Agrestina passará a oferecer testes rápidos de HIV e sífilis

Na tarde dessa quarta-feira (08) doze profissionais do sistema de saúde de Agrestina participaram de uma capacitação que buscava descentralizar o acesso aos testes rápidos de HIV e sífilis. O encontro aconteceu às 14h, no Centro de Saúde Amélia Pontes, e foi conduzido pela Dra. Sheila Gonçalves, responsável pelo Centro.

Dessa forma, em aproximadamente um mês todas as Unidades de Saúde da Família, USF’s, de Agrestina estarão aptas a oferecer os testes rápidos para gestantes durante o pré-natal, evitando que elas precisem se deslocar para outra cidade. Apesar de este ser o público alvo dos testes de HIV e sífilis, ele será realizado em qualquer pessoa que demonstrar interesse em fazê-lo, sendo necessário apenas comunicar na USF do bairro e apresentar o cartão do SUS.

A capacitação, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Agrestina, contou cm a presença da coordenadora da diretoria de Atenção Básica, Thadyma Siqueira, o coordenador da diretoria de Vigilância em Saúde, Efrain Naftali, e de várias enfermeiras do município.

O processo de realização dos testes, que atualmente são oferecidos apenas em apenas três dos 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), vai contar com o apoio do Nasf e do Creas de Agrestina, uma vez que a presença de uma psicóloga se faz necessária no momento de divulgação do resultado, seja ele positivo ou não, para que tudo seja feito da forma mais humanizada possível.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *