Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) completa 21 anos

Nesta terça-feira (17), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caruaru comemora 21 anos de implantação e prestação de serviços para a comunidade. O CTA faz parte da Secretaria Municipal de Saúde e oferece trabalho de orientação, prevenção e aconselhamento individual e coletivo sobre HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e demais infecções sexualmente transmissíveis.

Até hoje foram cadastrados 48.354 pacientes com 435 casos reagentes. Só no ano passado, foram realizados mais de mil testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV/AIDS nas ações do CTA itinerante. Durante todo o ano, o Centro de Testagem realiza campanhas educativas, atividades em escolas do município, empresas e nos CRAS.

De acordo com a gerente do CTA, Giselda Melo, o departamento realiza cerca de 20 testes rápidos por dia e entrega de preservativos na sua sede que fica localizada na Rua Coronel Limeira, 189, centro de Caruaru. “Temos motivos para comemorar estes 21 anos de existência do CTA, pois possibilitamos o acesso das pessoas ao exame sem custo e com a garantia do sigilo, com uma equipe preparada para acolher e orientar a todos que buscam o serviço, sobre todos os aspectos relacionados às ISTs/ AIDS e Hepatites Virais”, explicou a gerente.

O Centro de Testagem e Aconselhamento está com diversas atividades programas para esta e a próxima semana, entre elas: testes rápidos na Polícia Federal, no Projeto Colmeia do Sesc e no bairro José Carlos de Oliveira (AB Cidadania), palestras e ações educativas no CRAS do Salgado, no Cenip, na UPA Especialidades e com alunos do EJA do município.

Qualquer pessoa pode buscar os serviços do CTA, com garantia de sigilo, o funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Funciona também todas as segundas e quintas-feiras à noite, para atingir a todos os públicos. Lá, são atendidas demandas tanto espontâneas como encaminhadas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *