Câmara aprova proposituras e debate previdência municipal

unnamed (45)Na reunião pública ordinária realizada na noite de ontem (27), a Câmara Municipal de Caruaru aprovou vinte e cinco proposituras – um projeto de lei, vinte e um requerimentos e três indicações. O projeto de lei, aprovado por unanimidade em duas discussões, é de autoria do Executivo e altera a Lei Municipal nº 3.195, de 13 de setembro de 1988, que dispõe sobre o serviço de táxi.

Entre as proposituras aprovadas, realização de curso preparatório para o ENEM na Escola de Tempo Integral Altair Porto, no Cedro; capacitação no manuseio de elevador pneumático para os motoristas dos ônibus coletivos; e capacitação municipal de humanização no trabalho público em todas as secretarias – requerimentos do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB); implantação de sistema biométrico de identificação de recém-nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus e construção de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Bairro Maria Auxiliadora, além de reestruturação e reforma das barracas da feira no Monte Bom Jesus – propostas da vereadora Rosimery da Apodec (DEM); e policiamento ostensivo no Bairro São Francisco e na Vila Peladas, no 1º Distrito – indicações do vereador Lula Tôrres (PR), vice-presidente da Câmara.

Previdência – Atendendo a convite do vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – CaruaruPrev, Osório Chalegre, veio, acompanhado da diretora de Benefícios do instituto, Marcela Proença, falar sobre o Projeto de Lei 6.994/2015, que reestrutura a previdência municipal. Os vereadores aproveitaram para tirar dúvidas, especialmente sobre o tempo certo para receber o benefício e quanto tempo de contribuição é necessário para a aposentadoria.

Após o debate sobre o CaruaruPrev, o vereador Edjailson da Caru Forró usou a tribuna para destacar o relatório da audiência pública realizada na Câmara sobre a crise hídrica, entregue ao presidente Leonardo Chaves (PSD), ao presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, vereador Josinaldo Barbosa (PTB/Timbaúba) e ao Ministério Público. Já o vereador Bruno Lambreta (PSD) falou do trabalho que está sendo realizado por uma comissão composta por ele e pelos vereadores Lula Torres (PR) e Marcelo Gomes (PSB) em prol da iluminação do trecho da BR 104, no perímetro urbano de Caruaru. “Fizemos três visitas a Recife nesses últimos 15 dias, ao DNIT, onde conversamos com o superintendente regional, Cacildo de Medeiros, e com o gerente regional do DNIT aqui em Caruaru, Bruno Lezan, para saber de quem é a responsabilidade sobre o problema que vem trazendo uma série de transtornos à população de Caruaru. Estou buscando, junto com os outros vereadores, soluções para este problema ser resolvido o mais rápido possível”, afirmou Bruno.

A próxima reunião pública ordinária foi convocada pelo presidente Leonardo Chaves mais cedo, para as 14h da quinta-feira (29), por causa da realização de um seminário sobre a reforma eleitoral, que terá a participação dos vereadores.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *