores e graduandos das instituições parceiras.

Importância do aleitamento materno:

Para o bebê: fornece todos os nutrientes necessários, protege contra infecções e reduz o risco de doenças.

Para a mãe: auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e ovário, além de promover vínculo afetivo com o bebê.

Como participar?

Informar-se: Busque informações confiáveis sobre os benefícios e desafios da amamentação.

Apoiar: Incentive e acolha mães lactantes no ambiente familiar, de trabalho e social.

Prefeitura de Caruaru promove ações do Agosto Dourado com foco no fortalecimento da amamentação

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres, uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de bebês e mães, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde, famílias e toda a rede de cuidado.

A cor dourada foi escolhida por representar o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo que contribui para o desenvolvimento saudável da criança e oferece benefícios também para a saúde da mãe. Além de promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e a continuação de forma complementar até os dois anos ou mais, ampliando o acesso à informação, o apoio às lactantes e o reconhecimento do leite materno como primeira vacina do bebê.

A programação na Maternidade Santa Dulce inclui:

Rodas de conversa com gestantes e puérperas (Roda Dourada); Palestras com especialistas em aleitamento materno; Visitas de vinculação com as gestantes da Atenção Primária à Saúde (APS); Capacitações interativas durante as internações; Momento ecumênico de gratidão com mães e bebês; Distribuição do Kit Dourado da Amamentação, com orientações práticas, protetor de seio, paninho de boca e informações sobre a rede de apoio, além de depoimentos de mães.

13 e 14 de agosto – Roda Dourada com puérperas, palestras com profissionais da saúde e entrega de folders informativos.

18 de agosto – Orientação interativa para puérperas.

19 e 20 de agosto – Oficinas sobre mitos e verdades da amamentação, alimentação da lactante e cuidados com as mamas.

25 de agosto – Culto ou momento ecumênico com mães, roda de conversa e entrega de kits.

As ações envolvem uma equipe multiprofissional formada por enfermeiras obstetras, psicólogas, fonoaudiólogas, especialistas em aleitamento, preceptores e graduandos das instituições parceiras.

Importância do aleitamento materno:

Para o bebê: fornece todos os nutrientes necessários, protege contra infecções e reduz o risco de doenças.

Para a mãe: auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e ovário, além de promover vínculo afetivo com o bebê.

Como participar?

Informar-se: Busque informações confiáveis sobre os benefícios e desafios da amamentação.

Apoiar: Incentive e acolha mães lactantes no ambiente familiar, de trabalho e social.

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Entraram em vigor, nesta quarta-feira (6), as tarifas de 50% impostas sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A medida, assinada na semana passada pelo presidente norte-americano Donald Trump, afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado estadunidense, o que representa 4% das exportações brasileiras. Cerca de 700 produtos do Brasil ficaram fora do tarifaço.

Café, frutas e carnes estão entre os produtos que passam a pagar uma sobretaxa de 50%. Ficaram de fora dessa taxa suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes, polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada por Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter à relativa perda de competitividade da economia americana para a China nas últimas décadas.

No dia 2 de abril, Trump iniciou a guerra comercial impondo barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, foi imposta, em abril, a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, no início de julho, Trump elevou a tarifa para 50% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder o pleito de 2022.

Especialistas consultados pela Agência Brasil avaliam que a medida é uma chantagem política com objetivo de atingir o Brics, o bloco de potências emergentes que tem sido encarado por Washington como uma ameaça à hegemonia estadunidense no mundo, em especial, devido à proposta de substituir o dólar nas trocas comerciais.

Lula
Em pronunciamento no domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que não quer desafiar os Estados Unidos, mas que o Brasil não pode ser tratado como uma “republiqueta”. O presidente disse ainda que pais não abre mão de usar moedas alternativas ao dólar.

O governo brasileiro informou ainda que o plano de contingência para auxiliar as empresas afetadas pelo tarifaço será implementado nos próximos dias, com linhas de crédito e possíveis contratos com o governo federal para substituir eventuais perdas nas exportações.

Negociações
Após a confirmação da imposição das tarifas na semana passada, a Secretaria de Tesouro dos Estados Unidos entrou em contato com o Ministério da Fazenda para iniciar as negociações sobre as tarifas, ao mesmo tempo que Trump anunciou estar disposto a conversar, pessoalmente, com o presidente Lula.

Já nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que as terras raras e minerais críticos podem ser objeto de negociação entre Brasil e Estados Unidos. Esses minérios são essenciais para a indústria de tecnologia, e é um dos principais motivos de disputa entre Pequim e Washington.

“Temos minerais críticos e terras raras. Os Estados Unidos não são ricos nesses minerais. Podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes”, disse Haddad em entrevista a uma rede de televisão.

Ainda segundo o ministro da Fazenda, o setor cafeeiro acredita que pode ser beneficiado por um acordo com os EUA para excluir o produto da lista de mercadorias tarifadas. No mesmo dia que Trump assinou o tarifaço, a China habilitou 183 empresas brasileiras para exportar café para o país asiático.

“Pernambuco Meu País” chega com Barão Vermelho e Ana Carolina, na Serra Negra, em Bezeros

O Festival Pernambuco Meu País sobe a Serra Negra, em Bezerros, com uma invasão de cultura para aquecer as ruas. Por lá, grandes shows de diversas gerações da música brasileira e pernambucana, da ciranda de Lia de Itamaracá ao agito do BaianaSystem, passando pela psicodelia do Ave Sangria à voz marcante de Ana Carolina, além os clássicos do Barão Vermelho, Cátia de França, Tássia Reis, Mago de Tarso, Teatro Mágico e o projeto Frevo Mulher, com Elba Ramalho, Nena Queiroga, Gaby Amarantos e Roberta Sá. Durante os três dias, serão mais de 10 polos e ações que tomam conta de todos os cantos do distrito, com cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, economia criativa, gastronomia e outras expressões culturais e artísticas. No mesmo fim de semana, o Palco Pernambuco Meu País também aporta em Taquaritinga do Norte, no Festival Café Cultural. 

Na véspera da abertura, na quinta-feira (7), a chegada da Trupe Pernambuco Meu País convida a cidade de Bezerros para o festival, tomando as ruas do distrito de Serra Negra com um grupo de artistas trazendo circo, dança, música, poesia e teatro. A partir da sexta-feira (8), começam as atividades no Palco Pernambuco Meu País, montado no Pátio de Eventos de Serra Negra, com dias de ciranda, rock, hip-hop,MPB em um grande caldeirão de ritmos para esquentar as noites da serra. A cultura popular pernambucana também marca presença por lá, com apresentações do Clube Carnavalesco Vassourinhas e o Afoxé Alafin Oyó.

A abertura do palco fica com o Espetáculo Pernambuco Meu País, um portal que se abre para a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana. Deste portal saem as veias culturais que nos compõem como povo pernambucano: as diversas tradições espalhadas pelo nosso Estado. A dramaturgia é cantada e tocada ao vivo, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Já os intervalos serão comandados por DJs na tradicional agitação cultural do Som na Rural, novidade desta edição.

Por Serra Negra, na sexta-feira (8), também desfilará o Cortejo Brincantes de Pernambuco, com a beleza da nossa cultura popular encantando por onde passa. Farão parte os grupos Boi Faceiro, Caboclinho 7 Flechas, Carnaval de Zé Puluca, Folcpopular, Maracatu Baque Solto Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão e Urso Cangaçá de Água Fria. Os artistas que carregam a nossa identidade têm seu espaço garantido no País das Culturas Populares, montado ao lado da Igreja São Francisco Xavier. Ainda terá muita música nos Países das Matrizes do Forró e da Música. Também estará presente no festival o Rede PE, com serviços, formação e orientações de órgãos do Estado para o público do festival.

“Estamos muito felizes em retornar para Serra Negra, em Bezerros, com o Pernambuco Meu País, um lugar onde o festival foi tão maravilhoso no ano passado, com as ruas tomadas pela nossa cultura durante todos os dias. É com essa mesma energia que retornaremos a movimentar a serra com arte das mais diversas linguagens, usando o calor da nossa cultura popular combinado com o que há de melhor na música brasileira atual para esses dias de evento”, que prometem ser tão incríveis como foram na edição passada”, declara a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. 

“O Festival Pernambuco meu País volta à Serra Negra para proporcionar à população local e turistas dias cheios de magia, uma imersão na riqueza cultural pernambucana, nas suas diversas linguagens”, complementa a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

TAQUARITINGA DO NORTE

No mesmo fim de semana, o Governo do Estado, por meio da política pública de cultura Pernambuco Meu País, também estará presente na 6ª edição do Festival Café Cultural, somando forças com a tradicional festa da cidade agrestina que movimenta a cidade todos os anos. Por lá, as apresentações no palco começam na quinta-feira (7) e seguem até domingo (10). Os shows serão de nomes como Claudia Leitte, Fundo de Quintal, Marcelo Falcão, Ana Carolina, Limão com Mel, Carla Alves, Almir Rouche e outras atrações. 

Toda a relação completa de atividades ofertadas e cobertura das ações podem ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape. 

Após demissão da Sudene, Danilo fala em “custo político” por defender Transnordestina em Pernambuco

STF autoriza saídas temporárias de ex-deputado Daniel Silveira para tratamento de saúde

Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou saídas temporárias ao ex-deputado federal Daniel Silveira da unidade prisional onde cumpre pena para realizar sessões de fisioterapia após uma cirurgia no joelho. A decisão foi tomada no âmbito da Execução Penal (EP) 32.

Silveira poderá deixar a unidade prisional por até 30 dias para tratamento em uma clínica em Petrópolis (RJ). Cada saída deve ser comunicada previamente ao STF, com a informação sobre data e horário dos atendimentos, devendo ser comprovados no prazo máximo de 24 horas após sua realização.

A autorização atende a um pedido da defesa. A Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos (Seapam), onde Silveira está preso, informou ao STF que não dispõe de estrutura física, equipamentos nem equipe de saúde para garantir os cuidados necessários.

Em julho, o ministro Alexandre já havia permitido que Silveira fosse submetido à cirurgia. Segundo laudo médico, o procedimento visava aliviar dores e instabilidades causadas por um trauma no joelho, resultado de uma lesão esportiva sofrida há cerca de cinco anos.

Condenação

Em 2022, Daniel Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e tentativa de interferência em processo judicial. Atualmente, cumpre pena em regime semiaberto. Em dezembro, o livramento condicional concedido anteriormente foi revogado após o descumprimento das condições impostas pelo Supremo.