“1º turno das Eleições transcorreu de forma tranquila”, diz SDS

O primeiro turno das Eleições 2018, no último domingo (7), transcorreu no Estado de forma tranquila e pacífica. A avaliação foi do secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, a partir do registro de 86 ocorrências de crimes eleitorais pela Polícia Militar, que teve, na data, milhões de eleitores nas ruas. Dos 86 registros, 36 resultaram em prisões, entre termos circunstanciais de ocorrência e prisões em flagrante. “É um número de baixa proporção em relação ao número de eleitores”, afirmou.

De acordo com o secretário, o resultado se deve ao grande planejamento realizado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que aportou grandes recursos para a Operação Eleições 2018. “Colocamos mais de 15 mil policiais nas ruas, mais de 1.800 policiais civis em todas as delegacias, em todos os municípios, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica e da Corregedoria, para termos segurança nas eleições. Reforçamos o policiamento nos municípios para garantir o direito de votação de cada eleitor”, afirmou, citando também a participação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Boca de Urna
As práticas de boca de urna e distribuição de santinhos em locais de votação, transporte de eleitores e propaganda irregular foram as maiores dores de cabeça da polícia nesta eleição. “Mas realizamos um trabalho de inteligência anteriormente, identificando algumas pessoas que estavam praticando estas atividades criminosas. Alguns foram levados à delegacia e muito material foi apreendido e encaminhado à Justiça Eleitoral para as devidas providências”, detalhou o secretário.

Em Caruaru, um eleitor tirou uma selfie na cabine de votação e foi conduzido à Polícia Federal para providências cabíveis, bem como o vereador Cecílio Pedro foi detido sob a suspeita de estar cometendo boca de urna. O legislador assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e, em seguida, foi liberado.

O segundo turno das Eleições 2018 está marcado para acontecer no próximo dia 28. Na Capital do Agreste e nos demais municípios do Estado, os eleitores irão às urnas apenas para escolher o novo presidente do país, haja vista que o atual governador Paulo Câmara foi reeleito para o cargo já no primeiro turno.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *