Morre Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção, aos 62 anos

Rio de Janeiro (RJ), 18/05/2026 - Ex-jogador de futebol Geovani. Foto: Reprodução X/Vasco

O futebol brasileiro amanheceu de luta nesta segunda-feira (18).  O ex-jogador capixaba Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção brasileira, morreu em Vitória, aos 62 anos. De acordo com nota publicada pela família nas redes sociais, ele passou mal de madrugada, chegou a ser levado a um hospital em Vila Velha (ES), mas não resistiu. Apelidado de “Pequeno Príncipe” pela torcida cruzmaltina nos anos de 1980, o ex-meia de 1,68 de altura sobressaía em campo por visão de jogo aguçada e dribles perfeitos.  

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso guerreiro Geovani Silva. Na madrugada de hoje, ele passou mal de forma repentina e foi socorrido imediatamente ao hospital maiș próximo. Apesar de todos os esforços da equipe médica e das tentativas de reanimação, infelizmente ele não resistiu. Estamos todos muito abalados e tristes com essa partida tão inesperado”, disse a família em publicação no Instagram.

Geovani ingressou na base do Vasco nos anos 1980, após iniciar a formação pela Desportiva Ferroviária-ES. Com o Cruzmaltino, colecionou os títulos estaduais de 1982, 1987, 1988 e 1993, nas três passagens pelo clube. Jogou ao lado de outros craques cruzmaltino, como Roberto Dinamite e Romário. Dono da camisa 8, o armador marcou 50 gols em 408 jogos.

Com a seleção brasileira, Geovani Silva conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Seul (1988) e foi campeão da Copa América. Antes de ser titular na seleção principal, Giovani já sobressaíra na base da Amarelinha com dois títulos em 1983 com a equipe Sub-20: faturou a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano daquele ano. O ex-aramador também defendeu clubes do México, Alemanha e Itália antes de se aposentar dos gramados em 2002.

Geovani Silva - meia- seleção brasileira
Geovani Silva conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Seul (1988) e foi campeão da Copa América com a seleção brasileira – Pedro Vale/CBF/Direitos Reservados

“Neste momento de muita dor e tristeza, a CBF se solidariza com familiares, amigos e a legião de admiradores que se encantaram com o talento de Geovani, carinhosamente chamado pelos vascaínos de “O Pequeno Príncipe””, lamentou a entidade em nota de pesar.

Ex-jogador e atual senador federal, Romário também recorreu às redes sociais para expressar o luto pela perda do amigo.

De acordo com a família de Geovani, nos últimos anos ele passava por tratamento para a Síndrome de POEMS (doença multissistêmica rara causada por distúrbio de células plasmáticas) que afetava alguns de seus órgãos.  “Dentro do possível, vinha lutando bravamente e se mantendo bem”, relatou a família, em nota.

Em fevereiro do ano passado, o ex-meia foi homenageado pelo ex-jogador e atual presidente do Vasco Pedrinho no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES).

“Só não vou chorar, mas dá vontade. Pedrinho eu vi começando praticamente e fico feliz, né? Porque na vida, quando você é homenageado vivo é bem melhor, né? Tive problema de saúde, não pensei que ia passar desse ano, passei, então eu tô vivo é para comemorar”, disse o ídolo vascaíno na ocasião.

Com a presença de Neymar, Ancelotti convoca seleção para a Copa

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil coach Carlo Ancelotti speaks to media ahead of the World Cup - Museu do Amanha, Rio de Janeiro, Brazil - May 18, 2026 Brazil coach Carlo Ancelotti during the press conference REUTERS/Ricardo Moraes

O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (18) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a relação de 26 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo. E a grande novidade foi a presença do nome do atacante Neymar. Aos 34 anos de idade, o camisa 10 do Santos disputará o quarto Mundial de sua carreira (depois de 2014, 2018 e 2022).

Convocados

Goleiros: Alisson (Liverpool), Weverton (Grêmio) e Ederson (Fenerbahçe).

Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma).

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo).

Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Rayan (Bournemouth), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).

Neymar

Neymar defendeu a seleção brasileira pela última vez no dia 17 de outubro de 2023. Naquela oportunidade, o Brasil, que era comandado pelo técnico Fernando Diniz, foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, em Montevidéu, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A lembrança deste jogo é de amarga lembrança para o atacante, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo por causa de uma lesão.

Desta forma, a convocação desta segunda-feira é a primeira do camisa 10 do Santos para a seleção brasileira sob o comando do italiano Carlo Ancelotti.

Jogos preparatórios

Antes do início da Copa de 2026 o Brasil fará duas partidas preparatórias. A primeira servirá como despedida da torcida brasileira antes da disputa do Mundial. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. Na segunda rodada, a seleção brasileira encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

“Facigma: Uma Nova Era de Conhecimento em Caruaru, a Terra de Talentos”, pelo deputado Alberto Feitosa

Caruaru, a vibrante capital do Agreste pernambucano, celebra seus 169 anos de história, cultura e efervescência. E é com grande entusiasmo que a Facigma – Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente – se junta a esta festa, inaugurando sua nova sede na cidade e reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento regional.

Com mais de uma década de experiência e sucesso no cenário educacional, a Facigma, que antes tinha sua sede em Recife, escolheu Caruaru para expandir sua missão. A mudança representa não apenas um novo endereço, mas um mergulho profundo na rica tapeçaria cultural e econômica desta cidade que pulsa com inovação e tradição. E a boa notícia é que a Facigma já está em pleno funcionamento em Caruaru, com sua inauguração oficial marcada para o dia 18!

Caruaru: Berço de Gênios e Inspiração

Caruaru é um celeiro de talentos e um palco de histórias que inspiram.

É a terra de Mestre Vitalino , o genial artesão que, com suas mãos habilidosas, transformou o barro em arte e eternizou o cotidiano do povo nordestino em suas famosas esculturas. Seu legado transcende gerações, sendo um símbolo da criatividade e resiliência caruaruense.

É também a cidade que viu nascer e prosperar figuras como Nelson Barbalho, um intelectual multifacetado que deixou sua marca na literatura, na música e na história local. Sua contribuição para a cultura de Caruaru é inestimável, enriquecendo o patrimônio imaterial da região.

Neste dia especial, a Facigma, através de seus diretores, parabeniza todo o povo de Caruaru. Nosso coração se enche de orgulho por fazer parte desta cidade maravilhosa, que acolhe com carinho e oferece um ambiente propício para o crescimento e a inovação.

Facigma em Caruaru: Educação para o Futuro

A Facigma chega a Caruaru com uma proposta educacional abrangente e alinhada às demandas do mercado. Já estamos de portas abertas, oferecendo uma vasta gama de cursos, incluindo: Oferecemos uma vasta gama de cursos, incluindo:

•Graduação:
Formando profissionais capacitados para os desafios do mundo contemporâneo.
•Pós-Graduação: Especializando e aprimorando conhecimentos para o avanço de carreiras.
•Cursos Técnicos: Capacitação rápida e eficaz para inserção no mercado de trabalho.
•Cursos Livres: Flexibilidade e atualização em diversas áreas do conhecimento.
Nossa missão é proporcionar uma formação integral, que combine excelência acadêmica com a prática profissional, preparando nossos alunos para serem agentes de transformação em suas comunidades e no mercado de trabalho. Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento e estamos comprometidos em contribuir para o futuro brilhante de Caruaru e de toda a região do Agreste.
Venha fazer parte desta nova fase da Facigma em Caruaru e construa seu futuro conosco!

Mensagem do deputado Fernando Monteiro sobre o Aniversário de 169 anos de Caruaru

Hoje, celebramos os 169 anos de uma cidade que orgulha Pernambuco e inspira todo o nosso estado com sua força, história e gente trabalhadora. Como canta Jorge de Altinho, “é por isso que Caruaru é a capital do forró”, uma terra de cultura forte, tradição e um povo acolhedor. E como eternizou Onildo Almeida, “a Feira de Caruaru faz gosto da gente ver”, mostrando ao Brasil a riqueza e a identidade da nossa gente.

Tenho muito orgulho de colaborar com o crescimento desse tão importante município, levando ações, investimentos e oportunidades para melhorar a vida das pessoas.

Seguimos juntos, com trabalho e compromisso, para que Caruaru continue avançando e sendo referência para Pernambuco e para o Brasil.

Parabéns, Caruaru, pelos seus 169 anos!

Contem sempre comigo.
Deputado federal Fernando Monteiro.

Mensagem de Anderson Correia sobre o Aniversário de 169 anos de Caruaru

Celebramos os 169 anos da nossa querida Caruaru, terra de gente forte, trabalhadora e acolhedora.
Tenho orgulho em servir esta cidade que carrega tradição, cultura e esperança em cada canto.

Parabéns, meu país Caruaru!
Seguirei trabalhando com dedicação por uma cidade cada vez melhor para as pessoas e para os animais!

Anderson Correia
Vereador e pré-candidato a deputado estadual

Brasil leva dois ouros na Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem

 

Brandemburgo, 16/05/2026 - Canoista Isaquias Queiroz participa de prova de canoagem na Copa do Mundo de canoagem.  Foto: Isabella Oliveira/CBCa

O Brasil marcou presença duas vezes no topo do pódio na etapa de Brandemburgo, na Alemanha, da Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem.

Neste sábado (16), o baiano Isaquias Queiroz venceu os 500 metros da categoria C1 (canoa individual), enquanto o sul-mato-grossense Fernando Rufino garantiu o ouro nos 200 m da classe VL2 (canoa para atletas que utilizam braços e troncos para remar).

Dono de cinco medalhas olímpicas, sendo uma dourada, Isaquias, de 32 anos de idade, finalizou os 500 m em 1min52s55, 10 centésimos a frente do chinês Ji Bowen, que o tinha superado na etapa de Szeged, na Hungria, há uma semana.

E teve dobradinha brasileira no pódio alemão, já que o também baiano Gabriel Assunção, revelação de apenas 20 anos, garantiu o bronze, com tempo de 1min54s60.

Rufino concluiu os 200 m de sua prova em 53s44, com mais de 1 segundo de vantagem para o ucraniano Andrii Kryvchun, que levou a prata. O britânico Edward Clifton completou o pódio.

O Cowboy de Aço, apelido do canoísta brasileiro, que faz 41 anos no próximo dia 22 e é bicampeão paralímpico, perdeu parte dos movimentos das pernas depois de ser atropelado por um ônibus.

Brandemburgo, 16/05/2026 - Canoista Fernando Rufino participa de prova de canoagem na Copa do Mundo de canoagem.  Foto: Isabella Oliveira/CBCa
Canoísta Fernando Rufino leva ouro na Copa do Mundo de Canoagem – Foto: Isabella Oliveira/CBCa

Mais dois brasileiros foram ao pódio em Brandemburgo. Nos 200 m da classe KL1 (caiaque para atletas com deficiências severas nas pernas e no quadril), Luis Carlos Cardoso chegou em segundo, com tempo de 49s85, superado em quase 2 segundos pelo húngaro Peter Kiss, pentacampeão mundial e duas vezes medalhista de ouro paralímpico. O francês Remy Boulle levou o bronze.

Natural do Piauí, o canoísta, que era dançarino antes de uma infecção na medula o tornar cadeirante, foi prata nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão, e Paris, na França.

Nos 200 m da classe VL3 (canoa para atletas com grau moderado de comprometimento no tronco e nas pernas), Giovane Vieira de Paula ficou com o bronze, concluindo a prova em 49s. Ele ficou a menos de 15 centésimos do ucraniano Vladyslav Yepifanov (ouro). O britânico Stuart Wood terminou em segundo.

O paranaense, prata nos Jogos de Paris, teve a perna esquerda amputada devido a um acidente de trem.

Neste domingo (17), o Brasil marca presença em três finais, todas na paracanoagem.

Às 10h23 (horário de Brasília), a sul-mato-grossense Débora Benevides disputa medalhas nos 200 m da classe VL2. Em seguida, às 10h29, Rufino briga por outro pódio nos 200 m, agora no caiaque (KL2), e o paranaense Flavio Reitz também compete.

Por fim, às 10h41, será a vez do paranaense Miqueias Rodrigues e do baiano Gabriel Porto nos 200 m da classe KL3 (caiaque para atletas com deficiência moderada de membros inferiores).

Alison dos Santos abre Diamond League vencendo recordista mundial

Athletics - Diamond League - Shanghai/Keqiao - China Textile City Sports Center, Shaoxing, China - May 16, 2026 Brazil's Alison dos Santos celebrates after winning the Men's 300m Hurdles to become the new world leader REUTERS/Go Nakamura
© Reuters/Go Nakamura/Proibida reprodução

A primeira etapa da Diamond League (Liga Diamante, na tradução livre do inglês), principal circuito mundial de atletismo, teve dobradinha brasileira no pódio de Xangai, na China. Neste sábado (16), o paulista Alison dos Santos, o Piu, venceu a prova dos 300 metros (m) com barreiras, com o cearense Matheus Lima chegando na terceira posição.

Alison concluiu a distância – que tem 100 metros a menos que a praticada na Olimpíada – em 33s01, superando em quatro centésimos o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial dos 400 m com barreiras. A marca é a melhor do ano até o momento. Matheus completou o pódio em 33s75.

“Eu senti que estava correndo rápido e que o Karsten estava ali. Acho que isso me deixa bem preparado para o restante da temporada, mostra que o trabalho de velocidade está dando resultado e que eu posso entregar desempenho”, disse Piu, que é medalhista olímpico de bronze e campeão mundial dos 400 m com barreiras, em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Competir contra os melhores do mundo, como o Piu e o Warholm, motiva a melhorar a cada dia. Eu me senti forte hoje, com um bom ritmo e executei o que estava planejado para a prova”, destacou Matheus, também à comunicação da CBAt.

A próxima etapa da Diamond League será novamente na China, na cidade de Xiamen. No próximo sábado (23), Piu e Matheus estarão na disputa dos 400 m com barreiras.

Prefeitura de Caruaru celebra memória e cultura popular na Semana Nacional dos Museus

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realiza entre os dias 19 e 22 de maio uma programação especial em celebração à Semana Nacional dos Museus. As atividades acontecem em diversos equipamentos culturais do município, reunindo ações voltadas à preservação da memória e valorização da cultura popular. Toda a programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Ao longo da semana, o público poderá participar de oficinas, palestras, visitas guiadas e ações de mediação cultural em espaços como o Museu do Forró Luiz Gonzaga, Museu da Fábrica de Caroá, Memorial Mestre Galdino, Casa-Museu Mestre Vitalino e Museu do Cordel Olegário Fernandes.

A programação busca aproximar a população dos equipamentos culturais da cidade, promovendo experiências de educação patrimonial e valorização da história local.

Secretária da Mulher de Caruaru é eleita conselheira fiscal do Fórum Nacional de Gestoras da FNP

A secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, tomou posse de forma online, na última quinta-feira (14), como conselheira fiscal do Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), para a gestão 2026/2027. Atualmente em licença-maternidade, Luana foi indicada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro para ser a representante de Caruaru no Fórum Nacional.

A função de conselheira fiscal é estratégica dentro da entidade, sendo responsável por acompanhar e fiscalizar a gestão administrativa e financeira do fórum, contribuindo para a transparência, organização e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em todo o país.

A eleição coloca Caruaru entre os municípios que passam a integrar diretamente as discussões nacionais sobre políticas públicas para as mulheres, fortalecendo a presença da cidade nos espaços de planejamento e construção de estratégias de enfrentamento à violência de gênero.

Ícone do rádio esportivo mineiro, Milton Naves morre aos 70 anos

Brasília (DF), 16/05/2026 - FOTO DE ARQUIVO - O narrador e locutor Milton Naves. Foto: @miltonnaves/X

Um dos mais importantes nomes do rádio esportivo de Minas Gerais, o narrador e apresentador Milton Naves morreu neste sábado (16), aos 70 anos de idade. A família confirmou a morte com uma publicação no perfil do profissional na rede social X, sem revelar a causa.

Segundo a Rádio Itatiaia, veículo onde ele trabalhou por quatro décadas, o velório ocorre no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, até as 19h (horário de Brasília) deste sábado. O corpo será cremado.

Nascido em Ilicínea, Minas Gerais, a cerca de 330 quilômetros da capital mineira, em 26 de dezembro de 1955, Milton Amaral Naves se mudou, ainda na infância, para Alfenas, também no sul de Minas Gerais. Lá, realizou o sonho de se tornar narrador esportivo aos 17 anos, pela Rádio Cultura. A primeira transmissão foi um jogo entre Flamengo e Caldense, por um torneio amistoso que marcou a inauguração do Estádio Francisco Leite Vilela, em 1977.

Dois anos depois, foi para a Rádio Guarani, de Belo Horizonte, chegando em seguida à Itatiaia, aos 21 anos, onde consagrou o bordão Show de Bola. Abria as transmissões dizendo: “Estou fazendo o que gosto, transmitindo um jogo de bola”.

Pela emissora mineira, trabalhou em 13 Copas América e nove Copas do Mundo, sendo a primeira em 1982 e última em 2018. Cobriu seis finais. Uma delas a do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002, no Japão. Narrou, também, a conquista do ouro olímpico do futebol masculino nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Além disso, foi apresentador do Rádio Esportes, programa esportivo da hora do almoço, até 2022.

Por meio das redes sociais, os três principais clubes de futebol de Minas Gerais manifestaram pesar pelo falecimento de Milton. Tanto Cruzeiro como Atlético-MG destacaram que o profissional foi voz presente na cobertura dos times. Já o América-MG ressaltou que o apresentador eternizou “momentos inesquecíveis” da história, citando a narração do gol que decretou a conquista do título brasileiro da Série B em 1997.