Boa Vista II recebe Leva Itinerante

Durante toda a semana o ônibus itinerante do LEVA estará no bairro Boa Vista II, local da Feira, para realizar os serviços oferecidos pelo Leva Itinerante para população do bairro.

No local, serão realizados os serviços de cadastro para adesão do Leva comum e recarga dos cartões comum, servidor e estudante. O atendimento acontece das 8h às 16h.

Para fazer o cadastro do Leva comum é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito mas, para validar o cartão, é preciso fazer uma recarga mínima no valor de R$ 13.00.

Presidente e dois juízes do TJPE vão receber título Cidadão de Limoeiro nesta quarta (13/12)

Na noite desta quarta-feira (13/12), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, vai ser homenageado com o título de Cidadão de Limoeiro. O evento tem início às 19h, no Plenário da Casa Professor Agripino Almeida, localizada na Rua da Matriz, 134, no Centro da comarca. Na ocasião, também vão receber o título dois juízes do Judiciário estadual, Evandro de Melo Cabral e Enrico Duarte da Costa Oliveira.

A iniciativa de homenagear os magistrados do TJPE é de autoria do vereador José Higino Correia de Oliveira Neto. O projeto foi aprovado por unanimidade, em sessão realizada no dia 18 de julho. A solenidade de outorga do título de Cidadão de Limoeiro será conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Juarez Antônio da Cunha.

Governo garante R$ 611 milhões para obras de água e esgoto no Estado

O Ministério das Cidades divulgou o resultado da seleção das Cartas-Consulta para obras de saneamento em todo o País por meio do Programa Avançar Saneamento – Seleção 2017. Dos 50 projetos apresentados pelo Governo Paulo Câmara, 19 estão prestes a ser contratados. Nove obras foram selecionadas para serem financiados ao Governo de Pernambuco, com recursos estimados em R$ 611 milhões. Outras 10 obras estão sendo analisadas pela Caixa Econômica Federal e deverão ser financiadas diretamente à Compesa, num valor de R$ 383 milhões. Quando todos forem contratados, o governador Paulo Câmara pretende realizar quase R$ 1 bilhão em novas obras de saneamento.

Diante da carência de recursos do Orçamento Geral da União, Pernambuco decidiu acessar uma das poucas fontes de recursos que ainda estão disponíveis, tomando empréstimo do FGTS através do Governo do Estado e da própria Compesa. “A prioridade à área de saneamento e a nossa capacidade de gerar projetos para captar recursos estão permitindo que o Estado capte 50% do que foi apresentado, índice considerado muito bom, principalmente nos dias atuais”, argumentou o governador Paulo Câmara.

“Estivemos acompanhando o governador Paulo na audiência com o ministro Alexandre Baldy (Cidades) e ouvimos dele que os recursos do Orçamento da União estão escassos, restando a alternativa de tomar financiamento do FGTS. Pernambuco fez o dever de casa e tem capacidade de endividamento para investir numa das maiores prioridades do governador, que é o Saneamento Básico”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

As cidades beneficiadas nessa seleção, que serão financiadas ao Governo do Estado, são: Arcoverde, Camaragibe, Custódia, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata. Na lista das cidades cujo financiamento será feito diretamente à Compesa, estão: Recife, Petrolina, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério.

Além das ações propostas pelo Governo de Pernambuco e pela Compesa, oito ações para contratação de Planos de Saneamento, solicitados por prefeituras, também foram selecionadas. A partir dessa seleção, o Governo de Pernambuco tem o prazo até o próximo dia 29/12 para apresentar a documentação exigida para a obtenção do financiamento. A expectativa da Compesa é que os recursos sejam garantidos até março do próximo ano, quando deverão ser assinados os contratos. Os projetos que não foram selecionados em 2017, serão reapresentados em novo processo seletivo, que deverá acontecer também em março de 2018.

Bolsa Família beneficia 13,8 milhões de famílias e tem maior repasse do ano

Ontem (11) começou a entrar na conta de 13,8 milhões de famílias brasileiras a maior folha de pagamentos do programa Bolsa Família em 2017. Serão mais de R$ 2,48 bilhões distribuídos para brasileiros que mais precisam do benefício. Neste mês, 204 mil famílias que aguardavam para entrar no programa foram inscritas.

Com medidas de fiscalização, foi possível bloquear, cancelar ou suspender cadastros indevidos, gerando economia ao programa. As fiscalizações envolvem conferência de renda e cumprimento das condicionantes do programa. Os dados dos atendidos passaram a ser registrados pelo Cadastro Único, que cruza informações de vários órgãos do Governo do Brasil.

No mês passado, a fila de espera do Bolsa Família foi zerada pela sexta vez. Ao longo deste ano, 2,8 milhões de famílias passaram a integrar o programa. Assim, o programa apoia quem mais precisa. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 73% do grupo formado pelos 20% mais pobres do País são beneficiados.

Para garantir a melhoria da qualidade de vida e atenuar os impactos da pobreza para famílias, o pagamento das parcelas está atrelada ao cumprimento das chamadas condicionantes sociais referentes à saúde e educação. Ao todo, 95% das 13 milhões de crianças e jovens de 6 a 17 anos acompanhados pelo Bolsa Família tiveram a frequência escolar satisfatória entre agosto e setembro deste ano.

Quanto ao acompanhamento de saúde, 8,7 milhões de famílias foram atendidas no primeiro semestre deste ano. Desse modo, o cartão de vacina de 5,7 milhões de crianças de até 7 anos foi atualizado e 387 mil grávidas fizeram o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

Precisamos construir um novo pacto político e social, diz Silvio

silvio

Durante o encontro das oposições ao governo do PSB em Pernambuco, que reuniu o PTB, DEM, PSDB, PRB, Podemos, PV e PRTB, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) defendeu a realização de um debate de ideias e de propostas para mudar os rumos de Pernambuco.

“O momento é de discutir conteúdo, não adianta faze o debate de nomes. O que precisamos é construir um novo pacto político em Pernambuco para viabilizar uma nova agenda para o Estado, capaz de resgatar nossas conquistas de ontem e recolocar Pernambuco no caminho do desenvolvimento econômico e social”, defendeu o parlamentar em seu discurso.

Líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Silvio acredita que é possível resgatar o papel de liderança do Estado, trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável com foco, sempre, no bem estar social. “Governar é eleger prioridades. E essas prioridades no nosso ponto de vista devem ser os serviços prestados à população e a mehoria da qualidade de vida do povo pernambucano. Infelizmente, o governo Paulo Câmara abandonou esse caminho”, destacou.

Para o deputado, é importante intensificar o debate com todas as forças de oposição à gestão Paulo Câmara. “Pernambuco quer mudar, por isso precisamos avaliar com todas as forças da oposição qual o melhor caminho para construir o futuro de Pernambuco”, defendeu.

TJPE vai promover 6ª Jornada Conciliatória em Ipojuca

Solucionar conflitos através da realização de audiências de conciliação é o objetivo da 6ª Jornada Conciliatória do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Desta vez, a ação será realizada na Comarca de Ipojuca, nesta quarta-feira (13/12), e contará com a presença do ônibus da Justiça Itinerante. O evento, que segue até a quinta-feira (14), vai promover 75 audiências de conciliação, das 8h às 18h.

Durante a iniciativa, o ônibus do Justiça Itinerante ficará estacionado em frente ao Fórum de Ipojuca, localizado na avenida Francisco Alves, s/n, no Centro do Município. No local, estará presente uma equipe de quatro conciliadores capacitados pelo Tribunal. A atividade é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos. Para a ocasião, serão apreciados processos que envolvem moradores locais e uma construtora.

Ônibus do Justiça Itinerante

Adaptado ao atendimento a pessoas com necessidades especiais e multiuso, o ônibus da Justiça Itinerante do TJPE foi inaugurado no dia 30 de outubro, na Comarca de São Lourenço da Mata, durante a realização da 4ª Jornada Conciliatória. O veículo facilita o acesso da população aos serviços prestados pelo Judiciário pernambucano, e tem capacidade para realização de até cinco audiências de conciliação
simultaneamente. Entre outros equipamentos, possui gerador próprio e plataforma de acessibilidade.

Pagamento de contas diversas é o que mais pesa no bolso do consumidor, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC

São as contas diversas que estão impossibilitando de o consumidor manter o seu fluxo de caixa organizado e o “nome limpo”, segundo pesquisa online semestral realizada pela Boa Vista SCPC para identificar o Perfil do Consumidor Inadimplente. Dos quase 4 mil respondentes, de todo o Brasil, 23% afirmaram que manter em dia o pagamento de contas diversas tem sido o mais complicado. No 1º semestre, 25% tinham esta percepção, o que representa uma ligeira queda de dois pontos percentuais (p.p.).

Dentre as contas diversas, a que mais pesou no bolso do consumidor foi a relacionada com educação, que passou de 31% no 1º semestre para 35% neste 2º semestre. Na sequência, as despesas com saúde, como o convênio médico e medicamentos, e compra de aparelho celular/smartphone, com 18% das menções cada. No 1º semestre estes produtos e serviços receberam 16% e 11% das menções, respectivamente. Já taxas e tarifas como o IPTU, IPVA e condomínio tiveram queda de 24% para 17%.

As demais dificuldades, quando o assunto é o não pagamento que gerou a restrição, são as despesas com alimentação e vestuário/calçados com 15% das menções cada, contra 13% e 11%, respectivamente, na comparação com o semestre anterior. Empréstimo pessoal/consignado (14% contra 17% no 1º semestre); móveis e eletrodomésticos (14% contra 13% no 1º semestre); e contas de concessionárias (10% contra 9% no 1º semestre), vêm na sequência.

No 2º semestre, o desemprego continua sendo a principal causa da inadimplência e consequente incapacidade de pagamento das contas, aumentando de 31% para 38% das menções. Em segundo lugar a diminuição da renda (19% contra 23% no 1º semestre), e em terceiro o descontrole financeiro (17% contra 19%). Em quarto lugar o empréstimo do nome para outras pessoas, situação muito comum quando se é fiador de uma dívida (12% contra 11%).

Para 40% dos consumidores que estão com o “nome sujo” está muito difícil manter as contas em dia. Já 48% se consideram muito endividados, e 65% afirmaram que estão com mais 50% da renda comprometida com dívidas (estejam elas em dia ou não). Entre os não negativados, 45% afirmaram estar um pouco endividados. 44% disseram estar difícil manter as contas em dia e 51% estão com mais de 50% da renda comprometidos com o pagamento de dívidas.

As contas feitas no boleto são as principais causadoras da negativação, com 28% das menções. Questionados sobre qual tipo de boleto, 32% apontaram os de telefonia, 24% de concessionárias (água, energia elétrica, gás) e 22% de educação (colégio, cursos diversos). O cartão de crédito ficou na segunda posição como o meio de pagamento responsável pela restrição, crescendo de 21% para 24% neste 2º semestre.

Ainda de acordo com a Pesquisa do Perfil do Consumidor Inadimplente, 60% dos entrevistados disseram possuir até três contas em atraso, sendo o não pagamento das mesmas o responsável pela restrição. 40% possuem quatro ou mais. Deste total, 89% estão negativados há mais de 90 dias.

56% dos consumidores negativados possuem dívidas no valor de até R$ 3.000. Acima de R$ 5.000 estão 29% dos respondentes. Na média, as dívidas representam cerca de R$ 2.800.

Se há a restrição, há a preocupação em quitar as pendências. E entre elas, as que foram feitas por meio de boleto serão as primeiras a ser quitadas segundo 27% dos consumidores, principalmente as da conta de celular (29%) e de concessionárias (22%). O cartão de crédito ocupa a segunda posição entre as dívidas que serão priorizadas, com 21% das menções. Em terceiro lugar o carnê de financiamento/crediário com 15%, dos quais 56% referem-se a crediário de lojas.

79% dos consumidores com restrição estarão comprometidos com outras dívidas (não vencidas) nos próximos meses. Deste total, 16% pretendem fazer novas compras após quitarem estas dívidas – entre os itens estão: terreno, casa própria e automóvel, ambos com 17% das menções.

Comparado ao 1º semestre, aumentou o percentual de consumidores, negativados ou não, que declarou avaliar a taxa de juros a ser cobrada antes de contratar um empréstimo – de 41% para 46% e de 62% para 67%, respectivamente.

O empréstimo familiar (47%) é a primeira opção do consumidor para tentar obter recursos e quitar as dívidas antes de ser negativado. Entretanto, na prática, apenas 10% conseguiram a ajuda esperada. Já a procura pelos bancos na obtenção destes recursos caiu 13p.p. (49% para 36%) na comparação com o semestre anterior. Outros 5% conseguiram o apoio financeiro nas instituições financeiras.

Metodologia

A Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, da Boa Vista SCPC, referente ao 2º semestre de 2017, foi feita com 3.840 consumidores, segmentados em negativados (52% da amostra) e não negativados (48%). A pesquisa online foi realizada entre os dias 11 de setembro a 10 de outubro, com o intuito de identificar a pontualidade de pagamento das contas, medir o nível de endividamento e o comprometimento da renda da família com o pagamento das contas. Os resultados consideram 1,7% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Raquel Lyra afirma que Pernambuco precisa fazer diferente

“Ser jovem e buscar fazer diferente não é uma questão de idade, é uma questão de atitude. Atitude de fazer da política a melhor forma de buscar diminuir os desequilíbrios regionais, de chegar à vida das pessoas onde elas vivem, no Sertão, no Agreste, na zona urbana, na periferia ou na zona rural”. Assim começou o discurso a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), no ato “Pernambuco quer mudar” realizado, na noite desta última segunda-feira (11), no Recife.

No encontro, que reuniu políticos e militantes de diversos partidos, líderes comunitários, ministros, senadores, prefeitos, deputados e vereadores de todo estado, Raquel falou sobre a importância que os políticos têm em reaproximar a população da política. “Precisamos buscar unir as pessoas em torno de um propósito que faça causar engajamento. Isso a gente só faz quando busca reaproximar a população da política. Se a população está distante, é porque ela está desacreditando em nós e não cabe a outras pessoas, senão a nós mesmos, mostrar que é possível fazer diferente”. A prefeita falou, também, sobre a carência dos pernambucanos com relação a um governo que os represente. “É nesse momento de crise que nós devemos ter a coragem de dizer e de fazer diferente, de buscar traçar nossos governos de modo que eles sirvam às pessoas. É isso que está faltando no Estado. O sentimento da nossa gente é de absoluto abandono e a reflexão maior sobre isso se dá na segurança pública”, completou.

Para finalizar, a prefeita ressaltou o compromisso de ouvir a população como ideal para a construção um futuro melhor. “Mais do que Pernambuco quer mudar, Pernambuco precisa mudar. E a gente vai mudar porque a nossa gente tem coragem, tem ousadia, é uma gente que vai, sim, atrás dos seus propósitos. E é assim que estamos buscando fazer, com muita dificuldade. É hora de arregaçar as mangas, de ir às ruas, de conversar com a nossa gente, de construir algo que todo mundo espera de nós, que é um caminho para construir o futuro. Eu convoco todos para que façamos esse movimento, que tem ser feito próximo à população”.

Em tempos de conta de luz alta, empresas buscam alternativas para diminuir gastos

Verde, amarela ou vermelha? Desde 2015, as cores das bandeiras tarifárias anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passaram a indicar se a energia vai custar mais ou menos em cada mês. O acréscimo pode chegar até R$ 3,50 a cada 100 quilowats-hora (kwh) consumidos. Se isso já preocupa o pequeno consumidor, para as grandes empresas o custo na conta final é ainda maior. E muitas delas vêm implantando medidas para buscar a eficiência energética.

É o caso da Rede de Hotéis Deville que entrou no Mercado Livre de Energia há mais de um ano e já contabiliza uma economia estimada em R$ 2,4 milhões. “O impacto econômico da mudança é grande. O consumo de energia elétrica já foi nosso segundo maior custo, atrás apenas das despesas com folha de pagamento”, comenta o gerente de Manutenção e Patrimônio da Rede, Alan Nogueira dos Santos.

No Brasil, o mercado de energia é dividido em dois ambientes. Enquanto no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) os consumidores compram a energia de empresas estatais, no Ambiente de Contratação Livre (ACL) o consumidor tem a liberdade de escolher o melhor fornecedor, de acordo com o custo e benefício. A ingressão nesse ambiente, chamado Mercado Livre, permite que empresas recebam energia elétrica por matrizes não poluentes.

A Rede Deville utiliza energia incentivada, gerada a partir de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), proveniente de biomassa, energia eólica, solar e biogás. Esse tipo de energia permite descontos nas tarifas, com valores que variam de 50% a 100%.

O projeto teve início em dezembro de 2015 e durou seis meses até a migração completa, em julho de 2016. “A migração também contribuiu com a simplificação das operações, desligamentos de geradores e a baixa emissão de gases”, explica Alan. Oito unidades do grupo entraram no projeto que teve um investimento total de R$ 470 mil, incluindo todas as adequações físicas necessárias.

Outra mudança com a migração está no acompanhamento entre a energia contratada e a real consumida. Toda diferença é liquidada na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Essa contabilização é realizada posteriormente em uma conta específica utilizada pelo Mercado Livre. Hoje a Rede recebe duas cobranças: uma da concessionária de energia, pelo uso dos sistema de distribuição, e outra pela compra e o consumo da parcela de energia.

Festas de final de ano podem enfatizar o sentimento de melancolia

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Nesta época de confraternizações, as famílias costumam se reunir, comemorar as vitórias e começar a planejar o ano que virá. Mas esse momento de alegria não é unânime e algumas pessoas, ao fazer um balanço de conquistas e perdas, podem sentir frustração, desânimo e, até mesmo, desencadear um quadro de tristeza profunda que pode culminar em uma fase depressiva.

E para quem perdeu um parente recentemente ou, por algum outro motivo, terá de passar esse período sem a presença do familiar, o momento pode se transformar em uma tristeza ainda maior. Embora as pessoas associem o luto diretamente à morte, para a psicologia, ele é desencadeado por qualquer ruptura emocional forte, seja a perda de alguém querido, um divórcio ou um amigo que foi morar longe. O processo é dividido em cinco fases e todas as pessoas irão apresentar pelo menos duas delas: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

“Para um pessoa que está passando por esta situação, é importante se respeitar, viver esse momento, mas com cuidado para não transformar o natal em uma época apenas triste”, orienta a psicóloga do luto do Grupo Vila, Mariana Simonetti. É importante que a pessoa enlutada encontre sua própria maneira para lidar com ausência: reproduzir algo que aquela pessoa querida costumava fazer no Natal, olhar fotos ou compartilhar lembranças com familiares e amigos.

A terapia exerce o papel fundamental, no qual oferece suporte e auxílio para o paciente superar a dor, mostrando-se como uma ferramenta de reorganização psicológica. Com ela, é possível encontrar sua própria maneira de lidar com os sentimentos, muitas vezes novos e conflitantes, e compreender que não há certo ou errado na maneira em como se vive ou expressa a dor.

Pessoas próximas são um ponto de apoio importante para quem está vivenciando o luto. “É necessário que a pessoa enlutada sinta que seu ente querido não foi esquecido nesse ambiente festivo, pois isso é o que muitas vezes incomoda o enlutado”, explica Mariana Simonetti.