Artesãos de máscaras de papangus produzem arte para o mundo

c01c6816-d992-49e9-bbe0-eb18d3af08b3

A riquíssima cultura dos papangus de Bezerros, já está disseminada por um grande número de países no mundo inteiro, e consolidam os mascarados da cidade, no agreste pernambucano , como a mais autêntica expressão da cultura do estado; de Bezerros saem verdadeiras obras de arte para países como: USA, Portugal, Suíça, Alemanha, Canadá, México e França, dentre outros, além de um sem número de cidades do Nordeste onde tem carnaval e decoram suas ruas com as máscaras gigantes de papangus. No domingo da festa de momo, pode-se encontrar máscaras em toda cidade, desde as entradas principais, passando pelas avenidas que fazem o percurso do desfile de papangus, nos stands de vendas, mas também em centenas de residências com belas decorações, em seus camarotes improvisados.

Entretanto para que isto aconteça, há todo um trabalho de 25 artesãos bezerrenses, que trabalham nas confecções das máscaras, alguns durante todo ano e outros apenas neste período carnavalesco, quando a cidade serve de destino para mais de 300 mil visitantes durante os oito dias de folia. Os mascreiros bezerrenses trabalham dia e noite, em seus diversos ateliês, e produzem milhares de lindas peças, cada um com seu estilo, mas todos mostrando a imensa trajetória da cultura do papangu, e se utilizam de papéis machê e cole, couro, metal, tecido, poliéster, resina e outros materiais, que após a conclusão formam um cenário imaginário impressionante, onde as cores e a inspiração de cada um dos 27 artesãos de máscaras de papangus.

Mas não é só no período carnavalesco que eles brilham, pois alguns deles viajam o ano inteiro para mostrarem e divulgarem a arte bezerrense por vários países, principalmente da Europa, onde existe exposição dos seus trabalhos, em diferentes formas, tradicionais ou estilizadas: máscaras gigantes, decorativas, para rostos, imãs de geladeiras, cabeções etc. Os artesãos de máscaras de papangus de Bezerros, são responsáveis pelas criações das mais diversas fisionomias, expressadas nas suas criações de irreverente e majestosa arte, que encantam o mundo. Temos ainda neste patrimônio cultural bezerrense, artesãos que surgem apenas no carnaval mas sempre com a genialidade em alta, assim como somos exportadores em vários stands em feiras de artesanato no país inteiro e o produto principal são as máscaras dos nossos personagens mascarados, os Papangus de Bezerros!

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *