Academia realiza Expocordel 2023 em Caruaru

A Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) realiza a 6ª edição do Expocordel. O evento começará nesta sexta-feira (1º) e seguirá até o sábado (2), contando com uma programação voltada para enaltecer a poesia popular e os fazedores desta cultura no município de Caruaru e região.

Na noite da sexta-feira, haverá a posse de dois novos membros da ACLC: a poetisa Karla Maria e o poeta Elvis Lira. Essa programação ocorrerá na sede da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), a partir das 19h30. Além da solenidade, o momento deverá ser marcado por recitais e participações musicais.

A programação seguirá na manhã do sábado, desta feita na Casa do Cordel da ACLC, que fica no Polo Caruaru, onde ocorrerá uma série de oficinas poéticas. A primeira começará às 9h, quando a professora e poetisa Aline Sales ministrará acerca da trova, uma composição poética com quatro versos heptassílabos. Cumpre salientar que Aline Sales é integrante da ACLC e presidente da secção Caruaru da União Brasileira de Trovadores (UBT-Caruaru). Na sequência, o poeta e jornalista Jénerson Alves ministrará oficina acerca de Glosa, que é uma estrutura poética ligada ao repente e consiste no desenvolvimento de um mote (tema). A entrada é franca para as programações de ambos os dias.

O presidente da ACLC, Davi Geffson, destaca o sentimento de alegria e gratidão que permeia o evento. “Estamos vendo a poesia popular alcançando novos horizontes, e a ACLC é um dos atores desse progresso. Com a realização da Expocordel neste ano, estamos abraçando novos integrantes na Academia de Cordel e, ao mesmo tempo, valorizando o estudo e o aprimoramento das técnicas literárias”, observa Geffson, que também é professor de Língua Portuguesa e um defensor da qualidade no conteúdo e na estética das produções literárias.

A Expocordel é, ainda, uma forma de celebração do Dia do Cordelista, comemorado em 19 de novembro, data alusiva ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, uma das maiores referências do estilo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.