Empresário de obra em sítio diz a Moro que recebeu de ex-assessor de Lula

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Folhapress

O empresário Carlos Rodrigues do Prado disse na segunda-feira (19) ao juiz Sergio Moro que foi pago em espécie por Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor do ex-presidente Lula, pelos serviços prestados na obra do sítio em Atibaia (SP).

Ele prestou depoimento como testemunha de acusação na ação penal que investiga se Lula se beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no sítio, que teriam sido pagas pelas construtoras Odebrecht e OAS.

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Prado já havia feito a mesma afirmação à Folha de S.Paulo, em março de 2016. Nesta segunda, ele disse que recebeu mais de R$ 100 mil em espécie, em quatro vezes, dentro de um envelope. O pacote, segundo o empresário, era entregue por Aurélio em um posto de gasolina.

Ele também afirmou que repassou o orçamento da obra para o ex-assessor, antes do início dos serviços. Prado disse que marcou de encontrar no posto de gasolina Frederico Barbosa, ex-engenheiro da Odebrecht, que o contatou para realizar o trabalho. Chegando lá, segundo o empresário, Frederico estava acompanhado de Aurélio e afirmou: “o dono da obra é este aqui”. Foi então que Prado teria entregue o orçamento para o ex-assessor e começado os serviços.

O empresário disse a Moro, ainda, que Emyr Costa, engenheiro da Odebrecht, pediu que a nota fiscal da obra fosse emitida em nome do empresário Fernando Bittar, um dos proprietários oficiais do imóvel. Para o Ministério Público, entretanto, Lula era o verdadeiro dono do sítio.

No dia 7 de fevereiro, em depoimento a Moro, Frederico Barbosa afirmou que Aurélio tinha todo o poder de decisão sobre a obra. Ele também disse que não sabia como havia sido realizado o pagamento da empresa de Prado.

Relembre o caso
No processo que envolve o sítio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, o ex-presidente se beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no imóvel, que era frequentado por Lula e seus familiares. As reformas teriam sido pagas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.

De acordo com a Procuradoria, os valores usados nas reformas teriam vindo de contratos das empreiteiras na Petrobras, e repassados como vantagem ilícita ao ex-presidente. Lula também teria pedido R$ 150.500 ao pecuarista José Carlos Bumlai, seu amigo, para que fossem realizadas reformas no sítio.

Em setembro de 2016, Moro condenou Bumlai por ter adquirido em 2004 um empréstimo de R$ 12 milhões com o grupo Schahin em nome do PT. A dívida, segundo a acusação, foi quitada posteriormente por meio do contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000.

Uma reportagem da Folha de S.Paulo, em janeiro de 2016, revelou que a Odebrecht realizou a maior parte das obras no sítio, gastando R$ 500 mil apenas em materiais. Para a Procuradoria, o sítio, que está em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, pertencia, na realidade, a Lula, “proprietário de fato” do local, e foi comprado em seu benefício.

Entre as provas mencionadas pelos procuradores, estão e-mails enviados a endereços do Instituto Lula, que citam cardápios de almoço no sítio e viagens do petista a Atibaia.

Outro lado
A defesa de Lula tem afirmado que o ex-presidente não é proprietário do sítio e que o petista e familiares frequentaram o local como convidados da família do empresário Fernando Bittar, “em razão de uma amizade de mais de 40 anos”.

Criança morre após se afogar em bueiro, em Toritama

FOLH

Folhape

Uma criança de 10 anos morreu durante uma enxurrada na tarde da segunda-feira (19) na cidade de Toritama, no Agreste pernambucano. O caso foi no bairro de Fazenda Velha. O menino João Victor estava brincando na rua durante a chuva com outras crianças quando foi sugado pela força da água para um bueiro da rede de esgoto.

Minutos após desaparecer nas águas, populares conseguiram resgatar a criança, que foi socorrida para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, também localizado no município. O menino chegou sem vida à unidade de saúde.

Em nota, a Prefeitura de Toritama informou apenas que sabia da correnteza forte no local, mas não disse o motivo de o bueiro estar aberto. O Conselho Tutelar também foi acionado para apurar se houve alguma negligência familiar.

Marina chega ao Recife quinta para filiar Lóssio

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Folhape

A presidenciável da Rede, Marina Silva, desembarca na capital pernambucana na próxima quinta-feira (22), onde participa de ato de filiação de Júlio Lóssio ao seu partido. O ex-prefeito de Petrolina ingressa na Rede para concorrer a governador de Pernambuco. A previsão original, como a coluna registrara, era de que o ato de filiação ocorresse no Sertão do São Francisco, mas fez-se uma opção mais recente por deixar a visita de Marina àquela região para quando a campanha eleitoral já estiver em andamento. O evento desta semana será no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem. Marina chega durante o dia com algumas agendas a cumprir e daqui segue para o Rio de Janeiro. No final do último mês de janeiro, Lóssio teve o primeiro encontro com Marina em Brasília. Naquela ocasião, deixaram pré-agendado um ato dos dois no qual debateriam problemas do semiárido e contemplariam a discussão contra a privatização da Chesf. Mas a proposta, agora, é que o ex-prefeito comece a trazer suas ações do “Pernambuco Pode Mais” para a Região Metropolitana. A partir da filiação, Lóssio deve passar a intensificar agenda na RMR, Mata e Agreste. A Rede está organizada em 50 municípios, realça o membro das direções estadual e nacional da Rede, Roberto Leandro, assegurando que Lóssio é o pré-candidato da sigla ao Governo do Estado.

Minimizando riscos
Com planos de ser candidato a prefeito em 2020, em Petrolina, o deputado estadual Lucas Ramos, em nota oficial, anunciou a desistência de concorrer à Câmara Federal e informou que disputa a reeleição à Alepe. Registrou, como justificativa, o desfalque de representantes de Petrolina e do São Francisco no legislativo estadual. Mas pessoas próximas ao parlamentar admitem que “essa indefinição da Frente Popular atrapalhou”.

Cálculos > Em outras palavras, em meio às tratativas da Frente Popular com o PT, o risco da disputa em um chapão tornou-se iminente. O próprio Lucas já havia, em nota, condenado aliança entre PT e PSB no primeiro turno.

Melhor prevenir > Apesar da construção que vinha fazendo, a conta foi de que não “valeria a pena” arriscar o mandato de estadual, considerando os plano majoritário futuro.

Cardápio 1 > O martelo não foi batido sobre o ingresso do PT na aliança, mas, independente disso, alguns partidos da Frente Popular já vinham, como a coluna cantara a pedra, gestando uma chapinha para disputa pela Câmara Federal. Há expectativa de que um almoço ocorra, amanhã, na casa do deputado federal Augusto Coutinho, quando o tema deve ser levado à pauta.

Cardápio 2 > São esperados, no encontro, representantes do PSL, Solidariedade, PCdoB, PDT e PP, mesmos partidos que haviam alinhavado a proposta de uma chapinha em conversa recente na Câmara Federal.

Montagem > Vice-governador de São Paulo, Márcio França anunciou, ontem, em seu twitter, a adesão do PSC ao seu projeto de candidatura ao Governo de São Paulo. “Agora, somos PSB, PR, SD, PROS e PSC, com 18 min de TV e Rádio. Mais partidos a caminho. Cada dia mais fortes!”, comemorou na rede social.

Perto, mas longe > Além do Encontro de Altas Autoridades promovido pela Fundação Lemann, o governador Paulo Câmara, na passagem por São Paulo, ontem, cumpriu agenda empresarial à tarde, voltada à atração de investimentos. Aliados garantem que não houve encontro político dele com Márcio França. Tucanos ainda operam para levar o vice-governador ao PSDB.

ARTIGO — 2018: um ano de muita atitude

Por João Carlos Marchesan

Terminamos 2016 elegendo “esperança” como a palavra de ordem para 2017. Ainda bem, porque como todos vocês sabem, ela foi muito necessária. Sobrevivemos, almejamos, sonhamos, buscamos e, mais do que tudo, agimos. Não ficamos esperando. Não cobramos apenas, mas interferimos no processo, fomos proativos na defesa dos interesses dos nossos associados.

Fizemos incontáveis reuniões junto ao executivo e legislativo. Trabalhamos com a nossa Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) para o aprimoramento de medidas provisórias e projetos de lei, contabilizamos mais de 20 sugestões de emendas protocoladas pelos parlamentares da FPMAQ; trabalhamos pela desoneração da folha, pelas reformas tributária e da Previdência, com participação ativa na conquista da reforma trabalhista.

Propusemos projetos de lei atendendo a demanda dos associados e participamos de pelo menos 11 audiências públicas a convite dos presidentes de comissões mistas no congresso nacional. Organizamos ainda uma coalizão questionando o pedido de antidumping ao aço plano vindo da China e da Rússia, e obtivemos sucesso na nossa demanda.

Acompanhamos ativamente as negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia, assim como as reuniões envolvendo o novo regime para a indústria automotiva o Rota 2030 e o programa RenovaBio para o setor de biocombustíveis. Ou seja, temos trabalhado para sermos protagonistas da nossa própria história.

Temos usado todo o nosso conhecimento para levar ao governo o que precisamos para voltarmos a ser uma indústria forte. Como disse Ronald Reagan em 1988 em seu discurso de despedida da casa branca intitulado “We, the people”, “somos nós, o povo, que devemos dizer ao governo o que fazer e não o contrário”.

Nessa mesma linha, somos nós ABIMAQ e SINDIMAQ, os legítimos representantes da industria de bens de capital que devemos dizer ao governo o que é preciso fazer, e não o contrário.

Pois só sente a dor quem leva a pancada. Cada um de nós sabe aonde aperta o calo. Somos nós ABIMAQ e SINDIMAQ, os maiores interessados em ajudar a construir um momento mais auspicioso para indústria de máquinas e equipamentos.

Somos nós ABIMAQ e SINDIMAQ que entendemos que o caminho para o desenvolvimento passa, obrigatoriamente, pela recuperação da capacidade de investimento da indústria, perdida ao longo da última década, devido à combinação de margens decrescentes e endividamento crescente.

Além do equacionamento de suas dívidas, incluindo aí as fiscais, sendo necessário criarmos condições para a recuperação de nossas margens. Somos nós ABIMAQ e SINDIMAQ, que temos atuado fortemente no sentido de restaurar a nossa competitividade, já que a competitividade e produtividade de um país são fatores fundamentais para o crescimento econômico, para o progresso social e para a geração contínua de emprego e de elevação de renda.

Por todas essas razões, nós, ABIMAQ e SINDIMAQ, continuaremos esperançando em 2018, com atitude e protagonismo. Estaremos otimistas para levar as demandas que o próximo ano trará. Um ano de eleições que representa um ano de muita expectativa de mudança e, especialmente, de melhora para o nosso segmento.

Vamos eleger então 2018 como o ano da atitude, do protagonismo e da positividade. É claro que não depende apenas das nossas ações, mas creio que um movimento voltado para a positividade e o crescimento ajudará. Todos sabemos do potencial do Brasil e temos certeza que vivemos no melhor país do mundo.

Nós, ABIMAQ e SINDIMAQ esperamos que o atual governo, e principalmente o governo que será eleito no próximo ano, escolha o crescimento econômico como prioridade, inclusive para ajudar no indispensável ajuste fiscal. Isso pressupõe fazer com que o setor bancário volte a financiar investimentos, produção e consumo com crédito abundante e juros decentes, além de uma política cambial que reduza a volatilidade da taxa de cambio mantendo-a num patamar que possibilite à indústria brasileira competir aqui e lá fora.

Com isso derrubaremos os muros que hoje impedem o nosso crescimento. E atuando firmemente com esse propósito, estaremos sim, construindo pontes e alicerces sólidos para a retomada não só do nosso setor, mas de toda a indústria nacional. Assim, com muita atitude e sem tempo para lamentações, vamos enfrentar 2018 com galhardia, porque, quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Um 2018 de muita atitude para todos nós.

Alphaville Urbanismo lança Portal e App Cliente Alpha

Atenta às necessidades dos clientes e seguindo um dos valores da empresa em sempre buscar a evolução de processos, produtos e modelo de gestão, a Alphaville Urbanismo inova mais uma vez e lança o Portal e APP Cliente Alpha. Desenvolvidos a partir de necessidades apontadas pelos clientes, ambas tecnologias são realidades que facilitam o dia a dia dos membros Alpha Club, programa de relacionamento da Alphaville Urbanismo com vantagens exclusivas, como eventos, comunicados diversos, descontos e mais. Elas propiciam um autoatendimento mais completo dos clientes tornando a experiência de pós compra mais atrativa e ágil. Em Caruaru, a urbanizadora lançou o Terras Alpha em 2017.

Segundo Ana Volpi, gerente de relacionamento da Alphaville Urbanismo, tanto o Portal quanto o aplicativo são canais diferenciados, idealizados a partir das necessidades dos clientes, “acreditamos que uma boa solução é aquela que facilita o dia a dia dos nossos clientes e antecipa as suas dúvidas. Tivemos essa preocupação desde o início, e conseguimos unir no APP serviços e informação de qualidade”.

O APP Cliente Alpha é uma plataforma completa que possibilita aos usuários ficar por dentro de todos os detalhes do empreendimento escolhido. É possível acessar sua posição financeira, gerar boletos e enviar por e-mail e sms, assim como antecipar parcelas. Também é possível acompanhar o andamento de todas as obras do empreendimento com imagens atualizadas mensalmente, ter acesso aos comunicados, documentos e agenda de eventos. Além disso, o cliente tem acesso ao exclusivo Conteúdo Alpha, com cartilhas e orientações relevantes sobre lifestyle, decoração e construção, e benefícios do programa de relacionamento com descontos de marcas parceiras.

O Portal, quando acessado via desktop, além de todas as funções que o APP oferece, também permite o envio de comunicados por e-mail, download de arquivos em pdf, atualização cadastral instantânea. Já a versão mobile tem caráter consultivo e oferece a visualização de todas as funções.

“Em plena era digital, acreditamos que além de uma evolução natural, trata-se de uma prática sustentável que também nos permite uma aproximação maior com os nossos clientes”, finaliza Ana.

Fiepe aborda aplicação das regras da Reforma Trabalhista

Oficina Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista está em vigor no Brasil desde novembro, mas ainda são muitas as dúvidas que surgem no cotidiano das empresas sobre a prática das mudanças trazidas com a nova legislação. Neste contexto, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) está com inscrições abertas para a oficina Reforma Trabalhista, que será realizada no dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, na sede da Unidade Regional Agreste da Fiepe, em Caruaru. Gestores, supervisores e profissionais responsáveis pela área trabalhista das empresas, além de universitários, prestadores de serviços e consultores, compõem o público-alvo da capacitação.

Com a realização da oficina Reforma Trabalhista, a Fiepe tem o objetivo de mostrar aos participantes como as novas regras vêm sendo aplicadas pelo poder judiciário. Com isso, dará mais segurança aos participantes sobre o tema, além de ajudá-los a tirar dúvidas que aparecem após a implantação da Reforma e da Medida Provisória. Alterações da CLT e seus impactos nas relações trabalhistas, contrato e jornada de trabalho, remuneração, férias, o trabalho da mulher, representatividade dos empregados, contribuição sindical e rescisão de contrato de trabalho serão alguns dos temas abordados dentro do assunto geral.

O mestre em Direito do Trabalho, advogado trabalhista, integrante da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PE e professor, Lucas Barbalho de Lima será o instrutor da oficina Reforma Trabalhista. Para o especialista, o momento é de as empresas dominarem as mudanças referentes ao tema, aumentando sua segurança jurídica. “A Reforma Trabalhista entra agora em um novo momento. Atualmente, não é mais importante saber apenas as regras, mas sim saber como as regras estão sendo aplicadas pelo poder judiciário. A oficina da Fiepe é muito importante para se aprofundar e obter mais segurança jurídica aos procedimentos realizados pelos empresários”.

As inscrições para participar da oficina podem ser feitas pelo site da Fiepe (www.fiepe.org.br), pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br ou pelos telefones (81) 3722.5667 e (81) 99123.7888. O investimento é de R$ 165, que pode ser dividido em até 3x sem juros nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para indústrias associadas, sendo que a cada cinco inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto. Para estudantes e idosos, o desconto é de 15% (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil).

Alerta Celular ganha apoio de empresas do Agreste e Sertão

Importante estratégia para a redução do número de roubos e furtos a celulares no Estado, o Programa Alerta Celular será lançado, nesta terça-feira (20/02), para representantes de associações comerciais e empresarias do Agreste e Sertão de Pernambuco. Durante o evento, que será realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, a partir das 17h, a Secretaria de Defesa Social (SDS) fará uma apresentação sobre o funcionamento da ferramenta, assim como de seus resultados e da forma como os empresários podem apoiar o trabalho desenvolvido pelo órgão.

O encontro contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua; do gerente de Análise Criminal e Estatística da SDS, major Jonas Moreno; do vice-presidente da Associação Comercial de Pernambuco, Otavio Moraes, e do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco, Jaime Espósito. Além deles, já estão confirmados representantes das associações comerciais, empresariais e industriais de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Bonito, Arcoverde, Toritama e Vitória de Santo Antão.

“O apoio dos lojistas e comerciantes é fundamental para disseminar a informação e o conhecimento sobre o Alerta Celular. Em alguns casos, os clientes já saem da loja com o próprio aparelho cadastrado no sistema. Dessa forma, caso tenham o telefone subtraído, é possível reaver o mesmo, caso ele seja recuperado pelas polícias”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Lançado em março de 2017, o Alerta Celular tem ajudado a recuperar e devolver aos donos os celulares subtraídos. Até o momento, mais de 1.200 aparelhos já foram resgatados por meio da ferramenta, que conta com um total de 120 mil telefones cadastrados.

De acordo com dados divulgados pela SDS, o ano de 2018 já começou com uma redução de 25,37% nas estatísticas de roubos e furtos de celulares. Em janeiro de 2018, foram 4.897 subtrações desses aparelhos, contra 6.562 no mesmo mês do ano passado. A diferença foi de 1.665 registros.

“O Alerta Celular, além de reaver esses bens, tem ajudado a prender assaltantes e a desarticular grupos que atuam na venda ilegal e receptação. Também tem corroborado para a elucidação de outros crimes associados ou praticados por quem porta um telefone roubado ou furtado”, explica o secretário Antônio de Pádua.

ALERTA CELULAR – A Polícia consegue apreender um celular roubado ou furtado quando o verdadeiro dono realiza um cadastro do aparelho no site da SDS (www.sds.pe.gov.br), acessando a ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página.

No formulário, o usuário precisa informar o IMEI – Identificador Internacional de Dispositivo Móvel, que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Esse banco de dados – hoje composto por mais de 120 mil IMEIs – é consultado por policiais quando apreendem esse tipo de objeto, em abordagens de rotina ou operações especiais, com uso de aplicativo instalado em tablets e computadores.

Arval cresce 14% e chega a 22,5 mil veículos

A Arval Brasil, gestora de frotas empresariais leves e subsidiária do Grupo BNP Paribas, fechou 2017 com mais de 22,5 mil veículos, um aumento de 14% na frota em relação ao ano anterior. Desde 2014, foram mais de 37% de alta, saindo de 16,5 mil para os números atuais.

De acordo com o diretor comercial da Arval, Andrea Falcone, o crescimento se deve a alguns fatores: competitividade em acesso ao crédito; redução de custos em manutenção da frota e demais serviços comercializados; sistema de leilão eletrônico para venda de veículos usados, sem imobilização de ativos (lojas físicas) e racionalização nos custos fixos. O aluguel médio da locação caiu 13% desde 2014, mais que neutralizando a inflação do período.

Falcone também salienta o amadurecimento e consolidação do setor no país. “O mercado de terceirização de frotas no Brasil ainda é embrionário, porém muito menos que na década passada, se comparado a outros países. Em 2017 ele teve um crescimento de 4% e deve chegar a 9% no final deste ano. Isso mostra que cada vez mais empresas estão saindo do mecanismo de compra própria para terceirização”, disse.

Os resultados colocam a Arval Brasil como a oitava maior em número de frotas entre as empresas do grupo no mundo, e a primeira fora da Europa. Já em crescimento, a operação brasileira foi quase duas vezes superior à média global, que atingiu 7,4% de alta. Para 2018, a expectativa é continuar a expansão da frota na casa dos dois dígitos.

Sobre a Arval: Fundada em 1989 e parte do grupo BNP Paribas, a Arval é uma empresa especialista em terceirização de frotas. Oferece a seus clientes – sejam eles empresas pequenas, médias, grandes ou internacionais – soluções personalizadas para otimizar a mobilidade de seus colaboradores e terceirizar riscos associados à frota de veículos. Consultoria especializada e qualidade de serviços, bases do comprometimento da Arval com seus clientes, são entregues em 29 países por mais de 6.500 colaboradores. A frota total de veículos gerenciados pela Arval soma mais de 1,1 milhão de veículos pelo mundo. No Brasil há mais de 10 anos, possui uma frota superior a 22,5 mil veículos e uma equipe de 170 colaboradores. A Arval é membro fundadora da aliança global Element-Arval, a maior aliança estratégica da indústria e a líder mundial com 3 milhões de veículos em quase 50 países. Dentro do Grupo BNP Paribas, a Arval se insere na divisão de Retail Banking & Services. www.arvalbrasil.com.br

Vereador decide não realizar festa e fará investimento na comunidade

Foto Diogenes Barbosa

O vereador Ítalo Henrique (PSD) confirmou, na segunda-feira (19), que não realizará, este ano, a Ressaca do Carnaval – que aconteceria em março. A decisão é, segundo o parlamentar, estratégica para que sejam feitos investimentos na própria comunidade.

Segundo o legislador, os recursos (próprios) que seriam empregados na festa serão direcionados para uma ação que tende a beneficiar ainda mais a população. Trata-se da abertura de um espaço que foi mencionado por Ítalo durante a campanha, em 2016: o Gabinete do Povo.

“O Gabinete do Povo servirá para aproximar as pessoas do meu mandato. Quantos dos meus eleitores deixam de ir à Câmara, no gabinete oficial? O meu interesse é que essas pessoas participem do meu mandato, dando sugestões e denunciando irregulares do bairro em que moram”, destaca Ítalo.

O espaço também servirá para abrigar iniciativas que promovam o desenvolvimento da comunidade, com a oferta de cursos e outras atividades de formação para o público em geral (uma agenda dos serviços será divulgada após a abertura do espaço). Ações de promoção à saúde, aos direitos e ao bem-estar das pessoas.

Programa que beneficia mulheres inicia na Zona Rural

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O Programa ‘Qualidade de Vida para as Mulheres do Campo’ iniciou na tarde da segunda-feira (19), na Zona Rural de Caruaru. A iniciativa da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), foi recebida com muita alegria pelas mais de 30 moradoras que compareceram à aula inaugural. O encontro aconteceu na Associação do Desenvolvimento Comunitário de Gonçalves Ferreira, que irá receber o programa toda segunda e quarta, das 15h às 16h. O objetivo é proporcionar a prática esportiva como qualidade de vida para as mulheres das comunidades rurais e conta com o apoio dos alunos de Educação Física da Faculdade UNINASSAU.

Nesta terça-feira (20), será a vez da comunidade de Taquara receber o programa. As mulheres poderão se inscrever antes do início da ação, que vai das 9h às 10h, e aproveitar a aula de dança, alongamento e exercícios aeróbicos. As atividades serão realizadas na Casa de Parto Mãe Zezé, que fica no Sítio Barra de Taquara de Cima, número 40, todas as terças e quintas. “Nossas mulheres precisam saber que têm o direito de cuidar de si, do próprio corpo e da saúde, e não só dos filhos e do marido. Além da prática esportiva, o programa vem trazer uma visão de inclusão social, de enfrentamento às violações diárias dos direitos humanos que elas passam diariamente. É algo que precisa ser estimulado através de ações como esta”, ressaltou a Gerente de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida, da SPM, Juliana Gouveia.

A agricultora Evodia Vieira, de 56 anos, aprovou a iniciativa e afirmou que irá comparecer em todas as aulas. “Eu amei a aula de hoje. A gente tem que se amar e se valorizar. Ter essa oportunidade de cuidar do corpo é importante para a nossa saúde, por isso devemos aproveitar que agora tem uma equipe para atender a nossa comunidade”, comemorou.