Mais água para a cidade de Gravatá na Semana Santa

a0d5be72-0bef-4360-abc2-5526a87a5a2f

A cidade de Gravatá, distante 82 quilômetros do Recife, terá mais água na Semana Santa. A garantia foi dada hoje pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante visita ao município, para vistoriar a obra de ampliação da Autora de Amaraji, construída há mais de 20 anos e que não atende mais as necessidades de produção.

Segundo Tavares, o empreendimento irá ampliar a capacidade de transporte de 120 litros de água por segundo para quase 200 litros de água/segundo da Adutora de Amaraji, a partir da barragem de mesmo nome para o manancial de Vertentes beneficiando 120 mil pessoas em Gravatá durante a Semana Santa, entre moradores e população flutuante e 20 mil pessoas em Chã Grande, cidade hoje em colapso, que retornará a receberá água pela rede de distribuição.

O abastecimento de água das duas cidades depende hoje exclusivamente da Barragem de Amaraji, uma vez que os mananciais Brejinho, Vertentes e Cliper, que atendem a cidade de Gravatá, estão em colapso consequência de cinco anos consecutivo de seca. Em igual situação está a cidade de Chã Grande que tem dois mananciais em colapso, as barragens de Macacos e Siriquita.

A nova Adutora de Amaraji receberá 4,8 km de tubos de ferro, de 600 mm, em substituição aos de PRFV, de 400 nn,tubos em fibra de vidro, que com o tempo, perde resistência e estoura com frequência. Diante dessa condição de fragilidade da adutora, a Compesa tem trabalhando com vazões reduzidas e pressões baixas, na tentativa de minimizar os transtornos à população dessas duas cidades, em virtude dos frequentes estouramentos. “Devido à topografia da região, para que consigamos ofertar uma maior quantidade de água para as cidades de Gravatá e Chã Grande, precisamos operar a Adutora de Amaraji nas condições normais do projeto”, adianta o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Ele explica que a situação hoje de Chã Grande ainda é mais crítica do que a de Gravatá. A cidade está sendo atendida exclusivamente por meio de carros-pipa, que são alimentados com água do Sistema Amaraji. Na Semana Santa, Cha Grande retomará o abastecimento de água por meio da rede de distribuição, retirando a cidade do colapso.

Já a cidade de Gravatá, embora sofrendo as consequências da estiagem prolongada, ainda recebe água nas torneiras, mesmo com um calendário de rodízio severo, de dois dias com água e de 12 a 17 dias sem. “Situação agravada com a ocorrência dos estouramentos, quando o calendário precisa ser suspenso para os reparos das tubulações. Somente no mês de dezembro do ano passado, tivemos 13 ocorrências dessa natureza”, pontua o Gerente Regional Ricardo Malta. De acordo com o presidente, a nova adutora irá garantir mais água nas torneiras e mais confiabilidade operacional ao Sistema Amaraji.

Tavares lembra que a grande redenção do agreste pernambucano será a Adutora do Agreste, uma obra em execução, mas que está caminhando em ritmo lento em virtude dos atrasos dos repasses do governo federal. O empreendimento, o maior sistema integrado do Brasil, irá transportar água do rio São Francisco para 68 municípios e 80 distritos do Agreste, uma região que detém o pior balanço hídrico do Brasil. A adutora terá 1,3 mil quilômetros de extensão, um investimento de R$ 2,3 bilhões e beneficiará 2 milhões de pessoas. A visita à obra foi acompanhada pelo prefeito Mario Cavalcanti, pelo deputado estadual Waldemar Borges e diversos vereadores.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *