Carnaval teve redução na violência, afirma SDS

Coletiva 1

Pedro Augusto

Após colecionar sucessivos índices alarmantes nos últimos anos, o Governo do Estado, enfim, conseguiu apresentar números satisfatórios em relação ao combate à criminalidade durante o período de Carnaval. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Defesa Social, na tarde da Quarta-feira de Cinzas (16), no Recife, em 2018 o evento ocorreu de forma mais tranquila em relação às edições anteriores. As estatísticas da SDS apontaram, por exemplo, que no somatório dos quatro dias de festa, houve queda de mais de 50% em relação à prática de Crimes Violentos contra o Patrimônio e de 25% no que diz respeito à prática de Crimes Violentos Letais e Intencionais.

Segundo os quantitativos apresentados pela pasta estadual, no intervalo da 0h do Sábado de Zé Pereira (10) até as 23h59 da terça-feira (13), foram computados no Estado 59 homicídios contra 79 do Carnaval do ano passado. O maior decréscimo ocorreu no Interior, onde a SDS contabilizou uma redução de 36,6% no número de assassinatos, seguido da Região Metropolitana (-17,4%) e da capital (-6,7%). O único homicídio cometido em foco de folia acabou sendo registrado no domingo (11), no Bairro de Comporta, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Lá, uma jovem de 23 anos foi esfaqueada por uma mulher enquanto era segurada por outra, durante o desfile do Bloco Estrela da Tarde.

No Carnaval do ano passado, a Secretaria de Defesa Social computou três crimes de morte em focos de folias oficiais, espalhados por todo o Estado. Também no comparativo com o evento de 2017, neste ano a SDS contabilizou 50,4% de Crimes contra o Patrimônio a menos com o registro de 783 ocorrências. De acordo ainda com os dados da pasta estadual, esta queda se deu em todas as regiões, com destaque para a RMR, com 54%. O dia de menor incidência de roubos foi a terça-feira (13), com 65% de redução em relação ao ano anterior. Especificamente no caso dos roubos a ônibus, a diminuição foi ainda maior: nove casos notificados, contra 27 de 2017 (-67%).

Durante a divulgação dos dados, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, comentou a respeito do plano de operação que foi posto em prática nos quatro dias de festa deste ano. “As operativas da SDS trabalharam integradas e eu, pessoalmente, estive em diversos focos de folia, como os do Recife, de Olinda, Paulista, Bezerros, Pesqueira e Nazaré da Mata. Sem dúvida, posso afirmar que a maior conquista do Carnaval deste ano não foi somente a redução em todas as modalidades criminosas, mas a sensação de segurança que ganhamos em todo o Estado. É importante reforçar que tivemos esse desempenho mesmo com recorde de público no Recife, que passou de 1,3 milhão de pessoas em 2017 para 1,6 milhão em 2018”.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) realizou mais procedimentos no Carnaval de 2018, superando em 17,5% os de 2017. Foram 684 ações preventivas e atendimentos, a exemplo de salvamento, atendimento pré-hospitalar e emergências clínicas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *