Balanço das feiras já ocorridas é considerado positivo

Comando Presente (37)

Pedro Augusto

Na derradeira reunião de 2017 do Comando Presente, na manhã da quarta-feira (6), no auditório do Sindloja, no Bairro São Francisco, na Capital do Agreste, os representantes da Prefeitura, da Destra, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, dentre outras entidades ligadas ao órgão, apresentaram os seus respectivos balanços a respeito da operacionalidade, nas últimas duas semanas, da Feira da Sulanca, no Parque 18 de Maio, Centro.

Sem exceção, todos os participantes se mostraram satisfeitos durante o encontro com as ações que foram empregadas no tocante à mobilidade, à segurança, à limpeza e à fiscalização do local. Tanto que essas medidas serão estendidas para as próximas feiras deste mês, que já estão confirmadas para os dias 10, 11, 17, 18 e 24.
O titular da pasta da Secretaria Extraordinária das Feiras, José Pereira, destacou aos presentes o conjunto de iniciativas que está sendo posto em prática pela PMC com o objetivo de oferecer melhores condições de compra e venda para os frequentadores da Sulanca. “Praticamente todas as secretarias da Prefeitura se encontram envolvidas no bom andamento das atividades da feira. Estamos trabalhando bastante para deixarmos os setores da Sulanca mais limpos, acessíveis e seguros e todas essas ações têm surtido efeitos positivos. Tanto os comerciantes como os consumidores vêm elogiando as condições atuais do espaço.”

Além de aumentar a fiscalização – ao todo, foram contratados mais 40 fiscais -, a Prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública, instalou, recentemente, uma Central de Videomonitoramento, que vem inspecionando o andamento das atividades de todos os setores da Sulanca por meio da utilização de 45 câmeras. “Este investimento tem contribuído para com a redução da criminalidade no local, na medida em que tem auxiliado a Polícia Militar no emprego das ações necessárias. Então, só podemos dizer que, até agora, as feiras que vêm sendo realizadas durante esta época especial de dezembro têm tido saldos bastante positivos”, acrescentou Pereira.

Foi o que também frisou a delegada Seccional de Caruaru, Poliane Farias. De acordo com os dados repassados pela policial, no somatório das feiras já realizadas durante este mês, o quantitativo de ocorrências contabilizadas pela Polícia Civil acabou sendo insignificante se tratando da grandeza da Sulanca. “Para se ter ideia de como foram positivas estas últimas feiras no tocante ao aspecto da segurança, no primeiro intervalo de funcionamento seguido do espaço só registramos três Boletins de Ocorrência relacionados a dois furtos e um roubo. Já no segundo intervalo foram computados apenas dois roubos e um furto, o que deixou toda a Polícia Civil satisfeita com as medidas que estão sendo postas em prática”, avaliou.

Para o capitão da PM, Felipe Barros, que também participou da reunião, o sucesso das atividades da Sulanca se deve ao bom planejamento que foi traçado através do Comando Presente. “Esta entidade já vinha dando a sua parcela de contribuição no que diz respeito à operacionalidade da feira, mas, agora, acreditamos que ela se superou. De forma integrada, o Comando discutiu por vários meses as medidas que deveriam ser implementadas e os bons resultados já estão aparecendo. Até o presente momento, nosso registro de ocorrências se encontra praticamente zerado, influenciado também pelo aumento no número de policiais empregados.”

No intuito de proporcionar uma maior mobilidade ao local, a Destra também investiu no incremento do efetivo. Foi o que destacou o presidente da autarquia, Hermes Fonseca. “Nossos agentes têm orientado os motoristas sobre as inversões de tráfego que vêm ocorrendo, bem como aplicando as notificações necessárias nos dias da Sulanca, e essas ações está dando certo. Todos os frequentadores vêm elogiando o trabalho da Destra, que tem operado em parceria com os demais órgãos, e a expectativa é de avançarmos ainda mais nas próximas feiras confirmadas. Incrementamos o nosso efetivo com 30 agentes a mais para darmos conta do intenso fluxo de veículos neste período”, finalizou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *