31 mil policiais garantem segurança do folião

De acordo com o Governo do Estado, a segurança conta com 31.213 policiais militares, civis e bombeiros. Esse efetivo foi lançado entre a sexta-feira (24) e o dia 5 de março. O decreto que obriga os servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros a cumprir a escala de Carnaval foi publicado no Diário Oficial do Estado também na terça-feira.

Dos 31.213 postos de trabalho do Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil e 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros. Quatrocentos e quarenta e três homens pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA).

Para acompanhar a folia em tempo real, também estará em funcionamento o Centro de Operações do Carnaval, que vai atuar em tempo integral, de forma integrada com diversos órgãos, como as polícias Federal e Rodoviária Federal, Metrorec, Grande Recife Consórcio e Prefeitura do Recife.

A ação no Carnaval tem como destaque eventos como o Galo da Madrugada, que ocorreu no sábado (25); as festas no Recife Antigo e a folia em Olinda, na Região Metropolitana. O efetivo também foi deslocado para outras cinco cidades do Grande Recife e 17 do Interior.

Segundo o secretário de Defesa Social, Angelo Fernandes Gioia, o efetivo é ‘bem próximo’ ao de anos anteriores. “Proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros”, comentou.

Ele disse, ainda, que toda a força policial especializada estará à disposição. Além disso, a SDS conta com dois helicópteros. “Temos duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos”, comentou.

 CENTRO DE OPERAÇÕES

No Centro de Operações, a equipe da SDS pode visualizar as câmeras de videomonitoramento instaladas no Sítio Histórico de Olinda, no Recife Antigo e nas ruas do Centro. Os policiais  recebem as imagens captadas por duas plataformas elevadas (cada uma com 14 câmeras, a uma altura de 15 metros) instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero.

Também contam com informações coletadas pelos postos avançados e policiais responsáveis pelas rondas, nas mais diversas modalidades, como a cavalo, a pé, com uso de cães e motorizados.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *