Caruaru recebe Prêmio em Gestão Ambiental

Wagner Gil

O trabalho desenvolvido pela gestão da prefeita Raquel Lyra na área ambiental tem rendido bons frutos para o município e reconhecimento nacional. Na noite da última quinta-feira (27), a ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, promoveu a organização de uma lista de municípios que estão se destacando na gestão ambiental e fomentando políticas ambientais locais para os municípios de todo o Brasil.

A cidade de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, concorreu à premiação, que são indicadas por órgãos estaduais de meio ambiente, com base em algumas diretrizes. A comissão levou em consideração requisitos obrigatórios como a existência do Órgão Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A entrega do Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal ocorreu durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental e sediado na cidade de Campinas (SP). O secretário de Desenvolvimento Rural, Bruno França, representou a Capital do Forró. “É o reconhecimento de toda a política ambiental que estamos aplicando em Caruaru, principalmente no que diz respeito à gestão do meio ambiente de nossa região. Uma vitória para a nossa cidade e para a sustentabilidade e desenvolvimento rural do nosso município”, afirmou o secretário.

Para o secretário de Governo Rubens Júnior, a prefeita Raquel Lyra tem priorizado questões ambientais na cidade, fortalecendo os conselhos e ainda discutindo bastante com a população da cidade. “Outro fator importante foi aprovação, na Câmara, da lei do IPTU Verde”, destacou o secretário.

Raquel também comemorou. “Uma gestão moderna e eficiente tem que pensar no meio ambiente. O crescimento de uma cidade, um estado ou um país, tem que priorizar as questões ambientais. Aqui, nós valorizamos isso e trabalhamos todos os dias para que Caruaru seja exemplo. Nós criamos o IPTU Verde. O tema foi proposto pelo vereador Heleno Oscar e abraçado pela gestão. Hoje já é uma realidade!”, disse Raquel em entrevista por telefone ao VANGUARDA.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *