Cintra vai ao INSS e garante 2.000 empregos em call center

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A presidente do INSS, Elisete Berchiol, garantiu esta semana ao senador Douglas Cintra (PTB-PE), em audiência, a manutenção do contrato com a empresa de call center Provider e, em consequência, a preservação de dois mil empregos em Caruaru, onde opera a central de atendimento do INSS. O contrato, que vence em dezembro de 2017, corria o risco de ser suspenso em função de nova licitação para call center promovida pela autarquia.

“Não podemos colocar em risco a operação do INSS e, por isso, é fundamental a garantia de um bom atendimento”, assinalou Berchiol na audiência. Cintra havia lhe argumentado que uma eventual revogação do contrato, especialmente numa conjuntura de queda acentuada no mercado de trabalho, como a atual, traria sérios prejuízos sociais a Caruaru. “Haverá o desemprego de duas mil pessoas, a grande maioria de jovens, geralmente no primeiro emprego”, alertou.

“Caruaru tornou-se um importante polo de educação, concentrando cerca de 20 mil estudantes universitários, boa parte dos quais tem no call center o sustento essencial para manter os estudos”, disse ainda o senador caruaruense à presidente do INSS, que informou já haver visitado a central de atendimento.

Cintra deu apoio à ampliação do call center quando era secretário de Governo da Prefeitura de Caruaru, em 2008. O grupo pernambucano Provider, que, com dois mil atendentes, opera há quase dez anos o call center do INSS, recebendo cerca de 60 milhões de chamadas anualmente, emprega cinco mil funcionários em todo o estado. Entre outros clientes, atende o banco Itaú, com uma central no Recife.

O INSS realizou licitação para ter uma alternativa de call center, vencida por uma empresa de Minas Gerais, que não será convocada se a Provider continuar operando satisfatoriamente, assegurou Elisete Berchiol.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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