Carnaval de Olinda fecha patrocínio com a Skol, mas sem exclusividade

A poucas horas da abertura do Carnaval, a Prefeitura de Olinda finalmente conseguiu fechar um contrato de patrocínio cervejeiro para a festa. A administração municipal renovou o acordo com a Skol na tarde dessa quinta-feira (28), mas com condições bem diferentes das dos anos passados. Ao invés de R$ 4,5 milhões, a Skol vai aplicar R$ 1,5 milhão no evento e, por isso, não terá o direito de exclusividade na comercialização de bebidas.

A Prefeitura de Olinda já havia informado à Folha de Pernambuco que, mesmo buscando parcerias desde novembro, seguia sem patrocinador máster para o Carnaval 2019 até esta semana. Por isso, na última terça-feira (26) abriu mais um chamamento público para as cervejarias. As propostas foram abertas na manhã dessa quinta. E só à tarde, depois de uma reunião com a Ambev, o negócio foi fechado. Afinal, a prefeitura precisava de pelo menos R$ 3 milhões para fechar o orçamento do Carnaval, mas as propostas não haviam chegado a esse valor.

Com o impasse e a proximidade da festa, porém, a gestão municipal acabou aceitando a proposta de R$ 1,5 milhão da Skol, que no ano passado havia aplicado R$ 4,5 milhões no Carnaval de Olinda. A marca, porém, não terá exclusividade. Por isso, os ambulantes cadastrados para vender bebidas no Sítio Histórico serão liberados para comercializar cervejas de outras marcas neste ano.

“A Prefeitura de Olinda informa que, nesta quinta-feira, ocorreu um novo processo para definição da cervejaria que irá patrocinar o Carnaval da cidade. Na ocasião, a Comissão de Licitação recebeu uma proposta da Ambev. O aporte mínimo da empresa será de R$ 1,5 milhão”, informou, por nota, a administração municipal, que, por isso, precisou reduzir a programação do Carnaval.

“Para manter a responsabilidade econômica, a gestão municipal enxugou um pouco a grade de atrações de fora e preferiu dar prioridade aos artistas regionais e da cultura local. Oito polos ficarão instalados em vários pontos da Cidade Patrimônio e haverá a realização de mais cortejos para valorizar os blocos e a tradicional festa de rua”, informou.

Por nota, a prefeitura explicou que o Carnaval de Olinda 2019 está orçado em R$ 6,5 milhões. Até então, porém, só R$ 3,5 milhões haviam sido arrecadados até esta quinta, sendo R$ 1,5 milhão do Estado, R$ 1 milhão de patrocínio da Uber, R$ 100 mil da Pitu, R$ 20 mil do Shopping Patteo, R$ 200 mil da Lei Rouanet e R$ 700 mil obtidos através do cadastramento de camarotes e ambulantes.

Agora, com o R$ 1,5 milhão da Ambev, ainda faltou, portanto, R$ 1,5 milhão para fechar o orçamento – dinheiro que deve precisar sair dos cofres públicos. “Caso seja preciso, a gestão terá de investir do erário e depois o valor será reposto pelos impostos (como ISS) os quais são arrecadados durante os festejos”, admitiu a prefeitura.

Procurada pela reportagem, a Skol não comentou a redução do valor do patrocínio. A marca, que também vai patrocinar o Carnaval do Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Florianópolis, e Salvador, só disse que tem “muito orgulho de estar, há décadas, anos junto aos foliões, apoiando a festa em diferentes cidades em todo o país”.

“A cerveja Skol estará mais uma vez no Carnaval de Olinda. Por mais de uma década, seremos mais uma vez, a cerveja oficial da festa”, afirmou o gerente regional de marketing da Ambev, Mauricio Landi. Ele ainda lembrou que, apesar de ter perdido a exclusividade, a expectativa é de boas vendas, já que, neste ano, a marca oferece uma novidade para os foliões: a Skol Puro Malte.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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