85 anos sendo fonte de informação para muita gente

85 Anos Vanguarda (7)

Pedro Augusto

O jornal impresso mais antigo em circulação de municípios do Interior do país completará 85 anos de fundação nesta segunda-feira (1º). Ao longo dessas pouco mais de oito décadas sendo rodado e distribuído em grande parte de sua trajetória de forma semanal, o VANGUARDA vem noticiando os principais fatos de Caruaru e do Agreste sempre tendo como essenciais princípios a busca pela verdade para o repasse das informações e o compromisso para com o incentivo do desenvolvimento socioeconômico da Capital do Agreste e de toda a região. Hoje, em meio à disponibilização de tantas ferramentas de comunicação, sobretudo pela internet, o periódico local continua mais firme do que nunca, sendo uma das principais fontes de conhecimento da cidade para os leitores, estudiosos, educadores e alunos.

Quem pode falar com propriedade sobre a aceitação elevada da população em relação ao VANGUARDA é o comerciante Ramiro Espíndola. Proprietário da Banca de Revistas Terceiro Mundo, no Centro, há mais de 35 anos, ele permanece contabilizando demandas altas pelas edições do semanário. “Embora o setor de revistas e jornais esteja passando por um período difícil, proveniente da massificação de novas fontes de comunicação e da própria crise financeira nacional, o Jornal VANGUARDA continua sendo adquirido significativamente em Caruaru. Para se ter ideia, a cada edição e pelo menos aqui na minha banca, ele tem vendido mais do que o dobro em relação ao outro jornal produzido na cidade e de forma considerável em comparação com os jornais da capital pernambucana.”

Para o também comerciante Júlio Lino, que é leitor do VANGUARDA há mais de 30 anos, o compromisso ininterrupto em retratar os principais fatos de Caruaru pautado no princípio da verdade tem sido o grande diferencial do periódico ao longo de toda a sua história. “O VANGUARDA chegou aos seus 85 anos bastante vivo, haja vista que continua sendo uma das principais ferramentas dos caruaruenses em termos de informação com qualidade. Não poderíamos imaginar a retratação da história da cidade sem as páginas deste periódico. Além de estar conseguindo manter atrativa a sua edição impressa, ele inovou nos últimos anos ao colocar no ar o seu site e seu blog. Costumo vir até aqui ao Café Guarany só para debater as notícias que saem no jornal, uma tradição que não vai acabar”, destacou.

E por falar em tradição, essa palavra poderia definir bem a relação entre o empresário Rívio Xavier Júnior e o VANGUARDA. Assinante já há alguns anos, o jovem empreendedor tomou gosto pelas reportagens do periódico ainda nos tempos de criança. “O meu avô era assinante também e me incentivou a ficar por dentro de todos os assuntos importantes relacionados a Caruaru, através do VANGUARDA. Desde então, passei a lê-lo de forma ininterrupta e ainda hoje o tenho como a minha principal fonte de informação, porque procuro sempre buscar algo a mais na notícia, o que não é tão praticado pelos sites, blogs e demais ferramentas disponíveis. O VANGUARDA me oferece justamente isso, estimulando boas análises e reflexões sobre os fatos abordados. Por tudo que faz em prol da sociedade caruaruense, creio que este semanário ainda tem uma vida muito longa pela frente”, avaliou.

É o que também projeta o professor universitário Elias Serafim. Este último ressaltou a importância do periódico para a gama intelectual da cidade. “Essa história de que os jornais impressos estão com os dias contados por causa das novas tecnologias acredito que não deve ser aplicada ao VANGUARDA, porque a sua tradição e aceitação por parte da sociedade vêm superando todos os obstáculos. Ele não possui apenas volume, mas, sim, qualidade. Além de ser um jornal, o periódico faz parte da cultura intelectual erudita de Caruaru. Ou seja, o vemos sendo lido em grande massa nas universidades, nos cafés, nas esquinas, nos shoppings, demonstrando que ele possui cadeira cativa na preferência dos leitores locais. Uma credibilidade que certamente ainda permanecerá por muito tempo.”

O professor universitário Veridiano Santos sabe muito bem da credibilidade do Jornal VANGUARDA, tanto é que o tem indicado como fonte de estudo para os seus alunos da Asces-Unita. “Possuo uma relação muito grande com este semanário, haja vista que o conheci há 21 anos nas bancas e, em seguida, tive a oportunidade de assinar uma coluna no mesmo por cinco anos. Como professor, utilizo o VANGUARDA nas minhas aulas e pesquisas, porque ele se confunde com a história de Caruaru. Em seus arquivos, os nossos alunos têm tido a oportunidade de garimpar registros fabulosos da trajetória da Capital do Agreste em termos econômicos, políticos, culturais e esportivos. Então como não poderia ser diferente, desejo pelos menos mais 85 anos de atividades para este verdadeiro patrimônio da nossa cidade.”

Homenagem

Bastante querido no segmento cultural, o Jornal VANGUARDA ganhou, no início desta semana, um presente especial do artista Ivaldo Batista. Em visita à redação, na manhã da última segunda-feira (24), ele apresentou a homenagem que fez aos 85 anos de trajetória do periódico.
Elaborada em forma de cordel, o artista passeou, através das rimas, sobre a rica história do semanário, desde a sua fundação, em 1932, até os dias de hoje. E por falar no momento atual, acabaram sendo citados na obra, destacando as suas principais características como profissionais, os colaboradores Washington Lira (diretor), Virgínia Rabelo (gerente-geral), Rosemere Aguiar (comercial), além dos jornalistas Léa Renata, Wagner Gil, Jaciara Fernandes e Pedro Augusto, e da diagramadora Socorro Polycarpo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *