CDL de Caruaru computa queda na inadimplência

Foto Leonardo Cícero (46)

Pedro Augusto

Num intervalo de exatamente um ano, o volume de inadimplência diminuiu no sistema SPC/Serasa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru. De acordo com o cálculo da entidade, de 1º de janeiro até 30 de setembro de 2017, 122.843 CPFs de consumidores endividados acabaram sendo registrados neste sistema contra 128.687 que foram contabilizados no mesmo período do ano passado, o que representou uma queda de 7,2%. O afunilamento cada vez maior para o acesso às linhas de crédito impulsionado pelo crescimento do desemprego e o medo dos compradores de terem de lidar com os débitos em longo prazo teriam sido os fatores, segundo o gerente operacional da CDL da Capital do Agreste, Zezinho Borba, que provocaram a redução no quantitativo de inadimplência na economia local.

“Com a crise financeira nacional, milhares de famílias passaram a ter dificuldades para consumir através, por exemplo, dos cartões de crédito, porque ficaram desempregadas ou tiveram de reduzir substancialmente os seus gastos extras. Ainda neste contexto, o mercado local acabou observando um crescimento, até que de certa forma natural, no tocante às compras à vista, bem como ainda computaram uma queda cada vez maior nas compras a prazo. Tudo isso influenciou bastante na queda da inadimplência no nosso sistema de um ano para o outro. Em contrapartida aos fatores citados, o repasse do FGTS inativo, que possibilitou que milhares de pessoas liquidassem os seus débitos, também contribuiu para com esta redução”, analisou Zezinho Borba.

Como já dita a tradição, em dezembro o balcão de atendimento da CDL de Caruaru estará funcionando com o expediente estendido para atender a elevada demanda de consumidores que se dirigirá até a unidade com o objetivo de verificar e, em seguida, quitar os seus débitos. Isso porque, a primeira parcela do 13º salário será paga até o fim deste mês com a promessa de encher os bolsos dos trabalhadores formais. “Esta gratificação extra costuma contribuir bastante para com a diminuição da inadimplência no mercado local e não deverá ser diferente em 2017. No próximo mês, estaremos operando também aos sábados, sempre das 9h até as 13h, para consultar os CPFs dos interessados. É imprescindível que eles compareçam até a nossa unidade munidos de qualquer documento com foto”, acrescentou Zezinho.

Em paralelo aos atendimentos estendidos, a entidade local já se encontra prestando serviços aos endividados, através do projeto “Acordo Certo”. Este último consiste num sistema que facilita as negociações de acordo entre os inadimplentes e as empresas credoras. “Na medida em que verificamos que o cliente está devendo em uma das empresas conveniadas, digitamos os seus dados, e, em seguida, as propostas de acordo são disponibilizadas de forma on-line. Isso acaba evitando, por exemplo, de que o devedor passe horas esperando na fila para ser atendido pelo gerente do banco. Sem falar que as propostas são diferenciadas e podem ser parceladas. Não temos dúvidas de que com o emprego desse ‘Acordo Certo’, o percentual de inadimplência em Caruaru também deverá diminuir”, finalizou Zezinho Borba.

A CDL de Caruaru fica localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 85, no Centro, e mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (81) 3101-2900.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *