Alunos do Unifavip exibem produções audiovisuais

Quatro curtas-metragens produzidos por estudantes do Unifavip foram selecionados para competir na segunda edição do Festival de Cinema de Caruaru, evento que acontece entre 1 e 6 de novembro na Capital do Agreste. Na ocasião, os os curtas “Ella”, de Helena Silva , “Banquete”, de Diego Padilha e Vanderson Santos, “Snuff”, de Anderson da Silva e “Amorte”, de Leonardo Chagas, participarão na categoria “Mostra competitiva Faço o Filme”, voltada para iniciantes, e serão exibidos no dia 4, a partir das 8h, no Teatro Difusora.

Realizados pelos alunos que atualmente cursam o quarto período de Jornalismo, os curtas foram elaborados como atividade para a disciplina de Produção Audiovisual, ministrada pelo professor Ian Costa. Na ocasião, uma das exigências do professor foi que os alunos inscrevessem os filmes em festivais e tornassem seus trabalhos conhecidos do público.

Para o aluno Elton Braytnner, 23, produtor do curta “Snuff”, o incentivo do professor foi essencial para que os alunos tivessem confiança na qualidade de seus trabalhos. Na trama criada por ele e seus amigos, um suspense, uma estudante de jornalismo começa a pesquisar uma lenda urbana da internet e acaba caindo nesse submundo. “Em um mês, desenvolvemos roteiro, demandamos funções, conseguimos atores, patrocínio, filmamos, editamos e criamos o projeto gráfico. Foi uma experiência enriquecedora que contará muito para o nosso portfólio”, finaliza.

“A habilidade de criar e dirigir roteiros é um diferencial para quem quer ingressar no mercado de trabalho, já que o aluno aprende a trabalhar com midiabilidade, estética e situações de dramatização”, explica Ian Costa. Ainda segundo ele, a visibilidade do trabalho não só enriquece o currículo acadêmico e profissional dos estudantes, mas também torna gratificante a produção e o esforço de cada um. “A exibição faz parte do processo de execução da obra”, explica.

O II Festival de Cinema de Caruaru acontecerá no Teatro João Lyra Filho (dias 1 e 2) e Teatro Difusora (dias 3 a 6). Mais informações através do site oficial do evento www.festivaldecaruaru.com.br/.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *