Antecipação de 13º anima comércio local

13º Salário --- Idosos (28)

Pedro Augusto

Passado o Dia dos Pais, agora o comércio de Caruaru está apostando as suas fichas numa medida implantada pelo Governo Federal para faturar ainda mais neste segundo semestre. Com o objetivo de impulsionar a economia do país, que, por sinal, vem capengando bastante com a crise, o governo de Michel Temer deu início, no último dia 25, ao pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Até o próximo dia 8 – data final para o repasse –, o Ministério da Previdência Social terá disponibilizado esta fatia do benefício para cerca de 30 milhões de brasileiros. Além da quitação de débitos em atraso, a expectativa, segundo especialistas na área de finanças, é de que a primeira parcela antecipada incremente as vendas no varejo nacional e local.

Pelo menos foi o que confirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru, Márcio Porto. “A crise vem perdurando devido à falta de dinheiro circulando nos setores econômicos do país, mas, na medida em que o governo implanta uma decisão como essa, conforme foi a antecipação da primeira parcela, a tendência é de que os comércios nacional e o local faturem significativamente neste período. Até porque, em paralelo à quitação das dívidas, os aposentados e pensionistas também utilizam esse dinheiro extra para realizar compras. Setores tradicionais do comércio como o de vestuário, eletrodomésticos e calçadista costumam lucrar com o pagamento precoce do 13º e, em 2017, não deverá ser diferente. As farmácias de Caruaru também deverão ser bastante impulsionadas.”

É o que projeta o empresário Maurício Botelho. Proprietário da Farmácia Canaã, ele ressaltou a importância da antecipação do 13º salário para o seu ramo. “Quase todos os setores acabam lucrando, até porque a circulação de dinheiro fica maior. Em relação especificamente ao nosso segmento de farmácias, a avaliação também é sempre positiva, haja vista que milhares de aposentados e pensionistas aproveitam essa primeira parcela do benefício para adquirir remédios contínuos, que até então estavam sendo consumidos em proporções menores, devido aos orçamentos apertados. Pelo menos aqui na nossa farmácia, o fluxo de compradores costuma aumentar bastante com esse repasse antecipado com vendas mais concentradas em remédios para combater a diabetes e a pressão alta. Devemos vender de forma satisfatória nestes próximos dias.”

Em ritmo de promoção até este sábado (2), a Sapataria Muniz também está vendo com bons “olhos” a injeção do 13º já neste mês de setembro. “Enxergamos a aplicação dessa medida do governo como uma boa forma de alargamos o volume considerável de vendas que tem sido registrado com a realização da nossa promoção de segundo semestre. Geralmente os idosos vêm até ao comércio na companhia de seus filhos e netos e sempre acabam comprando mais de um produto. Eles procuram bastante por sandálias e chinelos, mas também há a demanda muito grande por acessórios como cinturões e bolsas. Essa gama de compradores a mais é sempre importante nesta época do ano e novamente será muito bem-vinda na nossa rede”, comentou o gerente Demilton Holanda.

No setor de vestuários, o repasse da primeira parcela do benefício também está gerando boas expectativas. “É justamente nesta época do ano que vemos os idosos se permitindo um pouco mais e comprando os vestuários os quais tanto desejavam. Os homens costumam adquirir roupas sociais, enquanto as mulheres blusas e calças. Realmente essa antecipação incrementa e muito o faturamento do nosso varejo”, destacou a gerente de vendas da Beijamim, Gisele Alves. A segunda e última parcela do 13º para aposentados e pensionistas será efetuada nos meses de novembro e dezembro.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *