O que você faz para economizar água em sua rotina doméstica? Seis representantes da música nordestina responderam à pergunta. Irah Caldeira, Josildo Sá, Maciel Melo, Nonô Germano, Petrúcio Amorim e Silvério Pessoa estão estrelando a campanha “Economia se faz em todo lugar”, promovida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Sensibilizados pela crise hídrica, especialmente na região do Agreste, ocasionada pela estiagem que está em seu quinto ano consecutivo, os artistas abriram mão de seus cachês e gravaram vídeos dando dicas simples de como poupar esse recurso.
Nos vídeos, eles mostram como é possível realizar pequenas mudanças na rotina em prol da economia desse bem cada dia mais escasso na natureza. Irah Caldeira revela que, em sua cozinha, as práticas sustentáveis garantem uma relação respeitosa com o meio ambiente. “Eu não lavo frutas, legumes e hortaliças em água corrente. Eu utilizo um recipiente e deixo-os no molho. Quando eu preciso descongelar um alimento, retiro do freezer e coloco na geladeira, de um dia para o outro”, ensina a forrozeira.
Lavar os pratos gastando pouca água é a dica dada pelo cantor e compositor Josildo Sá em sua mensagem. Já Maciel Melo mostra como é possível fazer a barba apenas com uma toalha molhada e um copo com água. Petrúcio Amorim recomenda fechar a torneira enquanto as mãos são ensaboadas e Nonô Germano aconselha os moradores de prédios e condomínios fechados a fazerem inspeções regulares à procura de vazamentos de água. Por fim, Silvério Pessoa ressalta a importância de economizar o que ele classifica como “líquido divino” e também aproveita para sugerir ao público tomar um banho mais rápido, abrindo o chuveiro apenas no início e no final.
“São artistas que usam seus carisma e identidade com a cultura local para transmitir uma informação essencial: a importância de se economizar água num cenário tão adverso como o nosso, no qual a disponibilidade de água é mínima”, afirmou o diretor de Articulação e Meio Ambiente, José Aldo dos Santos.
Ainda de acordo com o diretor, o tema economia de água deve estar sempre em evidência, independentemente dos períodos de seca. “Usar água de forma racional é o primeiro passo para a preservação deste bem finito, que é a fonte da vida”, afirmou. Com o slogan “poupar água faz parte da nossa cultura”, a campanha estará nos canais institucionais da Compesa na internet, como a TV Compesa (via YouTube), e as redes sociais Facebook e Twitter. Também será divulgado pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para o público interno.