A Diocese de Caruaru lançou oficialmente na última terça-feira (31) a Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). O evento foi marcado com a presença de um grande público, no auditório da Fafica (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru), sob o comando do bispo diocesano, dom Bernardino Marchió.
Para essa iniciativa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o texto-base da campanha que tem como proposta principal dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. A campanha está dividida em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco.
Para dom Dino a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Precisamos agir rapidamente para mudar o atual quadro em que se encontra o nosso planeta e ao meditarmos devemos rezar para os biomas e as pessoas que neles vivem. A Igreja está fazendo a parte dela, agora é hora da sociedade abraçar essa causa e seguirmos juntos”, comentou dom Dino. A CF é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos.
A programação de lançamento em Caruaru contou com a participação de padres, leigos, freis e de representantes de vários municípios que compõem a diocese local. O convidado palestrante foi o mestre em Gestão e Políticas Ambientais, João Domingos, que falou por quase uma hora destacando tanto a importância quanto a situação atual dos quatro biomas, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Durante a explanação, ele teve o cuidado de trazer o tema para a nossa realidade ao destacar o paraíso escondido que é o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos, zona rural de Caruaru.
Também foi destacado alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pela Associação Conhecer e Preservar, da qual o palestrante faz parte, a exemplo do projeto “Sementeira na Serra – Plante essa Ideia!”. Para João Domingos a Campanha da Fraternidade tem grande repercussão na sociedade. “Estamos falando de uma iniciativa promovida por uma instituição séria com argumentos sérios e que congrega entidades e outras igrejas, além do povo em geral. Precisamos puxar para nós a responsabilidade de preservar o meio ambiente”, frisou.
O evento foi finalizando com dom Dino falando sobre o Congresso Mariano, que será realizado no município de Gravatá, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima também ganharam destaques. Além disso, foi lançado o Anuário 2017, onde constam as informações e os contatos de todas as entidades e órgãos pertencentes à Diocese de Caruaru e também toda a programação pastoral do ano.